30 dez 2012 | Notícias,Reviews
MEGA REVIEW 2012

Bem, como venho prometendo há meses, hoje finalmente chegou o dia de postar o nosso Mega Review. Trata-se de uma postagem especial que pretendo publicar todo finzinho de ano com um review conjunto de vários DVDs lançados no decorrer do ano e distribuídos de forma independente. Serão 2 parágrafos (mais do que isso o texto vai ficar ainda mais gigantesco e eu provavelmente só vou terminar de escrever em 2014),  sobre cada um deles, provavelmente um sobre o áudio e um sobre o vídeo, com direito a nota no final, como de praxe nos nossos reviews. E a nota vai inclusive valer para a lista de melhores discos do ano. A intenção é falar dos DVDs que, por conta da distribuição restrita a eventos ou a vídeos no Youtube (alguns com o DVD na íntegra, o que é raro), acabam não chegando ao público da mesma forma que chegam os DVDs que contam com a distribuição maciça de gravadoras. O termo “Independente” se refere apenas a essa distribuição, já que hoje em dia praticamente todo DVD é independente. Gravadora virou mera distribuidora. Junto aos DVDs independentes analisados, incluí também uma análise do novo DVD da dupla Gino & Geno.

Para que o DVD seja incluído no Mega Review, basta que eu o receba em casa ou assista de alguma forma, mesmo que apenas no Youtube. No decorrer deste ano, diversas vezes solicitei aos artistas que tinham interesse em ter seu DVD analisado aqui no Blognejo que me enviassem uma cópia do seu disco ou o link do mesmo no Youtube. Muitos enviaram, o que fez com que chegássemos a esse total de 20 discos. Para o ano que vem, espero que esse número seja ainda maior. Boa parte dos artistas abaixo inclusive já está com outro DVD prestes a ser lançado.

Infelizmente, não dá ainda para incluir CDs nesse Mega Review, já que isso aumentaria exponencialmente a quantidade de trabalhos a serem analisados. E eu sou um só. Jamais conseguiria dar conta de tudo isso. Exceto, claro, se eu criasse um blog paralelo só para reviews de discos, o que não pretendo fazer. Nem adianta insistir. Custo dar conta do Blognejo. Talvez eu inclua CDs no Mega Review do ano que vem. Vai depender da quantidade de preguiça em meu corpo na época em que eu for escrevê-lo.

Alguns dos discos abaixo foram lançados ainda em 2011, mas como o lançamento ocorreu perto do final do segundo semestre e o disco foi trabalhado durante todo o ano de 2012, resolvi incluir no Mega Review. Além dos dois parágrafos e da nota, vou incluir três informações sobre cada DVD antes dos textos: o nome do diretor musical, o do diretor visual e se o disco está disponível no Youtube apenas em parte ou na íntegra, mesmo que em canais não autorizados. Minha intenção era eu mesmo ripar e postar no Youtube os que ainda não foram postados, mas fazem ideia do trabalho que isso daria? E para evitar acusações de favorecimento a este ou àquele disco, vou analisar os discos por ordem alfabética, desconsiderando os extras e o making off também por causa do espaço.

E sim, eu sei que hoje é o segundo dia de um feriadão prolongado, o que significa que pouca gente vai ler esse texto hoje. Mas pelo menos a minha parte eu estou fazendo. Quando a maioria dos leitores voltar na quarta-feira, vai ter bastante texto pra colocar a leitura em dia. Aliás, só o tamanho dessa introdução já é uma pequena demonstração do tamanho de texto que vem pela frente.

Dito isso, vamos aos trabalhos:

1) ADAIR CARDOSO – AO VIVO

adair cardoso 2

Direção Musical: PH Castanheira

Direção Visual: Beto Braga

Disponível no Youtube? Em parte.

Trata-se de um disco completamente autoral. Apenas a música que traz a participação do Arthur Danni é de autoria de outras pessoas. Todas as outras são de autoria do próprio Adair. A intenção de mostrar seu talento como compositor pode ter rendido belos acertos como a música “Enamorado”, que traz a participação da Cláudia Leitte, e “Anjo do céu”, mas também trouxe músicas pífias como “Faculdade do Amor”. Nos arranjos, os destaques vão para “Flor e Espinho” e “Anjo do céu”. Com relação à sonoridade, faltou mais peso e volume na sanfona, em detrimento do teclado num volume exagerado.

Apesar de ser um DVD distribuído pela Som Livre, não apresenta o mesmo padrão de produção dos outros discos lançados pela gravadora. Aparenta, na verdade, ser um “DVD de prefeitura”, daqueles feitos com o apoio de algum município e que consistem meramente na coleta de vídeo de um show realizado na cidade com os portões abertos. Por conta disso, mesmo com a iluminação tentando disfarçar e dar um aspecto mais cult ao cenário, as treliças expostas deixaram o cmesmo com uma cara meio amadora. O Adair Cardoso é reconhecidamente um jovem de muito talento, desde sua época de Raul Gil. Mas faz falta um planejamento melhor do tipo de trabalho que ele pretende lançar. Já há um novo DVD em vias de ser lançado, aliás.

Nota: 7,5

2) EVANDRO & AGNALDO – AO VIVO EM SÃO PAULO

evandro e agnaldo

Direção Musical: Orlando Baron

Direção Visual: Anselmo Troncoso

Disponível no Youtube? Em parte.

Mais um disco que comprova que não precisa de superprodução para fazer um trabalho de altíssima qualidade. Foi gravado dentro do Gravodisc, o lendário estúdio situado em São Paulo, e contou apenas com um punhadinho de garotas na platéia. O cenário, formado apenas por cortinas que, de acordo com a iluminação aplicada, iam mudando de cor, pelo menos na impressão de quem assiste. Mas dado o caráter intimista do projeto, não dava para o cenário ser mais apropriado que isso. Simples mas de extremo bom gosto.

Um Orlando Baron empolgado no violão, na produção e na criação dos arranjos, principalmente a fantástica abertura do DVD. Um time de músicos invejável, com direito a piano e um sanfoneiro que dá gosto de ver tocar, mesmo sendo com sanfona emprestada, hehe. O disco é quase 100% autoral, e a qualidade das letras comprova o grande talento do Evandro na composição, sem contar a voz com timbre diferenciado e bastante agradável. Os destaques ficam por conta de “Olhos Cintilantes”, “Eu te falei”, “Tempo”, “Declaração” e “Sem você não sou nada”, mas o disco inteiro mantém o tempo todo um alto nível de qualidade.

Nota: 9,5

3) GEORGE HENRIQUE & RODRIGO – ESQUENTA PRA BALADA

george henrique e rodrigo

Direção Musical: Dudu Borges

Direção Visual: Anselmo Troncoso

Disponível no Youtube? Em parte.

O disco partiu de uma ideia genial: reproduzir os encontros promovidos nos estacionamentos dos postos de gasolina antes e depois da balada. Daí o nome do DVD. E o cenário montado justamente no elevador da troca de óleo de um posto de gasolina foi outra sacada fantástica. Mas apesar da sacada genial, o tiro meio que saiu pela culatra, já que um DVD com esse nome presume uma dupla voltada justamente para esse estilo, o das músicas de balada. E a dupla George Henrique & Rodrigo acabou se mostrando muito mais à vontade e se destacando no mercado muito mais no lado romântico, apesar das ótimas canções agitadas.

Provavelmente, a profundidade das letras das músicas, quase todas compostas pelo George Henrique, aliada à impressionante interpretação da dupla, que os coloca como uma das prováveis melhores duplas da atualidade em termos de qualidade, acabou levando o DVD para um lado que provavelmente não era o almejado logo de cara. Tanto que as músicas que mais impressionam no disco são justamente as mais românticas, principalmente “Receita de amar” e “Quando Amanhecer”. A minha favorita, no entanto, é “Capricho do Destino”.

Nota: 9,0

4) GINO & GENO – NA ESTRADA “É SHOW”

gino e geno

Direção Musical: Marcelo Voninho

Direção Visual: Rafael Terra

Disponível no Youtube? Em parte.

Nos últimos anos, Gino & Geno não tem mais se preocupado em lançar discos cheios com a mesma disposição de anos atrás. No máximo uma coletânea aqui, outra ali, sempre com uma ou outra canção inédita para justificar o lançamento. O novo disco, gravado ao vivo em Itumbiara, segue basicamente esta mesma linha de trabalho. Tanto que, conforme ressaltado no making off por boa parte dos profissionais envolvidos, a intenção do disco é apenas reproduzir o show que a dupla costuma levar para a estrada. Por isso o cenário mais enxuto.

Nem mesmo a música que a dupla vinha trabalhando, “Mo deuso”, foi incluída no show. Ela entrou apenas nos créditos. O produtor musical teve provavelmente apenas o trabalho de dar uma floreada nos arranjos para que parecessem um tiquinho diferentes e depois o trabalho da mixagem do disco, que pelo jeito foi quase todo gravado em estúdio. O DVD vai acabar servindo apenas para manutenção da agenda de shows. Não acrescenta basicamente nada de novo à carreira, apenas mantém o mesmo padrão.

Nota: 7,5

5) HUGO & TIAGO – REFLEXO

hugo e tiago

Direção Musical: Maestro Pinnochio

Direção Visual: Fernando Trevisan (Catatau)

Disponível no Youtube? Em parte.

Basicamente um DVD com a marca do Pinnochio. Arranjos focados na sanfona e no violão ou guitarra. Mas sem floreios, isto é, a mesma timbragem de quase todos os discos recentes que o Pinnochio produziu. E assim como as suas outras produções, o repertório do disco é focado principalmente nas canções agitadas, mesmo a dupla Hugo & Tiago sendo mais reconhecida por algumas das canções românticas que gravaram e pela interpretação sempre marcante do Tiago, com uma voz bem agressiva, mas de um jeito que agrada quem gosta de cantores mais “rasgados”. Talvez a mudança na linha musical da dupla tenha surtido algum efeito, já que “Ninguém tem nada com isso” foi bem trabalhada.

O cenário é bem simples, na verdade, consistindo principalmente numa mescla de alguns LEDs com dois telões reproduzindo imagens focadas na dupla, interrompidas às vezes pela reprodução do nome da dupla numa fonte muito “basicona”, diga-se de passagem. Se bem que o DVD é praticamente assim: basicão. Além de “Ninguém tem nada com isso”, os destaques do disco vão para “Arrependida” (não, não é aquela do Tião Carreiro) e “Quem vive de passado é museu”. O encerramento do disco, apesar de ser claramente uma boa intenção, bem que podia ter sido outro. A dupla canta uma música chamada “Bola na Rede” no final do disco, cada um com a camisa de um time. Bem clichê. Detalhe também para a presença do músico e produtor Diego Souza, que nas baladas toca violão e nas vaneiras toca bateria. De um extremo a outro num mesmo DVD.

Nota: 8,0

6) ISRAEL & RODOLFFO – MARCA EVIDENTE

Israel e Rodolfo

Direção Musical: Bigair Dy Jaime

Direção Visual: Anselmo Troncoso

Disponível no Youtube? Sim.

Provavelmente o melhor repertório do ano. Um dos poucos discos trabalhados em 2012 que eu, particularmente, ouvi repetidamente por diversos dias seguidos. E ainda escuto. Apesar do grande sucesso da música “Marca Evidente”, o disco inteiro agrada ao ouvido do público. Fora que a dupla enxergou uma brecha no mercado e se deu muito bem a partir dela: valorizou elementos mais clássicos, como letras mais aprofundadas e músicas com viola caipira, e trabalhou junto ao mesmo público que escuta as canções descartáveis de hoje em dia, mas fez isso com canções mais inteligentes, ou seja, respeitou o público e não duvidou da capacidade dele de gostar do que é bom.

O som tirado no disco, inclusive, é um dos mais surpreendentes do ano. O Cláudio Abuchaim tirou na master um som que deixou o disco com uma pressão sonora que pouquíssimos discos conseguiram alcançar esse ano, o que quase não condiz com a simplicidade do cenário e crueza da dupla no palco. O disco ficou tão bom de se ouvir que a gente simplesmente esquece qualquer possível problema que o DVD possa ter. Os destaques com certeza vão para “Marca Evidente” e a provável melhor música do ano, “Conto de Fadas”, que foi regravada no projeto recente da dupla, mas com a participação do Leonardo.

Nota: 10

7) JONATHAN & MATHEUS – BAILÃO SERTANEJO “AO VIVO”

jhonatan e matheus

Direção Musical: Timothy Nery e Jhonatan

Direção Visual: Sammy Roos

Disponível no Youtube? Em parte.

Acompanhei a gravação deste DVD em setembro do ano passado. Realizado numa pequena casa de shows da cidade de Gravataí – RS, o vídeo foi todo gravado com câmeras fotográficas (Canon 5D, 7D), o que garantiu ao vídeo uma qualidade bastante diferenciada, pouco utilizada em DVDs, e que com certeza merecia um pouco mais de atenção dos diretores de vídeo ao redor do Brasil. A qualidade de videoclipe obtida é bem moderna e fala diretamente ao público antenado de hoje. Nesse ponto, este DVD acertou em cheio.

Na parte musical, apesar do nome “Bailão Sertanejo”, o disco não tem quase nada que possa ser considerado “Bailão” aqui pros estados mais ao norte. É que “Bailão Sertanejo” era o nome do projeto desenvolvido pela dupla na noite da região. Na verdade, o disco compete tranquilamente com qualquer disco de música sertaneja contemporânea. Se destaca principalmente pela presença de palco do primeira voz, o Jhonatan Pacheco, que junto com o sócio da dupla Timothy Nery é compositor de maior parte das músicas do disco. Infelizmente, a dupla acabou no meio deste ano de 2012 e este DVD foi praticamente desperdiçado. Em contrapartida, o Jhonatan já está desenvolvendo um bom trabalho como artista solo.

Nota: 8,5

8) LÉO & JÚNIOR – LIVRE

leo e junior

Direção Musical: Maestro Pinnochio

Direção Visual: Fernando Trevisan (Catatau)

Disponível no Youtube? Em parte.

A impressão que dá é que a HRP, escritório das duplas Hugo & Tiago e Léo & Júnior, fechou um pacotão com a equipe dos dois DVDs e disse assim: “faz um disco só que a gente depois corta em dois e distribui“. Até a arte do material promocional é parecida. As cidades escolhidas para a gravação estão ambas no interior de São Paulo, os recintos de gravação são idênticos… É como se fosse um único DVD, mas com uma sutil diferença na sonoridade, haja vista que o guitarrista da dupla Léo & Junior tem um pouco mais de personalidade e criatividade na hora de escolher timbres para a guitarra.

O DVD da dupla Léo & Júnior acabou ficando também com um cenário ligeiramente mais simples, apenas com estruturas de LED em formas cilíndricas ao fundo do palco, com as cores se alternando de música pra música. O repertório também se alterna entre vaneiras e baladas. Mas no caso da dupla Léo & Júnior, as vaneiras já são mais de praxe. Entre os destaques do DVD, as já conhecidas “Ô, lá em casa” e “Sem você eu morro” e a música título do DVD, “Livre”.

Nota: 8,0

9) LUCAS REIS & THÁCIO – PRA TE AMAR DE VEZ

lucas reis e thacio

Direção Musical: Otávio Morais

Direção Visual: Grener Alcântara

Disponível no Youtube? Em parte.

Já é difícil achar uma dupla hoje em dia na qual um dos membros toque MESMO  a viola caipira. Mais difícil ainda é encontrar uma dupla na qual os dois membros podem ser tranquilamente considerados dois dos melhores violeiros do Brasil. Pois isso pode acontecer. Lucas Reis & Thácio já são violeiros admirados no circuito “underground” da viola. O João Carreiro é fã deles, só pra citar um nominho bem básico. Detalhe: os dois tem cerca de 20, 21 anos, se não me engano. Este DVD, uma preciosidade para quem é fã do gênero caipira, nada mais é que uma demonstração do talento destes dois.

A primeira metade do DVD traz o Lucas Reis tocando a viola. Seu ponto forte é a agilidade nos dedos. A segunda metade traz o Thácio tocando. Seu ponto forte é a pega melódica que impõe na forma como toca. O único ponto que precisava de melhora na dupla há cerca de um ano atrás era a questão vocal. Mas quem os ouviu naquela época e ouviu de novo atualmente já se impressiona com o tamanho da melhora que a dupla obteve nessa área. Mais uma prova da dedicação desses dois. Os conheço desde que eram crianças e tocavam nas orquestras mirins de viola daqui de Uberlândia. E posso assegurar que se souberem mesclar o lado comercial com esse amor pela cultura caipira, o talento ainda vai levar esses dois bem longe.

Nota: 10

10) MARLON & MAICON – 10 ANOS DE SUCESSO

marlon e maicon

Direção Musical: Flávio Ferreira / Marlon & Maicon

Direção Visual: Fernando Falcon

Disponível no Youtube? Em parte.

Nunca fui fã de versões, mas quando a dupla Marlon & Maicon surgiu com a versão “Por te amar assim”, virei fã, passei a acompanhar a carreira, ouvir os discos seguintes e etc… Hoje, no entanto, me dói ver a dupla se comportando apenas como um objeto da mídia. Todo o processo de inserção da imagem da dupla na mídia que foi realizado antes da gravação deste DVD, para que esta pudesse repercutir, com a participação do Marlon no programa “A Fazenda”, demonstrou que aparentemente nem eles e nem as pessoas por trás da carreira deles botam fé no próprio taco. Neste DVD, por exemplo, chega a ser incômoda a quantidade de closes nas subcelebridades presentes na gravação. A Sabrina Boing Boing e a Geisy Arruda aparecem mais no DVD do que a própria dupla. A troco de quê?

Digo isso com certa decepção nas palavras porque sempre acreditei que a dupla tem qualidade, talento. Tanto é que eles assinam a produção e a maioria das composições presentes no disco. Têm um dueto bacana, que talvez soe meio forçado para o público de hoje, que não está mais acostumado com esse estilo vocal, pelo menos nos artistas em voga na atualidade. O DVD tem qualidade, com um palco bem colocado no meio do público, músicos de alto nível, mesmo com a som da sanfona meio artificial na mix. Marlon & Maicon poderiam realizar um trabalho muito mais proveitoso, principalmente em questão de agenda de shows, se deixassem um pouco de lado essa preocupação em fazer da dupla um objeto midiático.

Nota: 7,5

11) MAX & MICHEL E CONVIDADOS – AO VIVO EM UBERLÂNDIA

max e michel

Direção Musical: Eddy e Michel

Direção Visual: Tonhão (Vira Vídeo)

Disponível no Youtube? Em parte.

A dupla Max & Michel, que no começo competia pau a pau com a dupla Bruno & Marrone, retoma a formação original para um projeto que agrada em cheio os amantes de uma linha um pouco mais tradicional. Um DVD gravado num restaurante típico de comida mineira, em Uberlândia, com músicas clássicas do cancioneiro sertanejo e recheado de participações fantásticas, como Irmãs Barbosa, Maestro Martinez, Belmonte & Amaraí, Durval & Davi, Zé Mulato & Cassiano, entre outros nomes. Para quem ouve apenas, é um disco que agrada e muito. O problema é o vídeo.

A empresa responsável pela produção visual do DVD tem o péssimo hábito de “trabalhar” a mente do artista para que ele grave toda a parte de áudio antes e apenas duble no dia da gravação. Não só os cantores, como também os músicos. Tudo para o trabalho ser menor na hora da edição. E o artista acaba aceitando, geralmente porque não entende dessa área de vídeo. O resultado é um DVD artificial. Como CD, vale demais a pena. Como DVD, entretanto, só mesmo para quem quer rever nomes como os citados acima.

Nota: 7,0

12) NANDO & MICHEL – AO VIVO

nando e michel

Direção Musical: Nando e Michel

Direção Visual: 3D Vídeo Foto

Disponível no Youtube? Sim.

Dentro do segmento de DVDs, temos um subsegmento do qual pouca gente fala: o dos DVDs promocionais. É aquele que o artista faz mesmo com pouca grana pra investir só porque precisa de algum tipo de material pra vender o seu peixe nas festas e eventos e, talvez, conseguir um possível investidor para fazer algo mais grandioso. Este DVD da dupla Nando & Michel, do Espírito Santo, é um bom exemplo de como fazer isso de um jeito bacana. O cenário é o mais básico possível para um show normal, com aquela tradicional cortina de LED (cortina mesmo e não painel) no fundo e algumas treliças decorativas, tudo num palco bastante pequeno. Só mesmo pra mostrar o show da dupla. E por conta disso o que mais deve ser levado em conta é o áudio.

Com apenas algumas poucas músicas inéditas no meio de um monte de regravações de vaneiras conhecidas do público sertanejo, o áudio surpreende pela qualidade. A mixagem e masterização foi muito bem feita, levando-se em conta que é apenas um disco promocional. A dupla é tremendamente talentosa, com um timbre vocal de muita personalidade. Se a intenção é mesmo vender o show na região e talvez garimpar um investimento maior, o pouco dinheiro usado foi aplicado de maneira bastante correta. Um bom exemplo para qualquer artista na mesma situação que de repente se vê com um punhadinho de dinheiro na mão e resolve gastar tudo numa faixa com um produtor top ou num videoclipe de última geração e esquece que o que ele mais precisa é, primeiro, vender um produto e não apenas fazer propaganda dele com algo que não vai render nada.

Nota: 7,5

13) PAULA BALUART – DELÍRIOS – AO VIVO EM GOIÂNIA

paula baluart

Direção Musical: Elimar Ramile

Direção Visual: Rafael Terra

Disponível no Youtube? Em parte.

Mais um DVD que se enquadra na categoria dos “feitos na raça”, sem um alto investimento mas buscando o melhor resultado possível com o que se tinha à disposição e com o apoio principalmente do círculo de amizades da cantora Paula Baluart. O resultado é um DVD singelo, com cenário simples, mas bem honesto. A alta qualidade do áudio, mixado e masterizado pelo Paulinho da Up Music, compensa a simplicidade do cenário. O repertório bem escolhido, com destaque para as músicas “Eu te puxo e tu me lambe”, “Delírios”, com a participação do Cristiano Araújo, “Ponto Fraco” e “Você não vai não” também é uma qualidade do disco.

Mas é óbvio que o principal elemento deste DVD é a própria Paula Baluart. Ela poderia facilmente ser incluída naquele subsegmento que chamei de música sertaneja de passarela. Na verdade só não a incluí naquele texto porque ele falava de cantores e cantoras com perfil de modelo. A Paula Baluart é linda, e sabe como ninguém usar a sua sensualidade no vídeo, mas tem uma beleza mais natural e menos padronizada do que a das modelos. Algo mais na linha Paula Fernandes, para ser um pouco mais claro. Juntando sua beleza com a voz doce e gostosa de ouvir, dá pra trabalhar junto a um público bem específico, desde que a carreira seja muito bem administrada.

Nota: 7,5

14) RICARDO & JOÃO FERNANDO – NA MESMA SINTONIA

ricardo e joão fernando

Direção Musical: Bigair Dy Jaime e D’Steffany Lima

Direção Visual: Anselmo Troncoso

Disponível no Youtube? Em parte.

O sucesso de um produtor musical muitas vezes vem acompanhado de uma avalanche de críticas ao seu comportamento. Assim aconteceu com o Pinnochio, com o Dudu Borges e agora está acontecendo com o Bigair Dy Jaime. Mas podem falar o que quiser dele que o cara continua sendo tremendamente talentoso. Este DVD da dupla Ricardo & João Fernando, que ele produziu junto com o Latino (o do sertanejo, não o que tomou ferro do Youtube), é de altíssimo nível, principalmente no que diz respeito aos arranjos e  harmonias, além, mais uma vez, do som obtido na master. Mas assim como acontece com um ou dois artistas a cada ano, desta vez eles é que foram contemplados com o “mal da falta da exclusividade”. É que o repertório do disco ficou tão bom que já começou a ser sugado para outras produções. Henrique & Diego gravaram uma das músicas, César Menotti & Fabiano outra, Gusttavo Lima outra e por aí vai.

Com um cenário formado quase que apenas por um candelabro, mas de muito bom gosto, o DVD traz como destaques a fantástica “Velho Companheiro”, “Destino”, “Magnetismo” e o arrocha “Duplo Sentido”, gravado com o Israel Novaes. Chama a atenção também o vozeirão do João Fernando, o segunda voz da dupla, durante as músicas em que ele canta alguns dos trechos. Lembra até a voz do Daniel. E olha que o cara é segunda voz. É bom citar aqui, também, um momento do DVD que provavelmente vai para os anais da música sertaneja: O Bigair participando de uma música como cantor.

Nota: 9,0

15) ROGER & ROGÉRIO – OPEN BAR – AO VIVO

roger e rogério

Direção Musical: David Filho

Direção Visual: David Filho

Disponível no Youtube? Em parte.

Sabe quando você não bota muita fé num DVD, mas quando assiste se surpreende?. Foi isso que aconteceu comigo quando assisti este DVD da dupla Roger & Rogério. Eu esperava algo bem menor, mais intimista, mas fui surpreendido com um DVD de grande porte, com um belo e grande palco muito bem montado e com uma intensa participação do público presente na Estância Alto da Serra do dia da gravação. Uma produção de alto nível, com totais condições de competição no concorrido mercado atual. Além de um repertório selecionado de forma bastante inteligente, sem músicas bobinhas nem nada, apesar de várias das músicas também já terem ido parar nos repertórios de outros artistas.

A parte de vídeo deixou a desejar um pouco na finalização, já que em alguns momentos a textura do vídeo faz com que ele pareça meio antigo. Não sei o tipo de câmera que foi utilizada, mas talvez seja esse o problema. E em alguns momentos, a iluminação acaba até atrapalhando um pouco o vídeo, principalmente quando a luz está apontada para os rostos da dupla. Fora esses problemas, é um disco bem produzido e acabado. Destaque para as músicas “Feito um vagabundo”, “Boteco do Zé” e “12 anos”, que resgata até a arpa.

Nota: 8,0

16) SERTANEJO PLAY

sertanejo play

Direção Musical: Ivan Miyazato

Direção Visual: Fernando Trevisan (Catatau)

Disponível no Youtube? Em parte.

Uma iniciativa genial e altamente louvável do grande produtor Ivan Miyazato. Garimpar novos talentos, moldá-los e apresentá-los ao mercado através de um DVD com a melhor produção possível. O nome do projeto é Sertanejo Play e o resultado é este DVD que traz alguns artistas convidados pelo Ivan Miyazato e que toparam participar do projeto, mostrando o que têm de melhor não só na interpretação mas também na composição. Cada um dos artistas participantes cantou 4 músicas do próprio repertório, compostas por eles mesmos ou por parceiros, músicas essas que ganharam arranjos criados pelo Eduardo Pepato.

É claro que alguns dos artistas participantes chamam a atenção logo de imediato, principalmente o sensacional trio Villa Baggage, que mistura acordeon com violino e faz um som fantástico. Na cola deles, Júnior & Marconi representam dentro deste projeto os artistas com possibilidade mais imediata de reconhecimento, justamente porque possuem o perfil do mercado atual. O DVD também surpreende pela qualidade visual, graças às câmeras RED e à sagacidade do grande Fernando Trevisan. Fora isso tudo, o disco ainda vale como um último registro em vídeo da dupla Marco Aurélio & Paulo Sérgio, já que os dois não cantam mais juntos.

Nota: 9,5

17) SEU MAXIXE – AO VIVO

seu maxixe

Direção Musical: Seu Maxixe

Direção Visual: Eduardo Ghirotti

Disponível no Youtube? Sim.

O mais legal desse DVD é a possibilidade de testemunhar como a música sertaneja é trabalhada no Nordeste. O grupo Seu Maxixe é um dos maiores divulgadores do segmento lá pra cima. O DVD é mais um da série que eles renovam a cada ano, sempre com um repertório bem longo, cheio de hits sertanejos de sucesso na época da gravação ou hits antigos e algumas canções inéditas. Este DVD, gravado no ano passado em Juazeiro, a cuja gravação eu compareci, traz nada menos que QUARENTA músicas, sendo apenas 10 do repertório da banda. Todo o resto são hits cantados a plenos pulmões pelo público. Enquanto isso, litros e litros de Whisky consumidos pela banda durante a apresentação e o percussionista Fabrício Bittencourt com o microfone agitando a galera com seu vozeirão marcante e frases de efeito como a já clássica “Whisky pro povo, garçom“, enquanto o Berguinho canta as músicas. Os arranjos são quase todos fiéis aos originais. Com relação a este disco em específico, talvez a sanfona tenha sido mal aproveitada na mixagem, assim como a bateria.

Como eu disse, é uma maneira diferente de trabalhar e que funciona muito bem pra eles no Nordeste. É basicamente um show registrado em DVD. Entre as inéditas, se destacam “Que pare o mundo” e “Tô a fim de paquerar”. Visando atingir os mercados do sudeste, centro-oeste e sul, a banda gravou semanas atrás o primeiro DVD da carreira apenas com canções próprias, sem nenhum hit de outros artistas e com a direção visual da Terra Produções, de Goiânia. Eles têm de fato a intenção de alçar novos e ambiciosos vôos. Enquanto o DVD não fica pronto, entretanto, dá pra ir curtindo este último no Youtube.

Nota: 8,0

18) TANATÃ & LUÃ – BELEZURA – AO VIVO

tanatã e luã

Direção Musical: Rodrigo Costa

Direção Visual: João Angeli

Disponível no Youtube? Em parte.

Você é desses que entra no blog pra reclamar de Bruninho & Davi? Ou de Pedro Henrique & Fernando? Sinto dizer, amigo, mas você não viu nada. Tanatã & Luã fazem as outras duplas de estilo escrachado parecerem criancinhas no pré-primário. Isso porque eles trabalham em cima de um duplo sentido que quase nada tem de duplo. A música mais conhecida dos caras tem um verso que diz “ô, putada, vem ni mim que eu tô sortero”. Este DVD segue basicamente essa linha, com algumas adições ao repertório de palavrões. Com direito a uma versão da moda da mula preta que diz: “eu tenho uma mula preta com uma pinta na buc*”. É, lá mesmo onde você está pensando.

Tanatã & Luã acabam atendendo aos anseios de quem sente falta de duplas na linha de Felipe & Falcão, Gino & Geno, etc, que fazem graça de uma forma mais tradicional. Mas eles acabam fazendo isso do jeito tradicional, mas acrescentando elementos modernos. Apesar de serem dois senhores distintos, hehe, o DVD traz até covers de Mamonas Assassinas, Ultraje a Rigor e Raul Seixas. O cenário e o balé acabam sendo totais coadjuvantes diante do repertório ininterrupto de gracinhas pesadas. Para quem quer dar umas risadas, vale muito a pena.

Nota: 7,5

19) VICTOR & MATEUS – AO VIVO EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

victor e matheus

Direção Musical: Dudu Borges

Direção Visual: Anselmo Troncoso

Disponível no Youtube? Sim.

Dia desses eu disse num review que foram poucos os DVDs com mega-público em área aberta lançados este ano. Acabei esquecendo de mencionar este, da dupla Victor & Matheus, que, assim como os que eu mencionei, também surpreende na qualidade, tanto por conta dos arranjos e das harmonias bacanas das músicas quanto pela participação intensa do público. Além também do repertório bem selecionado. O cenário e a edição do vídeo formam, em conjunto, um dos melhores trabalhos recentes do Anselmo Troncoso. É que o cenário diferente, valorizando o colorido mas sem exageros de LED, contrastou muito bem com a mega estrutura do evento.

A dupla Victor & Matheus acabou se dando bem com relação às participações. De cara, saíram com uma música com a participação do Michel Teló, estourado mundialmente. Música que aliás foi excluída do canal da dupla no Youtube por violação das normas do site. Provavelmente alguma briga judicial envolvendo o compositor da música e o cara do Biquini Cavadão, que adoooooora sertanejo, por conta da música “Tédio”. Mas estou chutando, não tenho certeza de nada. E mais recentemente, passaram a trabalhar uma música com a participação de Munhoz & Mariano, que na época da gravação provavelmente não tinham nem dado entrada no Camaro Amarelo ainda. Destaque para “Dona do meu coração” e “Saudade Bandida”.

Nota: 9,0

20) ZÉ RICARDO & THIAGO – AO VIVO EM GOIÂNIA

ze ricardo e thiago

Direção Musical: Bigair Dy Jaime

Direção Visual: Rafael Terra / Hit Music

Disponível no Youtube? Sim.

Uma das duplas que mais surpreendeu neste ano de 2012. Emplacaram dois hits seguidos. O primeiro, “Sinal Disfarçado”, carro-chefe deste DVD, é uma das 10 músicas mais bombadas do ano, sem dúvida. Mas o sucessos dos caras não se deve apenas ao fato de terem acertado uma música. O repertório do disco inteiro é muito bom. Apostaram numa linha que anda meio abandonada no sertanejo. Muita vaneira, aliada aos arrochas bem escolhidos, o que dá ao DVD uma cara bem pra cima, o que facilita a venda dos shows. Por isso a dupla está indo tão bem. Destaque também para a guarânia “Rosa Morena” e para a bela “Recordações”. Sem contar a pancada do som que conseguiram arrancar na master, aliado aos arranjos muito bem bolados do Bigair. Aliás, essa dobradinha Bigair + Cláudio Abuchaim tem nos presenteado com trabalhos fantásticos em termos de sonoridade.

Na parte visual, o trabalho foi realizado de forma simultânea com o DVD do Cristiano Araújo e pelas mesmas empresas. No caso da dupla Zé Ricardo & Thiago, o cenário, apesar de mais simples que o do Cristiano, ficou praticamente tão bom quanto, com os LEDs em “cascata “e a sempre genial sacada da Hit Music de trabalhar música por música nas animações e não apenas ligar o LED e ver o que rola como a maioria costuma fazer.

Nota: 9,5

__________

NOOOOSSSA, NEM ACREDITO QUE ACABEI!!! OBRIGADO, BRASIL!!!! Ano que vem tem mais. Quem sabe eu faça dois: um no final de junho e um no final de dezembro…

43 comentários
  • Anselmo Fhellipe: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 04:30

    Parabéns marcão!!
    Esse mega Review ficou nota 10!
    Colocações justas e de forma muito profissional!

    Grande abraço!

  • Luci: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 04:37

    Parabéns pela matéria, Marcão! Discordei apenas com as notas dadas á Léo e Júnior, que dentre os listados foram os que menos se “apegaram” ás modinhas atuais (baladas, bebidas, carros, piriguetes, gírias esdrúxulas e afins). Só por isso, já mereciam uma nota maior (e nem estou falando como fã que sou). Gino e Geno. lógico, por manterem seu estilo, com uma pegada de humor, mas um sertanejo bom de se ouvir. E Zé Ricardo e Thiago que, de fato, foram uma das revelações esse ano, porém, justamente pelo fato de se agarrarem á essa moda ridícula de baladas e mulheres fáceis. Como realmente gosto do bom sertanejo, não daria uma nota maior que 5 prá isso, e olhe lá! No mais, concordo com vc. Mas é aquilo que eu falei: O sertanejo já viveu dias melhores…

  • Gasparzinho (RS): (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 05:53

    Parabéns Marcão!!! Como SEMPRE ótimos e bem elaborados textos. Deus te abençoe com essa inspiração toda para escrever tão bem da música sertaneja em 2013, 2014, etc… A música do Brasil , assim como quem escuta e quem trabalha por ela, agradece e muito ter um profissional tão bem qualificado feito você! Um 2013 de muito mais realizações pra você e sua família, agora com a nova integrante. Abração mano!

  • Glauber: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 08:01

    Muito bom marcão israel e rodolffo em minha opinião os melhores do nao e ricardo e joão fernando daqui de Americana – SP merecem mais espaço no mercado da musica.

  • Cowboy @acheisertanejo: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 09:32

    Gastei uns 20 minutos só pra ler, fico imaginando a trabalheira, mas valeu a pena nota 10 Marcão!

  • Leo: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 09:52

    Belo review…

  • alessandroa: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 12:48

    Ótimo review Marcão, parabéns cara

  • sacolé: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 12:50

    De olho nessa dupla: LUCAS REIS E THÁCIO, para quem gosta da música sertaneja tradicional

  • Rafael: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 13:19

    olá marcão só não entendi o DVD do léo e júnior que você mencionou, eu só vi alguns videos no youtube, ele foi gravado em várias cidades? teria como você me explicar como foi feito esse tabalho por favor?. Obrigado!

    • Marcus Vinícius: (responder)
      30 de dezembro de 2012 às 14:23

      em araçatuba

  • Hugo Del Vecchio: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 16:18

    Dá gosto entrar aqui e conferir suas publicações, Marcão! Quanta inspiração pra falar de diversos temas e ainda postar estes reviews…

    Um excelente 2013 pra você e sua família!
    Ano que vem, sempre que possível, estarei aqui conferindo tudo.

    Abração!

    DV

  • Arthur: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 16:18

    SEN-SA-SIO-NAL

  • Arthur: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 16:19

    *SEN-SA-CIO-NAL

  • Camila: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 21:15

    Olá, parabéns pelo texto… Só uma observação: quase 100% dos DVDs de hoje em dia levam Acordeom, violões, percussões, backs e muuuito mais elementos ja gravados para o show… Acompanhei os DVDs de Bruno e Marrone, João Bosco e Vinícius, Jorge e Mateus, Cristiano Araújo e Hugo e Tiago, e, em todos eles os instrumentos citados acima estavam gradados. Hoje em dia, ao vivo mesmo, só voz. Bateria e baixo… Quando falo isso estou vitando os principais produtores: Dudu, Pinocchio, Ivan… Tenho amizade com muitos musicos que gravam com eles e é assim que todo mundo trabalha, e bão apenas a empresa citada acima! Feliz 2013!

    • Marcus Vinícius: (responder)
      30 de dezembro de 2012 às 21:53

      É verdade. Mas minha crítica nesse caso é quanto ao uso exagerado dessa prática. DVDs, por exemplo, onde até a voz, a bateria e o baixo são pré-gravados. Fica tudo muito artificial.

  • Camila: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 21:33

    Olá, parabéns pelo texto. Só uma observação e discordância sobre um review de um disco quando vc cita que alguns instrumentos “pré gravados”… Todos os grandes produtores de hoje: Dudu Borges, Orlando, Miyazato, Pinocchio… Todos utilizam Acordeon, violões, piano, cordas, metais… Tudo pré gravado… Assisti ao vivo gravações de todos espera produtores esse ano, e em todos ao vivo mesmo só a voz, bateria e baixo… Jorge e Mateus, Bruno e Martone, Cristiano Araújo, Hugo e Tiago, Paula Fernandes… Ja estava tudo gravado. Acredito ser praxe essa pratica entre os produtores hoje em dia.

  • carlos eduardo: (responder)
    30 de dezembro de 2012 às 22:13

    Essa pratica de levar violões, sanfona e percussão ja gravados esta presente em “todos” os dvds de hoje em dia… isso se deve a dificuldade de captar estes instrumentos ao vivo… cordas, por exemplo “nunca” são ao vivo. É a vida, fazer o que né?

  • Fabricio Bittencourt: (responder)
    31 de dezembro de 2012 às 00:09

    Parabéns Marcão!!! Trabalhão fazer isso ai!!! Só demonstra seu Carinho e Respeito pela musica Sertaneja, os novos artistas e principalmente seu publico!! Vc é FODA!!! Parabéns!! Ahhhh!!! Vozeirão foi foda heim?! Hahaha! Valeu pela nota!!!

  • emerson: (responder)
    2 de janeiro de 2013 às 09:50

    em nenhum review de destaque foi citado cristiano araujo….acho que ele deveria ter tido um destaque…Eu vi uma DVd e te recomendo talvez ainda nao tenha visto, PEdro Soberano de Goiania, vi e um bar e ate hoje nao consigo encontrar, DVd acusticos com grandes modas e cara tocando sanfona…muito bomm

  • Pantanal: (responder)
    2 de janeiro de 2013 às 10:03

    Marcão parabéns pelo esforço e por essa publicação!

  • LR&T Produções e Eventos: (responder)
    17 de janeiro de 2013 às 17:48

    Boa tarde Marcão, queremos agradecer pelo comentario postado da dupla Lucas Reis e Thácio. Parabéns pelo trabalho.Abraços

  • Shonta Hegdahl: (responder)
    12 de julho de 2013 às 14:15

    THE DRESS, IT’S GONNA BE HOT!

  • Jayson Benell: (responder)
    14 de julho de 2013 às 14:16

    I just want to tell you that I am very new to blogs and actually enjoyed you’re blog. Most likely I’m planning to bookmark your website . You certainly come with fantastic article content. Kudos for revealing your website page.

  • new jordans 2012: (responder)
    17 de julho de 2013 às 17:46

    Hi, I do think this is a great web site. I stumbledupon it I’m going to return once again since I book marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help others.

  • discover this: (responder)
    18 de julho de 2013 às 00:01

    Pretty! This was an extremely wonderful article. Thanks for providing these details.

  • their website: (responder)
    18 de julho de 2013 às 01:06

    I have recently started a website, the info you provide on this website has helped me greatly. Thanks for all of your time & work.

  • seo companies: (responder)
    18 de julho de 2013 às 15:34

    Pretty! This was a really wonderful article. Thanks for supplying this information.

  • Jeramy Britnell: (responder)
    19 de julho de 2013 às 00:14

    Awsome website! I am loving it!! Will be back later to read some more. I am bookmarking your feeds also

  • over at this website: (responder)
    19 de julho de 2013 às 10:52

    We stumbled over here coming from a different website and thought I may as well check things out. I like what I see so now i am following you. Look forward to going over your web page repeatedly.

  • Read the Full Posting: (responder)
    19 de julho de 2013 às 11:54

    Thanks for the auspicious writeup. It in truth was a amusement account it. Look complicated to more delivered agreeable from you! However, how could we keep up a correspondence?

  • madani: (responder)
    19 de julho de 2013 às 17:23

    Wahey great post. Just what I needed for this coursework I’m writing. Mucho appreciated!

  • relevant webpage: (responder)
    19 de julho de 2013 às 17:32

    I every time spent my half an hour to read this webpage’s articles or reviews daily along with a mug of coffee.

  • MLB Picks on Pinterest: (responder)
    19 de julho de 2013 às 18:05

    Howdy would you mind letting me know which webhost you’re using? I’ve loaded your blog in 3 different browsers and I must say this blog loads a lot faster then most. Can you recommend a good internet hosting provider at a fair price? Thank you, I appreciate it!

  • Full Content: (responder)
    19 de julho de 2013 às 23:51

    Hello, this weekend is fastidious for me, as this time i am reading this impressive informative piece of writing here at my home.

  • this hyperlink: (responder)
    20 de julho de 2013 às 00:27

    Good article. I will be facing many of these issues as well..

  • visit site: (responder)
    20 de julho de 2013 às 03:11

    Having read this I thought it was very enlightening. I appreciate you taking the time and energy to put this informative article together. I once again find myself personally spending a lot of time both reading and commenting. But so what, it was still worth it!

  • Gwenn Aurges: (responder)
    20 de julho de 2013 às 05:50

    very good submit, i certainly love this web site, carry on it

  • tenancy cleaners: (responder)
    20 de julho de 2013 às 08:24

    Zune and iPod: Most people compare the Zune to the Touch, but after seeing how slim and surprisingly small and light it is, I consider it to be a rather unique hybrid that combines qualities of both the Touch and the Nano. It’s very colorful and lovely OLED screen is slightly smaller than the touch screen, but the player itself feels quite a bit smaller and lighter. It weighs about 2/3 as much, and is noticeably smaller in width and height, while being just a hair thicker.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.