22 ago 2013 | Na Estrada
Na Estrada – Cacio & Marcos celebram o Funknejo na gravação do primeiro DVD

Quem lê o blog com frequência sabe que sempre fui contrário a muitos dos elementos do funk inseridos na música sertaneja nos últimos anos. Mas também sabe que sempre reconheci e afirmei que Cacio & Marcos eram e continuam sendo a única dupla que sabe trabalhar essa recente vertente do sertanejo de forma inteligente. Com Cacio & Marcos, o funknejo fica de fato bacana, coisa que não costuma acontecer com mais nenhum outro artista. Desde o vestuário até o jeito de cantar e dançar dos caras e, claro, a letra e a melodia das músicas, tudo foi muito bem pensado e concebido de forma a tirar tudo o que o funk tem de positivo. E tem dado muito certo pra eles.

Acompanhei nesta madrugada de quarta para quinta a gravação do primeiro DVD da dupla, que celebra essa vertente do funknejo e prepara Cacio & Marcos para uma nova etapa na carreira. O evento aconteceu na Wood’s Bar de Foz do Iguaçu. Antes do DVD, durante a tarde, gravei uma entrevista com os caras, que vai pro ar aqui no Blognejo daqui a algumas semanas. Durante a entrevista, inclusive, pude entender muitos dos pensamentos da dupla sobre o próprio trabalho e sobre tudo o que esta gravação vai representar daqui pra frente.

Primeiro, é importante ressaltar o fato de que eles sempre foram muito bem usando como instrumento de divulgação apenas a Internet. A presença deles em rádios sempre foi condicionada, claro, à disponibilidade dos próprios veículos em executar um estilo de música que muitas delas nunca estiveram dispostas a tocar. Mas enquanto muitos artistas costumam se adaptar ao que as rádios costumam pedir, Cacio & Marcos sempre defenderam seu próprio ponto de vista, preferindo continuar utilizando apenas a Internet ao invés de mudarem uma linha de trabalho que tinha tudo a ver com eles.

A gravação do DVD, entretanto, já mostrou, ainda que sutilmente, que chegou a hora da dupla começar a se preocupar um pouco mais com esse lado comercial e a procurar formas de deixar de lado a “marginalidade” atrelada a um trabalho feito apenas na Internet. O repertório traz, claro, coisas do arco da velha que jamais serão executadas em rádios tradicionais, como as inéditas “Fap Fap” e “Sentada Braba”, mas também traz músicas que as rádios poderiam trabalhar muito bem sem qualquer restrição, como “Facebook”, “Mulher Mortadela” e o lançamento mais recente, “Paga de Santinha”.

A dupla é conhecida na Internet principalmente pelos hilários videoclipes feitos com a Diviny Produções, do Moisés Costa, que sempre foi responsável tanto pela parte musical quanto pela parte visual da dupla (junto com o Mauricio Falchetti), além de ser o empresário. A mesma equipe ficou por conta desta gravação, que teve o apoio da Produsom, a maior empresa de som do Paraná e uma das maiores do Brasil, em toda a montagem do cenário e na sonorização. Segundo consta, foi a maior estrutura já montada em um evento realizado numa casa do grupo Wood’s. A gravação, aliás, foi transmitida em tempo real pelo site oficial da dupla.

A sacada, claro, era trazer para o DVD a irreverência sempre vista nos videoclipes. Por isso, a presença do terceiro homem da dupla, o dançarino Lau, foi indispensável, como sempre. O cara, que está com a dupla desde o primeiro videozinho amador que postaram na web, rouba a cena boa parte do tempo. E por ser algo visto pelo grande público até então apenas nos videoclipes, este será com certeza um dos elementos mais interessantes da dupla a partir de agora, tendo em vista que a intenção é ampliar ainda mais o mercado. A interação da dupla com o dançarino é incrível. E eles garantem que nunca ensaiam nada. É muito engraçado de ver como a coisa flui no palco.

O Lau é, aliás, mais um dos elementos positivos que a dupla soube aproveitar do funk. Um dançarino bem irreverente, batidas eletrônicas em boa parte das músicas, um figurino bem peculiar, com bonés de hip hop e um tênis com asas, vejam só. Tudo isso são coisas que podem até ser vistas em artistas de funk mas que causam certa estranheza aos sertanejos. Mesmo assim são defendidas com unhas e dentes pela dupla.

O orgulho que Cacio & Marcos sentem pela vertente que praticamente fundaram vai ficar mais evidente ainda em um certo trecho do DVD. Tradicionalmente, duplas sertanejas costumam inserir medleys de grandes sucessos do sertanejo e tudo mais. Cácio & Marcos, entretanto, foram bem mais ousados e inseriram um medley, sim, mas de funk, com a participação do DJ Marcos Lima, do TV Xuxa. Foi a única participação do DVD, aliás. Um funk, aliás, improvisado, o que também já é uma característica bastante marcante da dupla.

Como eu disse mais acima, este DVD meio que inaugura uma nova fase para Cacio & Marcos. A dupla alcançou quase tudo o que podia ter alcançado fazendo um trabalho de divulgação apenas na Internet. Chega uma hora em que o crescimento é inevitável. Eles caminham já há algum tempo rumo a esse crescimento. Romper as barreiras da Internet é o primeiro passo dessa nova fase. E o DVD é a principal arma com a qual eles passam a contar.

Ainda mais levando-se em conta o resultado positivíssimo da gravação, com uma participação maciça do público, mesmo sendo uma casa relativamente pequena, além do repertório muito bem escolhido, totalmente irreverente e extrovertido, sempre de uma forma inédita ou inusitada. Destaque para a abertura, filmada nas cataratas do Iguaçu com o Lau como protagonista, e para o encerramento, com a dupla e o Lau distribuindo churros para a plateia.

Cacio & Marcos com certeza ainda enfrentarão muito preconceito por conta dessa linha despojada que decidiram defender. Mas eu, como defensor da criatividade, acredito muito na dupla e, a julgar por este DVD, não acho nem de longe que estou apostando errado. Num mercado com artistas cada vez mais parecidos, quem sabe ser criativo merece, no mínimo, o nosso respeito.

Abaixo, algumas das fotos que tirei durante a gravação.

2 comentários
  • Teco: (responder)
    22 de agosto de 2013 às 16:39

    Funknejo ostentação ou de esculacho ? rsrs

  • alessandro: (responder)
    23 de agosto de 2013 às 11:22

    Fap Fap no banheiro kkkkkk

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.