29 jul 2013 | Na Estrada
Na Estrada – Diego & Danimar gravam DVD de celebração e retomada

Semana passada foi um período de condições climáticas um tanto quanto adversas. Uma frente fria, ou melhor, congelante, dominou boa parte do centro-sul do Brasil. Curitiba registrou o aparecimento de neve cerca de 38 anos depois da última ocasião. E foi para esta cidade onde até nevou de tão frio que me dirigi na última terça-feira, para um evento sensacional que aconteceria na quarta. Ainda bem que foi na quarta, porque conforme descrevi AQUI neste post do meu perfil do Facebook, se tivesse acontecido na terça, dia no qual era pra eu ter chegado a Curitiba, eu teria perdido. E obrigado TAM pelo sempre excelente serviço prestado… NÃO!!!

Para minha “sorte” (se é que chegar às 10 da manhã numa viagem que deveria ter sido encerrada às 17:00 hs do dia anterior pode ser considerado sorte), cheguei a tempo de acompanhar a gravação de um projeto que encherá os olhos e ouvidos dos amantes da música sertaneja já considerada clássica, praticada por artistas que tiveram seu auge na década de 90: o DVD da dupla Diego & Danimar. Para quem não havia conseguido ainda ligar o nome às pessoas, o Danimar é autor de cerca de 1500 músicas (boa parte delas compostas em parceria com o Carlos Randall) gravadas pelos mais variados artistas sertanejos, entre eles Chrystian & Ralf, Chitãozinho & Xororó, Guilherme & Santiago, Gian & Giovani, Renê & Ronaldo, Chico Rey & Paraná, Matogrosso & Mathias, Sandy & Junior e, principalmente, Zezé di Camargo & Luciano, que gravaram quase 40 canções do Danimar e, por tudo o que pode vir relacionado a isso (gratidão, admiração, respeito, etc.), participaram do DVD. E o Diego foi responsável por grandes arranjos da música sertaneja, a maioria em canções compostas pelo irmão Danimar, como os arranjos de “Dois Corações e uma história” e “Prazer por prazer”. Enfim, um DVD de uma dupla que alguns de vocês talvez não tenham visto em atividade como intérpretes, mas que trabalharam nos últimos 20 anos construindo o bom nome do segmento sertanejo.

Conforme eu disse, a dupla Diego & Danimar já tem estrada com esta formação, desde o começo da década de 90, trabalhando com sucesso inclusive em regiões que historicamente não aceitavam o sertanejo, como o Rio de Janeiro. São 7 discos gravados. Aliás, tudo isso foi tema de uma entrevista gravada com eles e que será postada aqui no Blognejo em algumas semanas. Este DVD representa, como eu disse no título, a retomada definitiva da carreira em dupla, que havia sido interrompida há mais de uma década. O Danimar chegou a gravar um projeto com o Carlos Randall, que já era seu parceiro de composições, mas o projeto não foi lançado.

Este DVD, dirigido pelo Renato Musicar e pelo Cezar Rodrigues Oliveira, começou de forma totalmente despretensiosa, durante um churrasco na casa do Cezar. A roda de viola, com a dupla cantando alguns dos trocentos HITs do Danimar apenas no violão, acabou virando um projeto de gravação, com intenção intimista, simples, sem muita parafernalha. A ideia era reunir uma galerinha num bar pequeno, com uma decoração bacana mas sem nada extravagante, e registrar alguns destes HITs, bem como algumas canções inéditas.

E HIT é o que não faltava para incluir no repertório. E não é só questão de quantidade, mas também de qualidade. Afinal de contas não é qualquer um que escreve versos como “escreve meu nome com a ponta dos dedos nas sobras de pão sobre a mesa” ou “não deixe a saudade matar quem te amou pra valer, vez em quando vem me ver” ou “não tem adeus quando se ama, não tem adeus batendo a porta, é o desejo correndo nas veias, é a marca das unhas nas costas, é o amor estampado na cara de quem se gosta” ou ainda músicas como “Dois corações e uma história”. Definitivamente não estamos falando de um compositor qualquer. Foi postado no Youtube dias antes do DVD, inclusive, um vídeo com a dupla cantando trechos de alguns dos maiores sucessos. Vejam:

O projeto, entretanto, acabou tomando proporções um pouco maiores depois que decidiram convidar a dupla que mais colaborou para a propagação da obra do Danimar como compositor: Zezé di Camargo & Luciano. Mas mesmo antes do convite ser feito e prontamente aceito, o local da gravação já havia sido escolhido e a quantidade de convidados definida (já que não houve venda de ingressos). Não houve qualquer modificação. As tais proporções maiores ficaram por conta do expressivo aumento de “interessados” em assistir à gravação após a confirmação da presença de Zezé di Camargo & Luciano, mas que infelizmente não puderam assistir porque o local simplesmente não comportava um público maior do que o que havia sido definido.

O show em si correu sem qualquer problema. Além de Zezé & Luciano, também participou do projeto o cantor Gabriel Farias. Todo o repertório devidamente ensaiado e preparado. A maior dificuldade nesse ponto foi mesmo a escolha das músicas. Afinal de contas, como equilibrar a história dos cantores Diego & Danimar com o extenso repertório de sucessos do compositor Danimar e ainda deixar espaço para canções inéditas, pensando no trabalho que seria realizado dali em diante? É complicado. No fim, diversos grandes e maravilhosos sucessos acabaram ficando de fora. O repertório ficou mais ou menos assim (devo ter esquecido de anotar o nome de alguma música, mas enfim…):

1) Passei o dia pensando em você – gravada pela dupla em 1992

2) Dois corações e uma história (Zezé di Camargo & Luciano)

3) Hábito (Guilherme & Santiago) / Você não sabe amar (Chico Rey & Paraná) / Sintonizo o coração (Zezé di Camargo & Luciano)

4) O que vai ser de nós (Zezé di Camargo & Luciano) / Vez em quando vem me ver (Chitãozinho & Xororó)

5) Coisa de Amigo (Chitãozinho & Xororó)

6) Eu acabo voltando (Zezé di Camargo & Luciano) / Doce pecado (Chitãozinho & Xororó)

7) Mocinho e Bandido – gravada pela dupla em 1992

8) Será que é Amor – inédita, com a participação de Zezé di Camargo & Luciano

9) Se eu tivesse o seu amor – gravada pela dupla em 2000

10) Prazer por Prazer (Chrystian & Ralf) / A gente fica sem se amar (Rick & Renner / Zezé di Camargo & Luciano) / Esquecer de mim (Chrystian & Ralf)

11) Mar de amor – inédita

12) Mais um Ano Sem Você – regravação do cantor Gabriel Farias, com a participação do próprio

13) Cadê você que não está (Sandy & Junior)

14) A noite que eu te amei – inédita

15) Não tenha duvida (Zezé di Camargo & Luciano) / Rio e Nova York (Edson & Hudson / Zezé di Camargo & Luciano)

16) Assim Será nosso Amor – inédita

17) Do outro lado da cidade (Guilherme & Santiago) / Esqueci (Bruno & Marrone)

18) Solidão no seu lugar (Chrystian & Ralf / Zezé di Camargo & Luciano) / Amor de mais (Gian & Giovani) / Coração de fora (Chitãozinho & Xororó)

19) Banco do Carro – inédita

20) Ta no meu Coração (Edson & Hudson)

De todas as canções gravadas no projeto, incluindo as que foram incluídas nos medleys, apenas 3 não foram escritas pelo Danimar: “Mocinho e Bandido”, “Esqueci” e “Mais um ano sem você”. É óbvio que a maior dificuldade foi mesmo limar outras grandes obras da carreira de compositor. No mais, como eu já disse, a gravação correu às mil maravilhas.

Nem é necessário dizer que a participação da dupla Zezé di Camargo & Luciano foi o ápice da noite. Ficaram durante um bom tempo no palco, fazendo as já costumeiras brincadeiras que costumam fazer. Lembraram, em tom de deboche, até do fatídico episódio da quase separação, ocorrido em Curitiba. Ainda bem que fazem piada disso, hehe.

Curitiba é, diga-se de passagem, tradicionalmente calorosa com a dupla. Incrível como os dois estavam à vontade. Passaram um bom tempo explicando para o público presente a importância do Danimar na carreira dos dois. E o Zezé, que foi um dos últimos a sair do local da gravação, é de longe um dos caras do meio sertanejo que mais sabe reconhecer seus verdadeiros parceiros na música. Por isso mantém todos junto consigo mesmo após tantos anos. Pela quantidade de sucessos de Zezé & Luciano no repertório do DVD, aliás, vê-se o tamanho da influência do Danimar na trajetória deles.

Por conta disso, é perfeitamente aceitável dizer que este é também um DVD de celebração. Além de celebrar o que de melhor havia na música sertaneja nas décadas de 90 e de 2000 (a obra do Danimar em parceria com o Randall é sem dúvida um dos melhores elementos da história da música sertaneja nos últimos 20 anos), o DVD celebra a importância de Diego & Danimar para a dupla Zezé di Camargo & Luciano e para o segmento sertanejo de uma forma geral, mesmo que pouca gente entenda o quão significativa é a atuação de figuras de bastidores como o arranjador Diego e o compositor Danimar. As palavras da dupla Zezé & Luciano sobre eles, que provavelmente terão grande espaço no DVD (no mínimo nos extras do projeto), não poderiam ser mais corretas. Eu, como fã de tudo o que eles representam, concordo em gênero, número e grau.

Deixando toda a questão do significado deste DVD de lado, o próprio projeto em si não poderia ter ficado melhor. Para quem gosta de trabalhos intimistas, será sem dúvida um prato cheio. Pobres daqueles que acham que bons DVDs são necessariamente aqueles gravados com lotação esgotada, milhares de repetições, centenas de participações, etc etc etc. Diego & Danimar gravaram um disco excelente, feito muito mais com esforço do que propriamente com dinheiro. Repertório sensacional, cenário simples mas lindo, público interagindo, enfim, tudo perfeito. O resultado final será fantástico, no mínimo.

Abaixo, algumas fotos da gravação, pelo fotógrafo Gustavo Queiroz.

6 comentários
  • alessandro: (responder)
    29 de julho de 2013 às 10:41

    Pelo que eu lembro o DVD do Carlos Randall e Danimar foi lançado no mercado sim, tem muito vídeos no Youtube, inclusive muitos sucessos tocaram na rádio. (Judiou, com Part. do Edson e Hudson, Hipnotizante com Zé Henrique e Gabriel, lembro que até Guilherme e Santiago participaram, com a música Do outro lado da cidade, foi nesse DVD que ela foi lançada

  • sacolé: (responder)
    29 de julho de 2013 às 10:43

    Na primeira foto do slide, o Danimar tá parecendo o Frederico ( João Neto e Frederico) kkkkkkk

  • Fabio Nizza: (responder)
    29 de julho de 2013 às 14:43

    Vale lembrar que além das várias qualidades já ressaltadas, eles são dois “cabocrinhos” do peito sadio né Marcão, foi top demais!!!

  • Eduardo: (responder)
    29 de julho de 2013 às 19:23

    Deve ficar top este DVD mesmo. É muita música boa

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.