01 out 2013 | Na Estrada
Na Estrada – Diego & Diogo gravam DVD em São José do Rio Pardo

A jornada da última terça-feira foi particularmente diferenciada. O destino era a cidade de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, onde aconteceria a gravação do DVD da dupla Diego & Diogo. Eu estava em Goiânia resolvendo alguns assuntos e partiria de lá junto com outros três companheiros, compositores de algumas das músicas do DVD e também convidados para a gravação: Samuel Deolli com o irmão Davi e a Valéria Costa. Porém, uma grande coincidência, isto é, uma avenida travada pelo que parecia ser um acidente, acabou fazendo com que nós quatro perdêssemos o vôo.

Desceríamos em Ribeirão Preto, a 130 km do destino final, mas devido a esse problema só conseguimos remarcar nosso vôo para descermos em Guarulhos, a mais de 300 km de São José do Rio Pardo. Resumindo, fora o avião ainda encaramos uma viagenzinha de mais ou menos 4 horas dentro de uma van, hehe. Mas o que importa é que deu certo. Chegamos quase que em cima da hora na cidade, mas conseguimos.

A ocasião, a gravação do DVD da dupla Diego & Diogo, envolveu nomes como o do produtor Ivan Miyazato, que como já se sabe optou de uns tempos pra cá por produzir apenas artistas de cujos projetos ele também seja parceiro. E se ele, com todo o know how que já acumulou, optou por ser sócio dos caras, é porque o produto é bom. Na parte visual a produção ficou por conta do Junior Jacques.

O que já deu pra notar logo de cara foi que a escolha da cidade foi um grande acerto. Aliás, essa parece ser uma coisa tão óbvia mas ao mesmo tempo tão pouco considerada pela maioria dos artistas que a pergunta que fica é “como ninguém mais pensa nisso?”. Digo, a escolha óbvia da maioria dos artistas é gravar os seus DVDs em grandes centros, que na verdade já estão é de saco cheio de tanta gravação de DVD. O resultado disso fica óbvio no vídeo: uma plateia desanimada, muitas vezes virada de costas para o palco, com pouca ou nenhuma interação com o show. Os DVDs gravados em Goiânia que o digam.

Gravar um DVD em uma pequena cidade do interior, que nunca recebeu um evento assim, é uma sacada e tanto. Pelo menos no que diz respeito à interação do público com o show que acontece no palco. A plateia de São José do Rio Pardo, que tem 60 mil habitantes, acompanhou e participou da gravação de uma forma bem proveitosa, o que com certeza fará uma grande diferença no vídeo. É claro que toda gravação tem seus problemas e o fato de a dupla parar algumas vezes para trocar de roupa ou repetir uma ou outra música acabou cansando um pouco o público.

O projeto trouxe a participação especial da dupla “Munhoz & Mariano”, que cantaram já bem perto do final da gravação, o que também serviu de estímulo para que o público permanecesse interagindo.

O bom repertório do disco também favoreceu a gravação, claro. E uma curiosidade: todos os compositores do disco estavam presentes como convidados, coisa que não acontece com muita frequência. A provável música de trabalho e a que mais me chamou a atenção num primeiro momento foi “Cachorrão”, do Jujuba, compositor de grandes hits do nordeste e que também estava presente. Como estratégia de divulgação e pela reação da galera, é provável que saiam com ela como música de trabalho e depois trabalhem a música que contou com a participação de Munhoz & Mariano. E em seguida uma romântica.

As românticas e as menos agitadas também foram destaque. É que a dupla Diego & Diogo tem, de fato, uma grande qualidade vocal, o que geralmente fica mais evidente quando a música exige um pouco mais na interpretação. Destaque para a canção “Imperfeitos”, a mais romântica do disco, composta pelo Samuel Deolli, pelo Eberth Oliveira e pelo Juliano Azenha.

Cá entre nós, é bem bacana quando estão presentes a uma gravação os compositores de todas as músicas do disco, hehe. É que assim dá pra ficar sabendo todos os compositores de todas as músicas sem fazer nenhum esforço, só através da interação no camarote.

O cenário montado pela equipe do Jacques, baseado em painés de LED, também chamou bastante a atenção. A composição dele junto com o ótimo vestuário escolhido para a dupla Diego & Diogo foi bastante inteligente. Outra atitude bacana foi cobrir todo o recinto com cortinas pretas. Digo, todo o recinto MESMO e não só atrás e nos cantos do palco como de praxe.

Na parte musical, é provável que a presença do Gérson (que fez parte do Tradição) na sanfona agrade os mais saudosistas e observadores. O Ivan Miyazato, mesmo sabendo que tem uma imagem forte e que provavelmente chamaria a atenção num projeto assim de forma positiva se aparecesse tocando, optou por ficar apenas nos bastidores, devido à correria costumeira desse tipo de trabalho.

Apesar das pausas, a gravação fluiu muito bem. Mesmo que a plateia tenha começado a se debandar até de forma meio mal educada assim que Munhoz & Mariano saíram do palco, não houve nenhum problema que atrapalhasse o andamento do evento. Mas os caras praticamente fecharam o DVD, afinal depois da participação deles só havia mais duas músicas a serem gravadas, ou seja, praticamente nem deu tempo dessa saída do público atrapalhar alguma coisa. Diego & Diogo se saíram muito bem na condução do show. O bom repertório, o vestuário, o belo cenário, tudo isso contribuiu para que um bom disco fosse gravado ali. Um ótimo DVD para a próxima temporada, com toda a certeza. É bom ficar de olho.

Abaixo, uma galeria com fotos da gravação.

10 comentários
  • Pantanal: (responder)
    1 de outubro de 2013 às 23:29

    Conheci esses meninos, além de serem pessoas da melhor qualidade tem um grande talento. Merecem todo o sucesso!

  • Fábio Roque: (responder)
    2 de outubro de 2013 às 09:59

    Curto eles desde “Pega a Senha”!

  • Juliano Azenha: (responder)
    2 de outubro de 2013 às 13:19

    Um dia pra ficar na memória, tive o prazer de fazer novas amizades e conhecer pessoas pessoalmente que até então só conhecia pela net, como o Marcão, grande figura, gente finissima.

  • Carla: (responder)
    2 de outubro de 2013 às 15:12

    Quando será o próximo??? foi bom d+++

  • Bruna Campos: (responder)
    2 de outubro de 2013 às 15:53

    Excelente texto, Marcão, Vamos esperar que Deus abençõe muito esses projeto, porque todos os envolvidos merecem demais.

  • Ma: (responder)
    2 de outubro de 2013 às 20:10

    O show foi muito bom! A única coisa que desagradou, e muito, foi o atraso de três horas!!!

  • critiano abreu araujo: (responder)
    4 de outubro de 2013 às 13:35

    Quero parabeniza-los não pude ir na gravação mas curto muito eles abraço e que tenha um grande sucesso

  • davy: (responder)
    6 de outubro de 2013 às 22:53

    esses caras aí tem um cd ao qual não me lembro o título, onde o mesmo pode ser ouvido da primeira a última faixa sem a necessidade de ficar pulando! top dos tops!!

  • Natália: (responder)
    8 de outubro de 2013 às 22:37

    A gravação foi ótima e com certeza o DVD será sucesso.Mas acho importante falar,que do mesmo jeito que fizeram questão de dizer sobre o desrespeito do público em ir embora após a participação do Munhoz e Mariano,também foi mal visto a demora da dupla Diego e Diogo para começar o show de gravação.O evento foi em uma terça feira e no outro dia várias pessoas tinham que trabalhar ou estudar e infelizmente isso não foi lembrado pela dupla, que iniciou o show com mais de 3 horas de atraso…

  • lilian: (responder)
    10 de dezembro de 2013 às 20:46

    vc disse que o povo foi mal educado em sair assim que munhoz e mariano cantaram , eu nao concordo falta de educaçao é atrasar mais de 3 horas o show.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.