17 fev 2014 | Na Estrada
Na Estrada – Gabriel & Rafael reforçam perfil tradicional em gravação de DVD

Fevereiro resolveu apelar no que diz respeito às gravações e a grandes eventos. Desde a semana passada, já acompanhei 3 gravações de DVD: Gabriel & Rafael, Pedro Paulo & Alex e Marcelo Lima & Alessandro. E ainda vou acompanhar no sábado a gravação do DVD da dupla Munhoz & Mariano. Sem falar no evento que vou acompanhar sexta-feira (o novo show do Luan Santana no Citibank Hall). Depois, espero, terei alguns dias de paz. Com isso, já são 3 os eventos que acompanhei e sobre os quais preciso escrever, o que não fiz ainda por conta dessa correria toda.

O primeiro da jornada é o evento no qual foi gravado o DVD da dupla Gabriel & Rafael, no Oscar Niemeyer, em Goiânia. A dupla, para quem ainda está boiando, é compositora do hit “Maus Bocados”, do cantor Cristiano Araújo, e foi abraçada pela Efeitos Produções por conta do sucesso da música e para preencher a lacuna deixada após a saída da dupla Zé Ricardo & Thiago do casting.

A dupla vem do circuito de bares e boates da cidade de Goiânia. Já são bem reconhecidos na cidade e carregam uma característica mais tradicional. Não são dois moleques que mal saíram das fraldas, como muita gente que vemos por aí. Ao contrário, são uma dupla experiente, com uma sonoridade mais madura e que, por isso, tendem a agradar uma porção mais seleta e exigente do público sertanejo.

A direção do DVD ficou por conta do Rafael Terra, que disse, durante as considerações iniciais que ele costuma fazer ao público, tratar-se de um projeto especial, já que a dupla Gabriel & Rafael foi a primeira a gravar um DVD com a Terra Produções, isso lá atrás. A evolução tanto da Terra Produções quanto da dupla Gabriel & Rafael poderá ser, portanto, observada neste DVD na íntegra, se colocado em comparação com o primeiro.

Apesar do palco grandioso, o público foi disposto em mesas, de forma a remeter ao circuito de bares que a dupla já domina. Mas se em teoria era esperado que todos permanecessem nas mesas até o fim da gravação, isso não aconteceu. O público foi levantando no decorrer da noite e ao final já estavam todos em pé, interagindo, com uma energia bem bacana, o que, por se tratar de um DVD gravado em Goiânia, pode até ser considerado uma vitória.

Ao invés de uma enxurrada de participações, optou-se por levar apenas os dois artistas do círculo mais restrito da Efeitos: Thiago Brava e Cristiano Araújo. Apesar do trabalho da dupla ser radicalmente diferente do trabalho do Thiago Brava, a escolha da música que iriam gravar juntos, uma composição da mesma dupla que compôs “Lepo Lepo”, acabou criando um equilíbrio bacana.

A participação do Cristiano foi um pouco mais trabalhosa hehe. É que o pobre coitado gravou doente, com dengue, vejam só. Mesmo assim, conseguiu subir no palco e cantar a ótima “Tirei de Letra”, além de repetir depois a parceria também na música “Dez despedidas”. É óbvio que ele não conseguiu demonstrar toda a sua habitual destreza no palco, por conta da saúde, e acabou cantando de uma forma mais contida.

O repertório da gravação, aliás, foi um dos grandes acertos. Bom, pelo menos para quem, como eu, gosta mais de um disco que se possa colocar no carro ou em casa para ouvir. Como eu disse acima, é um som mais maduro, feito por uma dupla de bastante qualidade, o que a galera de Goiânia já sabia por conta das noites da cidade.

Com o sucesso de artistas como Jads & Jadson na última temporada, abriu-se um filão na música sertaneja para cantores e duplas que tenham uma proposta mais tradicional, sem representarem qualquer tipo de retrocesso. Artistas que encontraram uma forma de se mostrarem modernos sem apelarem para as facilidades do modismo. Gabriel & Rafael se encaixam muito bem neste perfil, o que foi uma sacada e tanto da Efeitos. Com este DVD, a dupla acaba tento totais condições, portanto, de se inserir no mercado nacional com competência e, acima de tudo, bastante qualidade.

Abaixo, algumas fotos da gravação.

2 comentários
  • LUCIANO SILVA: (responder)
    24 de fevereiro de 2014 às 12:25

    Gabriel e Rafael, vocês poderiam ter liberado trechos das músicas pra gente ouvir e comentar. De toda forma no youtube tem o pout-pourri: Porque fui te amar assim (João Paulo e Daniel)/É só dizer o preço (Chrystian e Ralf).
    https://www.youtube.com/watch?v=Kci8xww9mwM

    Mesmo sendo uma gravação simples de celular (ou outro aparelho) deu pra perceber bem certos detalhes. A percussão e a bateria ficaram com boa sonoridade e merecem ser preservadas na edição. A sanfona como sempre foi o foco da gravação oficial, pelo menos nessa música, pois se não bastasse o som altíssimo (entender como chatíssimo) tinha um cinegrafista o tempo todo ao lado do sanfoneiro.
    Sugestão: Não deixem que a sanfona seja mais importante que a dupla, deem destaque aos outros instrumentos e elementos da música.

  • Danny Oliveira: (responder)
    30 de março de 2014 às 20:28

    Essa dupla promete ser destaque em 2014,ainda vão longe…Os caras são bons mesmo!E com o empurrãozinho e o apoio das pessoas certas,vão mais longe ainda!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.