12 dez 2012 | Na Estrada,Notícias
Na Estrada – Gustavo Moura & Rafael gravam DVD em Goiânia

Lembram-se da música “Papo de escola” (“Mandei recado pela sua melhor amigaaaa….”)? E da fantástica “Amante Anônimo”, gravada pela dupla Gian & Giovani no começo da carreira? Sabe o que essas duas músicas têm em comum? Ambas levam a assinatura da dupla Monetário & Financeiro, natural de Tupaciguara. “Pô, Marcão, e daí, o que isso tem a ver com o texto?”. Ora, pois parece que filho de peixe realmente é peixinho. Gustavo Moura & Rafael, filhos do Financeiro, gravaram na quarta-feira passada, em Goiânia, o segundo DVD da carreira.

Mais uma vez quem representou o Blognejo foi o nosso diretor comercial, Everton Albertoni. Por acaso do destino, o DVD foi gravado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, no Espaço da Música, justamente no dia da morte do arquiteto centenário. Ao invés dos tradicionais locais de gravação de DVD da cidade, como o Sol Music Hall ou o Atlanta Music Hall, o local foi escolhido para refletir justamente o caráter um pouco mais intimista da gravação, apesar de do grande público presente. Pelo menos era essa a intenção do cenógrafo e iluminador responsável, Jarsel Borges.

Entre os convidados para assistirem à gravação, mais de 300 profissionais da música sertaneja, entre radialistas, contratantes e etc. A gravação contou com a produção musical do grande Bigair Dy Jaime, que já nos dias que antecederam o evento demonstrava bastante entusiasmo com o projeto.

Na direção de vídeo, Rafael Terra, coroando para a Terra Produções um ano de absoluto crescimento. A empresa que o grande Odair Terra comanda junto com o genro Rafael foi provavelmente a que mais trabalhou no decorrer desse ano, principalmente em gravações de DVD. Isso sem contar o segmento de clipes, que eles também abraçaram e têm dominado em grande parte.

A produção geral do DVD ficou a cargo do Clomar Costa, que está envolvido com esse projeto desde junho de 2011, tanto na direção do DVD quanto na preparação da própria dupla. Mesmo a dupla sendo dotada de um grande talento, de berço, claro, com mais de 15 anos de carreira, o trabalho de pré-produção do DVD incluiu todo um preparo vocal, com aulas de interpretação, canto e postura, além de um gerenciamento minucioso do visual dos garotos.

A dupla Gustavo Moura & Rafael, aliás, já vêm mantendo há um bom tempo uma carreira bastante sólida, com cerca de 15 shows mensais em grandes casas ou feiras agropecuárias. Começaram ainda crianças, com um início bastante peculiar. Participaram quando pequenos de programas como “Meu Filho é uma Gracinha”, na Rede Record, “Pequenos Brilhantes”, no SBT, “Gente Inocente”, na Rede Globo e “Viola, Minha Viola”, da Inezita Barroso. Depois, como de praxe com crianças prodígio, a grande mídia acabou virando as costas e a dupla entrou de cabeça no circuito de bares e casas noturnas. Até que nos últimos anos a boa fase aparentemente foi retomada, com o sucesso de algumas das canções de trabalho.

O DVD contou com a participação das duplas João Lucas & Marcelo, que cantaram a música “Janeiro a Janeiro”, João Neto & Frederico, que cantaram “Momentos”, e Edson & Hudson, que cantaram a música “Quem vê cara não vê coração”. O momento da entrada da dupla Edson & Hudson no palco foi provavelmente o mais intenso de toda a gravação. O público foi à loucura. Outro momento que chamou bastante a atenção foi o da música “Não era verdade”, uma canção ultrarromântica que foi gravada apenas em formato acústico.

Apesar da longa carreira, a dupla obteve mais destaque no mercado sertanejo apenas nos últimos anos com músicas como “Magia e Segredo” (composta pelo pai da dupla, o Financeiro) e “Cachaça, mulher e gaia”. Em 2012, trabalharam as músicas “Vou deixar rolar” e “Se prepare pra sofrer”. Todas estas músicas entraram no repertório do DVD. Além de “Magia e Segredo”, outra música composta pelo Financeiro entrou no repertório: “Você venceu”.

É complicado gravar um DVD para um grande público sem ser assim tão conhecido. Ainda mais se o disco estiver repleto de músicas inéditas. Gustavo Moura & Rafael souberam segurar a gravação da melhor maneira possível, passando por cima da aparente frieza do público e valendo-se do inegável talento que possuem.

A gravação ocorreu sem contratempos, com pouquíssimas repetições, o que é raríssimo em eventos desse tipo. Apesar do repertório longo, com 24 canções, a gravação durou cerca de duas horas e meia apenas, o que para um DVD com participações é praticamente um recorde.

Abaixo, algumas fotos da gravação, mais uma vez liberadas pelo grande parceiro do Blognejo Leco Viana, fotógrafo dos “mió que tá têno”.

10 comentários
  • Flavinho Tinto: (responder)
    13 de dezembro de 2012 às 14:09

    Ótimo texto Marcão, realmente esse projeto vem pra coroar dois grandes talentos, que também são assessorados com excelência Pelo Rafa, Clomar e todos apaixonadamente envolvidos. já é o segundo trabalho da dupla que trás composições nossa e dessa vez uma inéditíssima que vai dar o que falar, se trata da moda que abre o DVD, aguardem essa vai BOMBAR! Valew Blognejo pela cobertura, Valew GM&R por mais uma grande parceira!.

  • fernanda soares santos: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 12:26

    Otimo texto amei !!!

  • wellington matos de melo: (responder)
    6 de janeiro de 2013 às 17:35

    PARABÈNS PELO NOVO TRABALHO FICOU MUITO BOM EM DESMERECER O PRIMEIRO DVD QUE NO QUAL EU PARTICIPEI TOCANDO CONTA-BAIXO.
    PARABÈNS TAMBÈM PARA O RAFAEL DUARTE E SUA IRMÃ VANESSA DUARTE MUITO BOM MESMO E UM GRANDE ABRAÇO PARA MEUS AMIGOS GUSTAVO E RAFAL..QUE DEUS ABENÇÕE CADA DIA MAIS O TRABALHO DE VOCÊIS…GULLA BASS.

  • Lovie Middough: (responder)
    14 de julho de 2013 às 16:49

    I just want to mention I am just very new to blogs and honestly liked you’re blog site. Very likely I’m likely to bookmark your website . You actually have fabulous posts. Regards for revealing your webpage.

  • Jeremiah Cajucom: (responder)
    17 de julho de 2013 às 01:20

    Can I just say what a relief to find someone who actually knows what theyre talking about on the internet. You definitely know how to bring an issue to light and make it important. More people need to read this and understand this side of the story. I cant believe youre not more popular because you definitely have the gift.

  • website: (responder)
    17 de julho de 2013 às 22:39

    Hello there! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site? I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at options for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

  • hacker facebook piratage: (responder)
    18 de julho de 2013 às 16:38

    Between me and my husband we’ve owned more MP3 players over the years than I can count, including Sansas, iRivers, iPods (classic & touch), the Ibiza Rhapsody, etc. But, the last few years I’ve settled down to one line of players. Why? Because I was happy to discover how well-designed and fun to use the underappreciated (and widely mocked) Zunes are.

  • poker download uk: (responder)
    19 de julho de 2013 às 15:06

    I have seen plenty of useful elements on your web-site about personal computers. However, I’ve got the thoughts and opinions that lap tops are still less than powerful sufficiently to be a option if you typically do jobs that require loads of power, just like video editing. But for web surfing, word processing, and majority of other prevalent computer work they are okay, provided you never mind the small screen size. Appreciate sharing your notions.

  • download online poker uk: (responder)
    19 de julho de 2013 às 17:03

    As soon as I observed this web site I went on reddit to share some of the love with them.

  • Minecraft Gratuit: (responder)
    20 de julho de 2013 às 06:56

    I dugg some of you post as I cogitated they were extremely helpful very useful.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.