10 jul 2013 | Na Estrada
Na Estrada – Luan Santana e o DVD mais profissional do ano

Todo mundo já sabe que domingo foi realizada a gravação do terceiro DVD do Luan Santana. A imprensa toda já noticiou e tudo mais. Pois cá estamos nós com a nossa visão de todo o evento. Mas de antemão já posso dizer que foi a gravação de DVD mais profissional do ano até agora. Talvez a gravação mais profissional à qual já assisti. Incrível como tudo aconteceu sem qualquer contratempo, sem atrasos, quase sem repetições, sem qualquer tipo de problema.

Bem, na verdade não sei se pode ser considerado tipo assim um probleeeema, mas a única coisa um pouco fora do normal que vi por lá foi uma fã ou outra perdendo a força e cambaleando, quase desmaiando, pra depois o corpo de bombeiros ter o trabalho de socorrer e ver que não era absolutamente nada. É que uma desmaiou (ou fez que desmaiou), a outra achou bonitinho e quis desmaiar também e por aí foi.

Mais uma vez, aliás, Luan Santana provou ser o artista com a maior e mais sólida base de fãs da música brasileira. Nunca vi um grupo de fãs tão disciplinado e engajado. É coisa de primeiro mundo. A gravação começaria apenas no fim da tarde, mas os fã-clubes foram avisados para chegar às 14:00 hs. E chegaram. Às 16:00 hs, a arena da gravação já estava toda ocupada. Milhares de garotas (alguns garotos também, claro), algumas com seus pais, todas com faixinha na cabeça (incluindo alguns pais, rsrs), cartazinho de cartolina nas mãos e uma gritaria desenfreada a cada pessoa diferente que subia no palco para fazer algum ajuste. Músicas decoradas, principalmente as inéditas que haviam sido liberadas no Youtube para que a galera pudesse aprender. Enfim, no quesito “público” o DVD já estava garantido. Nada daquela galera fria de sempre, que nunca participa e, pior, ainda fica de costas para o palco.

O local da gravação foi a Arena Maeda, um resort na área rural da cidade de Itu, que costuma receber aos fins de semana turistas da capital e das cidades ao redor, como Sorocaba, Campinas, Jundiaí e mais um punhado. O local também é conhecido por abrigar um dos maiores festivais de rock do Brasil, o SWU. Bom, era conhecido, já que não sei se os roqueiros vão querer continuar tocando num lugar agora profanado pelo Luan Santana, rsrs.

A chegada ao local é bastante trabalhosa. Alguns quilômetros de estrada de terra, que começam na rodovia Castelo Branco. Os convidados foram divididos em 3 hotéis, em duas cidades diferentes. Daí pensa só na complicação que não deve ter sido a logística. Aeroporto em uma cidade, hotel em outra e festa em outra. Enfim, um tour pelo interior de São Paulo em apenas dois dias. E todas as chances do mundo de um desencontro, de um atraso, de uma bagunça. Mas como eu disse, nada de errado aconteceu.

O recinto da gravação recebeu uma decoração bem peculiar. Os dois camarotes de convidados, assim como algumas outras estruturas em torno da arena, cobertos com arcos coloridos, contrastando com a decoração do palco. A arena recebeu ainda algumas flores gigantes cenográficas. O palco, sem cobertura, ganhou painés de LED dispostos em forma de uma chama gigantesca, cujas cores mudavam a cada música.

Foi uma das primeiras vezes (aliás, acho que a primeira) que a gravação começou exatamente na hora prevista. A intenção era pegar o pôr do sol. E a abertura do show aconteceu exatamente no momento em que o sol se punha, quase como se fosse cronometrado. A gravação começou exatamente às 18:00 hs. Daí por diante, pouquíssimas repetições. Fora a abertura, que foi refeita porque o Luan entrou atrasado na canção, apenas 3 ou 4 músicas tiveram que ser gravadas novamente durante todo o show, que se encerrou quando faltavam 5 minutos para as 20:00 hs. Ou seja, menos de duas horas de gravação, o que com certeza deve ser algum tipo de recorde. Merece no mínimo uma medalha.

O DVD foi produzido pelo Dudu Borges e o repertório também figurou entre os pontos mais elogiados da noite pelos presentes. Mesmo com o cuidado de se manter certos elementos “luansantanísticos” no disco, como alguns lances eletrônicos, o disco em si ficou bem mais sertanejão do que o habitual para o artista, o que já vinha sendo ensaiado pelo Luan desde seu último trabalho. Baladas com letras mais profundas, inteligentes. E ele gravou, vejam só, 3 ou 4 vaneiras, com direito a sanfona e tudo, além de viola caipira em uma delas. O DVD ainda trouxe um pout pourrie de canções na linha clássica, com “Anjo Loiro” e “O último dos apaixonados”.

Apenas “Promete”, “Te Vivo” e “Nêga” estiveram entre as canções do disco anterior regravadas no DVD. O momento mais marcante foi a gravação da música “Te esperando”, que aconteceu perto do começo do show, com o público todo cantando a música a plenos pulmões. Todo o restante do disco, fora aquele pout pourrie que eu já citei, foi de canções inéditas e das presentes no EP lançado há pouco. Boa parte delas assinadas pelo Matheus Aleixo, algumas em parceria com o Felipe Oliver e/ou com o próprio Luan, mais algumas pelo Bruno Caliman, outras pela Márcia Araújo, pelo Caco Nogueira, Douglas Cezar, entre outros. Apesar de numa gravação quase sempre ser bastante complicado prestar atenção no repertório, a aceitação das músicas, pelo menos por parte dos convidados, foi muito positiva.

Confesso para vocês, queridos leitores, que prestei menos atenção às músicas do disco do que deveria. É que o ambiente estava tão agradável, o papo com todos os amigos presentes estava tão bom que eu acabei participando do evento sem nem perceber o tempo passando.Estava tudo fluindo tão perfeitamente que o tempo passou voando. Nenhuma nuvem no céu, nem um LEDzinho dos painéis estragado, nem um canhão de papel picado defeituoso (e olha que haviam muitos), não faltou bebida e nem comida para os convidados, nada de aperto nos camarotes, o público participando com vontade, como se não houvesse amanhã. Sem dúvida a gravação de DVD mais profissional da qual já participei. A quem interessar possa, aliás, foram 17 mil pagantes, 1000 convidados, 500 profissionais envolvidos e 13 músicas inéditas.

Sobre o Luan Santana, sua desenvoltura é unânime. É difícil achar alguém do mercado sertanejo que não o considere um dos, ou talvez o melhor artista em atividade na nossa música. Um domínio do palco sensacional, uma maneira ímpar de lidar com as fãs, um talento que parece aumentar e se tornar mais sólido a cada ano. Luan Santana é de fato um artista completo. E a julgar por tudo o que ele vem fazendo e por mais essa gravação, é seguro dizer que a música sertaneja está em boas mãos.

Abaixo, uma galeria com fotos dos bastidores do evento tiradas pelo parceiro Leco Viana e outra com algumas das fotos oficiais tiradas pelo fotógrafo Maurício Antônio.

* Maurício Antônio

marcusblognejo's DVD LUAN SANTANA - PHOTOS BY MAURICIO ANTONIO album on Photobucket

* Leco Viana

marcusblognejo's DVD LUAN SANTANA - PHOTOS BY LECO VIANA album on Photobucket
33 comentários
  • Teco: (responder)
    10 de julho de 2013 às 18:16

    É parece que depois do seu relato, devo admitir que este menino tem futuro e não será esquecido como alguns que eu já esqueci !

  • Bruna Santana (Oficial): (responder)
    10 de julho de 2013 às 19:22

    Cara orgulho de mais , do meu maninho lindo eu estava presente na gravação foi muito show mesmo todos que foram aposto que gostaram…..
    Beijos Miil no coração do meu maninho que eu e milhares da família LS Am…Um beijo para todos Lunaticos e Luanete , e a todos que falam (Bruna Santana é minha Diva). Um beijo no coração de Cada um ;)

    • Roberta Marmo dos Santos: (responder)
      10 de julho de 2013 às 23:13

      Orgulho Bru,temos nós fãs de amar tanto o Luan e ter um ídolo tão perfeito que fez um DVD maravilhoso pensando nas fãs e na família,amamos vcs

    • victoria oliveira: (responder)
      11 de julho de 2013 às 13:48

      simplesmente PERFEITO sem palavras

    • deizi: (responder)
      11 de julho de 2013 às 15:44

      oi pra vcs rsrs queria muito conhecer o Luan santana mais a oportunidade é o que não vai faltar te amo de montão Luan santana…

      • deizi: (responder)
        11 de julho de 2013 às 15:47

        BRUNA ADORO VC É SEU IRMÃO LUAN AMO D+ ELE DE CORAÇÃO….

    • Karina: (responder)
      12 de julho de 2013 às 15:49

      Cm certeza a gravação foi mais q perfeita, o Luan sempre arrasa em quesito profissionalismo…
      E claro q vc é diva Bruna… Percebe-se por sua dedicação a quem tanto ama seu irmão… e cm vc estava linda na gravação… O Luan nem se fala estava perfeito…

    • carla fernandes: (responder)
      14 de julho de 2013 às 22:21

      outro no seu coração bruninha

  • Marcela: (responder)
    10 de julho de 2013 às 19:54

    Belo texto Marcão, agora só esperar pelo resultado. Os DVDs do Luan são sempre ótimos…

  • Luiz Fernando: (responder)
    10 de julho de 2013 às 19:56

    O sucesso dele não vai durar dois meses, heheheh

    • Nathália: (responder)
      10 de julho de 2013 às 20:22

      Meu amor, se vc não sabe o Luan já tem seus 6 anos de carreira. Pois é, a inveja é f*da . Antes de falar dele,pesquisa só um pouquinho sobre a vida e carreira, tá bom ?

      • Paulo Ricardo: (responder)
        10 de julho de 2013 às 22:01

        Desconfio que Nathalia não percebeu a ironia de nosso colega.

        • Teco: (responder)
          11 de julho de 2013 às 12:11

          Desconfio que Fernando quer ser meu concorrente !rsrs

      • Luiz Fernando: (responder)
        11 de julho de 2013 às 12:28

        Foi ironia, gata. Não quero ser concorrente do Teco.

  • Carla: (responder)
    10 de julho de 2013 às 20:44

    Arrebentou Marcão!!! É tão bom, pra uma fã, ver o Luan sendo elogiado desse jeito!

  • Clara Ferraz: (responder)
    10 de julho de 2013 às 20:48

    Esse DVD vai ser O DVD.. Luan sempre surpreendendo e dessa vez surpreendeu mais do que o esperado! Que venha logo o resultado desse DVD e o estouro de vendas! 😃

  • Romário Azevedo: (responder)
    10 de julho de 2013 às 22:35

    Rapaz bixo eu nunca fui um fanático por Luan Santana, aliás talvez nem fã, mas as músicas liberadas na Internet antes do DVD, tavammto bem elaboradas, mto criativas,letras e arranjos…Aquela Tudo que você quiser” é muito massa véi, tirando algumas pérolas como aquela Donzela e Multiplica, todas as outras são de qualidade… fiquei mto feliz em saber que ele também deu prioridade em cantar uma das mais fantásticas músicas dele que é Promete
    Tá de parabéns

  • Roberta Marmo dos Santos: (responder)
    10 de julho de 2013 às 23:09

    eu só tenho que me elogiar pela matéria e dizer que vc estava presente no DVd do melhor cantor do mundo,obrigada pelas palavras de carinho,te admiro muito

  • karen ketlen ribeiro evangelista: (responder)
    11 de julho de 2013 às 00:04

    amo você de mais meu nego você e tudo pra mim sua estrela brilha…
    de mais sua estrela *-* ♥ e a mais linda do universo!!! eu vou estar te esperando nem que já esteja velhinho gaga com noventa viúvo não vou importar…♥

    • artur: (responder)
      11 de julho de 2013 às 12:29

      Esse nome seu.. É sério?

  • Fabio Roque: (responder)
    11 de julho de 2013 às 09:32

    Um dia eu ouvi falar que esse garoto seria o substituto do Rei Roberto Carlos… começo a acreditar nisso!!!

    • alessandro: (responder)
      12 de julho de 2013 às 10:32

      Tomara que vc esteja ironizando

  • Jade Maíra: (responder)
    11 de julho de 2013 às 09:59

    Ele merece todos esses elogios porque não para qualquer artista passar noites em claro para deixa tudo pronto e não e qualquer artista que tem essa amor que o Luan Santana tem pelas fãs. Ele vaio para musica sertaneja para fazer a diferença e inovar e ele esta conseguindo mostra que vaio para ficar.

  • Julianne Cavalcanti: (responder)
    11 de julho de 2013 às 21:35

    Nossa que Orgulho do Luan , esse homem falou muitoo bem do nosso Anjo ! Obrigado , ;) O Luan merece todo elogio , toda motivação do mundo !

  • emerson: (responder)
    13 de julho de 2013 às 15:06

    caraka qnt leitora neste blog hahaaha

  • barbara luiza: (responder)
    13 de julho de 2013 às 17:03

    orgulho demais do meu grande idolo,ele merece tudo tudo de bom.ele realmente e um artista completo.nos suas fãs amamos ele com todas as nossas forças.estando com ele em todos os momentos de sua vida.dando força sempre sempre.

  • Helga Mcsparin: (responder)
    14 de julho de 2013 às 16:38

    I simply want to say I’m all new to blogging and site-building and truly liked your web page. Likely I’m going to bookmark your website . You actually have very good article content. Thanks a bunch for revealing your web site.

  • Maria Eduarda: (responder)
    14 de julho de 2013 às 20:37

    Orgulho dele de mais ele cada dia ta melhor adoro ele que deus abençoe ele cada dia parabéns amore que deus te da muntas graças ta beijos te amoo muito de sua luanete: Eduarda Santos .nunca fui al teu show mais sei que vc e o meu idolo prefirido parabéns meu amooo e manda um bejo pro LuanJr ta beijos

  • Angelika Sandersen: (responder)
    17 de julho de 2013 às 03:21

    single and multi working perfectly for me! cheers Fury

  • Alexis Keller: (responder)
    18 de julho de 2013 às 16:17

    Naquele ano de 2009 a agenda de Luan Santana fechou com a marca de 300 shows realizados pelo Brasil, com média de 25 apresentações por mês, provando que a mídia especializada estava certa. Luan Santana era mesmo o maior exemplo de fenômeno da música sertaneja.

  • Tara Hutchinson: (responder)
    19 de julho de 2013 às 00:58

    Famosos animam público em gravação do Show da Virada Novembro 27, 2012 Banda Eva, Claudia Leitte, Latino e mais participaram do show desta terça-feira, 27. Vários famosos animaram o público presente em uma casa de shows de São Paulo nesta terça-feira, 27, na gravação do show da Virada. Saulo, da Banda Eva, e MC Koringa posaram nos bastidores antes de subirem ao palco.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.