11 abr 2012 | Notícias
Neymar, o amigão da galera

A música sertaneja tem um novo Midas, um novo guru. Bom, pelo menos é isso o que aparentemente os sertanejos concluíram de uns tempos pra cá. Quem é esse cara que agora tem que estar junto com um artista sertanejo para que ele dê certo? Trata-se do Neymar, o queridinho da mídia, aquele rapazinho bom de bola e que agora tem um puta de um iate. Pois é.

Recentemente ele causou um efeito na música sertaneja parecido com o efeito causado pelo Cristiano Ronaldo e pela música “Ai se eu te pego”. Durante a comemoração do centésimo gol da sua carreira, o Neymar fez a dancinha do refrão de uma música que havia sido gravada em sua homenagem. A música “Eu quero tchu, eu quero tcha”, da dupla João Lucas & Marcelo, que tinha tudo para ser apenas mais uma dessas músicas com refrão de onomatopéias ou de “apelidos para o sexo”, se tornou um mega hit depois dessa dancinha.

Essa talvez tenha sido, no entanto, apenas o exemplo mais evidente e sólido dessa influência do Neymar no gosto popular. Há meses ele vem mantendo amizade com algumas personalidades da música, incluindo no segmento sertanejo. Sua amizade com o Gusttavo Lima, por exemplo, já é conhecida. E depois de gravar uma participação no DVD do Tiaguinho, não se surpreendam se ele cantar também no DVD do Gusttavo, que será gravado no próximo dia 28, em São Paulo.

Mas voltemos ao episódio do “Eu quero tchu, eu quero tcha”. O tsunami que o Neymar provocou na carreira da dupla João Lucas & Marcelo apenas com a sua dancinha é algo sem precedentes na música sertaneja. De apenas “mais uma”, a dupla saltou para shows na casa dos 50 mil de cachê e para o imaginário dos fãs de música sertaneja como mais uma dessas duplas que baseiam sua carreira em refrões bobinhos, mesmo o público não conhecendo de fato a dupla.

Para quem ainda não conhece, antes de levantar a voz para xingar os caras, é imperativo saber que o Marcelo tem se destacado como compositor de algumas das músicas de trabalho de alguns dos maiores artistas do Brasil. “Incondicional”, do Luan Santana, e “Lágrimas”, da dupla Victor & Leo, são algumas das canções que levam sua assinatura. Pois se até Victor & Leo gravaram uma composição do cara, no mínimo bom ele tem que ser. Agora que culpa ele tem se a música que deu certo com ele foi a do tchu tcha tcha?

Enfim, o que quero dizer é que a dupla já caminhava para um certo destaque, mas o Neymar foi lá e não deu apenas um mero empurrãozinho, mas encheu o tanque dos caras e fez com que eles se tornassem um destaque instantâneo, lhes garantindo no mínimo uns 6 meses de trabalho com alto cachê. O Neymar também andou dando uma moral para as músicas da dupla João Neto & Frederico em alguns de seus tweets. Mas a dupla acabou não usando essa moralzinha dada pelo Neymar de uma forma mais, digamos, comercial.

Mas nem tudo são flores nessa aproximação entre o Neymar e os artistas sertanejos. Acima, eu citei os exemplos nos quais essa aproximação deu certo. Acontece que, na onda desses que deram certo, o que tem aparecido de artistas sanguessugas tentando forçar de qualquer jeito uma aproximação com o cara não está escrito. Agora toda música lançada tem alguma coreografia idiota que eles tentam de qualquer jeito fazer chegar no Neymar para que ele dance na comemoração de algum gol.

Nos casos mais imbecis, alguns artistas tem postado canções no Youtube simplesmente colocando o nome do Neymar no título do vídeo (!!!! ). Dá pra acreditar nisso? A influência crescente do Neymar na música sertaneja tem favorecido o surgimento de artistas que não confiam sequer no próprio taco e acham que só vão dar certo se conseguirem de alguma forma vincular o seu trabalho ao jogador calopsita.

Nada contra essa utilização abusiva do Neymar para promover esta ou aquela canção. Na verdade, isso faz parte da mídia. Quem está em alta ajuda a puxar quem quer ficar em alta também. É simples. Por isso os pagodeiros e os sertanejos estão tão desesperados em cima do pobre coitado do Neymar. O que não dá pra aceitar, no entanto, é essa coisa forçada, esse desespero em se fazer passar por amigo do Neymar só para obter mais destaque.

A tendência, no entanto, é que essa fase de “sertanejo neymar” passe logo, assim como vai passar a fase do “sertanejo com apelidos para o sexo” e como passou a fase do “sertanejo universitário” (mesmo que a grande mídia ainda continue insistindo na utilização do termo) e como passaram tantas outras fases da música sertaneja que muita gente hoje faz questão de esquecer. É chato? Demais. Mas pelo menos a música sertaneja segue em alta. E só nos resta esperar que a fase passe logo.

32 comentários
  • André Cruz: (responder)
    11 de abril de 2012 às 12:23

    “Quando eu falar que
    Eu sou amigo do Neymar
    Que o meu cartão é sem limite
    E hoje o bicho vai pegar!
    Aí as mina pira ”

    Cacio e Marcos / Léo Rodriguez – As mina pira

    heheheh… Sem comentários!

  • Roberta Kelly: (responder)
    11 de abril de 2012 às 13:10

    O Marcelotambém é compositor da música VÍCIO do Marcos e Claudio que é lindíssima http://bit.ly/VICIO

    Ele é um grande compositor..problema que o povo gosta de porcaria..e não é culpa dele se a música que estourou era a pior.

  • Timothy Nery: (responder)
    11 de abril de 2012 às 13:51

    hushuahuahus….

    complicado esse mundão da MÚ$ICA

    os meninos são bons mesmo….não há dúvidas…

    a pergunta que fica agora é a seguinte:

    João Lucas e Marcelo irão conseguir se distanciar desta música, ou será apenas mais uma dupla “meteoro”?

    Acredito demais no potencial da dupla, mas eles têm que se afastar rápido e na próxima de trabalho apresentar música de alto nível para conseguirem isto…

  • THIAGO BRAVA: (responder)
    11 de abril de 2012 às 14:01

    SOU O AUTOR DA MUSICA AS MINA PIRA,QUE HOJE TEM 1 MILHÃO DE ACESSOS NO YOUTUBE, GRAVADA (AUTORIZADA) PELA DUPLA CACIO E MARCOS E DEPOIS GRAVADA SEM AUTORIZAÇÃO PELO CANTOR LEO RODRIGUEZ, QUE INCLUSIVE ESTÁ SENDO ACIONADO POR ISSO.
    MUSICA É UM MERCADO, COMPOSITOR TEM Q SEGUIR A TENDENCIA PQ MUSICA É MODA,É UM NEGOCIO COMO OUTRO QUALQUER.
    QUE ISSO VAI PASSAR É FATO, E BOBO DAQUELE QUE NÃO ACOMPANHAR A PROXIMA MODINHA.
    PS: NEYMAR QUE NOS LÊ EM COPIA, DANÇA MINHA MUSICA AE POW,NUM CUSTA NADA, RS
    VALEU
    ABRAÇOS.

    • Daniel Pinheiro: (responder)
      13 de abril de 2012 às 14:05

      Musica é Moda ? Porra, Moda é isso de Neymar, Musica de verdade não precisa de empurrãozinho, musica boa é boa por si só.

  • Davi: (responder)
    11 de abril de 2012 às 14:26

    Pode ter aumentado mas no Sul são anônimos!

  • Leandro Cavalcante: (responder)
    11 de abril de 2012 às 16:45

    Em Goiânia, na balada, tá disparado a mais tocada.. Junto com Sinal Disfarçado do Zé Ricardo e Thiago.

  • Junior: (responder)
    11 de abril de 2012 às 22:42

    Não vou falar do mal dos meninos, o João Lucas e Marcelo tem talento sim, o problema é que a música que mais fez sucesso é influenciada pela imagem do Neymar e a letra é horrível e o sucesso é passageiro, tomara que ele não se tornem aqueles artistas de um hit só.

  • emerson: (responder)
    12 de abril de 2012 às 08:55

    Não critico musica, pq e uma musica dancante e pra uma balada e muito animada, nao e uma musica para se escutar todo dia, mais para balada, animar um festa serve, ou alguem sai pra balada prs escutar chico buarque? caetano veloso?

    Um vez vi entrevista do Leo do Parangole e ele respondeu as criticas da musica rebolation dizendo o seguinto, faço musica pra animar o povao, pra colocar a galera pra dancar, se alguem quer musica com letra de alta qualidade que va escutar chico buarque, caetano veloso, tim maia e por ai vai rsrs…Sertanejo e muito popular e domina as baladas, então tem de haver musica aninmadas e dancantes, mesmo que a letra seja tosca..

  • emerson: (responder)
    12 de abril de 2012 às 08:56

    Mão critico musica, pq e uma musica dancante e pra uma balada e muito animada, nao e uma musica para se escutar todo dia, mais para balada, animar um festa serve, ou alguem sai pra balada prs escutar chico buarque? caetano veloso?

    Um vez vi entrevista do Leo do Parangole e ele respondeu as criticas da musica rebolation dizendo o seguinto, faço musica pra animar o povao, pra colocar a galera pra dancar, se alguem quer musica com letra de alta qualidade que va escutar chico buarque, caetano veloso, tim maia e por ai vai rsrs…Sertanejo e muito popular e domina as baladas, então tem de haver musica aninmadas e dancantes, mesmo que a letra seja tosca..

  • Bill Moura e Leonardo: (responder)
    12 de abril de 2012 às 11:58

    Neymar é meu amigão. Sempre o escolho nos jogos do Playstation.

    Sem comentários galera.

    Abraços.

    Bill Moura e Leonardo.

  • Denis: (responder)
    12 de abril de 2012 às 18:48

    Marcão, continuamos orando por ti!
    1) Não entendi o comentário do compositor: afinal é tendência ou é moda? São duas coisas diferentes no mercado musical.
    2) Como postei pra ti no twitter, esse é o verdadeiro processo de “miojonização” do sertanejo, ou seja, “sucesso” em 3 minutos: macarrão instantâneo (música com letrinha para quem está ainda usando óleo Johnson) + água (produtor musical) + panelinha (panelinha) + fogo (dancinha, panicats, Neymar, etc.) e por fim o envelope com sabor (artistas). Pena que muitas vezes não venha TALENTO no pacotinho….
    abs

  • Jéssica: (responder)
    14 de abril de 2012 às 17:39

    Cada vez mais nada a ver, o Neymar não tem nada a ver com a musica sertaneja! RIDICULOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Jéssica: (responder)
    14 de abril de 2012 às 17:40

    Nada a ver RIDICULOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Jéssica: (responder)
    14 de abril de 2012 às 17:41

    Nada a ve

  • adriano: (responder)
    7 de maio de 2012 às 20:35

    Pessoal ja faz um ano e meio que bato na mesma tecla, alem desse sertanejo “universitario” contaminar o sertanejo com essas letras ridiculas, como eu falei em um comentario anterior, agora vai ter cantor pagando jogador por ai famoso pra dançar a musica dele pois se Neymar dançar a musica vai estourar..foi assim com tche tche rere, tem cantor ate pondo o nome do Neymar em musicas pra ver se o cara dança ela. Contudo qnd falo desse sertanejo ridiculo que estamos ouvindo o pessoal em grande maioria as mulheres me crucificam, alias a dupla chrystian e ralf tambem criticou o sertanjeo universitario, quase “bateram” neles na internet mas vale reessaltar mais uma vez, pessosl na minha opinião o sertanejo parra pelo piro momento da sua historia, musicas repetitivas, futeis sem sentimentos voltada apenas para o publico jovem, ainda bem que essa galera se eles não diversificar da mesma rapidez que o sucesso veio o sucesso tambem vai, o publico jovem é assim hj é luan santana, e amanha é michel telo, e o outro ano é outro qualquer do rosto bonito por ai, pois hj não se vende mais a musica, mas sim a imagem do cantor, alguem sabe me falar de algum sertanjo universtario que tipo o pessoal(mulheres/midia) acham eles feios e eles fazem sucesso? tem musica ai se o Neymar não tivesse dançado não fazia sucesso nem no inteiror agora imagina no exterior!!! Claro mais uma vez vou ser criticado por muita gente, mas quero ver luan santana e michel telo e cia atravessar decadas igual muitos outros como chrystian er alf, chitão e xororo, joão mineiro e marciano, zeze e luciano, entre varios outros atravessaram. PESSOAL CHEGA TA BOM, TA PASSANDO DA HORA DE VCS SERTANEJOS NIVERSSITARIOS VOLTAREM PRA FACULDADE, MAIS UMA LETRA RIDICULA NINGUEM MEREÇE AFFF

  • Johnie Clarks: (responder)
    12 de julho de 2013 às 21:39

    It’s an honor to have the free chemistry earth magazine app.

  • 2000 loan bad credit: (responder)
    17 de julho de 2013 às 05:06

    I’m coming to the sale and can’t wait around! My friends and I appear to each sale at Warwick Farm and come across countless fantastic treasures!

  • Clare Adair: (responder)
    17 de julho de 2013 às 10:34

    Thanks a lot…

  • jordan new shoes: (responder)
    17 de julho de 2013 às 10:36

    My brother suggested I might like this blog. He was entirely right. This post actually made my day. You cann’t imagine simply how much time I had spent for this info! Thanks!

  • Click The Link: (responder)
    17 de julho de 2013 às 19:45

    Heya are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you require any coding expertise to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!

  • 2000 personal loan: (responder)
    18 de julho de 2013 às 02:24

    I do think this web site has got some incredibly outstanding info for everyone . “Years wrinkle the skin, but to offer up enthusiasm wrinkles the soul.” by Samuel Ullman.

  • Olin Worner: (responder)
    18 de julho de 2013 às 02:36

    Great leaders abound ever sold given that they can motivate people.Research and education is important to seriously get what leadership is about. Please read on to have a solid idea of what it requires to become good leader should have.

  • Virgie Futrelle: (responder)
    18 de julho de 2013 às 14:42

    This website can be a stroll-by way of for all the information you needed about this and didn�t know who to ask. Glimpse right here, and also you�ll undoubtedly uncover it.

  • Nicolas Dolin: (responder)
    18 de julho de 2013 às 23:13

    Hi there this is somewhat of off topic but I was wanting to know if blogs
    use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding expertise so I wanted to get guidance from someone with experience. Any help would be enormously appreciated!

  • Full Review: (responder)
    18 de julho de 2013 às 23:40

    Nice blog right here! Additionally your web site loads up very fast! What host are you the use of? Can I get your associate hyperlink for your host? I want my web site loaded up as quickly as yours lol

  • Emely Loya: (responder)
    19 de julho de 2013 às 03:33

    Some genuinely select blog articles within this site, saved to my bookmarks.

  • Full Review: (responder)
    19 de julho de 2013 às 10:42

    Fantastic beat ! I would like to apprentice while you amend your web site, how could i subscribe for a weblog site? The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit familiar of this your broadcast provided shiny clear concept

  • Full Statement: (responder)
    19 de julho de 2013 às 12:51

    Good day! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok. I’m absolutely enjoying your blog and look forward to new updates.

  • related web site: (responder)
    19 de julho de 2013 às 16:11

    Sharing some thing is superior than keeping up-to our self, thus the YouTube video that is posted at this juncture I am going to share by means of my family and mates.

  • Micheal Slain: (responder)
    20 de julho de 2013 às 06:58

    Please let me know if you’re looking for a writer for your weblog. You have some really good articles and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some content for your blog in exchange for a link back to mine. Please send me an e-mail if interested. Kudos!

  • Health Supplements: (responder)
    28 de julho de 2013 às 22:22

    You can certainly see your expertise in the work you write. The world hopes for more passionate writers such as you who aren’t afraid to mention how they believe. All the time go after your heart.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.