16 set 2011 | Notícias
Ninguém fica alheio a Munhoz & Mariano

Há algumas semanas eu estive em Campo Grande a convite dos organizadores do Duelo de Gigantes para acompanhar este que já é um dos mais tradicionais eventos realizados anualmente na cidade. A intenção era escrever sobre o evento aqui no Blognejo, mas o Blog, como vocês bem lembram, entrou num período offline e assim permaneceu durante 6 dias. Enfim, aquela velha história do timing. Acabei perdendo a oportunidade de falar sobre aquele show. Aproveitando o lançamento do clipe da música “Sexto Sentido” pela dupla Munhoz & Mariano, no entanto, e observando as peculiares reações causadas por essa dupla, acho que a faísca acendeu de novo e uma nova oportunidade surgiu.

O evento deste ano trouxe na mesma ocasião a dupla Munhoz & Mariano (fechando o evento), Maria Cecília & Rodolfo e o grupo Exaltasamba. Na platéia, contratantes, radialistas e demais profissionais relacionados à música sertaneja de todas as partes do Brasil. Do Nordeste, do Rio de Janeiro, do Sul, enfim, muuuuita gente. Além de algumas personalidades da mídia, como o pai do Neymar Jr, o Seu Neymar, hehe.

O que me chamou a atenção no evento foi a superioridade da qualidade da mixagem no show da dupla Munhoz & Mariano com relação às outras atrações da noite. É sério. Enquanto a mixagem do show da dupla Maria Cecília & Rodolfo evidenciou muito o grave e a do Exaltasamba destacou demais as percussões e praticamente sumiu com os instrumentos de corda, durante o show da dupla Munhoz & Mariano o som estava claro como o dia, limpo, perfeito. E a dupla não deixou a desejar em nenhum momento. Muito pelo contrário. Afinadíssimos, concentrados, um belo show, diga-se de passagem.

Há uma coisa muito interessante sobre Munhoz & Mariano ultimamente. Como a maioria dos leitores têm podido acompanhar (“podido” existe? hehe), eu estou viajando praticamente toda semana para acompanhar diversos eventos de música sertaneja ao redor do Brasil e em toda viagem que faço sempre surge o assunto “Munhoz & Mariano” nas rodas de conversa. E as opiniões são sempre diversas. Enquanto alguns às vezes dizem que não botam muita fé, outros já falam completamente o contrário. Mas todo mundo que participa das conversas tem sempre uma opinião positiva ou negativa a respeito deles. Ninguém fica alheio. Ninguém deixa de opinar.

Paralelamente, observa-se um movimento inusitado do mulherio em torno da dupla. Normalmente, cantores sertanejos são sempre desejados pelas fãs. Mas isso acontece geralmente depois que o artista já chega num certo grau de sucesso. Quando se fala de Munhoz & Mariano, no entanto, é engraçado que algumas mulheres já ficam “oriçadas” mesmo sem saber direito de quem se trata.

Recentemente, na minha navegação diária pela Internet, me deparei com ESTE POST do blog Insôônia, um dos mais populares da Internet no segmento humor, mantido por uma mulher, estudante de zootecnia da universidade de Viçosa e fã de música sertaneja, mas que, a julgar pelo post, não sabe nem o nome da dupla Munhoz & Mariano ainda. Mas o título do post (“Motivo pelo qual gosto de música sertaneja”) já mostra o tipo de reação que o Mariano provoca na mulherada. Quem teve a oportunidade de ler o que mais ela escreveu no post (algumas coisas impublicáveis aqui, inclusive, hehehe) pode confirmar de fato o que estou dizendo.

Aliás, a dancinha e o rebolado do Mariano no palco, que alguns mais tradicionais enxergam até como exageradas, têm se tornado praticamente uma marca da dupla. Algumas fãs mais afoitas já me pediram inclusive pra levar minha câmera num dos shows da dupla e filmar o cara dançando, hehehe. É claro que não farei isso apenas por um motivo simples, na verdade bem básico: sou homem e gosto de mulher, pô, haha.

Nessa coisa de dividir opiniões para o bem ou para o mal, Munhoz & Mariano têm ocupado um espaço cada vez maior no circuito sertanejo. Tocaram no Sertanejo Pop Festival e no Curitiba Country Festival esse ano e ainda vão tocar no Caldas Country. Por mais que as negociações em torno de shows envolvam troca-troca de artistas, negociações entre empresários e às vezes até a realização de um show apenas em troca da divulgação, o fato é que estas são 3 das 5 maiores festas sertanejas realizadas no decorrer do ano, ora bolas.

Eles seguem uma linha que até então não havia sido explorada, misturando o estilo tradicional de cantar (com a terça no lugar da segunda e a primeira voz um pouco abaixo dos tons mais comumente explorados por outros cantores), o que já rendeu a eles comparações com a dupla João Carreiro & Capataz, o que parece ter sido superado, com músicas com uma pegada mais moderna. Na verdade, canções bem contemporâneas, diga-se de passagem, produto de sua ótima relação com o produtor Ivan Miyazato e com o compositor Marco Aurélio e outros que se consagraram nessa mesma linha. Remetem muito às tradicionais duplas sertanejas mas ainda assim conseguem dar um toque moderno às canções.

Até agora, pelo menos entre os profissionais do meio, o que se observa é que todo mundo tem uma opinião formada. Como eu disse, nenhum profissional do meio têm conseguido ficar alheio à dupla. Há quem fale bem deles e quem fale mal. Mas não foi isso o que aconteceu com a maioria dos artistas que tempos depois explodiram nas paradas?

Abaixo, o clipe da música “Sexto Sentido”, nova música de trabalho da dupla.

21 comentários
  • Karie Blatz: (responder)
    14 de julho de 2013 às 20:03

    I just want to tell you that I am just very new to blogs and actually enjoyed you’re page. More than likely I’m planning to bookmark your blog . You actually come with terrific posts. Thank you for sharing with us your web page.

  • Arline Thiesse: (responder)
    17 de julho de 2013 às 02:25

    for black ops 2 cheat it awesome

  • useful site: (responder)
    18 de julho de 2013 às 00:28

    Very good information. Lucky me I recently found your website by chance (stumbleupon). I have saved it for later!

  • learn this here now: (responder)
    18 de julho de 2013 às 19:20

    You should take part in a contest for one of the highest quality sites online. I will recommend this website!

  • Google: (responder)
    20 de julho de 2013 às 09:01

    Sites of interest we have a link to

  • Mata: (responder)
    26 de julho de 2013 às 04:05

    Educational requirements are to find a good college that you will be happy with. Sign up for the classes needed to take and any financial aid. Talk to a student advisor to find out your responsibilities in getting your diploma. One needs to have a deep desire and longing to help promote the process of helping to keep earth clean. One must realize the choices, that are made, will help to bring back those lives that have died because of bad choices. Extinct animals and plant lives are also studied to find ways to help prevent the same steps from recurring. There are a lot of new information such as learning about the different plant lives. Animals will become a new name for workers and respect will become more prominent. Graduation will bring a whole new establishment for it’s advisors. Those in the government seats will relish in the thought of new, bright, and knowledgeable minds working for them. Waste management among others are anxious to open their doors for new faces. By learning how to get rid of excessive waste, fluids that can cause hurt, and how to destroy items that will bring concern for others, are some of the concepts of this class.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.