07 nov 2008 | Lançamentos
Notícias da semana
Olá, sem mais delongas…
* Na segunda-feira já estará nas lojas o novo CD de Zezé di Camargo & Luciano. Ainda NÃO é o CD/DVD AO VIVO, que foi gravado recentemente, mas um projeto de estúdio, com várias canções inéditas, conforme fora noticiado aqui há poucos dias. A dupla mudou a estratégia de divulgação, fazendo o caminho inverso ao que costumavam fazer. Dessa vez, estão divulgando junto à imprensa escrita (internet, revistas), depois em rádio e TV. Antigamente, eles costumavam fazer o caminho oposto.

* Em vista desse lançamento, essa semana choveram informações sobre Zezé di Camargo & Luciano, vindas de diversas fontes. Já agradeço ao André, do Universo Sertanejo, ao Átila, a Karol, minha nova parceira do blog César Menotti & Fabiano para Fãs, e todos os outros que me informaram sobre a fatídica entrevista da dupla, que promete levantar muita polêmica ainda. Pra quem ainda não sabe, Zezé di Camargo & Luciano, em entrevistas dadas durante a semana, criticaram duramente o movimento “universitário” na música sertaneja. As únicas duplas tidas como “do movimento” que eles elogiaram foram Victor & Léo e Zé Henrique & Gabriel. Dentre as frases marcantes das entrevistas, destacam-se:

– “Uns caras mais matutos do que nós se dizendo universitários”;
– “O sertanejo universitário repetiu de ano“;
– “Você vê um monte de cover de Zezé Di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone. Agora, aquela turma que regrava um sucesso nosso de oito anos atrás e chama de sertanejo universitário é uma ofensa (notem que esse trecho é uma crítica praticamente direta à dupla César Menotti & Fabiano). Acho um desrespeito. Enquanto eles são sertanejos universitários, eu sou mestre.”;
– “É diferente quando o cara pega uma fórmula e se autodenomina sertanejo universitário.”;
– “Eu acho que é um rótulo que criaram para justificar o injustificável. Quando a bossa nova surgiu no Brasil, criou-se um ritmo novo. Quando o rock apareceu, também era novo. Quero saber o que tem de novo no sertanejo universitário. Eles regravam músicas da gente. No show eles tocam as músicas de sucesso. Eu acho que é uma mentira musical.”

* Fora essas críticas desnecessárias e sem objetivo, as entrevistas com a dupla revelaram detalhes interessantes, inclusive sobre os problemas vocais recentes do Zezé. Eis alguns links importantes pra quem quiser saber mais sobre o papo que rolou durante a entrevista:

Matéria da revista QUEM;
Entrevista ao portal de Notícias G1;
Entrevista ao jornal Folha de São Paulo;
Entrevista praticamenwte completa, em áudio, no Universo Sertanejo;
Lista de artistas preferidos do Luciano, no momento (detalhe: Victor & Leo em segundo lugar na preferência do Luciano, perdendo apenas para Chitãozinho & Xororó).

* Na Uol, foi disponibilizado o seguinte trecho de uma entrevista, em vídeo:

* Segunda-feira não preciso nem dizer que sai o review do blog sobre o novo CD, abordando também essa postura da dupla na divulgação do novo trabalho.

* Uma notícia que diretamente não tem nada a ver com música sertaneja, mas que, lendo as entrelinhas, se aplica muito bem ao nosso segmento. Essa semana está acontecendo o Fórum das Letras de Ouro Preto. Na mesa de abertura do evento, estiveram presentes Nelson Motta e o cantor Lobão. Dentre outras declarações polêmicas, várias frases foram ditas durante o debate que se aplicam muito bem a muitas coisas que eu já postei aqui. “Hoje um laptop dentro de um banheiro tem mais recursos de gravação do que o estúdio de 1 milhão de dólares em que eu produzi um disco da Elis Regina nos anos 70″, disse Nelson. “Ficou muito fácil gravar, então as pessoas têm obrigação de apresentar um trabalho bom. Por outro lado, divulgar o trabalho ficou mais difícil. É por isso que as apresentações ao vivo ficaram mais caras, enquanto a música gravada está se desvalorizando”. Além disso, os caras defenderam os músicos bregas da década de setenta e criticaram a bossa nova e a culpa católica dos brasileiros, que odeiam o sucesso e o dinheiro. Clique AQUI para ler o texto do G1 na íntegra.

* O Blog Victor & Leo Sem Censura nos forneceu alguns clipes recentes da dupla, com os clipes oficiais de algumas músicas do CD Nada Es Normal. Confiram:

– AMIGO APASIONADO

– SABIAS

– RECUERDOS DE AMOR

– MARIPOSAS

– SIGO EXTRAÑANDOTE

– NADA ES NORMAL


* Por falar neles, gravaram recentemente um depoimento que será transmitido no programa Raul Gil, durante uma homenagem à dupla César Menotti & Fabiano. Ótimo para quebrar um pouco daquela história de que eles não se dão bem com as outras duplas. Fiquem atentos. O programa está previsto para ir ao ar no dia 20/12. Qualquer coisa informaremos.

* Hoje também tem programa Terra Nativa especial com a dupla Victor & Léo. Quem estiver em casa, sintoniza na Band.

LANÇAMENTOS DA SEMANA:

– O que será de nós – Zezé di Camargo & Luciano – nova música de trabalho

– Tô Fora Dessa Vida – Gabriel Reis

Até alguns dias atrás, eu nunca tinha ouvido falar desse cara, mas aí entrei num site de fofoca e vi essas fotos:


Não estão reconhecendo a moça da foto? É a Grace Kelly, a Mulher Maçã.

Isso mesmo: ele está realizando o sonho de um monte de brasileiros. Depois de ver essas fotos, não tem como não passar a prestar atenção na carreira do cara. Se ele for tão bom pra cantar quanto é pra escolher as namoradas, ele é sucesso garantido. Parabéns Gabriel Reis, meu novo herói. Ouçam a música do cara, produzida por Arnaldo Saccomani:

Obs.: Essa foi a foto mais comportada que eu achei da moça.
3 comentários

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.