05 dez 2007 | Lançamentos
Novos Trabalhos

Diante da grande quantidade de lançamentos no segmento sertanejo, optei por condensar análises relativas a vários trabalhos em apenas um post, até para ficar mais fácil fazer comparações entre os CDs e/ou DVD’s, e também por não estar sendo possível postar com mais freqüência . Comentários são sempre bem-vindos.

____________________________________________________________________________________

* César Menotti e Fabiano .com você (CD)

Uma das duplas mais executadas de 2007, cujo DVD e CD “Palavras de Amor Ao Vivo” foi o mais vendido do ano no segmento sertanejo, trouxe, dois anos depois do DVD, este novo trabalho, que, diga-se de passagem, é um tanto arriscado. César Menotti & Fabiano fizeram e continuam fazendo sucesso por terem sido os responsáveis por consolidar uma inovação no mercado de música sertaneja, através do estilo universitário. Esperava-se, então, que eles seguissem a mesma linha, afinal de contas em time que está ganhando não se mexe.

No entanto, alguém do alto escalão (entenda-se gravadora) acha que eles são capazes de alcançar maior abrangência. Realizou-se, então, um CD à moda antiga, com 18 faixas predominantemente inéditas, talvez para que se crie, enfim, o estilo César Menotti e Fabiano, que ficaram conhecidos apenas pela interpretação de grandes sucessos. As músicas, são, porém, fraquinhas, fraquinhas. Não há um Hit. Assim como Bruno e Marrone, talvez um pouco menos desesperadamente, o cd “.Com Você” é um tiro de metralhadora para todos os lados, tentando agradar os fãs de todos os segmentos.

O estilo César Menotti e Fabiano ficou, ainda, em aberto. Apesar de ser uma produção dirigida pelo Pinochio, de quem eu puxei o saco no último post, esse trabalho pareceu um pouco mais preguiçoso que os outros que também levam a sua assinatura, talvez porque ele apenas dirigiu a produção, mas não pôs realmente as mãos na massa (no encarte do CD vem escrito “Uma Produção Universal Music dirigida por Pinochio”). Apesar disso, o CD têm vendido muito bem, graças é claro a uma ampla divulgação na mídia televisiva, o que prova que o jeito que as gravadoras têm de trabalhar ainda é capaz de render dividendos, apesar de ser um bocado arriscado.

CD: César Menotti e Fabiano .Com Você
Nota: 6,5 (seis e meio)

____________________________________________________________________________________

* Gian e Giovani – Uma História de Sucesso (CD e DVD)

Um amigo meu me perguntou dia desses por onde andavam Gian e Giovani. Estranhei a pergunta, mas depois entendi o que ele quis dizer. Realmente a dupla já não fazem mais parte do seleto time de artistas sertanejos que gozam de grande sucesso. Não só eles, como praticamente todos os artistas da velha guarda padecem do mesmo mal. O novo público já não se interessa mais por eles.
Diante desse quadro, alguns artistas tentam voltar à ativa tentando reconquistar seu espaço. Outros se acomodam nessa situação e passa a fazer sua música para quem realmente se interessa por ela. No primeiro caso se encaixam Matogrosso e Mathias (que mudaram até a formação da dupla tentando se adaptar) e alguns outros. No segundo caso, Chitãozinho e Xororó (leia o próximo texto), Chrystian & Ralf e outros. Gian e Giovani passeiam entre os dois casos. Apesar de fazerem seu trabalho da mesma forma que há anos atrás, sem inovar, eles tentam atrair a atenção dos fãs da fase mais atual da música brasileira.

O CD/DVD conta com a participação de César Menotti e Fabiano, Inimigos da HP, o que ilustra essa tentativa de atrair a atenção da moçada mais contemporânea. Só que as músicas ainda permanecem naquele mesmo estilo de anos atrás. Fora as músicas inéditas (poucas, na verdade), os arranjos são todos originais e os músicos da banda são todos das antigas, tal como o estilo adotado, com arranjos de guitarra e de trio de metais. Eles utilizaram até bailarinas no DVD, algo que é muitíssimo incomum hoje em dia. Mesmo assim, o DVD é muito bem cuidado visualmente. Um dos pontos altos é a participação de Chitãozinho e Xororó, homenageados nos depoimentos como indiretamente responsáveis pelo sucesso de Gian e Giovani.

Enfim, pra galera que ainda é fiel a Gian e Giovani, o CD/DVD é um presentaço. Mas pra quem não curte tanto assim a dupla, este novo trabalho não muda muito o panorama.

CD/DVD: Gian e Giovani – Uma história de sucesso
Nota CD: 7,5 (sete e meio)
Nota DVD: 8,5 (oito e meio)

____________________________________________________________________________________

* Jorge e Mateus – Ao Vivo em Goiânia

Jorge e Mateus são a nova promessa do sertanejo universitário. Esse primeiro CD/DVD coroa um sucesso construído apenas no boca-a-boca. Todo mundo que curte esse estilo já sabe quem é Jorge e Mateus, sem eles terem lançado um trabalho decente, apenas um CD daqueles de voz e violão, bem vagabundinho por sinal, e distribuído apenas nos camelôs, método que se mostrou o mais eficaz na divulgação de novas duplas.

Devo admitir que Jorge e Mateus realmente sabem trabalhar como profissionais. Sem jamais terem lançado um só CD, eles foram atrás do maior produtor da música sertaneja, o Pinochio, escolheram a dedo um repertório que realmente tem muito potencial e se penduraram na barra da saia de uma das duplas de maior sucesso no Brasil (César Menotti e Fabiano). O resultado é esse trabalho incrível que eleva a dupla a um outro patama.

Seguindo a regrinha básica dos três A’s, de que já falei em outros posts, o CD/DVD é diferente dos outros por impingir um novo estilo dentro do já consagrado sertanejo universitário. Todas as músicas são contagiantes, sejam as inéditas ou as regravações. Não houve espaço no disco para músicas “paradas”, por assim dizer. Até as músicas mais lentas foram “aceleradas”. O único músico participante da gravação que pertence ao velho modelo sertanejo é o Pinóchio. O resto da banda é todo formado por cabeludos que parecem ter saído de bandas de rock. E acho que foi isso o que ocasionou um resultado tão original.

Ainda que as vozes da dupla não sejam das melhores, o trabalho desenvolvido nesse CD/DVD compensa todos os defeitos que Jorge e Mateus possam ter. A Universal está apostando alto nesse trabalho. E, cá entre nós, a aposta já está garantida. 2008 é, definitivamente, o ano de Jorge e Mateus.

CD/DVD: Jorge e Mateus – Ao Vivo em Goiânia
Nota: 9,5 (nove e meio)

4 comentários
  • Donella Rothwell: (responder)
    14 de julho de 2013 às 15:47

    I simply want to mention I am new to blogging and site-building and actually loved this web page. Almost certainly I’m likely to bookmark your blog . You actually come with terrific article content. Many thanks for sharing with us your blog site.

  • Laurence Adamiak: (responder)
    17 de julho de 2013 às 03:46

    mw3 want aimbot and wallhack dude !

  • check this: (responder)
    17 de julho de 2013 às 19:51

    Hi, I do think this is a great web site. I stumbledupon it ;) I will revisit once again since i have saved as a favorite it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to guide others.

  • find: (responder)
    19 de julho de 2013 às 18:46

    The very next time I read a blog, Hopefully it won’t fail me as much as this one. I mean, I know it was my choice to read, nonetheless I really thought you would probably have something helpful to talk about. All I hear is a bunch of whining about something that you could fix if you were not too busy seeking attention.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.