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O contra-ataque digital da Sony Music

O contra-ataque digital da Sony Music

Nos últimos anos, principalmente devido aos problemas com pirataria e consequente queda nas vendas, assistimos a uma diminuição gradativa a importância das gravadoras na carreira dos artistas. Antes, elas eram as principais responsáveis pelo crescimento de cada um de seus contratados. A condução da carreira era realizada em consonância com as determinações dos executivos ou às vezes até por eles próprios.

Com o tempo, os artistas começaram a assumir as rédeas de suas próprias carreiras, as gravadoras foram se tornando meras distribuidoras e o resto da história todo mundo sabe. Atualmente, elas utilizam os elementos que têm cada uma a seu favor para se manter em alta. A Som Livre tem a Globo, a Universal e a Sony tem o respaldo internacional, etc etc etc.

Uma das grandes reclamações que havia sobre o trabalho das gravadoras até bem pouco tempo atrás era sobre a falta de visão quanto às novidades da era digital. O Youtube era considerado praticamente um inimigo e distribuir música digitalmente só era possível através de sites “piratas”. A consolidação do Youtube como maior plataforma de vídeos da Internet e do Itunes e outras plataformas como importantíssimos meios de distribuição de música digital, entretanto, já haviam acordado os executivos mundo afora e parece que essa realidade finalmente chegou ao Brasil. E a Sony Music é quem parece ter percebido isso primeiro.

De alguns meses pra cá, temos acompanhado nas redes sociais diversos artistas comemorando a assinatura de contrato com a Sony Music, o que a princípio me causou até um certo estranhamento. “Tanta gente assim?”. É que a Sony começou a trabalhar de forma muito mais intensa uma vertente recém-criada e que parece ser a resposta para todos os problemas apontados lá no começo do texto: a digital.

A fórmula é simples. Não é que a Sony esteja assumindo a carreira destes diversos artistas com quem ela tem assinado contrato. Ela apenas entendeu que é possível fechar parcerias com eles com o intuito de promover digitalmente os respectivos discos, singles e clipes.

Em conversa por e-mail com André Vilella, um dos responsáveis pela área digital da Sony Music, ele me disse o seguinte: “a Sony Music entende que o digital já é responsável por boa parte do crescimento da indústria de música tanto no Brasil quanto no Mundo e por este motivo decidimos investir em uma área que tem como foco fechar acordos artísticos de distribuição exclusivamente para as plataformas digitais com foco em vendas e promoção“.

Este trabalho da Sony Music voltado à área digital começou no início de 2013. O departamento digital da Sony trabalha em conjunto com o Artístico, este responsável pela captação de novos contratados, que serão trabalhados com foco principalmente nas mídias digitais.

A Sony Music Brasil possui contratos com todos os principais parceiros de venda de música digital no Brasil e no mundo (iTunes, Rdio, Deezer, Vevo / You Tube, operadoras de celular, etc…) e um trabalho muito forte de marketing digital que a posiciona como a maior gravadora em redes sociais no mundo. Só no Brasil são 5,4 milhões de curtidores da fanpage da gravadora, mais 1,5 milhão na da Sony Music Gospel e mais de 40 milhões somando todos os curtidores das fanpages dos artistas contratados.

O que temos, na verdade, é finalmente uma forma do artista trabalhar digitalmente o seu projeto de forma lucrativa, o que tem sido muito mais viável que a mera distribuição física. Ao invés do próprio artista realizar o trabalho sozinho ou através de sua equipe, ele pode utilizar todo o know-how da Sony Music, através de seu departamento digital, expondo, promovendo e vendendo legalmente suas músicas, seja no formato áudio ou audiovisual.

Dentro do segmento sertanejo, a lista de artistas que passaram a trabalhar junto à Sony Music a sua parte digital vem crescendo exponencialmente. Quando o André respondeu o e-mail, há alguns dias, a lista de artistas contratados pelo departamento digital da Sony incluía os seguintes nomes: Trio Bravana, Gustavo Moura & Rafael, Hugo & Tiago, Alma Serrana, Dany & Diego, Emilio & Eduardo, Hebert Dutra, João Lucas & Diogo, João Lucas & Walter Filho, João Marcelo & Juliano, Lu & Robertinho, Lucas DeCarizo, Lucas & Vinicius, Márcio & Murilo, Marquinho Guerra, Pedro Henrique & Thiago, Wellington & Nilo. Outros nomes, como Fabinho & Rodolfo e Sávollo Lopes, já estavam em vias de assinar o contrato.

Há que se lembrar, também, que a Sony é a gravadora oficial da Copa do Mundo, o que, falando de uma forma bem otimista, pode representar uma grande vantagem para seus artistas contratados durante os trabalhos que serão realizados em 2014. A Sony será responsável pelos temas, campanhas e pelo lançamento do CD oficial da Copa. Com isso, abrem-se portas para utilização de músicas relacionadas a futebol de diversos gêneros. Resumindo, esperem muita coisa nesse sentido dos artistas do casting.

É claro que a Sony, enquanto gravadora, continua trabalhando à moda antiga com alguns outros artistas contratados de forma integral, com a distribuição física dos trabalhos e um trabalho mais intenso de marketing. Entre eles, atualmente, estão Bruno & Marrone, Daniel, Eduardo Costa, Henrique & Diego, Zezé di Camargo & Luciano e o recém contratado Lucas Lucco. Sobre os artistas contratados pelo departamento digital, o próprio André Vilella ressalta que sempre existe a possibilidade do investimento e gerenciamento na carreira, mas que tudo vai depender do desenvolvimento do artista e do retorno obtido pelo trabalho realizado com ele.

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