26 dez 2010 | Lançamentos
Os 50 fatos mais marcantes de 2010

_________

Muitas pessoas podem afirmar categoricamente que o ano de 2010 foi excelente para a música sertaneja. Sim, no decorrer do ano muita coisa aconteceu, perdas irreparáveis, ganhos sem medida, muita gente brilhou, outros fizeram feio. Algumas duplas se separaram, outras se reconciliaram, mas todos chegam ao final deste ano com um único pensamento: foi um ano muito forte para a música sertaneja. Por isso, listamos os 50 fatos mais marcantes em 2010:

_________

O renascimento de Guilherme e Santiago

O fim do programa Terra Nativa quase colocou um ponto final na carreira de Guilherme & Santiago. No começo de 2010, no entanto, produzidos por Pinocchio e impulsionados pelos sucessos de “E Daí” e “Tá se Achando”, a dupla voltou às paradas e foi um dos grandes destaques do ano.

A volta de Lucas & Luan com “Pensa em Mim

Depois de vários anos longe dos palcos, Lucas & Luan dão a volta por cima e emplacam “Pensa em Mim”, uma das canções mais executadas do primeiro semestre de 2010 e que tinha a participação da dupla Jorge & Mateus.

Teodoro e Sampaio voltam à formação original

No inicio de 2010, Alcino Alves, o Sampaio da dupla Teodoro e Sampaio deixou a dupla e  para seu lugar voltou o Sampaio da primeira formação, Gentil Aparecido da Silva. Em algumas festas pelo interior do Brasil, a dupla chegou a levar mais público que os sertanejos da “nova geração”.

Edson lança oficialmente sua carreira e CD solo

Com o fim da parceria ao lado de Hudson, Edson lança oficialmente sua carreira solo com disco cheio de participações especiais: Pelé, Zezé Di Camargo, Carlinhos Mendigo e Beijinho. A primeira música dessa nova empreitada, “Uma canção pra você”, é uma versão de “Una Cancion para Ti”, música do mexicano Cristian Castro.

Morre Pena Branca

Uma perda irreparável para os amantes da música raiz: Morre Pena Branca. “Pena” foi um dos baluartes da música caipira e chegou a ganhar o Grammy Latino de melhor disco sertanejo por “Semente Caipira” em 2001.  O cantor estava em casa em São Paulo quando sentiu-se mal, foi socorrido mas não resistiu.

Sérgio Reis e Renato Teixeira gravam DVD

Em um lance de grande genialidade, dois mestres da música brasileira se uniram e gravaram um DVD histórico. “Amizade Sincera”, gravado no Teatro Bradesco, em São Paulo, trouxe o que havia de melhor de Sérgio Reis e Renato Teixeira. Um presente aos amantes da boa música.

Nova formação para o grupo Tradição

O Grupo Tradição ainda se reestruturava após a saida de Michel Teló quando outros integrantes deixaram o grupo. No final restaram apenas o baixista Carlos Dias e o guitarrista Wagner Pekois. Pouco tempo Carlos, o baixista, também deixaria o grupo.

Sertanejos em especial na tela da TV Record

O Jornal da Record exibiu, ainda no primeiro semestre, uma série de reportagens intitulada “Novo Sertanejo – A Paixão do Brasil”. Com as participações de Luan Santana, Fernando & Sorocaba, Eduardo Costa, entre outros. A equipe do jornal mostrou como a nova vertente do ritmo ganhou o país.

Roberto Carlos grava DVD com sertanejos

O rei Roberto Carlos realizou em 2010 um sonho antigo, gravar um projeto ao lado de artistas sertanejos. Para isso aproveitou as comemorações de seus 50 anos e convidou Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Leonardo, Victor & Leo entre outros. Os “Garganta de Ouro”, Milionário & José Rico, que completaram 40 anos de carreira em 2010 também participaram da gravação. O evento aconteceu no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo

Maria Cecília & Rodolfo assumem namoro

O boato já corria solto, mas em abril, durante a primeira apresentação da dupla no programa Domingão do Faustão, Maria Cecília resolveu abrir o jogo e assumir que estavam namorando. O anúncio não surpreendeu os fãs.

César Menotti & Fabiano regravam Labirinto e sofrem duras críticas

2010 definitivamente não foi o ano de Cesar Menotti & Fabiano. Após 2 anos de espera, a dupla regravou “Labirinto”, canção já conhecida nas vozes de Marco Aurélio & Paulo Sérgio para ser o carro chefe de “Retrato”, seu novo CD. A dupla enfrentou duras críticas do público que esperava dos irmãos uma música inédita para este novo trabalho.

O filme de Leandro e Leonardo

Após anos de rumores acerca de um filme contando a história de Leandro & Leonardo, foi confirmada a realização do longa pelo próprio Leonardo à revista Sexy. Para interpretar o goiano, o ator escolhido foi Bruno Gagliasso; para o papel de Leandro ainda não foi definido ator.

Felipe apresenta novo Falcão

Pouco menos de um ano após a morte de Antonio Ribeiro, o Falcão, seu parceiro Felipe, escolhe um novo segunda voz para a dupla. Trata-se de Jordão, que integrava a dupla Frank & Jordão. Em comunicado, a Phonox Music e Entertainment anunciou a escolha aos fãs e imprensa.

Vaza na internet “Amo Noite e Dia”

A canção de Jorge & Mateus vazou na internet no início de 2010 e rapidamente se tornou um dos maiores sucessos do ano. Os vídeos contendo a canção no YouTube já contabilizam juntos nada menos que 20 milhões de visualizações. A música serviu como prévia do tão esperado CD “Aí Já Era”.

Ivan Miyazato é matéria na revista ÉPOCA

“O japonês que renovou o sertanejo”, foi assim que a Revista Época se referiu ao produtor ao estampar em suas páginas um pouco da história e carreira deste grande produtor. Entre seus trabalhos estão Luan Santana, Fernando & Sorocaba, Michel Teló e Maria Cecília & Rodolfo.

Michel Teló lança “Fugidinha”

O primeiro sucesso arrasa-quarteirão de Michel Teló em sua carreira solo. Depois da bem aceita “Ei Psiu, Beijo Me Liga” lançada no ano passado, a “Fugidinha” chegou e arrasou tudo por onde passou. A canção composta por Thiaguinho (Exaltasamba) e Rodriguinho (ex-Travessos) unia sertanejo e pagode e  fez a galera balançar em 2010.

Christian & Ralf lancam CD inédito após 9 anos

A espera foi grande, mas depois de 9 anos a dupla voltou a lançar um projeto inédito. Um disco totalmente diferente dos padrões atuais da música sertaneja, mas recheado de caracteristicas próprias.

Viola, Minha Viola – 30 anos

O programa completou 30 anos no ar em 2010 e para isso um grande evento foi realizado no Auditorio da Ibirapuera. Entre as participações  especiais estavam Daniel, As Galvão, Liu e Léo, César e Paulinho, Almir Sater entre outros.

Gusttavo Lima estoura para o Brasil com “Inventor dos Amores”

Ele chegou de mansinho, como todo bom mineiro, lançou primeiro “Rosas, Versos e Vinhos” mas o sucesso mesmo veio com “Inventor dos Amores”. Gusttavo Lima conquistou o Brasil e é mais um caso de cantor solo que é promessa para 2011.

Chitãozinho & Xororó gravam DVD com artistas da nova geração

Dando início às comemorações de 40 anos de carreira, a dupla convidou os artistas da nova geração para a gravação de um DVD. Entre os principais nomes estavam Fernando & Sorocaba, Michel Teló, João Bosco & Vinícius e Luan Santana.

Luan Santana voa em Barretos

Ao se apresentar pela segunda vez na Festa do Peão de Barretos, Luan Santana surpreeendeu o público em um número bastante ousado: preso por dois cabos, voou sobre o público enquanto cantava a canção “Vou Voar”.

Novelas dão atenção especial á musica sertaneja

A estréia das novelas “Malhação” e “Araguaia”, da Rede Globo, trouxe gratas surpresas ao público: trilhas sonoras com grande números de canções sertanejas. Alguns artistas ainda desconhecidos do grande público como Henrique & Diego, Adair Cardoso e Jeann & Júlio puderam mostrar seus trabalhos para todo o Brasil.

Sertanejos na politica

O ano de 2010 foi marcado pelas eleições para diversos cargos políticos no Brasil. Entre os representantes da nossa música, alguns nomes eram bem conhecidos: Dalvan, Renner (Rick & Renner), Marco Brasil e Moacyr Franco. Nenhum deles, porém, conseguiu se eleger.

Prêmio Multishow sertanejo

O canal Multishow realizou sua tradicional premiação e com algumas categorias novas neste ano, entre elas o de “Melhor Artista Sertanejo”. Com votações definidas pelo público, os vencedores foram Victor & Leo e em outra categoria, a  de “Revelação do Ano”, o vencedor foi Luan Santana. Zezé Di Camargo & Luciano, numa coletiva de imprensa, chegaram a descreditar a premiação e Eduardo Costa desceu a lenha via twitter.

Rodeio de Barretos aposta em Mariah Carey

Depois de anos planejando uma atração internacional para a Festa do Peão de Barretos, finalmente os organizadores fecharam com um grande nome: Mariah Carey. Para trazer a diva, a organização deixou de lado nomes tradicionais, como Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone. Resultado: fiasco total. Não mais que 20 mil pessoas para a apresentação e o rodeio acabou sendo salvo por outros sertanejos convidados, como Jorge & Mateus e Luan Santana

Chitãozinho & Xororó gravam DVD “Entre Amigos”

Ainda comemorando os 40 anos de carreira, Chitãozinho & Xororó planejaram um novo DVD e, para a gravação, convidaram alguns amigos como Leonardo, Daniel, Zezé Di Camargo & Luciano, Roberta Miranda, entre outros.

Israel Lucero conquista o Ídolos

Um artista sertanejo conquistou o reality show “Ídolos”. O catarinense de apenas 16 anos  Israel Lucero, que tem como principal fonte de inspiração o goiano Zezé Di Camargo, venceu o outro competidor, Tom Black numa final emocionante.

Google Insights para Pesquisa mostra a tendência no sertanejo

Em 2010 um poderosa ferramenta de pesquisa mostrou como anda o interesse dos internautas pelos artistas sertanejos. O Google Insights para Pesquisa apontou crescimento na procura por Jorge & Mateus e queda no interesse por Victor & Leo.

Luan Santana e os boatos sobre sua sexualidade

O ano de 2010 não foi nada fácil para a vida pessoal de Luan Santana. As questões sobre sua sexualidade ganharam páginas de jornais e capas de revistas. Alguns meios de comunicação chegaram a divulgar uma suposta paquera entre ele e um modelo via msn. Para minimizar a polêmica, Luan foi visto com garotas em eventos importantes e deu declarações de que se relacionava com fãs antes e até durante os shows. 

Fernando e Sorocaba em Madri

A dupla que dominou o Brasil com a deliciosa canção “Madri” fez uma pausa em shows por aqui e foi convidada a se apresentar em um evento para brasileiros na Espanha. Alguns registros em vídeo foram feitos durante a viagem.

Jorge e Mateus lançam “Aí já Era” e roubam a cena

Uma desconfiança recaiu sobre Jorge & Mateus logo no início do ano: seria a dupla capaz de manter o sucesso dos trabalhos anteriores, mesmo trocando de produtor? A resposta veio em forma de um belíssimo CD, aclamado por crítica e público como o melhor disco do ano de 2010. “Amo Noite e Dia”, “Tempo ao Tempo” e “Aí Já Era” ficaram por meses nos primeiros lugares de todas as paradas e consagraram o produtor Dudu Borges.

Garagem do Faustão consagra Munhoz e Mariano e Léo Magalhães

O já conhecido “Garagem do Faustão” voltou em 2010 e consagrou artistas que o grande público ainda não conhecia. A dupla Munhoz & Mariano e o cantor solo Léo Magalhães que, apesar de fazerem sucesso no segmento, ainda não tinham projeção nacional.

Revista Veja menospreza sertanejo

A revista Veja mais uma vez conseguiu transformar ouro em lata através de sua equipe desinformada e preconceituosa. Em “O Brega virou Pop”, matéria de capa da Veja São Paulo, jornalistas da revista fizeram pouco caso do sertanejo, zombaram do estilo e ainda acharam que estavam prestando um serviço à sociedade.

João Bosco &Vinícius lançam o clipe de Chuva

Num lance de muita genializade, a equipe de João Bosco & Vinicius produziu um clipe para “Chuva”, nova canção da dupla. O vídeo feito todo em HD conta com as belas paisagens da Serra Gaúcha e tornou-se um marco desse novo tempo do videoclipe na música sertaneja.

Fernando & Sorocaba na bolha

Depois de passear sobre o público a bordo de um guindaste, a dupla inovou mais uma vez e introduziu uma “bolha” em seus shows. Um vez dentro desta bola transparente, os músicos puderam passear por cima dos fãs, que foram à loucura.

Sertanejo Pop Festival

Evento organizado pela Mondo Entretenimento, empresa que tem como sócios Chitãozinho & Xororó, o Sertanejo Pop Festival reuniu no Jóckey Club de São Paulo os principais artistas sertanejos da atualidade. Com o sucesso do evento, que reuniu 30 mil pessoas em dois dias, os organizadores prometeram uma nova festa em 2011.

Artistas sertanejos se rendem ao twitter

Em 2010 muitos artistas passaram a usar o microblog para se comunicar com fãs e amigos. Fizeram twitcam, promoções, anúncios, lançamentos, etc. Mas também houve barraco: no segundo semestre do ano, o cantor Luciano, da dupla com Zezé Di Camargo, protagonizou uma acalorada discussão com alguns fãs de Jorge & Mateus. A medida obrigou a equipe da dupla de Itumbiara soltar uma nota dizendo que nenhum fã clube fala em nome deles. O cantor Luciano chegou a exigir (e foi atendido) a demissão da assessora da dupla Jorge & Mateus responsável pela manutenção dos perfis em redes sociais na Internet.

Hudson marca e desmarca gravação de DVD

O cantor Hudson Cadorini chegou a marcar para novembro a gravação de seu primeiro DVD. Com o sugestivo nome de “De Volta às Origens”, o local escolhido foi um circo. Porém, poucos dias depois do anúncio, a gravação foi cancelada devido a atrasos na entrega dos equipamentos.

Rodeios famosos do Brasil enfrentam problemas por falta de segurança

Dois dos rodeios mais famosos do Brasil sofreram sansões por problemas na organização. O de Jaguariúna, cujos problemas culminaram com a morte de quatro pessoas em 2009, quase foi cancelado e o de Barretos, que colocou 150 mil pessoas em um espaço para apenas 100 mil, em agosto deste ano, foi multado.

A volta das propagandas sertanejas nas cervejas

Depois de vários anos, as companhias de cerveja voltaram a investir no sertanejo para suas propagandas. Depois de muita pesquisa junto ao público, a Bavária convidou Leonardo e Fernando & Sorocaba para um comercial que fez muita gente chorar de saudades dos anos 1990.

Blognejo agora é Virgula

Depois de quase três anos no ar, o Blognejo fecha parceria com o Portal Vírgula e aumenta o seu poder fogo. Um vitória da música sertaneja que nunca teve em sua história um meio de comunicação totalmente dedicado ao estilo e que discutia abertamente assuntos de interesse coletivo, sempre valorizando em primeiro lugar a opinião e não a pura e simples rasgação de seda presente em 9 em cada 10 sites com temática similar.

Zezé Di Camargo & Luciano ganham Grammy Latino

Consagrado como o melhor disco sertanejo do ano pelo Grammy Latino, o “Double Face” da dupla Zezé Di Camargo & Luciano desde o início arrancou aplausos do público e crítica. É o terceiro Grammy da carreira dos irmãos Mirosmar e Welson David, que já conquistaram o prêmio em 2003 e 2004.

O primeiro Youtube Sertanejo Live

Organizado pela Sony Music e Skol, o primeiro You Tube Sertanejo Live aconteceu já no finalzinho de novembro e reuniu grandes nomes da música sertaneja: Luan Santana, Michel Teló, João Bosco & Vinícius, Victor & Leo entre outros. O evento alcançou em sua primeira transmissão o grandioso número de aproximadamente 2 milhões de espectadores.

Victor Chaves e Xuxa protagonizam fofoca

Tudo começou com rumores de que Xuxa visitava com frequência a fazenda do cantor, em Minas. Logo depois, alguns encontros cheios de trocas de carinhos exagerados na TV e por fim a capa da revista Contigo. O casal parecia incomodado com os boatos mas mesmo assim não deixou de dar motivos para a imprensa, até Victor Chaves dar um basta á tudo isso no programa Domingão do Faustão. Estariam Xuxa & Victor Chaves realmente namorando?

João Bosco & Vinicius fazem chover no palco

Depois do bem sucedido lançamento da música e do videoclipe de “Chuva”, a dupla João Bosco & Vinicius fez chover. Enquanto se apresentavam na cidade de Cerquilho/SP, uma cortina d´agua se formou em frente ao palco enquanto o videoclipe era mostado ao fundo.

Rick & Renner anunciam separação

O cheiro de separação já estava no ar desde que Rick gravou um projeto paralelo ao lado de seu filho, Victor. Depois do anúncio de que Renner disputaria uma vaga de senador pelo estado de Goiás, os rumores ficaram ainda mais fortes. Mesmo assim a dupla se manteve firme e até lançou um disco: “Happy End”. Foi então que aconteceu o que todos previam, o fim. No início de dezembro, Rick & Renner enfim anunciaram a separação da dupla.

Luan Santana grava DVD no Rio de Janeiro

Como era esperado de Luan Santana, o segundo DVD precisaria superar o primeiro para manter o jovem cantor sertanejo lá na topo, onde ele se acostumou a estar. Para tal façanha, gravou um projeto grandioso no Rio de Janeiro, com participações de Ivete Sangalo, Zezé Di Camargo & Luciano e da mexicana Belinda. Programado para ser lançado em abril, o DVD promete.

Luiz Cláudio grava seu 1º  DVD solo

Logo depois da separação da dupla Luiz Claudio & Giuliano, há pouco mais de um ano, Luiz Cláudio separou um tempo para reorganizar sua carreira. Há alguns dias, chamou os parceiros Alexandre Pires, Eduardo Costa e Régis Danese e gravou seu primeiro DVD solo  no Castelli Hall, em Uberlândia/MG.

Roberta Miranda lança CD com músicas inéditas

Após quase 5 anos de espera, a eterna diva da música sertaneja, Roberta Miranda, lança um novo CD. “Sorrir Faz a Vida Valer ” é o 21º trabalho de sua carreira e traz participações de MV Bill e Dominguinhos além de uma canção assinada por Victor Chaves.

Morre Airo Garcia Barcellos

Na madrugada da última sexta-feira (24), faleceu aos 37 anos em Campo Grande o compositor Airo Garcia Barcellos. Autor de canções como “Quem Diria, hein?”, sucesso na voz de Daniel, “Do Brasil à Argentina”, conhecida nas vozes de Jorge & Mateus, “Pensa num trem bão” interpretado por Bruno & Marrone entre diversas outras. Airo era um compositor querido e admirado por toda a classe sertaneja.

_____

38 comentários
  • Forest Orzel: (responder)
    12 de julho de 2013 às 18:26

    I like to get letters with U.S. commemorative stamps on them; I collect these. How are your letters stampedor are they metered (yech)?

  • Luigi Pellon: (responder)
    14 de julho de 2013 às 17:19

    I simply want to mention I am just new to blogging and site-building and really savored your blog. Almost certainly I’m planning to bookmark your site . You surely come with impressive articles and reviews. Appreciate it for sharing with us your website page.

  • Shannon Ozer: (responder)
    16 de julho de 2013 às 22:42

    I’d have to check with you here. Which is not something I usually do! I enjoy reading a post that will make people think. Also, thanks for allowing me to comment!

  • Maxwell Laux: (responder)
    17 de julho de 2013 às 14:31

    Would you be interested in exchanging links?

  • useful link: (responder)
    17 de julho de 2013 às 20:03

    Everyone loves it when individuals get together and share views. Great site, continue the good work!

  • 2000 loan: (responder)
    18 de julho de 2013 às 02:28

    I went in the Nigerian scam. I performed along , and when their examine for about 30k arrived, I called the bank who had issued it. They of course explained it absolutely was a forgery. We contacted the FBI. I dont understand what happened next , I was glad to become out of it.

  • my sources: (responder)
    18 de julho de 2013 às 03:36

    I was just seeking this info for some time. After 6 hours of continuous Googleing, at last I got it in your website. I wonder what’s the lack of Google strategy that don’t rank this kind of informative sites in top of the list. Generally the top web sites are full of garbage.

  • Casimira Koets: (responder)
    18 de julho de 2013 às 07:13

    Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it. Look advanced to more added agreeable from you! However, how can we communicate?

  • discover here: (responder)
    18 de julho de 2013 às 12:45

    I used to be able to find good information from your content.

  • Dede Troxel: (responder)
    18 de julho de 2013 às 19:36

    anti anxiety herbal remedies cats

  • seo company uk: (responder)
    18 de julho de 2013 às 23:34

    Hi there! I simply wish to offer you a big thumbs up for the excellent information you have right here on this post. I am returning to your website for more soon.

  • This Site: (responder)
    19 de julho de 2013 às 08:30

    It’s awesome in favor of me to have a web site, which is beneficial designed for my know-how. thanks admin

  • found this: (responder)
    19 de julho de 2013 às 17:27

    Guten tag! Hohoho! I’m not Deutsch, but had ya nervous! Great site neway, I love what you wrote.

  • Emogene Oniel: (responder)
    19 de julho de 2013 às 22:58

    I am so very happy to you will need. That is this is the kind of manual that ought to be given and never the accidental misinformation that is in the other blogs. Many thanks for sharing this greatest doc.

  • vegina: (responder)
    20 de julho de 2013 às 05:07

    Say, you bought a pleasant short article publish. Continue to keep producing.

  • read more here: (responder)
    20 de julho de 2013 às 07:17

    YouTube movies are famous in entire world, for the reason that it is the leading video sharing site, and I turn out to be too cheerful by watching YouTube video lessons.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.