13 jul 2011 | Artigos,Notícias
Paula Fernandes, estrela internacional?

Não era tão incomum assim a tentativa de artistas sertanejos de se destacarem no mercado internacional. Na verdade, isso fazia parte da “via crúcis” do sucesso. Depois de atingirem tudo o que podiam no mercado brasileiro, os grandes artistas sertanejos quase sempre arriscavam um trsabalho em espanhol. Leandro & Leonardo e Daniel gravaram um disco assim, Zezé & Luciano gravaram dois e Chitãozinho & Xororó chegaram a gravar três. O comum em todos estes casos, no entanto, foi o fato de que nenhum deles atingiu o que se esperava que atingissem.

Mais recentemente, Victor & Leo gravaram um projeto também em castelhano e inclusive começaram a gozar de algum prestígio na América Latina. O problema é que a logística para esse tipo de trabalho é muito dispendiosa. E, para um artista em alta no Brasil, investir numa carreira internacional significa frear o sucesso aqui para poder arriscar o sucesso lá fora. Esse é talvez o principal motivo que faz com que os artistas nacionais não se interessem tanto por esse tipo de carreira. É algo muito incerto e ninguém gosta de trocar o certo pelo duvidoso.

Mas aparentemente a Universal Music está pouco a pouco pavimentando o caminho para que uma nova artista sertaneja tente uma carreira internacional. E em inglês, o que é bem mais audacioso. A matriz internacional da gravadora tem promovido diversas ações teoricamente discretas mas que começam a inserir a Paula Fernandes no circuito internacional.

Para começar, alguém já notou como os vídeos oficiais mais recentes da Paula Fernandes são postados no Youtube? Os vídeos do DVD, por exemplo, foram postados através da marca “VEVO”. A Wikipédia trata de nos dizer o que é isso: Escrito sempre com letras maiúsculas, VEVO é um site de vídeos musicais e entretenimento. É uma joint venture entre a Sony Music Entertainment, Universal Music Group e YouTube e com o licenciamento de conteúdo da EMI, sem ter uma participação acionária. O serviço foi lançado oficialmente em 8 de dezembro de 2009. O armazenamento dos vídeos é provido pelo YouTube com o Google, que divide sua receita de anúncios com a Universal Music Group. A oferta de vídeos presentes no Vevo provém de três das quatro maiores gravadoras do mundo: Universal Music Group , Sony Music Entertainment e EMI. Na prática, o Vevo representa a parceria entre Google e selos musicais para transmissão de conteúdos na internet. Pelo portal é possível não só assistir a vídeos mas também comprar ingressos para shows. Enfim, ao invés do caminho tradicional, com um canal oficial no Youtube ou mesmo o canal da Universal Music do Brasil, os vídeos da Paula Fernandes já vem sendo divulgados através de um canal utilizado apenas por mega estrelas internacionais, como Lady Gaga, Shakira e outras.

Paralelamente, a Paula Fernandes gravou uma participação no disco de um dos maiores astros da música romântica internacional, Michael Bolton. Cheguei a postar o vídeo com o trailer da participação dela no disco, cantando em inglês uma versão diferente da música “Somewhere over the rainbow”. A música faz parte do novo disco do Michael Bolton, que conta somente com duetos. Adivinhem qual a gravadora dele? Isso mesmo: Universal Music. É claro que essa participação da Paula Fernandes no disco dele é mais uma das ações promovidas pela gravadora no intuito de apresentar a Paula Fernandes ao mercado internacional. Ouçam abaixo a música inteira:

Para quem pensa que é um risco ou uma ousadia desnecessária pular etapas e lançar a Paula Fernandes em inglês ao invés de lançá-la primeiramente em espanhol, é bom lembar que ela não é estreante nesse idioma. Antes do disco “Pássaro de Fogo”, a Paula Fernandes já tinha lançado um disco inteiro com regravações de grandes sucessos internacionais. O nome do disco é “Dust in the wind”. Vejam o clipe da música que dá título ao disco logo abaixo e ouça outras duas canções que também fizeram parte daquele trabalho.

* Dust in the wind:

* Behind Blue Eyes:

* Nothing Else Matters:

Como dá pra notar, essa inserção gradativa da Paula Fernandes no mercado internacional é silenciosa. Não há uma propaganda em torno disso, como costumeiramente a gente costuma ver no mercado sertanejo. Hoje em dia tem artista sertanejo que faz um estardalhaço absurdo em torno apenas de um show ou de uma mini-turnê nos EUA ou Europa. Não estamos vendo o mesmo no caso da Paula Fernandes.

Recentemente até postamos por aqui um texto comparando a Paula Fernandes com a Shania Twain. No dia que postamos, no entanto, a arrancada internacional da Paula não parecia tão provável. Mas parece ser esse o interesse da Universal Music. Da mundial, não só da nacional.

Mas alguns obstáculos serão inevitáveis, claro. Primeiramente, a Paula Fernandes é um grande sucesso no Brasil. Será que os envolvidos no projeto estarão prontos a deixar de aproveitar o sucesso dela no Brasil para correr risco de não dar em nada no mercado internacional? A história mostra que não dá para seguir uma carreira internacional ao mesmo tempo em que se segue uma carreira de sucesso no Brasil. É uma ou outra.

Além disso, sempre é necessário lembrar da rejeição que os americanos nativos (principal foco dessa possível carreira internacional) têm por qualquer artista da música que não seja nativo dos Estados Unidos. Apesar do inglês da Paula já ser bastante avançado, é necessário manter com intensidade um trabalho em cima do sotaque, para que o mesmo seja evitado ao máximo. Ela deve parecer a mais americana possível. Infelizmente só assim os americanos aceitariam o trabalho dela de forma plena.

Para ser estrela internacional, infelizmente a Paula Fernandes não pode ser uma mera brasileira que canta em inglês. Na verdade é preciso que quase ninguém note que ela é uma artista de um país estrangeiro. Se levarmos em conta a beleza e o talento, pode dar muito certo.

21 comentários
  • Teresa: (responder)
    23 de maio de 2012 às 13:30

    Ouvi uma música em que ela faz dueto com um cantor que canta espanhol. Alquem saberia me informar com quem é dueto ou qual é o nome da música que eles cantam?

  • Miranda Garrettson: (responder)
    14 de julho de 2013 às 19:39

    I simply want to tell you that I’m very new to weblog and seriously liked your page. Almost certainly I’m going to bookmark your website . You really come with very good articles and reviews. Cheers for revealing your web-site.

  • navigate to this site: (responder)
    17 de julho de 2013 às 19:29

    I wanted to thank you for this very good read!! I definitely loved every bit of it. I’ve got you book marked to check out new stuff you post…

  • this link: (responder)
    18 de julho de 2013 às 19:25

    After looking over a handful of the articles on your website, I really like your way of blogging. I added it to my bookmark webpage list and will be checking back in the near future. Take a look at my web site as well and let me know what you think.

  • see this website: (responder)
    19 de julho de 2013 às 12:05

    An outstanding share! I have just forwarded this onto a friend who had been conducting a little research on this. And he in fact ordered me lunch due to the fact that I stumbled upon it for him… lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending the time to talk about this issue here on your blog.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.