16 mar 2009 | Artigos
Post de Segunda
Pra começar, considerações sobre o post de segunda passada:

* Como eu disse, é só uma opinião minha essa coisa de segunda voz existir quando são duas pessoas cantando, terceira quando há três, e por aí vai. na verdade, se formos pensar meeeeesmo na teoria, o buraco é muito mais embaixo e realmente dá pra se definir os tipos de voz através da teoria.

* Eu já tinha feito um Top Five com aqueles que eu considero os melhores segundeiros em atividade. Cliquem AQUI para ler. Entre os artistas do segmento, o segundeiro mais respeitado hoje em dia tem sido o Gabriel, da dupla Zé Henrique & Gabriel. Pelo menos é esse o comentário que eu tenho ouvido.

Vamulá antonci!!!

LINHAS DE SEGUNDA VOZ NA MÚSICA “TELEFONE MUDO”

Hoje vou começar a dar exemplos de segunda voz em algumas canções. Pra começar, eu quis postar a música que foi responsável pela minha descoberta dessa difícil arte de ser um segundeiro. “Telefone Mudo” foi a canção com a qual eu consegui, pela primeira vez, cantar em dueto com meu irmão, fazendo exatamente uma voz que se adequava à primeira cantada por ele. Separei algumas versões dessa canção só pra mostrar a mudança no estilo de segunda voz de uns 30 anos pra cá.

É um fato: as músicas mais antigas são as mais fáceis pra quem quer aprender segunda voz. Naqueles tempos se ouvia a segunda voz com precisão e não existia essa história de fingir que estava cantando em dueto e tal, como é tão comum hoje em dia. Abaixo, a versão original da canção, com o Trio Parada Dura. Percebam como o volume da segunda voz é aproximado ao da primeira. As duas vozes são claramente perceptíveis:

No entanto, com o passar dos anos a segunda voz foi perdendo essa força e ficando com um volume mais baixo. Hoje são poucas as duplas que cantam com a segunda em volume elevado, disputando com a primeira. Antigamente, era mais importante o dueto. Hoje a primeira voz domina e a segunda acabou se tornando APENAS um complemento. Como exemplo, uma versão de “Telefone Mudo” com Bruno & Marrone, talvez uma das duplas que trabalhem com o volume de segunda voz mais baixo entre as duplas de grande porte.

Pra muita gente é difícil identificar a segunda voz em uma canção. Então, pra fechar a postagem, ouçam essa versão do clássico com a dupla Sérgio & Serginho e a participação de Teodoro & Sampaio. Na primeira parte, Sérgio & Serginho cantam da forma tradicional. Já na segunda, entra o Teodoro cantando em segunda voz com o volume muito acima da primeira do Sampaio. Pra quem quer aprender a fazer a segunda voz nessa canção, é um prato cheio. Ouçam:

2 comentários

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.