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Qual a grande dificuldade em se dar crédito ao compositor?

Qual a grande dificuldade em se dar crédito ao compositor?

Uma das reclamações mais constantes num período recente da música sertaneja tem sido o pouco ou nenhum crédito dado aos compositores, seja em encartes de discos, créditos de DVDs e, principalmente, vídeos no Youtube. O pior é que não se trata de uma reclamação sem fundamento. É raro encontrar o nome do compositor na maioria dos materiais usados pelo artistas, virtuais ou não. Essa dificuldade é maior dependendo do material. É menos raro em encartes de discos, mas raríssimo em vídeos oficiais no Youtube.

No caso dos encartes de discos, a dificuldade não é tão grande quando se trata de discos originais, comprados em loja e tudo mais. O grande problema nesse caso são os discos promocionais. A fabricação em larga escala de discos “descartáveis”, com um encarte em formato de envelope, no valor de R$ 0,56 por unidade, é hoje uma realidade e um dos principais meios de divulgação de um artista. E como a capa dos discos promocionais costuma copiar a dos originais, onde o nome dos compositores vem escrito do lado interno, o compositor acaba sendo esquecido. São pouquíssimos os discos promocionais que trazem os nomes dos compositores junto aos das músicas no verso do envelope promocional. Seja CD ou DVD.

Quando observamos os créditos dos DVDs, aquela faixa de vídeo que vem logo no final da projeção, com os nomes de todos os profissionais envolvidos na gravação, a falta dos nomes dos compositores das músicas do disco causa ainda mais espanto. Apesar de ser mais comum a presença dos referidos nomes, já vi diversos DVDs onde o nome das pessoas que criaram o repertório do disco simplesmente é suprimido. Aparece o nome do diretor do DVD, do produtor musical, do cabo man, da tia do cafezinho, do motorista da van, mas o do compositor, o cara que cria o sucesso do artista, fica de fora. Nesses casos é provável que a inclusão dos nomes seja considerada desnecessária por causa da teórica inclusão no encarte do disco. Mas e o disco promocional? E a postagem dos vídeos do DVD no Youtube? Quase ninguém hoje em dia tem encarte de disco guardado.

O caso mais revoltante, entretanto, é o dos vídeos postados no Youtube, sejam videoclipes ou vídeos de DVD, principalmente os postados nos canais oficiais dos artistas. Revoltante porque é raríssimo, quase impossível encontrar o nome do compositor. Nem no vídeo propriamente dito e nem na ficha técnica postada no espaço de informações sobre o vídeo. Já vi casos onde constava até o nome da pessoa que penteou o artista para o vídeo e o do compositor não. É mole?

Há que se notar que hoje em dia os compositores se tornaram uma força a ser respeitada no quesito organização. Antigamente, eram poucas editoras e, consequentemente, o compositor era de fato uma figura um pouco menos presente no cotidiano do segmento sertanejo. Hoje em dia, entretanto, os compositores são parte integrante e atuante do meio. As editoras são cada vez mais numerosas e a representatividade das associações, que costumam fechar parcerias com as principais editoras, é mais significativa do que era no passado.

Ora, se os compositores estão mais organizados, porque ainda aceitam esse tipo de situação? O artista sobrevive, vende seus shows através de sua música. Um contratante precisa ver uma música bombando para contratar um show do cara. Com o compositor é a mesma coisa. Se uma música sua começa a fazer sucesso, ele consegue emplacar mais canções nos repertórios de mais artistas. Mas pra isso é necessário que as pessoas saibam que a música é dele. E se o nome dele nunca aparece nos meios de divulgação utilizados pelo artista, como ele vai conseguir provar que sua composição é sucesso?

Vejo muitos compositores reclamando desse problema todos os dias. Mas, aproveitando aqui para dar um sutil puxão de orelha, não vejo ninguém tomando atitudes concretas no sentido de mudar essa situação. Quando um compositor libera uma música para um artista, geralmente ele assina um documento, com firma reconhecida em cartório. Ora, não custa nada incluir nesse documento que, além do pagamento do valor negociado, o artista deve se comprometer a incluir o nome do compositor em todos os canais de divulgação utilizados. Eu sei que a maioria dos compositores tem receio de incluir uma cláusula desse tipo por medo de perder espaço nos próximos discos do artista. Mas sem dúvida essa seria uma solução simples e eficaz. Basta que todos os compositores se organizem e se comprometam a agir da mesma forma. Ou pelo menos a maioria.

Encartes de discos podem vir com o nome do compositor estampado, mesmo que em letras minúsculas, logo abaixo dos nomes das músicas, também na parte externa e não só na interna. Créditos de DVDs não só podem como devem trazer o nome do compositor junto às músicas dos repertórios. Digo mais: é absolutamente possível incluir o nome dos compositores junto aos das músicas também no decorrer do disco. As letras não precisam ser garrafais, basta que se inclua o nome. Assim os vídeos de DVDs postados nos canais oficiais no Youtube incluiriam o nome do compositor de forma automática. E nos demais clipes postados no Youtube, pelo menos na parte de informações sobre o vídeo, não custa nada incluir o nome dos criadores das músicas. Na verdade, nesse caso eu julgo necessária inclusive uma intervenção das associações de compositores junto ao próprio Youtube, visando exigir que o nome do compositor seja incluído nas informações, sob pena de exclusão do vídeo após denúncia do interessado.

São atitudes simples e que causam espanto justamente por não serem seguidas. Qual a grande dificuldade em se digitar um ou dois nomes a mais? O que o artista ganha suprimindo o nome do compositor? É algum tipo de retaliação? Ou medo de que outros artistas possam querer músicas do cara em seus repertórios? Seja o motivo que for, não faz sentido. O compositor é quem faz o sucesso de um artista, ou você já viu um artista fazer sucesso sem uma música? Impossível, né? Pelo menos respeito o cara merece então.