19 mai 2009 | Reviews
Review – Augusto & Adriano

Quem é um pouco mais antenado na música sertaneja, com certeza se lembra da dupla Adalberto & Adriano. Essa dupla interpretou pela primeira vez pérolas como “Separação”, “Você só me faz feliz”, “Culpados”. Eram muito bem relacionados no meio sertanejo, apoiados por diversas duplas, principalmente Leandro & Leonardo, o que lhes rendeu até uma participação no CD “Tributo a Leandro”.

Ano passado, ao verificar meus e-mails, qual não foi minha surpresa ao perceber que a dupla Adalberto & Adriano tinha mudado de formação. O Adalberto original tinha arrumado um novo parceiro. Acontece que o Adalberto era o segundeiro, então o novo “primeira voz” da dupla inevitavelmente acabou desconfigurando o timbre que tinha sido a marca da dupla desde sua formação original. Aquela vozinha meio infantil, aguda, que soava quaaase irritante, foi o que deu a Adalberto & Adriano uma cara diferente durante toda a carreira.

Então, se o Adalberto tinha ido para um lado, com nome e repertório da dupla, por onde andaria o Adriano? A Internet, meus amigos, proporciona descobertas que provavelmente não seriam tão facilmente realizadas sem ela. Num dos N sites que frequento de CD’s, digamos, genéricos, encontrei o CD dessa dupla para download. Mais uma surpresa ao notar que tratava-se do antigo Adriano da dupla Adalberto & Adriano.

Acessei o site oficial e pude conferir o release dessa nova dupla. O Adriano formou dupla com o irmão e gravou este disco, sem qualquer referência à antiga dupla, a não ser o indefectível timbre vocal.

No disco da nova dupla, como era de se esperar, uma evidente permanência no passado. O maior defeito, aliás, dos artistas da velha guarda é a permanência num estilo que, convenhamos, já não é mais tão popular. Pra fazer sucesso, cantando músicas brego-românticas, num estilo ultrapassado de produção, ou você precisa ter vendido mais de 20 milhões de cópias em toda a sua carreira (vide Zezé & Luciano e Leonardo) ou precisa ser um novato no esquema, mas com carisma (vide Eduardo Costa). Não adianta os caras da velha guarda acharem que vão conseguir recuperar a fama de antigamente, que já não era tããããão grande assim cantando praticamente as mesmas músicas, no mesmíssimo estilo.

Digo “estilo ultrapassado de produção” devido à presença de elementos como arranjos de guitarra dobrada, violões de nylon, batidas eletrônicas, que, apesar de manterem uma grande qualidade, não condizem com a atual conjuntura do mercado. O disco da dupla Augusto & Adriano trouxe músicas predominantemente inéditas, o que já é, sem dúvida, um ponto a favor. Mas o fato é que esse referido estilo de produção, alinhado com as letras meio bobinhas e cheias de clichês, não são mais o suprassumo da qualidade na música sertaneja. Poxa, ano que vem já é 2010. Não dá então pra achar que um disco gravado como se ainda estivéssemos em 1995 agrade o público consumidor da atual música sertaneja. A não ser que se atenda aos requisitos apontados no parágrafo acima.

As músicas do disco, em si, são bonitas, é claro. Aliás, é muito bom ver o Adriano voltando. É óbvio que, com esse disco, ele mostra apenas que quer reconquistar os fãs desgarrados da dupla Adalberto & Adriano. Resta saber se aquele prestígio que a dupla tinha no segmento vai permanecer agora que cada um deles foi para um lado. Quando esse tipo de separação acontece, nem sempre costuma dar certo depois. Aliás, acho que meu top five dessa semana já está até com o tema definido, hehehe.

Nota: 7,0

20 comentários
  • Judson Wattenberg: (responder)
    14 de julho de 2013 às 13:59

    I just want to tell you that I’m beginner to blogging and site-building and seriously liked this blog. Likely I’m want to bookmark your blog post . You actually come with awesome articles. Appreciate it for sharing your web site.

  • website here: (responder)
    17 de julho de 2013 às 19:49

    Hello there! I just would like to give you a big thumbs up for the excellent information you have got here on this post. I’ll be coming back to your web site for more soon.

  • seo company uk: (responder)
    18 de julho de 2013 às 11:43

    After checking out a handful of the articles on your site, I truly appreciate your way of writing a blog. I added it to my bookmark website list and will be checking back in the near future. Please visit my website as well and tell me your opinion.

  • great site: (responder)
    19 de julho de 2013 às 18:45

    You ought to be a part of a contest for one of the best blogs on the internet. I will recommend this website!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.