09 out 2012 | Notícias,Reviews
REVIEW – Cristiano Araújo – Ao Vivo em Goiânia

Existem casos emblemáticos que devem ser listados no rol das produções mais complicadas de DVD’s sertanejos de todos os tempos. Produções que, a julgar pelo dia da gravação, caminhavam para dar absolutamente errado, mas acabaram saindo melhor que a encomenda. Entre as que eu presenciei com esses meus olhos que a terra há de comer, posso listar o DVD “40 Anos – Nova Geração” da dupla Chitãozinho & Xororó, cujo texto sobre o dia da gravação aqui do Blognejo me rendeu um inimigo, que curiosamente sumiu do mercado desde então. Mas não há dúvidas, pelo menos pra mim, que a produção mais difícil de todas que eu presenciei até hoje foi a deste novo DVD do Cristiano Araújo.

Na época, eu escrevi a respeito aqui. Quase tudo deu errado. O palco móvel utilizado na abertura, que deveria se mover do centro da arena para o palco principal durante o tempo da primeira canção, simplesmente não se moveu. As fãs desorientadas subiam no palco para aparecer, atrapalhando a gravação a cada dois minutos, no mínimo. Uma destas invasões foi aproveitada na música “Quando tem que acontecer”. Sem contar uma pobre coitada que subiu no ombro de outro pobre coitado e simplesmente tirou a blusa, ficando com os peitos totalmente de fora a certa altura da noite, desviando completamente a atenção da gravação. A cena faz parte do making off, devidamente censurada, claro. E pra piorar a situação e finalizar a lista de problemas, o painel de LED simplesmente parou de funcionar na exata hora em que uma das principais participações da noite se apresentava. E não voltou a funcionar pelo resto da noite. A gravação teve que ser extendida para uma segunda noite, que não estava programada.

Aparentemente, a segunda noite possibilitou a correção de todos os problemas e, como eu disse, o resultado acabou saindo beeeeem melhor do que a impressão inicial dizia que sairia. Trabalho genial, claro, e provavelmente ultra-cansativo dos editores do DVD. O único momento do DVD em que os problemas ficaram mais evidentes foi mesmo durante a participação da dupla Fernando & Sorocaba. Quando o Cristiano começa a música, todos os painéis estão funcionando. Depois, o painel mais à direita falhou. Aí, quando não dava mais para disfarçar o problema, a imagem é transposta para o preto e branco e logo depois para colorido, mas com todos os painéis já desligados. Nada que atrapalhe o andamento do DVD, claro. Só mesmo quem estava lá no dia e os mais observadores é que vão perceber.

Fora esse problema, resolvido na edição, os paineís de LED utilizados neste DVD merecem, ao contrário, muito elogios. A criatividade na utilização dos LEDs, mérito da HIT Music, é um show à parte neste disco. Primeiro por conta da grande sacada de transformar os dois painéis centrais num grande portão, o que proporcionava uma interação muito maior entre música e cenário, como na troca de roupa do Cristiano Araújo entre as músicas “Quando tem que acontecer” e “Na minha mente”.

A mescla do cenário de vídeo com alguns elementos reais, aliás, foi outra grande sacada. Na música “Me apego”, a atriz que aparecia apenas no vídeo entra pelo “portão” de LED no fim da música. Na canção “Não sei me controlar”, uma rosa é jogada no vídeo e logo em sequência uma rosa de verdade cai em cima do piano. Na música “Além da lenda” o cenário com um lobo e a lua cheia se mistura com a fumaça jogada no palco, dando um aspecto mais sombrio e muito mais condizente com o tema da música.

Eu na verdade sou fã da utilização inteligente do LED. Gosto muito de cenários orgânicos, mas quando a projeção do LED é pensada música a música, assim como neste DVD, o resultado é exemplar. O pessoal da HIT Music, aliás, tem a vantagem da criatividade e do fato de ser composta por músicos, o que proporciona uma direção muito mais inteligente e voltada de fato à interação do vídeo com a música. Não é apenas ligar o LED e deixar o pau torar, como tantas vezes eu ressalto aqui. É usá-lo de forma inteligente. A banda colocada abaixo do palco, no mesmo nível do público, permitiu uma visualização maior e um aproveitamento ainda melhor do cenário.

Musicalmente, o Cristiano Araújo atualmente é o artista que melhor representa o estilo “goiano”. Mescla canções românticas com arrochas, alguns mais agressivos, outros mais suaves, e canções agitadas em ritmos mais tradicionais. O produtor do disco, Bigair Dy Jaime, é quem tem contribuído de maneira mais significativa para que esse método goiano de trabalho seja tão característico e facilmente reconhecível. Ultimamente, de cara você já consegue definir qual trabalho foi feito em Goiânia e qual não foi. É bem peculiar. A seu favor, o Cristiano tem o fato de que não se deixa levar tanto pela modinha. Talvez a música mais “mercadológica” de seu repertório seja “Bará bará”. Todas as outras são mais bem pensadas, com letras fortes e interpretações mais profundas.

O intérprete Cristiano Araújo, também, merece boa parte dos elogios. É um dos artistas com maior qualidade vocal na atual música sertaneja. E ele consegue juntar a essa qualidade vocal uma incrível desenvoltura no palco. Carismático e em certos momentos hiperativo, ele se movimenta todo o tempo, não deixa a peteca cair em nenhum momento, interage com o público de forma invejável. É praticamente um Luan Santana para um público mais maduro.

Neste DVD, os destaques ficam por conta das músicas “Me apego”, “Além da lenda”, “Não sei me controlar”, “Resgate” e “Mente pra mim”. Para quem é músico e gosta de reparar em como cada música é tocada, vale a pena prestar atenção no último verso da música “Efeitos”. O que é aquele baixo, rsrs? Sensacional. Destaque também para o pequeno Hugo Henrique, que matou a pau na sua participação na música “Delírios de amar”.

De contrato recém-fechado com a Talismã, que se tornou parceira da Efeitos Produções, o Cristiano Araújo vai começar agora a experimentar o gostinho de uma fama televisiva. Depois da participação no Altas Horas ao lado do Leonardo e com a música “Bará bará” entrando na trilha da próxima novela das nove, a sua figura vai aos poucos ficando mais e mais conhecida no cenário nacional. A tradição de família e a longa carreira como cantor, no entanto, o credenciam para este crescimento. Não é um artista qualquer que apareceu da noite para o dia, sem saber direito como aproveitar o sucesso que conquistou. É um artista exemplo para os demais. Um cantor de verdade. E que Deus permita que continue assim.

Nota: 9,0

29 comentários
  • Anônimo: (responder)
    9 de outubro de 2012 às 16:51

    Acho que depois do JB&V A Festa, esse é o melhor DVD do ano. Cristiano tem muita bagagem, sabe demais o que faz, tocou tanto tempo nos butecos de Goiânia, conhece música sertaneja e a voz dele é agradável. Claro, tem um tipo de goiano do pé rachado que é inconfundível, tudo isso aliado à muuita simplicidade e talento é como diz aqui no Goiás… Esse ai é “Inhambú na Capanga”.

  • Daniel Assis: (responder)
    9 de outubro de 2012 às 18:13

    Cristiano é o cara!

  • Teco: (responder)
    9 de outubro de 2012 às 19:44

    Cristiano ” grito ” Araujo Se o sertanejo for para o estilo dele então é melhor ficar só nos arroxas mesmo viu !!

  • Marlon: (responder)
    9 de outubro de 2012 às 21:03

    Melhor show do CAMARU 2012 essa ano aqui em Uberlandia.

  • Anônimo: (responder)
    9 de outubro de 2012 às 21:53

    Matéria comprada pela Hit Music, ficou feio isso ai.

    • Marcus Vinícius: (responder)
      9 de outubro de 2012 às 22:04

      HAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHA

  • mileciano: (responder)
    10 de outubro de 2012 às 08:10

    Da nova geração a melhor cantora c tecnica vocal é a paula fernandes e masculino é o cristiano arraujo.

  • Fábio Roque: (responder)
    10 de outubro de 2012 às 08:20

    Sou fã do Cristiano! Acho esse DVD sensacional!
    Mas eu particularmente não gostei daquele lance da banda afundada no palco não.

  • Aurélio Duarte: (responder)
    10 de outubro de 2012 às 11:51

    COMO PODEM GOSTAR DISSO???????????????

    • Anônimo: (responder)
      10 de outubro de 2012 às 17:13

      porque gosto não se discute, cada um tem o seu, e no âmbito sertanejo, o cantor Cristiano Araujo é o que tem mais extenção vocal, ao contrário de muitos anasalados por aí.

  • Anônimo: (responder)
    10 de outubro de 2012 às 14:55

    Só gostei de “Me Apego” e “Mente pra Mim” ficou bem melhor na voz do Gusttavo Lima.

  • Paulo Ricardo: (responder)
    10 de outubro de 2012 às 16:32

    Marcão,vc não citou,mas acho que vale destacar tbm a música”você mudou” que ele já havia gravado em outros trabalhos, mas que ficou ainda melhor nesse novo arranjo, para mim, a melhor do disco.

  • Dodôia Melo: (responder)
    10 de outubro de 2012 às 17:27

    Sou fã de carteirinha do cantor Cristiano Araújo, pois, tem uma extensão vocal incrível, é carismático, humilde, batalhador, está conseguindo vencer com seus próprios méritos, e o que é mais importante,sem prejudicar ou detonar ninguém! Mas também pudera, seu talento não é por acaso, avós, tios, pai, todos tem a música nas veias.

  • Marco Gommes: (responder)
    10 de outubro de 2012 às 17:36

    Poxa Marcão, será que nao rola um parte 2 falando das músicas e arranjo em si!? Achei um texto muito afunilado em somente um assunto coisa que não é geralmente visto aqui. De todo modo Obrigado

  • Alexandre: (responder)
    10 de outubro de 2012 às 18:36

    Só não curti esse lance de afundarr a banda !.

  • Dinho: (responder)
    10 de outubro de 2012 às 19:41

    GOSTEI MUTIO DESSE DVD, BEM MELHOR QUE O OUTRO, MAIS NÃO CHEGA NEM AOS PÉS DO AO VIVO EM FLORIPA DE VICTOR E LEO,

  • jaquisson: (responder)
    11 de outubro de 2012 às 11:00

    Esconderam a banda…infelizmente porque tinha uma backing vocal muito gostosa!

  • Danrley: (responder)
    11 de outubro de 2012 às 14:19

    Sou fã Dele , canta Demais ! Merece tudo Que está Acontecendo na carreira Dele !
    Enquanto ao DVD Sensacional , Muito top !

  • Eduardo Graver: (responder)
    11 de outubro de 2012 às 18:44

    “Bão como o dvd de Victor e Leo até agora nenhum”!!

  • Michel Dinato: (responder)
    18 de outubro de 2012 às 19:30

    Marcão, agora que eu prestei atenção nesse “REVIEW” eu não sabia como era feito…

    Muito Massa o que você faz…analisa antes e depois de lançado.

    Ainda não comprei o Dvd,só vi alguns videos no youtube, mas realmente um dos melhores do Ano

    Parabéns por mais essa Marcão!!!…..

  • alessandra: (responder)
    10 de fevereiro de 2013 às 00:59

    nossa amei esse dvd tambem muito show.o cristiano é dimais.o melhor de todos os cantores sertanejos..ti amo cristiano.parabéns vc merece tudo di bom.

  • Amie Mechem: (responder)
    14 de julho de 2013 às 19:26

    I just want to tell you that I am new to blogging and site-building and actually savored your web page. Probably I’m planning to bookmark your site . You definitely have superb well written articles. Appreciate it for sharing your web-site.

  • company website: (responder)
    20 de julho de 2013 às 09:39

    Sorry for the huge review, but I’m really loving the new Zune, and hope this, as well as the excellent reviews some other people have written, will help you decide if it’s the right choice for you.

  • debt consolidation lead: (responder)
    20 de julho de 2013 às 09:45

    If you’re still on the fence: grab your favorite earphones, head down to a Best Buy and ask to plug them into a Zune then an iPod and see which one sounds better to you, and which interface makes you smile more. Then you’ll know which is right for you.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.