08 out 2012 | Notícias,Reviews
REVIEW – Eduardo Costa – Pecado de Amor

Bem, chegou a hora de começar a colocar em dia os reviews do Blognejo, né? Nos últimos dias foram lançados vários novos trabalhos e eu ainda tinha que escrever a respeito de outros lançados há mais tempo. Vamos começar com o novo disco do Eduardo Costa, que já foi lançado há um certo tempo mas até hoje não tinha recebido nossa atenção aqui nesta sessão.

Na última vez que escrevi a respeito de um lançamento do Eduardo Costa, algumas de minhas observações diziam respeito a alguns pontos de seu trabalho que eu, de uma forma geral, achava que pudessem talvez passar por algum tipo de revisão. O principal destes pontos, a meu ver, sempre foi aquela mania de sempre lotar o disco com músicas que já foram gravadas por outras pessoas, em detrimento de músicas próprias, que andavam escassas nos últimos discos do artista.

Depois que expus esta opinião, houve uma certa pressa em conceder uma entrevista a um veículo concorrente, justamente rebatendo esta crítica. Foi questão de dias. Postei o review no blog num dia e na semana seguinte a entrevista estava no ar na concorrência com a pergunta “o que você acha das críticas que recebe que dizem que você regrava demais?” e a devida resposta do Eduardo Costa. Enfim, se eu escrevi a crítica é claro que teria que aceitar qualquer tipo de resposta. Mas para o atual disco, “Pecado de amor”, preferi esperar passar todo o período inicial de divulgação e de entrevistas, justamente para não correr o disco de ver não o Eduardo Costa rebatendo alguma possível crítica da minha parte, mas sim a concorrência tentando descaradamente me desacreditar perante o público, como tantas e tantas vezes já tentaram.

O fato é que esta minha crítica (que não influenciou na nota que dei para aquele trabalho) praticamente não fez efeito. O atual disco continua lotado de regravações, assim como todos os discos do Eduardo Costa, que alega que são músicas já gravadas, mas não devidamente apresentadas ao público, porque não chegaram a fazer sucesso nacionalmente. Ora, se é assim, então tá bom, não vou insistir em algo que é claramente uma linha de trabalho inteligente e que vem dando certo. Ele mesmo já disse várias vezes que é algo que gosta de fazer nos discos. Então adianta ficar falando disso? É que eu moro em Uberlândia, uma cidade onde Eduardo Costa deita e rola, onde seus shows nas feiras agropecuárias são sempre campeões de público. Enfim, aqui a gente acompanha o trabalho dele desde o começo. E eu sou da época do “Coração Aberto”, “Amor de Violeiro” e de diversas outras grandes canções, boa parte delas compostas ou cantadas primeiramente por ele.

O nome do disco é “Pecado de amor”, canção que, assim como “Eu perdi você”, são de autoria e fizeram parte do último trabalho da Fátima Leão, que é uma das mais habituais parceiras do Eduardo Costa em seus trabalhos, mesmo porque a linha de composição dela condiz muito bem com o estilo dele. A produção ficou a cargo do César Augusto.

Aliás, a maior sacada do trabalho do Eduardo Costa sempre foi se assumir como artista fora do seu próprio tempo. Seu estilo musical sempre remeteu às grandes produções dos anos 90. Por isso, nada mais plausível que procurar trabalhar sempre que possível com quem tem a cara daquela época, como o produtor César Augusto e a compositora Fátima Leão, só para citar alguns exemplos. O legal de produzir junto com um medalhão como o César Augusto nos dias de hoje é a utilização de elementos que hoje em dia quase ninguém usa, mas que deixam o trabalho com uma grande riqueza de detalhes, como sopros nas músicas agitadas e cordas nas canções mais românticas. E é bem isso que a gente ouve neste trabalho.

Neste disco, entre as canções resgatadas pelo Eduardo Costa, recentes ou antigas, cerca de 6 ou 7 músicas. Muito bom, aliás, ouvir de novo canções como “Te amo, te amo, te amo”, uma das poucas que o Dalvan conseguiu emplacar depois que o Duduca original morreu, e “Na Rua”, uma bela canção já gravada por no mínimo umas três duplas.

Outro aspecto interessante dos recentes trabalhos do Eduardo Costa e que também ficou evidenciado neste disco é a paixão pelo samba. Além de transpor a música “Se não vai, eu vou” para este ritmo, ele ainda gravou uma canção inédita com a participação do Alexandre Pires intitulada “Presente de Aniversário”. O que mais chama atenção na música é a desenvoltura com a qual ele canta o samba. Digna de nomes como Zeca Pagodinho. Nem parece que se trata de um cantor sertanejo. Mesmo porque esse jeito de cantar condiz bastante com o seu lado meio, digamos, cafajeste, no bom sentido da palavra.

Entre as canções, minha preferência pessoal é por “Vida sem alma”, que abre o disco, e “Eu quero te dizer que sim”, duas canções inéditas (pelo menos não me lembro de ouvir com mais ninguém) que traduzem muito bem o romantismo do Eduardo Costa. Em “Vida sem alma”, chama a atenção o contra-tempo antes do refrão, que parece atrasar o beat da música, mas que a deixa com um aspecto muito mais interessante.

Se no DVD o Eduardo Costa fazia questão de exaltar suas conquistas financeiras pessoais, com o vídeo de abertura mostrando seu avião e seu carro de luxo, neste novo CD  ele aproveitou o encarte para exaltar sua forma física, coisa que adora fazer na sua página pessoal no Twitter. As fotos tiradas no Club A, em São Paulo, revelam o corpo extremamente definido, com direito a camisa aberta bem na capa do CD. Não sei se a mulherada gosta, só sei que quando esse assunto surge nas rodinhas de conversa nos bastidores dos eventos, geralmente é em tom de piada, coisa para a qual o Eduardo Costa não dá a mínima. Aliás, essa sempre foi uma das suas principais características: não dar a mínima para o que falam. Rebate as críticas, esbraveja, mas jamais muda uma linha na sua forma de trabalho e no seu pensamento. Ora, pra quem reina absoluto há anos num estilo onde não tem praticamente ninguém que faça com a mesma dose de sucesso, mudança pra quê?

Nota: 9,0

43 comentários
  • Assis: (responder)
    8 de outubro de 2012 às 14:23

    A música Vida sem Alma também é regravada, foi gravada pelo William Borjazz, ex calouro do Raul Gil com a participação de Bruno e Marrone

  • Cesar Jr: (responder)
    8 de outubro de 2012 às 14:25

    A música PECADO DE AMOR é lindíssima na voz da Fátima Leão…não gostei com o Eduardo.

    Sobre a foto da capa, só tenho uma palavra: CONSTRANGEDORA

    hehehe

    • Roberto: (responder)
      9 de outubro de 2012 às 15:55

      Imagina no seu carro, com uma gatinha do lado, pede pra ela escolher um cd pra ouvir no carro e dá de cara com uma capa dessas….

      Vai pensar “Mas isso ai é uma bichonaaaa”, kkkkkkkkkk

  • Leandro Henrique: (responder)
    8 de outubro de 2012 às 15:18

    Eduardo Costa o rei do sertanejo popular não preciso chama mulher de gatinha assanhada nem fala de carro!

  • Carlos: (responder)
    8 de outubro de 2012 às 16:20

    Marcão, olha que demais isso aqui. rsssss Para o google tradutor, a tradução do nome Adele para o português é Paula Fernandes. kkkkkkkkkkkkkkk Juro por DEUS. Olha só: http://www.youtube.com/watch?v=7HKoqNJtMTQ

  • Manoela Evangelista: (responder)
    8 de outubro de 2012 às 16:42

    Cantor e músicas cafonas!!…Capa bizarra!!…e ainda ganhou um 9??…É triste!

    • giba navas: (responder)
      10 de outubro de 2012 às 10:34

      vc é viado, nun é não vei ?

  • Carlos: (responder)
    8 de outubro de 2012 às 17:31

    A superioridade dele como cantor perto na nova geração é absurda e pra mim só o Léo está em pé de igualdade. Hoje em dia é um pior que o outro, um verdadeiro terror. Parabéns Eduardo Costa, minha nota pra você é 10.

    • Daniel Assis: (responder)
      9 de outubro de 2012 às 02:48

      Léo Magalhaes?

      • Heider Alan: (responder)
        9 de outubro de 2012 às 20:52

        Ele se refere ao Leonardo. Acho…

        • Daniel Assis: (responder)
          10 de outubro de 2012 às 16:16

          Hmmm! Porque se ele de referir ao Léo Magalhães eu concordo do mesmo jeito! O cara é fera! rsrsrsrs

  • Aurélio Duarte: (responder)
    8 de outubro de 2012 às 20:59

    Simplesmente ele não canta berra!!!…essa capa tá meio pro lado viadagem!

  • leandro: (responder)
    8 de outubro de 2012 às 21:37

    Gostava muito mais muito mesmo dos primeiros discos…depois resolveu seguir a linha do seu ídolo leonardo com esse exagero de regravaçoes.algumas delas com seu geito de cantar fica dificil ouvir ate o fim como por exemplo ”nem dormindo consigo te esquecer”do gian e giovane qui ele apronta um berreiro insuportavel.uma pena pra quem é fã dele quando sai um lançamento com tanta regravaçao…

  • leandro: (responder)
    8 de outubro de 2012 às 21:39

    porra marcao mordeu ,mordeu depois assoprou com essa nota ai???
    rsrs,a nota nao condiz com o texto.

  • AMARRONE: (responder)
    8 de outubro de 2012 às 23:24

    Capa de CD mostrando abdomem, Desfilando de X6,USANDO regatinha de fisiculturistas dos anos 80, este é um representante da musica sertaneja???
    Nunca vi o Xororó, o Zezé ou o Bruno ficar mostrando seus bens materiais, a não ser seu dom de cantar e encantar as pessoas.
    Mente pequena demais esse rapaz gente, acho que não teve base nenhuma ai.
    Sem estrutura nenhuma, pagava de cachaceiro, de povão,,
    Eduardo, canta, seja um artista que sempre foi, pare de querer ser o que não é, você é um cantor de massa, vc vendeu essa ideia, criou uma coisa e agora é outro cara.
    Deus te guie, porquê eu acho que vc ou é descabeçado ou muito mal assessorado. Vc pode andar de Jatinho, de x6, cuidar da estética, tirar suas fotos, mas o negócio ficou ridículo, vc vÊ o Zezé fzer isso? O Leonardo fazer isso? Abraços JOVEM
    .

    • Ademir: (responder)
      9 de outubro de 2012 às 09:54

      Vc se importa com a capa?

      Eu me importo com o disco

    • Leandro Henrique: (responder)
      9 de outubro de 2012 às 12:19

      acho que você deveria criticar as musicas do cara não o que ele faz da vida pessoal se tira foto ou anda de jato tudo isso e feito com recurso do Eduardo Costa , ele e sim um representante da música sertaneja pra mim o que ele faz da vida não me interessa mais suas músicas que são boas fica cada um e cada um ninguém tem nada com isso

  • Enrique Goiano: (responder)
    9 de outubro de 2012 às 08:27

    Olha marcão! tens razão. Vi a entrevista dele incomodado com as regravações que por sinal não ficam tão boas assim. O Eduardo costa tá mais preocupado com outras coisas, menos música. Já Ficou acomodado, e por isso esse número de regravações. Quanto a capa do Disco, realmente é muito bizarra! não precisa disso! Acho que dele foi a fonte de inspiração do Gustavo Limma para usar ficar “bombado”, e cair de rendimento Musical!

  • Reinaldo: (responder)
    9 de outubro de 2012 às 14:50

    Para mim foi o disco dele que mais me agradou.

  • Roberto: (responder)
    9 de outubro de 2012 às 15:53

    Pecado de amor, estourou mesmo com o Pablo do Arrocha, por que até então não era conhecida nacionalmente.

  • Andre Luiz: (responder)
    9 de outubro de 2012 às 16:15

    Sou Fã Eduardo Costa mas queria ver só uma música dele sendo produzida pelo Dudu Borges ficaria perfeito,essas produções do Cesar Augusto parece que está sendo gravações com equipamentos e instrumentos antigos não acompanhou a modernidade, não parece lançamento, não sei porque fica assim? será a mixagem? fica sem vida, sem peso. não conheço Dudu Borges mas olha a vida que ele deu para o Bruno & Marrone, Eduardo poderia quebra o orgulho e gravar uma musica com o Dudu Borges, faz uma enquete para ver a aceitação do seu publico, outra não entro mais no seu Twitter porque você fica só postando fotos mostrando seu corpo, queria você postando coisas do seu dia dia, musicas, isso que um Fã quer do seu Idolo!

    • giba navas: (responder)
      10 de outubro de 2012 às 10:37

      Se mata Cara! Oque ele fez com bruno e marrone? Deixou uma das melhores duplas do país com a cara do João Bosco e Vinicius…ZUADO, timbres iguais, mesma pegada em tudo…

      • Marco Gommes: (responder)
        10 de outubro de 2012 às 17:45

        Giba ta certo. Um produtor “moderno” como ele iria quebrar o que chamamos de marca registrada, como fez com Bruno e Marrone.
        Eduardo Costa ja foi muito mais amador em suas produções e acho que musicalmente chegou no nível almejado, tanto que o fez ser o artista do povo que é.
        Não sei se vocês se lembram, mas no ultimo dvd ele ja testou essa “duduborgilidade” (puts) nas músicas Meu Universo é Você-Volta pra mim. E acho que foi legal, mas ja deu.

      • Andre Luiz: (responder)
        10 de outubro de 2012 às 19:06

        Giba Navas, então você acha que ele deve continuar com Cesar Augusto isso???

  • Roberto: (responder)
    9 de outubro de 2012 às 18:07

    A música pecado de amor não é de autoria da Fátima Leão e sim do Guto, Nando, Jonatan.
    Aliás Guto e Nando, dupla mineira de muita qualidade.

  • Al Oshman: (responder)
    12 de julho de 2013 às 23:30

    This is such a excellent idea. A friend of mine sent me your backlink. It’s such a superior way to engage readers offline and get physical mail which everyone loves. I may must do this after my blog is up and running a bit more.

  • Jackie Couillard: (responder)
    14 de julho de 2013 às 20:46

    I simply want to mention I’m very new to blogging and site-building and actually savored this web site. Probably I’m want to bookmark your blog . You definitely have wonderful writings. Appreciate it for sharing your web page.

  • more tips here: (responder)
    17 de julho de 2013 às 23:54

    Your style is so unique compared to other folks I’ve read stuff from. Many thanks for posting when you’ve got the opportunity, Guess I’ll just book mark this site.

  • visit their website: (responder)
    18 de julho de 2013 às 01:30

    I like looking through and I believe this website got some truly useful stuff on it!

  • Deandre Rerucha: (responder)
    18 de julho de 2013 às 04:50

    A terrific way to improve your leadership skill is actually by being a better leader is to be more decisive. Since you are definitely the designated leader, make lots of decisions. If the employees have differing opinions about how something ought to be done, you must figure out which solution will continue to work ideal for the main team and not merely a number of people.

  • Kiersten Ahart: (responder)
    18 de julho de 2013 às 06:10

    Very good write-up, I feel standard internet site visitor of only one? utes web page, maintain within the great function, also it? utes gonna be a normal internet site visitor for many years.? The thoughts usually do not really blossom in to fruition until we still have indicated the actual crooks to an alternative person.? through Draw Twain.

  • Norberto Brande: (responder)
    18 de julho de 2013 às 18:49

    I�m impressed, I must say. Actually rarely do I encounter a weblog that�s each educative and entertaining, and let me tell you, you have hit the nail on the head. Your idea is excellent; the issue is one thing that not sufficient people are talking intelligently about. I’m very joyful that I stumbled throughout this in my seek for one thing relating to this.

  • helpful resources: (responder)
    18 de julho de 2013 às 20:46

    Everything is very open with a clear clarification of the issues. It was really informative. Your website is extremely helpful. Thank you for sharing!

  • just click the following website: (responder)
    18 de julho de 2013 às 23:50

    These all YouTube gaming videos are truly in fastidious quality, I watched out all these along by my friends.

  • free fake doctors note: (responder)
    19 de julho de 2013 às 13:01

    Link exchange is nothing else except it is just placing the other person’s web site link on your page at appropriate place and other person will also do similar for you.

  • just click the up coming web site: (responder)
    19 de julho de 2013 às 13:47

    I just added this weblog to my rss reader, great stuff. Cannot get enough!

  • Your Domain Name: (responder)
    19 de julho de 2013 às 22:36

    There is certainly a lot to learn about this topic. I really like all the points you have made.

  • Read the Full Article: (responder)
    19 de julho de 2013 às 22:40

    Appreciating the commitment you put into your website and detailed information you present. It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same old rehashed information. Great read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

  • Lindsey Woody: (responder)
    20 de julho de 2013 às 05:25

    This really answered my drawback, thanks!

  • vegina: (responder)
    20 de julho de 2013 às 05:49

    How lifeless could it be?

  • helpful resources: (responder)
    20 de julho de 2013 às 07:04

    My developer is trying to persuade me to move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the costs. But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on a variety of websites for about a year and am worried about switching to another platform. I have heard very good things about blogengine.net. Is there a way I can import all my wordpress content into it? Any help would be greatly appreciated!

  • Thao Calvello: (responder)
    27 de julho de 2013 às 18:27

    I found your weblog site on google and examine a couple of of your early posts. Proceed to maintain up the very good operate. I simply additional up your RSS feed to my MSN Information Reader. Looking for ahead to studying extra from you later on!

  • PEDRO E ZANARDINI: (responder)
    15 de setembro de 2015 às 10:59

    Bom dia somos a dupla PEDRO E ZANARDINI se puder nos dar uma forma em nosso video só o PEDRO da dupla quem está cantando https://www.youtube.com/watch?v=TuX4xnXt_9w mas se quiser acessar nossas músicas acesse http://www.palcomp3.com/pedroezanardini fica com DEUS, abraços.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.