14 out 2011 | Notícias,Reviews
REVIEW – Fred & Gustavo – Então Valeu

Dia desses eu escrevi um texto enaltecendo as características de três duplas que estão seguindo pelo caminho contrário ao da maioria das duplas novas. Quem acompanha com afinco a música sertaneja é testemunha da banalidade na qual o segmento tem se transformado. As duplas e artistas novos parecem ter apenas duas linhas de trabalho: copiar o que está estourado ou regravar um funk em formato sertanejo. A disputa por quem faz a melhor “resposta” ao “tche tche re re tche tche” ou quem solta a primeira versão de um funk de sucesso é gigantesca. Enquanto isso, algumas poucas duplas e artistas novos tentam seguir uma linha diferente, primando pelo conteúdo e não pela banalidade. Fred & Gustavo é uma destas duplas.

Aliás, Fred & Gustavo já tinham a seu favor a admiração de grande parte dos profissionais de música sertaneja. Sempre foram considerados uma das melhores duplas da nova safra por quase todos que já tiveram a chance de conhecer o trabalho deles. Mesmo que não fossem profissionalmente ligados à dupla. O Fred já gozava inclusive de um grande prestígio como compositor. A música “Sufoco”, considerada um marco importante para definir a sonoridade da nova música sertaneja, leva a assinatura dele juntamente com alguns antigos parceiros de composição e estrada.

Na teoria, colocar a dupla na trilha do sucesso seria, portanto, uma tarefa fácil. Mas não é. A música sertaneja possui um padrão oculto de medição de qualidade dos artistas e que hoje serve como filtro para aqueles que vão ou não fazer sucesso. A qualidade do cara não pode ser nem muito baixa e nem muito alta. Deve estar dentro daquela margem aceitável. É sério. Daí a resposta para aquela pergunta “nossa, por que Fulano não estourou se ele é tããão bom?”. Ora, a resposta é essa mesma: porque ele é muito bom. Fred & Gustavo, felizmente ou infelizmente, sempre estiveram acima da margem do “muito bom”. Daí a dificuldade. Em teoria, já estariam estouradíssimos, mas na prática não é tão simples assim.

O primeiro DVD, “Então Valeu”, é uma produção da trupe do Ivan Miyazato, que inclui o Ivan e o Eduardo Pepato no áudio, o Catatau no vídeo e o Marco Aurélio no repertório. Essa parte do repertório, aliás, merece uma explicação mais detalhada. Afinal não me lembro de ter testemunhado na música sertaneja nenhuma outra ocasião onde um repertório tenha sido pensado e composto com riqueza de detalhes apenas para um disco específico.

Geralmente a galera sai catando músicas por aí junto a grandes compositores e monta o repertório de um disco. No caso deste DVD, o repertório foi pensado exclusivamente para tal. A função do Marco Aurélio neste DVD, apesar de não constar nos créditos, vai desde a montagem do repertório e composição das músicas em conjunto com a dupla até a coordenação dos ensaios para a gravação. Desta etapa de composição das músicas, que consistiu num tempo de reclusão em Campo Grande, saíram cerca de 80 músicas, segundo os próprios contam. Além da dupla e do Marco Aurélio, alguns outros compositores também deram o ar da graça, como a Márcia Araújo, a Valéria Costa e o Élcio de Carvalho. O Mariano, da dupla com o Munhoz, também ajudou na composição da música “Absurdos”, que foi gravada também com a participação deles.

A qualidade das músicas compostas ali salta aos ouvidos. Tanto que ficou difícil segurar apenas para a própria dupla. Uma das músicas compostas durante esse período e que seria parte deste disco acabou entrando no repertório do Luan Santana. “Amar não é pecado”, composta pelo Fred, Gustavo, Marco Aurélio e pela Márcia Araújo, se tornou tema de novela e uma das melhores e mais tocadas músicas de 2011. E olha que esta foi a única que eles liberaram para o repertório de outros artistas. Algumas devem entrar no repertório do novo disco da dupla Marco Aurélio & Paulo Sérgio, já em fase de produção.

É gratificante ouvir composições com tamanha qualidade. “Lendas e Mistérios”, gravada no DVD com a participação da dupla Maria Cecília & Rodolfo, figura tranquilamente entre as 3 melhores letras de 2011, se não for a melhor. Vai totalmente na contra-mão do mercado, com uma letra longa e em alguns momentos complicada, mas consegue ser incrível e superar esse tipo de dificuldade por conta da qualidade dos versos e da história contada. É uma música com conteúdo. É arriscada, mas a música sertaneja carece demais de músicas como essa, que aceitam correr este tipo de risco.

O mesmo acontece com a música “Qual o segredo”, que não tem uma letra longa, mas foi composta numa linha melódica fora do padrão convencional e ainda exige momentos de duetos vocais totalmente inusitados e que talvez passariam em branco se a música fosse gravada por outra dupla, menos competente. Aliás, é uma música que só funciona em dupla, justamente por causa desse dueto. Esta música foi inclusive tema de um breve debate. Seria a música perfeita para uma participação da dupla Victor & Leo, que em teoria são do mesmo escritório da dupla Fred & Gustavo (é que na prática, apesar de se localizarem no mesmo prédio, o Clube do Cowboy e o Vida Boa são dois escritórios diferentes, com funcionários exclusivos de um e de outro escritório) e que por conta disso seriam a participação mais, digamos, coerente neste DVD. Mas justamente para evitar que Fred & Gustavo fossem vistos como uma dupla que quer se aproveitar do sucesso dos colegas de escritório para viverem à sombra deles, a participação acabou não ocorrendo.

Outra pérola deste disco é a canção “Sem você aqui”, uma guarânia fantástica que também privilegia o bom dueto vocal da dupla e ainda exalta o saudosismo e a nostalgia que sempre ficam evidenciados diante de boas guarânias como essa. É uma música sertaneja na melhor concepção do termo.

As músicas “Pra te esquecer”, “Inesquecível” e “Primeiro Olhar”, que contou com a participação da dupla Marco Aurélio & Paulo Sérgio, são outras que conseguem evidenciar a qualidade da dupla Fred & Gustavo. A música “Inesquecível” exige uma intrpretação mais emocionada, que o Fred soube imprimir do jeito exato. “Pra te esquecer” também segue essa mesma linha de interpretação, mas ela ficou ainda mais engrandecida por causa dos arranjos de piano que lembram as grandes canções pop/românticas estrangeiras.

Aliás, sobre a produção e arranjos, é interessante observar como a sonoridade dos trabalhos dirigidos pelo Ivan Miyazato evoluiu no que diz respeito à identidade após a parceria com o tecladista/produtor/arranjador Eduardo Pepato. Não que antes dele os trabalhos do Ivan não fossem excelentes. O cara é merecidamente um dos melhores e maiores produtores da música sertaneja, mas depois que ele fechou essa parceria com o Pepato, delegando a ele a função de co-produtor e arranjador dos discos, os trabalhos são mais facilmente identificáveis como sendo produções de lá. Este disco da dupla Fred & Gustavo é bem marcante neste sentido. E basta observar as outras produções recentes do Ivan em parceria com o Pepato para se notar que realmente a marca do estúdio está bem mais evidente.

E a parceria do Ivan com o Catatau continua firme e forte. Apesar de em alguns momentos as cenas de vídeo selecionadas para determinados trechos serem as de câmeras que ficaram tremendo muito por conta da agitação do público, alguns detalhes criativos foram bastante interessantes. Na música “Lendas e Mistérios”, por exemplo, cujo vídeo oficial foi disponibilizado apenas 3 ou 4 dias após a gravação (!!!!), o que provavelmente é um recorde na música sertaneja, a alternância da imagem em tons envelhecidos no início da canção para a evidência das cores e da iluminação no momento do refrão contrastou muito bem com a história da música. Geralmente a galera prepara apenas os cenários para exercerem esse tipo de contraste e sincronia com as canções. Na “Lendas e Mistérios”, o contraste foi feito na hora da edição.

O único problema de uma dupla como Fred & Gustavo e de um DVD com canções tão diferenciadas e com uma qualidade tão superior ao convencional como são as canções deste disco é justamente o costume do público com canções e artistas de baixa qualidade. O público anda tão pouco exigente e tão acostumado com o ruim que quando surge algo bom fica até meio complicado se destacar. E isso não tem acontecido só com a dupla Fred & Gustavo. O maior dos desafios da dupla é se destacar mesmo eles sendo melhores do que o padrão aceitável de talento na música sertaneja. Se eles conseguirem fazer isso, aí sim podemos ter certeza de que a música sertaneja está de fato melhorando. Eu estou cruzando os dedos.

Nota: 9,5

39 comentários
  • Stêfano( mineirinho) Cuiabá-MT: (responder)
    9 de fevereiro de 2012 às 09:58

    O que se pode dizer de grandes Duplas como os queridos Marco Aurélio & Paulo Sérgio(qualidade em composição e VOCAL), Valéria Costa que que isso( fora do comum)dentre outros que realmente reconhecem o Talento desses meninos de ITumbiara-GO Fred & Gustavo, parabéns meninos, a musica esta estourada aqui em Cuiabá-MT, e com certeza se aqui chegou com essa força, conquistar o Brasil será questão de tempo !!!

  • Raymundo Mikolajczyk: (responder)
    14 de julho de 2013 às 15:23

    I simply want to say I am newbie to blogging and site-building and absolutely savored you’re blog. Almost certainly I’m planning to bookmark your website . You certainly come with good well written articles. Kudos for revealing your web-site.

  • Delisa Trytten: (responder)
    16 de julho de 2013 às 21:53

    I’d have to check with you here. Which is not something I usually do! I enjoy reading a post that will make people think. Also, thanks for allowing me to comment!

  • her latest blog: (responder)
    17 de julho de 2013 às 20:25

    There’s certainly a great deal to find out about this issue. I love all the points you made.

  • site web: (responder)
    17 de julho de 2013 às 22:02

    My coder is trying to convince me to move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the expenses. But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on several websites for about a year and am worried about switching to another platform. I have heard fantastic things about blogengine.net. Is there a way I can import all my wordpress posts into it? Any kind of help would be greatly appreciated!

  • seo uk reviews: (responder)
    19 de julho de 2013 às 00:43

    Hey there! I just would like to offer you a huge thumbs up for the excellent info you have right here on this post. I’ll be returning to your site for more soon.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.