09 dez 2014 | Reviews
REVIEW – Fred & Gustavo – Pra ser tudo perfeito

2014 foi um ano incomum em diversos aspectos. Além da Copa e da eleição, que enfraqueceram um pouco o mercado, este ano ficará marcado como o ano em que as mudanças de formação de duplas sertanejas funcionaram, coisa que não ocorria assim tão facilmente. Tivemos Thaeme & Thiago, com nova formação já consolidada, Carreiro & Capataz, em amplo crescimento, e a dupla tema deste review, Fred & Gustavo. No caso destes últimos, a busca por um som mais comercial, que foi em teoria o principal motivo da saída do Fred anterior (o Diliel ou Fred Liel), acabou revertendo em favor da dupla.  Isso somado ao grande achado que foi o Ednan, isto é, o novo Fred, que caiu como uma luva no projeto.

Carismático e talentoso, o novo Fred conseguiu trazer para a dupla justamente o que se buscava: um apelo mais comercial. Sempre foi notório o talento vocal e a qualidade do repertório de Fred & Gustavo, mas uma das críticas que se fazia era justamente a falta desse tal apelo comercial, principalmente no sempre elogiado repertório. Já que a dupla tinha tanto talento vocal, para muitos era inconcebível que eles gravassem qualquer coisa com uma pegada mais popularesca. No máximo uma “Então Valeu” e olhe lá. Com a mudança, parece que essa preocupação, que no início dos trabalhos com a nova formação ainda era comum, foi aos poucos perdendo força. E a dupla Fred & Gustavo, com nova cara, abraçou um novo estilo de repertório, muito mais popularesco do que os de outros discos, o que deve permanecer em projetos futuros. As músicas dos discos anteriores ficaram totalmente para trás. Como eu disse, é praticamente um novo projeto, que calhou de ter o mesmo nome do anterior e a mesma equipe tomando conta.

Focado principalmente em músicas mais agitadas, o disco traz um repertório interessante e que combinou muito bem com esse novo momento da dupla. Entre os destaques, além de “Bonde dos Solteiros”, gravada com Henrique & Juliano, é possível citar as ótimas “Tó sou seu”, com Wesley Safadão, “Tira o copo da minha mão” e “Ex Gordinha”. Apesar de que “Dama da noite” e “Ligação” com certeza puxam o carro do disco. “Dama da noite” principalmente. Música incrível.

Na parte visual, o DVD ficou um pouco prejudicado por conta do local onde foi gravado, que tem o teto baixo, o que obrigou a dupla a cantar com o palco quase na mesma altura do público. O diretor Fernando “Catatau” Trevisan pra variar trabalhou muito bem na direção, tirando o melhor possível das imagens, mesmo como esse problema da altura do teto.

A produção ficou a cargo do Eduardo Pepato, o que ajudou a dar ao DVD aquela identidade comum aos trabalhos que ele têm produzido, como Henrique & Juliano, João Neto & Frederico e outros. Aliás, ainda sobre Henrique & Juliano, a amizade deles com Fred & Gustavo tem rendido bons frutos, não só pela participação na música “Bonde dos Solteiros”, a primeira que Fred & Gustavo lançaram na nova formação, mas também no intercâmbio de compositores (boa parte dos compositores das músicas deste disco também assinam canções gravadas por Henrique & Juliano) sem que fique aquele clima tenso, como é de costume em situações parecidas entre artistas que não fazem parte de um mesmo escritório. Na verdade, é basicamente a “turma do Pepato”, com alguns compositores regulares, que têm surpreendido o mercado com músicas de altíssimo nível em projetos muito bem conduzidos.

Chega a ser surpreendente a forma com que o mercado abraçou a dupla. Afinal, Fred & Gustavo eram os queridinhos dos amantes da boa música sertaneja. Pouca gente achava que a nova formação seria tão bem aceita e que o projeto continuaria praticamente sem qualquer prejuízo. Pois foi exatamente isso que aconteceu. Principalmente porque a dupla fez jus ao legado. Partiu para uma linha mais popularesca, sim, mas manteve o alto padrão de qualidade de produção, o que agradou os profissionais do segmento e manteve a dupla trabalhando praticamente do mesmo ponto em que havia parado, e com planos ainda mais ambiciosos para o futuro.

Nota: 8,5

1 comentário
  • Fabio Roque: (responder)
    10 de dezembro de 2014 às 09:24

    Massa, ficou muito bom mesmo esse trabalho

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.