21 dez 2012 | Notícias,Reviews
REVIEW – Humberto & Ronaldo – Eu vou contar procêis

Estou postando os reviews a toque de caixa nesse finzinho de ano. E pra piorar a minha situação, hehe, ainda tem mais disco novo sendo lançado. Eu achei que faltavam 3 reviews ainda, fora os 20 que pretendo postar no Mega Review. Aí descubro que faltam 5. E ainda temos os posts com o balanço geral do ano, o Top Five de melhores discos e outros textos. No fim das contas, creio que na semana que vem serei obrigado a postar 3 ou 4 reviews num período de 2 dias. Tudo pra não deixar pro ano que vem nada do que deveria ser postado ainda esse ano. Enquanto isso, a gente continua no nosso ritmo normal.

O mais estranho é que a maioria dos DVDs que está sendo lançado agora nos últimos dias foi gravado nos longínquos mês de março e abril, mas só estão sendo lançados por agora, em novembro e dezembro. Alguns destes DVDs passaram por problemas relacionados às liberações das músicas gravadas. Outros, por problemas de liberação junto à Ancine, a Agência Nacional de Cinema. É que tem todo um processo burocrático que demora às vezes meses para ser concluído. No caso deste DVD da dupla Humberto & Ronaldo, aparentemente foi este o problema.

O disco foi gravado no começo de março, no Sol Music Hall, em Goiânia. Apesar de ser um DVD bem parecido com o anterior em termos de arranjo e harmonia das músicas, o disco procura inserir diversos elementos novos, alguns com a intenção de deixar o disco um pouco mais requintado, outros para modernizar um pouco mais o repertório, mesmo que o DVD tenha sido concebido para valorizar um pouco mais as características mais rústicas tanto do cenário quanto de algumas das músicas.

Entre os elementos que buscaram dar mais requinte, o mais evidente é o violino em algumas músicas. Trouxe uma sonoridade diferenciada para a ótima guarânia do Humberto, “Pra se conformar”. Além de ter feito um dueto fantástico com o teclado na bela música composta pelo Israel Novaes, “Canção Perfeita”.

Entretanto, acredito que a força deste disco está mesmo nas suas canções mais agitadas. Ao contrário do disco anterior, que tinha as baladas universitárias como carros-chefe, neste DVD esta função fica a cargo das canções mais agitadas. As duas que foram lançadas primeiro, “Não sou de ninguém” e “Só vou beber mais hoje”, por exemplo, seguem essa linha e mostram bem a cara deste disco.

“Só vou beber mais hoje”, do Thales Lessa, se tornou um dos grandes sucessos sertanejos de 2012 e mostrou, junto com os outros arrochas do DVD, que esse estilo combina demais com a dupla Humberto & Ronaldo. O disco traz umas 3 canções nessa que foi a linha de trabalho que dominou a música sertaneja, “Só vou beber mais hoje”, “Quem vai chorar” e “Bem gostosinho”, e todas elas são bastante agradáveis aos ouvidos. O problema é que nem todo arrocha fica bacana com qualquer um que canta. No caso destes da dupla Humberto & Ronaldo, creio que a união dos temas em nada apelativos com a interpretação mais contida da dupla, sem exageros e floreios desnecessários, deu aos arrochas gravados por eles uma identidade própria e rapidamente identificável. Convenhamos, hoje em dia a maioria dos arrochas é cantada por artistas que não se preocupam em diferenciar-se dos demais cantores do mesmo estilo.

No lado mais tradicional, as vaneiras cumprem bem o papel e, ao lado dos arrochas, mantém esta que eu vejo como a principal característica deste disco. A música “Eu não sou de ninguém”, junto com “Eu vou contar procêis”, que inova em trazer ao mesmo tempo a participação de Jorge & Mateus e Gusttavo Lima, são duas das melhores vaneiras lançadas nesse ano, que foi dominado pelos arrochas. A primeira de uma forma mais moderninha e a segunda de um jeito bem mais tradicional, com aquela velha mas sempre eficaz fórmula de copiar a harmonia do refrão no arranjo de sanfona dobrado.

Minha única ressalva quanto a essa música, “Eu vou contar procêis”, que dá título ao disco, é o pouco cuidado na edição das vozes das participações. No dia da gravação, a música foi repetida diversas vezes. Mesmo assim, tanto a voz do Jorge quanto a do Gusttavo Lima apresentam alguns probleminhas relacionados à interpretação. Problemas esses que poderiam talvez ser corrigidos em estúdio ou evitados utilizando os outros takes gravados. Sem contar que em alguns momentos da música se tem a impressão de que a segunda voz do Mateus ficou desafinada na master final.

Mesmo a força do disco estando principalmente nas canções mais agitadas, algumas das baladas universitárias e canções românticas que ele traz são bem interessantes. Os destaques ficam para a ótima “Medo”, “Fala pra mim”, “Versos e poemas”, “Sensação estranha” e “Eu não sou ele”, esta com o Ronaldo na primeira voz. Estas duas últimas, aliás, seguem uma linha um pouco mais tradicional, o que vai de encontro ao aspecto mais rústico do DVD.

O que mais destaca esse lado rústico do disco é o cenário. A pedido da própria dupla, ele valorizou elementos orgânicos, montando o que aparenta ser o hall de entrada de um casarão antigo, com lamparinas, madeira e janelas. Os poucos LEDs utilizado no disco foi colocado nestas janelas justamente para dar uma impressão do que seria o lado externo do tal casarão. Cheguei a ouvir de algumas pessoas que o cenário não tinha ficado muito bacana. Mas, ao contrário, eu vejo como um dos pontos fortes deste DVD.

O DVD vem ajudando a manter o bom trabalho que a dupla já vinha realizando. Uma agenda sólida com presença nos principais eventos sertanejos, o que os vem colocando, aos poucos, entre os principais artistas do segmento. Não é um trabalho feito no desespero, mas em passos de formiguinhas, com a vantagem deles fazerem parte do maior escritório do Brasil na atualidade. Levando em conta, então, que este DVD é ligeiramente superior ao anterior, basta continuar seguindo a mesma cartilha. Assim é bem provável que o posto almejado entre os top do cenário sertanejo acabe sendo alcançado. Quem sabe ainda em 2013.

Nota: 8,5

 

12 comentários
  • Teco: (responder)
    21 de dezembro de 2012 às 18:11

    Eu gosto de H&R porque eles são ótimos representantes dos feios não é mesmo :~) !

  • Rafael: (responder)
    21 de dezembro de 2012 às 20:21

    foi um dos DVDs desse ano que eu mais gostei junto com o do Bruno & marrone, não paro de ouvir desde do primeiro dia que eu comprei, diferente do primeiro foi um disco bem eclético, o ponto forte dele foi ter inseridos tanto músicas românticas, tanto com músicas agitadas e vaneiras,das românticas as canções fala pra mim, a ótima guarânia pra se comformar, e a sensação estranha é uma puta música, assim como o marcão disse na participação do jorge e mateus e do gusttavo lima, a edição ficou devendo as vozes parecem que ficaram falhadas não saiam direito na entrada deles, mas tirando isso foi um dos melhores na minha opnião.

  • glauber: (responder)
    22 de dezembro de 2012 às 09:43

    Muito bom marcão, acho que esse dvd é sim um dos melhores do ano esses meninos são bons no que fazem.
    agora é esperar por esses discos que voce esta falando e os reviews finais.
    pq ano que vem tem mais israel e rodolffo, edson e hudson q ate agora nada do dvd, jorge e mateus em londres…

  • Adalton: (responder)
    22 de dezembro de 2012 às 21:52

    Um dos melhores dvds do ano.

    Agora quanto a demora para o lançamento de dvds: Alguem ai saber o pq do Dvd do Israel Novaes não ter sido lançado ainda? Nem um vídeo sequer de divulgação foi postado até hoje, e esse dvd foi gravado no começo do ano, muito estranho.

  • Homer Malinovsky: (responder)
    14 de julho de 2013 às 20:27

    I simply want to mention I am just new to blogs and seriously savored you’re web blog. Most likely I’m going to bookmark your blog post . You surely have outstanding well written articles. Thank you for sharing your web-site.

  • Estelle Arrollo: (responder)
    17 de julho de 2013 às 00:11

    single and multi working perfectly for me! cheers Fury

  • navigate here: (responder)
    17 de julho de 2013 às 20:36

    I believe that is one of the most important info for me. And i’m satisfied studying your article. However wanna commentary on few general issues, The web site style is ideal, the articles is truly great :D. Excellent job, cheers.

  • trouver facilement un mot de passe facebook: (responder)
    18 de julho de 2013 às 16:42

    Nice post. I learn something more challenging on different blogs everyday. It will always be stimulating to read content from other writers and practice a little something from their store. I’d prefer

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.