13 abr 2012 | Notícias,Reviews
REVIEW – Luan Santana – Quando chega a noite

O CD do Luan Santana saiu justo na semana em que eu quase fui pra vala. Por isso, não cheguei a ouvir na época. E depois, quando finalmente eu pude baixar o disco para ouvir e tecer os comentários aqui no Blognejo, todos os links que eu encontrei eram para download do disco em uma qualidade ruim. Demorou até que eu conseguisse baixar o disco com uma qualidade razoável o suficiente para que eu pudesse escrever o review. Pois cá estamos, finalmente.

Mesmo não tendo ouvido o disco até o dia de ontem, eu cheguei a acompanhar alguns comentários nas redes sociais. Me impressionou o “atraso” na cronologia dos comentários. O que parecia é que estavam debatendo o primeiro disco do garoto, com aquele papo beeeeeeesta de “ah, isso não é sertanejo”. Putz, de novo essa ladainha? Creio ser esse o tema mais batido de toda e qualquer discussão a respeito de música sertaneja em todos os tempos. Uma pessoa que usa essa frase como argumento só comprova a incapacidade de argumentar com qualquer outro ponto realmente válido. Ora, se o Luan Santana não é sertanejo então Jorge & Mateus provavelmente tenham se tornado uma banda de rock britânica, Victor & Leo provavelmente se tornaram cantores folks americanos, assim como a Paula Fernandes; Fernando & Sorocaba vivaram cantores country, e por aí vai. Ninguém mais é 100% sertanejo.

Me estranha essa discussão, ainda mais pelo fato de que o disco “Quando chega a noite” é, em comparação com os anteriores do Luan Santana, o “mais sertanejo” deles. No disco, o Luan gravou músicas em estilos que ele jamais incluiu em nenhum outro disco, a não ser nas poucas regravações que fez até hoje. O disco novo tem até sanfona, vejam só. Vaneira, guarânia, arrocha, canções românticas com guitarra… Ora, essa é a fórmula básica de um disco sertanejo. E mesmo assim há quem tente levantar pela enésima vez a discussão a respeito da “sertanejibilidade” do Luan Santana.

Outra discussão levantada na ocasião do lançamento do disco foi a respeito da maturidade do trabalho do Luan. Observa-se, claro, uma mudança na estratégia do trabalho, mas não creio que possa ser considerado um trabalho mais “maduro” que os anteriores simplesmente pelo fato de que quando se diz isso passa-se a impressão que os discos anteriores do Luan Santana eram imaturos. Ora, eram discos que demonstravam uma plena consciência do público que o Luan Santana pretendia atingir. Para mim essa é uma tremenda prova de maturidade. Poucos artistas sertanejos trabalham dessa forma. Diferentemente do que a maioria pensa, eu sempre achei o Luan Santana muito mais profissionalmente maduro do que grande parte dos artistas sertanejos, que se limitam apenas a copiarem uns aos outros.

Mudar o foco agora é, aliás, mais uma demonstração dessa maturidade. O público do Luan Santana está envelhecendo, assim como ele. Chega uma hora que não dá simplesmente pra ficar agradando apenas uma parcela do público que costuma mudar de gosto a cada ano. Depois do “boom” Luan Santana, se eu bem me lembro, o mesmo público já foi visto migrando para Justin Bieber e agora para o Rebelde. Tornar-se mais sertanejo era de fato a única opção que o Luan Santana tinha.

Chegaram a debater até as novas fotos do Luan Santana, dizendo que estavam muito puxadas para uma linha “Crepúsculo”, o que jogava por terra toda a alegação de “maturidade” do novo trabalho. Mas pelo amor de Deus, são só fotos. Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. Além do mais, a julgar pelo título do disco, as fotos são totamente compreensíveis. Dá a impressão de que tudo que o Luan faz ou lança o joga na cova dos leões no debate sobre o quão sertanejo ele é. Mas se a mesma coisa fosse feita por qualquer outro artista, essa discussão nem apareceria.

Claro que seu trabalho novo ainda tem lá seus resquícios dos tempos mais “infanto-juvenis”, como os efeitos de teclado e músicas com letras mais nessa linha, como “Virou Star”, além de canções numa pegada mais direcionada a esse mesmo público, como “Quando chega a noite” e “3 de maio”. Mesmo assim, o longo repertório do disco (17 músicas) traz muito mais canções “profundas” como “Incondicional”, “Te Vivo”, “Esqueci de te esquecer”, e outras na tradicional balada universitária mas com letras menos infantis, como “Você de mim não sai”, “24 horas”, “Telepatia” e outras. A última canção do disco, “Promete”, uma guarânia bem tradicional, é apenas o carimbo definitivo dessa mudança de foco e do destaque às características “mais sertanejas” do Luan Santana.

O disco traz também uma mudança na linha dos arranjos. Nos discos anteriores, o que se priorizava era o arranjo de violão, muitos deles incrivelmente difíceis de se reproduzir no dia a dia, inclusive, dado o grau de dificuldade. No novo trabalho, os arranjos de violão são bem mais simples que os dos discos anteriores e a guitarra ganhou muito mais espaço, além da sanfona, que eu já mencionei acima.

As boas sacadas, além da excelente “Incondicional”, estão nas músicas que aproximaram o Luan de um sertanejo mais comum, como “Nega”, que tem sanfona e arrocha, e “Coladinho”, que mistura samba rock com vaneira e ainda dá muuuuito destaque à sanfona. Curiosamente, dias antes do lançamento do disco vazou uma versão da música “Coladinho” que era 100% reggae. A versão que entrou no disco, no entanto, é bem mais inteligente e sacada do que a que tinha apenas a mera obviedade do reggae.

Um dos pontos “contra” do disco, no entanto, é o mesmo da maioria dos CDs “Ao Vivo” (CDs e não DVDs, reitero). O público “fake”, captado em shows e depois inserido no disco, prática banal nos dias de hoje, acaba sempre ficando artificial demais. Os gritos da galera ficam ou demasiadamente exagerados ou demasiadamente fora da realidade. Num momento você ouve praticamente um estádio inteiro gritando e logo depois apenas uma meia dúzia de gatos pingados cantando um trecho da música. Os backing vocals do disco, inclusive, por muitas vezes se confundem com o público, atrapalhando a identificação imediata.

No fim das contas, é um disco consciente. Continuo repudiando o uso do termo “mais maduro”, justamente porque sempre achei o trabalho do Luan bastante maduro. Se não fosse, não teria feito o sucesso que fez até hoje. Produzido pelo Fernando Zorzanello (do Sorocaba), que produziu também o DVD da dupla Thaeme & Tiago e co-produziu o Acústico na Ópera de Arame da própria dupla, “Quando Chega a Noite” é um disco muito mais próximo da atual realidade do mercado, o que mantém o Luan Santana como um produto altamente competitivo, desde que sejam escolhidas as músicas de trabalho corretas. É agradável aos ouvidos, com ótimas canções e um Luan Santana bem inspirado no que diz respeito ao aspecto vocal.

Nota: 9,0

68 comentários
  • Bill Moura e Leonardo: (responder)
    13 de abril de 2012 às 11:12

    Luan Santana merece nosso respeito e admiração.
    Isso não quer dizer que ouço o cd dele todo dia em meu carro, etc etc…
    Mas que o moleque é bom, isso ele é, e a cada dia que passa mostra mais maturidade e talento vocal.

    E ainda vai calar a boca de muito critico.
    Hoje em dia não existe ninguem mais 100% sertanejo, a não ser João Carreiro e Capataz (que aliás ja chegou a gravar rock and roll).

    Então meus amigos, Vamos se atentar simplesmente À MUSICA, e não a RÓTULOS.

    Abraços

    Leonardo (Bill Moura e Leonardo)

    • arnaldo lira: (responder)
      14 de abril de 2012 às 11:35

      do q oc nun gosta tamém né fi ?

      Dia cê puxa saco de um, dia q é de outro.

      Em post de musica raíz oc defende a tradição
      e ñ aprova a conduta dos caboco novo…

      Aí um caboco novo lança essas coisa aí, e oc adota…

      hahahaha

      • leandro: (responder)
        14 de abril de 2012 às 20:25

        concordo…
        devia candidatar…

    • Nandda: (responder)
      14 de abril de 2012 às 21:41

      Concordo plenamente.

      • Nandda: (responder)
        14 de abril de 2012 às 21:42

        Com BILL MOURA E LEONARDO.

    • CLAUDIVAN ALVES: (responder)
      16 de abril de 2012 às 01:42

      show de bola.. ParaBens pelo site Marcão sou seu Fã.

      OUÇAM TBM..

      CLAUDIVAN ALVES – NOVO AMOR
      CLAUDIVAN ALVES – MAS TA TUDO BEM

      http://www.youtube.com/watch?v=wg4ueOE9ZFI&feature=youtu.be

    • nicole: (responder)
      3 de maio de 2012 às 10:03

      é verdade ele não só como tem a vos linda como é gatinho bjuxxx

      • nicole: (responder)
        3 de maio de 2012 às 10:04

        e o novo cd e dvd é otimo bjuuxx ele é muito gatinho

  • Ana Paula: (responder)
    13 de abril de 2012 às 11:15

    Eu adorei esse novo CD dele! Tem canções lindas, como Incondicional e Te Vivo, e a mais pro lado sertanejo raiz como Promete, que eu tbm adorei. Esse novo trabalho dele está muito bom e acho que como os outros, vai fazer muito sucesso tbm!

  • Marcela: (responder)
    13 de abril de 2012 às 11:15

    Muito bom Marção! Sou suspeita a falar porque sou fã, mas o CD está incrível!!!

  • diogo: (responder)
    13 de abril de 2012 às 11:34

    Luan Santana não é um artista(no sentido Literal)
    Aquele que produz arte, como expressão, reflexão etc…
    Ele não vai acrescentar nada a humanidade e nem a musica
    em geral…

    Então não precisam cobrar dele nada disso,
    O cara não é um puta cantor, não tem formação musical,
    não é compositor de obras-primas, não tem virtuosidade
    em nenhum instrumento e enfim…

    A galera cobra demais do moleque,
    ele é só um produto midiático lucrativo(ate o momento)

    E nada mais! Review justo, pra quem é.
    Pq a nota que diferencia o Review do JC&C pra LS,
    é 1 ponto…se for pela lei do “Mesmo peso Mesma MEdida”

    A nota real desse review seria 6…
    Se João Carreiro e Capataz recebeu 10, usando de parâmetro.

    Enfim, esse trabalho é o q se espera do garoto,
    nada excepcional, nada fora do normal, nada alem…

    Porem um trabalho honesto e dentro da realidade dele.
    Bacana !

    • Carlos: (responder)
      15 de abril de 2012 às 03:49

      Caro Diego, meus sinceros aplausos. Alias isso aí pode ser dito da grande maioria dos artistas no ramo sertanejo. Não passa das dos dedos das mãos os que realmente estão produzindo algo de bom para a música sertaneja. Estou sendo generosíssimo.

  • Thiago Rossi: (responder)
    13 de abril de 2012 às 11:44

    Marcão é por isso que sou seu fã…um belo texto com uma visão de quem realmente entende do assunto…tem muita gente querendo ser crítico, porém deixa o lado pessoal, assumir a critica, uma boa critica deve ter argumentos com inteligência e não sentimentos pessoais.

    • SERTANEJO SEMPRE: (responder)
      13 de abril de 2012 às 17:30

      O problema, amigo, é que vocês tão acostumados com todo mundo só elogiando,rasgando seda das músicas e quando alguém tem uma opinião contrária, vocês não tem humildade pra aceitar.Ninguém é obrigado a gostar das músicas se não gostou. VOCÊ DE MIM NÃO SAI é fraca sim se comparada a outras faixas do mesmo cd,tá tocando porque tem muita grana envolvida e foi o Luan quem gravou.Não se trata de lado pessoal amigo e sim de opinião,vai tocar pq tem muito jabá mas é fraca e não vai marcar a carreira dele ok.Sinto muito se seu ego de cristal foi atingido AIAIAIAIAI pra você…

      • Carlos: (responder)
        15 de abril de 2012 às 15:48

        Descordo, a música vai marcar sim a carreira dele. Vai marcar pela mediocridade dela. Ou delas… me digam uma única música de respeito do Luan Santana.

  • Carlos: (responder)
    13 de abril de 2012 às 12:12

    É um disco péssimo que mostra toda a deficiência vocal do artista. As letras são pobretas demais, principalmente ‘Incondicional’. Sem falar o ridículo de colocar uma platéia artificial para cantar as músicas e legendar os video-clips. É obvio que o artista é deficiente e se num disco dá pra se notar isso, imaginem num show. O que seria do artista se no show dele as pessoas não cantassem ou pulassem e parassem. Essa é a questão, distrair o público do que realmente interessa: a música e o “cantor”. E outra coisa, qual disco sertanejo tem maturidade? Acho que são bem poucos. Nota 2.

    • diogo: (responder)
      16 de abril de 2012 às 14:08

      foi generoso…Assim como um médico tem a obrigação de estudar pra fazer bem seu trabalho. Não é luxo, pra um artista ser no minimo MUITO BOM…

      Afinal, talento tem em toda esquina,

  • Alexandre: (responder)
    13 de abril de 2012 às 12:18

    Achei esse novo trabalho do Luan incrivel, é muito bom e me agrada dmais ouvir este disco. Tem uma mescla mt boa das musicas contendo musicas com sanfona arrocha lenta e rapidas. Bom dimais, acho que vai continuar com esse sucessão, e nao estava mt chamativo pois ainda nao havi alançado este cd agora egue o baile. Grande Abraço!

  • emerson: (responder)
    13 de abril de 2012 às 16:53

    Muleque e bom sim, sua voz e o diferencial e tem que ser aproiveitadas para cancoes “mais sertanejas”, acredito que ele esta no caminho do sucesso e este novo trabalho vai cotninuar em alta, ele esta mudando na hora certa, pq se continuasse na mesma pegada dos dois primeiros cds ia cair rapidinho, mercado hoje e muito rapido e nao da chances para os que ficam para tras, vide Maria Cecilia e Rodolfo que nunca mais gravaram nada e cairam no esquecimento do povo

  • emerson: (responder)
    13 de abril de 2012 às 16:56

    Marcao vc que amigos dos homi, se sabe qnd JCeC vai gravar novo DVD? abraco

  • Vanessa: (responder)
    13 de abril de 2012 às 17:37

    Eu adorei A mUSICA te vivo, é bem profundo

  • Luhciana Souza: (responder)
    13 de abril de 2012 às 19:41

    Excelente argumentação Marcão. É legal isso de ler uma crítica capaz de apontar os dois lados (prós e contras), com fundamento. Parabéns pela análise. Gostei, não só porque eu curto o trabalho do Luan, mas, principalmente, porque é nítido o conhecimento que você tem de música, em seu aspecto mais técnico. Que bom que ainda temos você entre nós. Salve, salve! Bem-vindo novamente a vida e ao blog, que você faz com tanta propriedade. Sou sua fã…rs! Bjos e boa recuperação.

  • Max: (responder)
    13 de abril de 2012 às 22:17

    Eu só me limito a dizer, que não gostei do CD…

    • Suely: (responder)
      14 de abril de 2012 às 21:48

      Eu só me limito a dizer, que eu amei o CD.Muito bom mesmo.
      Surpreendente essa evolução do Luan.

      • Ricardo: (responder)
        15 de abril de 2012 às 06:16

        O bom do Luan que ele tem espaço pra evolução… muito espaço kkkkkkkkkk

  • Ricardo: (responder)
    14 de abril de 2012 às 04:49

    Por mais que eu tente gostar do estilo Luan nas músicas, não consigo. A voz dele não me agrada.

  • Kadu: (responder)
    14 de abril de 2012 às 11:14

    gostei muito do cd não… gostei mesmo das músicas: Quando chega a noite (q eu ja conhecia aqui com a banda Forró do Muído), Te vivo, Esqueci de te esquecer e 24 horas… sem contar a Incondicional q é incrível e a Coladinho q pra mim é a melhor do disco!

    mas o q matou mesmo o cd no meu ver, foi essa do falso ao vivo!

  • Tiiago: (responder)
    14 de abril de 2012 às 14:21

    Um otimo CD!!
    Luan esta evoluindo..

    • Jonnas Radio NetMogimirim: (responder)
      14 de abril de 2012 às 15:58

      Luan Não! É novo Auto Tune mesmo

  • Reinaldo: (responder)
    14 de abril de 2012 às 17:19

    Estou de saco cheio desse negócio de disco ao vivo

    • Carlos: (responder)
      15 de abril de 2012 às 03:42

      Que disco Ao vivo? Esse disco aí não é ao vivo não, é artificialidade ao extremo. Tudo para esconder a deficiência do cantor. O cara é péssimo mesmo.

  • Luiz Fernando: (responder)
    14 de abril de 2012 às 20:09

    O CD ta massa ba parte musical, mas esses gritos do público é muito irritante. Um passo legal seria largar um pouvo o “ao vivo”.

  • Suely: (responder)
    14 de abril de 2012 às 21:53

    Belíssimo CD. “Te vivo” é a marca de um “novo” Luan Santana.
    “Promete” uma canção bem mais sertaneja, me surpreendeu tanto na interpretação, quanto na letra composta pelo Luan.Grande avanço.

  • Elisa..: (responder)
    14 de abril de 2012 às 22:44

    Muito bom o texto, Marcus!! Concordo com o que vc disse do ‘público fake’, é insuportável, irritante pra caramba! Com relação ao Luan, não sou fã, e tbém não me agrada a voz, nem tão pouco as músicas dele. Mas…o menino merece respeito, faz por merecer o sucesso que faz.

  • Carlos: (responder)
    15 de abril de 2012 às 04:16

    Cara, vc deu 9,5 pro Michel Teló, deu 9,0 para o Luan Santana e deu 8,5 pro Victor e Leo? Cara com todo o respeito e querendo suas melhoras, mas tem alguma coisa errada aí. Só a música “Sonhos e Ilusões em Mim” do Victor e Leo supera tudo o que Michel Teló e Luan Santana produziram em vida. Vc não tem muita noção das coisas não é mesmo? Fala sério, que absurdo isso. Isso sem falar a qualidade técnica e vocal da dupla em relação aos dois. Vc me dizer que aquele CD sensacional do Victor e Leo levou nota menor que esse CD Fake do Luan Santana? Vc é maluco mesmo. Melhoras!!!

    • Marcus Vinícius: (responder)
      15 de abril de 2012 às 12:23

      o que avalio aqui é o trabalho e não o artista…

      • Yuri: (responder)
        15 de abril de 2012 às 13:28

        Me desculpe Marcus! Mas em algumas coisas eu concordo com o Carlos, no cd Amor de Alma, músicas como (Sonhos e Ilusões em Mim, Longe), são muito melhores, harmonicamente e literariamente falando que o cd todo de Luan. Há aí mesmo uma falta de critério. Talvez os leitores iriam entender melhor, que ao em vez de review que é uma avaliação técnica, você deveria colocar o título de “gostos pessoais” ou sinônimos disso.Ficaria mais lógico e aceitável.

        • diogo: (responder)
          16 de abril de 2012 às 13:34

          Concordo com o CARLOS…

          Marcão vc se contradiz ou não entendeu;

          “Avalio o trabalho e não o artista”

          Pera um minuto se eu entendi errado…

          Quem faz o trabalho é o artista,
          E vc avalia somente o trabalho…

          Agora se o artista tem deficiência vocal,
          Não compõe(adrenalina etc ñ vale cmo msica)
          Não tem virtuosidade em nenhum instrumento,

          Se todas as ferramentas necessarias para
          se fazer um bom trabalho, ELE NÃO POSSUI,
          COMO O TRABALHO DELE PODE SER BOM ???

          Como dizem…vc ta sem critérios ou noção

          • Marcus Vinícius: (responder)
            16 de abril de 2012 às 13:55

            Cara, creio que vc é quem tem que aceitar que faz parte da turma que vai atacar o coitado do garoto independente do que ele faça ou cante. Veja só por onde caminha o seu preconceito…

            A melhor música do seu último DVD era uma composição dele. “As lembranças vão na mala”. Dizer que essa música é ruim sendo que até os concorrentes do Luan diziam que ela era boa só atesta mais ainda esse ódio gratuito contra o coitado do moleque.

            E ele toca, sim, e muito bem o violão. Não, ele nõ é nenhum virtuoso, mas hoje em dia quem é? Poucos são.

            E eu avalio sim o trabalho. Um artista excelente dentro dos que vc citou pode, sim, lançar um disco ruim. Veja Bruno & Marrone com o disco ‘Sonhando”, por exemplo.

            E o que vc considera deficiência vocal, eu considero apenas a marca da voz dele. É visível que ele sabe cantar, é afinado.

            Você está tão absolutamente cego pelo ódio que tem do Luan Santana, que mais parece o ódio que quem está por cime geralmente gera nas pessoas, que não enxerga as qualidades do trabalho dele.

            Não há na música sertaneja um artista hoje com melhor domínio de palco. Ele é MUITO artista e isso é evidente. Atacar o review apenas por causa do ódio que sente não demonstra que você está certo, amigo.

        • Marcus Vinícius: (responder)
          16 de abril de 2012 às 13:57

          Não preciso falar que os reviews são escritos com base na minha opinião pessoal. Isso aqui é um blog e isso (a opinião pessoal) já está subentendido. É óbvio que é a minha opinião pessoal.

          • diogo: (responder)
            16 de abril de 2012 às 14:19

            Marcão, descordo do seu ponto de vista pelo seguinte fato;

            Quando a gente escuta e continuo batendo na tecla como muitos aqui: Victor e Leo/paula Fernandes/Jorge e Mateus/Joao carreiro e capataz…

            É gritante a diferença, não é odio, pq o garoto não me faz mal algum, eu nunca deixei de receber salario por conta dele, nem cheguei atrasdo em compromissos por causa da existencia dele…

            Simplesmente, fui condicionado a entender que qualidade, ARTISTA=Bom e etc, eram a turma do AMIGOS e seus antecessores, e os mais novos q citei acima…

            Virtuosidade tem sim, victor chaves, hudson, joão carreiro, daniel(violeiro técnico demais), michel teló na gaita de ponto, gustavo lima, cesar menotti, xororó e muitos outros

            Eu não consigo entender somente esse aspecto de “presença de palco e etc” …beleza, então qualquer ator poderia ser um PUTA ARTISTA só pq pula qnem macaco no palco?

            Acho q ta bagunçado demais esse cenário, enquanto ouver incentivo a isso…Pq Compor Musicas, Tocar Muito, Cantar Muito, não é luxo pra um artista…É OBRIGAÇÃO

            Enfim, não vou deixar de ler o blog, gosto daqui.

          • diogo: (responder)
            16 de abril de 2012 às 14:20

            desculpa. * Houver com H,não prestar atenção como escrevo aqui é falta de respeito com os leitores e vc. Mas o q eu penso é isso, e não mudo

  • Paulo: (responder)
    15 de abril de 2012 às 06:19

    Algumas das letras até que são boas para os adolescentes e jovens, mas a voz é que não gosto.

  • Fabiano: (responder)
    15 de abril de 2012 às 06:26

    Tá de brincadeira né.Pra quem um tempo à trás deu 8,5 para um cd em que os outros blogs foi considerado o 2º e 3º colocado somente à traz de JC e C alguns de Bruno e Marrone. Dar uma nota alta dessa. Não vejo muito nexo nas avaliações ou é perseguição mesmo. No máximo 8 este cd (ao vivo fake).

    • Marcus Vinícius: (responder)
      16 de abril de 2012 às 13:57

      É a minha opinião pessoal apenas.

  • Elias Ramon: (responder)
    15 de abril de 2012 às 08:49

    Eu nem escutei o CD ainda não… Vou falar do Luan msm hehe
    Aki!! Supondo que ele realmente não cante nada e suas músicas são só pra crianças (supondo). Ceis pensa que é fácil ir pro palco, na televisão, e fazer o que ele faz?
    “Áh, mais é só pq ele é bunito!” Pode ajudar sim tbm, mas eu discordo do cara lá que disse que ele não é um artista. Pra mim ele é sim uai, e muito! Só que o povo pensa que é fácil subir no palco e prender por duas horas 20mil pssouas +ou-.
    “Áh mais e o jabá?” Pô! Se pessoas investem dinheiro nele é pq tem retorno. Vcs acham que kualker Zé Mané da esquina que pagasse iria estourar desse tanto? Acho que não né….
    Eu acho que o Luan é um artista do jeito que ele é, e merecedor do sucesso que ele faz sim!

  • Ivan Cardoso: (responder)
    15 de abril de 2012 às 09:03

    Também já perdi a confiança nessas notas…

    Pra quem deu 9 pra paula fernandes, bruno e marrone…
    Dar a mesma nota pra essa merda ? como assim ?

    E nos criterios do Marcão q deu 10 pro JC…
    como pode 1 ponto separar isso, daquilo ?

    E a guarânia do fim do cd “promete” roubouu na cara dura
    a intro da guarania do J&M “Pra ter o seu amor”

    É nitido e escroto, pq ao invez de fazer o campo harmonico
    Ascendente da viola, o produtor incopetente fez um “rubato”
    no segundo grau e ja escorregou pro fim do frase…kkkk

    Foi Piunti q fez esse review kkkkkkk

  • Ivan Cardoso: (responder)
    15 de abril de 2012 às 09:04

    Também já perdi a confiança nessas notas…

    Pra quem deu 9 pra paula fernandes, bruno e marrone…
    Dar a mesma nota pra essa merda ? como assim ?

    E nos criterios do Marcão q deu 10 pro JC
    como pode 1 ponto separar isso, daquilo ?

    E a guarânia do fim do cd “promete” roubouu na cara dura
    a intro da guarania do J&M “Pra ter o seu amor”

    É nitido e escroto, pq ao invez de fazer o campo harmonico
    Ascendente da viola, o produtor incopetente fez um “rubato”
    no segundo grau e ja escorregou pro fim do frase…kkkk

    Foi Piunti q fez esse review kkkk

  • Ivan Cardoso: (responder)
    15 de abril de 2012 às 09:04

    Também já perdi a confiança nessas notas…

    Pra quem deu 9 pra paula fernandes, bruno e marrone…
    Dar a mesma nota pra essa merda ? como assim ?

    E nos criterios do Marcão q deu 10 pro JC
    como pode 1 ponto separar isso, daquilo ?

    E a guarânia do fim do cd “promete” roubouu na cara dura
    a intro da guarania do J&M “Pra ter o seu amor”

    É nitido e escroto, pq ao invez de fazer o campo harmonico
    Ascendente da viola, o produtor incopetente fez um “rubato”
    no segundo grau e ja escorregou pro fim do frase…kkkk

    Foi Piunti q fez esse review kkkk

    • Marcus Vinícius: (responder)
      15 de abril de 2012 às 12:24

      bruno e marrone ganharam 10 no último trabalho e a paula fernandes ganhou 9,5. o que avalio é o trabalho e não o artista.

  • Artur: (responder)
    15 de abril de 2012 às 10:52

    O Luan é foda. Quem critica é pq não entende ***** nenhuma… Cada um com seu estilo. Tambem não gosto do estilo dele se vestir, e etc. Essa foto por exemplo é RIDICULA. Mas como cantor, artista e até compositor o menino é foda. Todo disco tem umas duas músicas assinadas por ele, e são sempre músicas interessantes e diferentes do que rola no mercado. E a qualidade vocal dele aumenta a cada dia. A voz dele é muito comercial.. Essa música telepatia por exemplo eu ja conhecia, mais ficou sensacional na voz do Luan. Desejo sucesso a ele.

  • Marcus Vinícius: (responder)
    15 de abril de 2012 às 12:19

    As reclamações seriam consistentes, sim, se não fossem motivadas apenas pelo puro e simples preconceito contra o Luan Santana. O coitado pode lançar qualquer coisa que essa mesma turma que está reclamando aqui vai achar uma merda.

    • Alexandre: (responder)
      15 de abril de 2012 às 23:50

      Eu não entendo se estou no lugar errado ou não mas como o povo que frequenta o site leva as coisas pro pessoal e não gosta, o luan pode grava o melhor trabalho do mundo mas para alguns aq ficará péssimo d qlqr jeito. Vão para um poco com isso galera o CD ficou mt bom mesmo, valeu Marção e tamo junto continua assim como vc é sem preconceitos e avaliando oq ficou mt bom é isso msm. Grande abraço galera!

    • diogo: (responder)
      16 de abril de 2012 às 13:46

      Desculpa Marcão, mas vc ta errado nesse “raciocinio”

      Cara, Não existe Pré-conceito pra começar.

      Te explico o “PQ”:

      Pré conceito é julgar sem antes conhecer.
      Bom, nós sabemos, vemos e ouvimos o que Luan Santana
      faz, e o que o Luan Santana é.

      Desse aglomerado de informações formamos nosso CONCEITO.
      Para organizar as informações e assimilar, temos PARÂMETROS.

      Pra quem escuta sertanejo, vive de sertanejo e gosta,
      Nomes como Paula Fernandes/Victor&Leo/João Carreiro & Capataz
      /Jorge & Mateus são bem familiares…

      E usando todo conjunto de informações que temos deles,
      criamos critérios pra filtrar o “PQP Q FODA” do “PQP Q MERDA”

      Assim, quando vc vem falando essas groselhas do Luan Santana,
      que ele é isso e aquilo, e da essas notas e etc…

      No mesmo minuto não é admissivel pra gente que essa pessoa
      como “artista” seja misturado aos demais citados, q usamos
      de parametro de qualidade…

      Agora, temos pré-conceito mesmo?
      Ele é fraco,limitado e conhecido como tal. ACEITE

      • Lucas Neves: (responder)
        26 de abril de 2012 às 15:17

        Diogão, parceiro, sinto dizer que você mesmo se enrolou nas palavras. E, por sinal, ainda falou quase uma “insanidade” contra a própria música da qual amamos: a sertaneja.
        Poderia comentar sobre tudo, mas ressalto só um ponto, certo? Lá vai… Como não admitir preconceito ao falar que o artista em questão não tem “virtuosidade com instrumentos”, se as partíturas dos pianos da gravação foram dele? No show ele faz um solo no piano, nos trabalhos passados ele mexe com viola caipira, maneja como poucos um bom violão e toca guitarra… Como isso é CONceito se você nem sequer sabe com o quê o moleque trabalha? E, ah… Um amigo meu rockeiro do colegial fez questão de incluir “As Lembranças Vão Na Mala” no repertório das bandas dele simplesmente por achar essa a melhor composição (e que marcou o namoro de outros(as) amigos(as) meus) do ano.
        Mas minhas palavras são pequenas – e não são de um fã do garoto (afinal, nem CDs dele eu tenho. Ainda), mas de alguém que reconhece o quanto ele é bom no ramo!
        Abraxxx!

  • Anônimo: (responder)
    15 de abril de 2012 às 18:06

    Tinha que ser ao vivo de novo? Eu acho que já tá bom, pois émuito chato ficar ouvindo gritos durante a musica.

  • Joao: (responder)
    16 de abril de 2012 às 07:18

    Tem duas canções que gostei, o vocal do garoto tem que melhorar. Os gritos fakes atrapalhou o cd também. Lembrando que ele ainda é um garoto. Acredito que ele vai ser um grande artista, daqui uns 7 anos (focado no trabalho). Minha nota seria 8.

  • Thiago Rossi: (responder)
    16 de abril de 2012 às 15:00

    kkkkkkkkkkkkk…tem gente se mordendo!!! oh dó

  • Leo: (responder)
    16 de abril de 2012 às 15:12

    Tem boas canções, o garoto é bem promissor, mas na minha opinião as músicas dele até hoje, são músicas de verão, que daqui dois anos não lembraremos mais. Ele me lembra muito Sandy e Júnior na época do auge deles, músicas para os jovens adolescentes. Daqui alguns anos quando o rosto juvenil do garoto sumir, vai ficar mais claro o grau de talentosidade do garoto. O futuro só a Deus pertence, mas “hoje” o vejo como produto midiático, com boas canções para o público jovem. Mas no futuro, ele pode ser sim, um grande arista, exemplo o Rick Martin, começou como midiático no grupo Menudo, e depois da maturidade conseguiu seu espaço consagrado naquilo em que se propôs.

  • Maria José leite: (responder)
    25 de abril de 2012 às 16:40

    Olá,estava curiosa para ver o que seria dito do novo cd do Luan aqui no Blognejo.
    Acompanho a evolução da carreira do Luan desde o início,pelo rádio,internet e tv.Acho inteligente a ideia de ir mudando o foco com o passar do tempo,o público vai envelhecendo junto com o cantor.Já ouvi a maioria das músicas do cd e gostei de todas.Ouvi “Promete” e achei muito boa.
    Quanto as fotos,lembrava algo “Crepúsculo”,mas como dito no texto,eram apenas fotos,o comercial de divulgação talvez não tenha sido dos melhores.
    http://www.petalasdeliberdade.blogspot.com.br

  • ANDRE MARTINS: (responder)
    30 de abril de 2012 às 17:48

    È`inegável o dom que esse menino tem de lidar com o público, de ser carismático, embora há quem o ache humilde e quem o ache metido igual acontecia com o cantor Luciano Camargo. Mas as letras das músicas do Luan são de um tipo muito pop, eu as vejo como as músicas de Leandro e Leonardo que faziam aquele sucesso tremendo nos anos 90, mas hoje em dia são esquecidas e não conseguem esquecer o peso da idade, diferentemente do que acontece com as músicas de Chrystian e Ralf, que embora não tenha alcançado tamanha projeção quando eram novas, hoje são facilmente regravadas, portanto lembradas pelos novos artistas.Comparando com automóveis, as músicas do Luan seriam como um Ford Ka, revolucionário na época do lançamento, mas visivelmente antigo hoje, ao passo que um gol G2 não foi nenhuma obra de arte quando lançado, mas continua um carro apresentável e diria desejável até hoje.Portanto as canções que sobrevivem ao tempo são canções que não apelam ao uso de gírias, pois as gérias (tô de cara, etc) tem prazo de validade.

  • Lyndon Doss: (responder)
    14 de julho de 2013 às 16:04

    I just want to tell you that I am just very new to blogging and site-building and really savored you’re blog site. Very likely I’m going to bookmark your blog post . You certainly have fabulous well written articles. Kudos for sharing your blog.

  • Patti Gonnerman: (responder)
    17 de julho de 2013 às 04:17

    very nice post, i certainly love this website, keep on it

  • try this website: (responder)
    17 de julho de 2013 às 19:52

    After looking into a handful of the blog posts on your blog, I seriously appreciate your technique of writing a blog. I saved it to my bookmark website list and will be checking back in the near future. Please check out my web site too and tell me what you think.

  • url: (responder)
    18 de julho de 2013 às 02:25

    Very well written information. It will be valuable to anybody who employess it, including yours truly :). Keep doing what you are doing – looking forward to more posts.

  • this page: (responder)
    18 de julho de 2013 às 16:24

    Having read this I believed it was extremely informative. I appreciate you spending some time and energy to put this article together. I once again find myself spending a lot of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it!

  • helpful hints: (responder)
    20 de julho de 2013 às 09:01

    I’d like to thank you for the efforts you’ve put in writing this site. I am hoping to see the same high-grade content by you later on as well. In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my very own site now ;)

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.