19 dez 2012 | Notícias,Reviews
REVIEW – Munhoz & Mariano – Ao Vivo em Campo Grande Vol. II

Não sei se vocês notaram, mas este ano a quantidade de DVDs do tipo “espetáculo”, para mais de 20 mil pessoas, em espaço aberto, foram absoluta minoria entre os lançamentos. A maioria dos DVDs lançados este ano foram gravados em eventos um pouco menos arriscados, geralmente em casas de shows para no máximo 5 mil pessoas em média. Isso incluindo alguns dos maiores artistas do segmento sertanejo. Mais curioso ainda é perceber que os DVDs desse tipo, grandiosos, funcionaram muito bem para quem arriscou gravar assim. Munhoz & Mariano com certeza encabeçam essa curtíssima lista de DVDs “espetáculo” lançados no decorrer do ano de 2012. E matam a pau, diga-se de passagem.

A princípio, este DVD consagra o nome do Fernando Trevisan (o Catatau) como o melhor diretor de vídeo em DVDs sertanejos da atualidade. Até algum tempo atrás, eu costumava considerar a Joana Mazzuchelli a dona deste título, mas em 2012 ela não dirigiu quase nada dentro do segmento sertanejo, e um dos poucos ou talvez o único que ela dirigiu (o novo DVD de César Menotti & Fabiano) ainda não foi lançado. O Catatau, entretanto, vem pouco a pouco se superando. Ao invés de se repetir, como faz a maioria dos diretores de vídeo em atividade, ele tenta trazer elementos diferentes em cada nova produção. Seja uma câmera diferente, como a Red utilizada no “Sertanejo Play”, ou pequenos elementos no cenário que não são encontrados em outros DVDs que ele assina. Fora que ele se tornou um especialista em DVDs com mega-estrutura.

O Catatau assinou belíssimos trabalhos de direção visual de DVDs de grande porte, como o “Coração Apaixonou” da dupla João Bosco & Vinícius e o “Ao Vivo em Palmas” da dupla João Neto & Frederico, sempre com um diferencial. No primeiro exemplo citado, uma mega passarela em forma de coração. No segundo, um palco com maior foco no lado esquerdo, deixando uma impressão meio “Picasso” no vídeo. Já para o DVD “Munhoz & Mariano – Ao Vivo em Campo Grande Vol. II”, o palco sem teto, que não é exclusividade deste DVD em 2012, ganhou muito mais destaque com a utilização sem dó da iluminação disponível. É luz que não acaba mais. E a finalização do vídeo ganhou um aspecto muito mais peculiar, dando ao disco uma cara de DVD gringo. Não sei que tipo de efeito ele aplicou na edição, mas o resultado ficou sensacional.

Que eu me lembre, também, o Catatau é o único que tem utilizado uma outra novidade aparentemente simples mas que ninguém mais pensou: luzes por baixo do palco, com vidro no lugar da madeira em determinados pontos, formando desenhos. Ele usou esta ideia neste disco e no DVD da dupla Henrique & Diego, que ainda não foi lançado. A luz acaba sendo aproveitada de uma forma muito mais interessante.

É importante apontar também o cenário montado de forma semi-circular com o palco à frente, os dois separados apenas por uma passarela, por onde entravam as participações. O público acabou ficando posicionado praticamente em volta de todo o palco, isso sem que a parte traseira do cenário fosse perdida. A troca de roupas, que não se restringiu apenas à dupla, mas também à banda que gravou o DVD. Banda essa, aliás, que participa de forma dinâmica do disco, com instrumentos plugados em transmissores sem fio. Uma série de ideias simples mas geniais e em sua maioria pioneiras. Em resumo, o DVD da dupla Munhoz & Mariano é o melhor do ano em termos visuais, sem nenhum resquício de dúvida.

Agora analisemos os outros aspectos deste disco. Porque não adianta nada ter um DVD fantástico em termos visuais mas que deixa a desejar em termos musicais. Acontece, meus amigos, que este disco não deixa. É claro que muita gente vai encher o meu saco por eu elogiar um repertório que traz músicas tããããããão odioooosas, absuuuuurdas e terrííííííveis como a horrorooooooooosa “Camaro Amarelo”. O fato é que a concepção que eu tenho deste tipo de música é que existem artistas que podem cantá-las e existem artistas que não podem.

Se fosse a dupla Bruno & Marrone, por exemplo, saindo da sua zona de conforto para tentar se embrenhar no exageradamente comercial, aí sim eu criticaria. Agora, Munhoz & Mariano se propõem ao comercial desde o começo da carreira. Não é algo forçado. É o estilo dos caras. Gostar ou não do tipo de música que eles cantam é algo subjetivo. O que não se pode é fechar os olhos para o fato de que isso funciona com eles, e muitíssimo bem.

Além disso, o disco não traz apenas o “Camaro Amarelo” e seus 40 milhões de visualizações no Youtube. É uma série de músicas que funcionam tão bem quanto ela quando cantadas por Munhoz & Mariano. Entre as de “farra” figuram as ótimas “Balada Louca”, “Casa Amarela”, “Grita, Amor”. Nas baladas universitárias, as ótimas “Vai embora, coração”, “Nuvem Negra”, “Sexto Sentido”. E entre as diferentes e menos “comerciais”, a fantástica “A Bela e o fera”. Mérito também, é claro, para os excelentes arranjos do Eduardo Pepato.

Este DVD é o que melhor funciona como espetáculo, como mega show, neste ano de 2012. Tirando o DVD gravado em Palmas pela dupla João Neto & Frederico e o do Victor & Leo em Floripa, é praticamente o único que segue essa linha, aliás. Talvez por isso esteja funcionando tão bem. E mesmo com os sei lá quantos cavalos de potência do Camaro Amarelo puxando o DVD, o disco inteiro tem muita borracha de pneu pra queimar ainda. Um trabalho comercial, sim, mas um puta trabalho comercial. Quem quiser reclamar, que reclame.

Nota: 10

35 comentários
  • Cowboy @acheisertanejo: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 02:19

    Assino em baixo Marcão, DVD Sensacional, na minha opnião esse DVD é o melhor no lado mais comercial e o DVD Jorge & Mateus Jurere no que diz respeito ao sertanejo focado mais em qualidade e um pouco menos comercial, parabéns a todos!

  • Luiz: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 07:08

    #############SEJAMOS FRANCOS################
    Analisando de uma forma resumida, clara e objetiva. A nota é 10 pra quem não gosta de letra e sim p***ria bem ao estilo do povo semianalfabeto.
    E 1,22 pra quem gosta de letra e melodia.
    Não denigrem o sertanejo.
    ############CHEGA DE HIPOCRISIA#############

    • Marcus Vinícius: (responder)
      19 de dezembro de 2012 às 12:42

      Nos meus reviews nunca tirei nota por causa de gosto pessoal. Isso é algo subjetivo. Pode-se gostar ou não de alguma coisa, o que não se pode é fechar os olhos para a qualidade de um trabalho apenas porque acha um absurdo o tipo de música que cantam

  • Pantanal: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 09:42

    10,00 acho de mais para um DVD super comercial.
    Mas, um 8,00 seria ideal.
    10,00 acho eu como um mero leigo e amante da música sertaneja caberia para Bruno & Marrone e Victor & Leo.

    • Marcus Vinícius: (responder)
      19 de dezembro de 2012 às 12:43

      assistiu o DVD?

      • Pantanal: (responder)
        20 de dezembro de 2012 às 08:33

        Assisti, admiro o trabalho do M&M, defendendo o estado do MS e ainda mais sabendo que eles saíram dos barzinhos da vida, mas, este DVD, falando de musicalidade ficou devendo um pouco, falo de letras mais elaboradas ( A música ” Sorte que a gente tem a vida inteira” talvez seja a mais elaborada em termo de letra)….. A Qualidade do DVD em si é indiscutível…

        Se de quebra o JUSTICEIRO do João Carreiro estiver por ai lendo o conceituado BLOGNEJO… ” JC&C acelera o DVD de vocês para mostrar o que é DVD SERTANEJO sem muita tecnologia ( frescura) e com a qualidade musical sem igual”

  • Cleito Silva: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 09:53

    PRA MIM A NOTA É 7,5

    • Marcus Vinícius: (responder)
      19 de dezembro de 2012 às 12:43

      Assistiu o DVD?

  • Juca: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 10:47

    Todo mundo sabe o porquê do 10. Jabás e afins… Nota real sem jabá seria 7,5…

    • Marcus Vinícius: (responder)
      19 de dezembro de 2012 às 12:44

      Assistiu o DVD? E se assim fosse, eu teria que dar 10 pra todo mundo, pq ultimamente todo mundo puxa meu saco.

      • Juca: (responder)
        20 de dezembro de 2012 às 01:44

        1 – Fim de semana – Alô, final de semana chegou!
        Em casa é que eu não vou ficar
        É sexta-feira, eu vou sair, vou farrear! ***nossa que música massa***
        2 – Camaro Amarelo – ***a melhor que tem***
        3 – Vai Embora coração – Oh oh oh oh… Oh oh oh oh…
        Pula do meu peito e vai embora coração
        Oh oh oh oh…
        Porque assim desse jeito eu não te quero não
        Oh oh oh oh…
        Pula do meu peito e vai embora coração
        Oh oh oh oh…
        Porque assim desse jeito eu não te quero não
        ***música de 2:57 que fica repetindo este refrão a música toda***
        4-Casa Amarela – Hoje é dia de farra
        Eu vou cair na zoeira
        Trabalho a semana inteira pra no sábado gastar
        Pego meu carro, paro no posto e já abro uma gelada
        Se tiver muié solteira arrasto tudo lá pra casa
        ***Lindo Maravilhoso isso***

        Confesso que não tive paciência para escultar o resto, poluição sonora basta as buzinas dos carros.
        ***Digo e repito: hipocrisia esse 10***

  • Fabio Roque: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 10:58

    Não gostava de Munhoz e Mariano nem na base da porrada! Mas daí eles gravaram uma música chamada “sexto sentido” que eu achei fantástica.
    Aí resolví entender a dupla, ouvir mais.
    Sinceramente?! Ainda acho feio pra caramba o timbre de voz do Mariano, mas o cara tem uma presença de palco foda! E o trabalho deles realmente é o mais bem conduzido de 2012.
    Merecem o sucesso que estão fazendo, são a prova de que com trabalho e esforço e mais um tanto de investimento inteligente é possível fazer sucesso. Ainda não ví o DVD, mas acho que vou gostar!

  • Guilherme: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 11:21

    comprovado que voce não entende nada… o que foi o dvd do victor & leo para mais de 100mil pessoas?

    • Marcus Vinícius: (responder)
      19 de dezembro de 2012 às 12:46

      eu disse “poucos DVDs”, o que não significa que esqueci do Victor & Leo. Continuam sendo poucos DVDs. Mas sacrilégio ou não, como sempre é quando se trata de qualquer coisa feita por Victor & Leo, achei este melhor que aquele. Se eles lançarem um cocô falante, eu sou obrigado a considerar melhor que todas as outras coisas lançadas pelos outros artistas, né?

  • Romário Victor: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 11:22

    Não assisti o DVD, mas a nota 10…

    • Marcus Vinícius: (responder)
      19 de dezembro de 2012 às 12:46

      como você disse, não assistiu o DVD

  • joao: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 12:14

    NOTA 10 ???? É A VOLTINHA QUI DEU NO CAMARO DELES ..POR ISSO…SÓ PODE..RSRS

    • Marcus Vinícius: (responder)
      19 de dezembro de 2012 às 12:47

      assistiu o DVD?

  • Tradicionais de fachada: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 13:38

    Eu acho engraçado todo mundo defender o sertanejo tradicional, e meter o pau no sertanejo universitário. Aqui em Brasilia tem a sexta Só Modão em uma casa tradicional chamada Barril 66, mais não dá ninguém, cadê esse povo que gosta do tradicional? semana passada teve no Ginasio Nilson Nelson shows de Leonardo e Eduardo Costa no mesmo dia, deu quase ninguém, coitado do organizado, cadê essa turma do tradicional nesses eventos? estão nas festas universitárias, ou em casa só sentando na frente do computador criticando o sertanejo atual no Blognejo!!

  • Camila: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 14:53

    Assisti o DVD… E olha, da pra entender porque a musica sertaneja esta essa lama… Um formador de opinião como vc, critico da musica sertaneja, dar nora 10 pra um lixo como esse? Em termos de musica??? Que musica? Que arranjo? Que voz? Os valores musicais estão deturpados mesmo… De nota 10 pra proposta de musicas pra animar baladas… Porque, pra ouvir aquilo ali não presta. Sempre acompanho suas pastagens, e nessa meu amigo, vc foi muito infeliz!!!

    • Marcus Vinícius: (responder)
      19 de dezembro de 2012 às 17:36

      confesso que não é o disco que boto pra eu ouvir. Mas num posso fechar os olhos pra qualidade do trabalho. Só porque é absurdamente comercial, é ruim? Eu não acho que as coisas devam ser encaradas dessa forma. É um DVD com um puta show, por isso mereceu 10.

  • Rafael: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 15:01

    PQP…concordo com o marcão tudo é victor e léo, como se tudo que os caras fazem são perfeitos, ô povo besta puxa saco deles, tem matéria ou review de algum artista a galera sempre veem com victor e léo como se eles fossem perfeitos igual a Deus, eu não sei que eles tanto falam sobre esse dvd ao vivo em floripa, que só teve público na verdade, porque o repertório comparado aos outros dvds lançados esse ano ficou pra atrás. a maioria das músicas são regravação dos trabalhos anteriores são poucas as inéditas, chega né gente? tem duplas por aí boas, mas cada qual tem seu estilo. ninguém é igual a ninguém,o dvd o pessoal precisa assistir e abrir os olhos, não é porque os caras gravaram camaro amarelo que o restante do repertório é ruim, aliás como o marcão falo tem músicas boas no dvd.

  • Camila: (responder)
    19 de dezembro de 2012 às 21:51

    Marcão, eu entendo seu ponto de vista… Como disse acima, assisti o DVD e concordo que foi um show bem produzido, com belas imagens… Repertório Ótimo pra animar as baladas de hoje em dia… Mas, se tratando de Musica Sertaneja, não da pra ser nota 10… Talvez 7, no maximo, por conta da produção… Mas, em termos de música daria um 04,00 no maximo!

  • André Cruz: (responder)
    20 de dezembro de 2012 às 03:00

    Esse DVD ficou comercial, mas sem deixar de lado o romantismo. A dupla esta sabendo aproveitar a boa fase… Parabéns a eles!!!

    Ah, e outro “Mega Show” foi o DVD do Conrado e Aleksandro, que já foi lançado em partes. Vale pesquisar e assistir! Abraços.

  • emerson: (responder)
    20 de dezembro de 2012 às 09:35

    Concordo com 10, DVD e super comercial, mais este e o estilo dos cara, vcs queriam que eles gravassem dvd 100% romantico? Bom do sertanejo de hoje que tem para todos os gostos e estilos.

  • Jr: (responder)
    20 de dezembro de 2012 às 22:01

    Velho seis assistiram o dvd do GUSTTAVO LIMA AO VIVO EM SAO PAULO? fikoo mt mt mt boom vale a pena tiranu musicas comerciais como gatinha assanhada as mina pira agua de bar! musica Menina meu Deus q musica linda dmais!

  • Mirella Campos: (responder)
    21 de dezembro de 2012 às 15:42

    Epetáculo pra mim,é o dvd ao vivo em Floripa de Victor e Leo!!…Esse sim é 1000!!…Quanto ao do MeM,só o visual,não cuto o tipo de músicas cantadas por eles,prefiro as que me emocionem,tipo Victor e Leo , Bruno e Marrone!!

  • Michel Dinato: (responder)
    26 de dezembro de 2012 às 19:11

    concordo com vc quando diz :”existem artistas que podem cantá-las e existem artistas que não podem.”

    interessante do M&M que quando a musica é mais romantica, eles conseguem convencer

  • Fábio Roque: (responder)
    12 de janeiro de 2013 às 08:32

    Ontem finalmente assistí o DVD!
    Bom demais mesmo, quase chorei junto com os caras na abertura. O show todo tem uma vibe muito positiva!
    Não achei o repertório tão ruim assim não, muito pelo contrário. Esse 10 foi merecido!!!

  • Juliano: (responder)
    12 de junho de 2013 às 11:40

    Mil vezes Munhoz e Mariano!!!! As vaneiras, as baladas, o show, achei sensacional este DVD/CD! Vale muito mais a pena apostar nesses meninos do que no Victor e Leo que atualmente ainda tem vergonha de dizer que são artistas sertanejos! Tradição não morre nunca! MM junto com João Carreiro e Capataz, cada um a seu modo, são as melhores duplas na atualidade!

  • Melodie Yannucci: (responder)
    14 de julho de 2013 às 14:45

    I simply want to tell you that I am just all new to blogging and actually loved your web page. More than likely I’m likely to bookmark your site . You absolutely have awesome articles. Many thanks for revealing your blog site.

  • Danica Closter: (responder)
    17 de julho de 2013 às 09:16

    If you’re still on the fence: grab your favorite earphones, head down to a Best Buy and ask to plug them into a Zune then an iPod and see which one sounds better to you, and which interface makes you smile more. Then you’ll know which is right for you.

  • free beats info: (responder)
    18 de julho de 2013 às 16:50

    I appreciate your wordpress layout, where did you get a hold of it?

  • the link: (responder)
    20 de julho de 2013 às 07:29

    Between me and my husband we’ve owned more MP3 players over the years than I can count, including Sansas, iRivers, iPods (classic & touch), the Ibiza Rhapsody, etc. But, the last few years I’ve settled down to one line of players. Why? Because I was happy to discover how well-designed and fun to use the underappreciated (and widely mocked) Zunes are.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.