17 dez 2012 | Notícias,Reviews
Review – Thaeme & Thiago – Ao Vivo em Londrina

Está chegando o fim do ano e eu preciso colocar em dia os reviews, de uma forma ou de outra. E recapitulando os textos postados até agora, vi que não tinha postado nada ainda sobre este DVD. E olha que foi um dos primeiros lançados no ano. Gravado no ano passado ainda. Faz tanto tempo que ele foi gravado que o Gusttavo Lima, que participa do disco, ainda estava na sua fase magrinha e adolescente do seu segundo DVD. Mas enfim, como o ano (e nem o mundo) ainda não acabou, temos tempo, rsrs.

A pulga atrás da orelha de muita gente quando se fala em Thaeme & Thiago é o modo como a dupla surgiu. Não é segredo pra ninguém que se trata de um produto estratégico. Não é uma dupla de amigos, ou namorados ou colegas de faculdade que cantavam em festinhas de amigos e/ou parentes e que resolveram seguir carreira por influência das pessoas à sua volta.

A Thaeme já fazia parte do escritório da dupla Fernando & Sorocaba, chegou a ter algumas músicas lançadas e participou do DVD “Bola de Cristal”. Enxergando no mercado uma carência de duplas com esse tipo de formação (homem / mulher), haja vista que a principal dupla desse tipo passava por um período de certa indefinição (problemas com um dos empresários), o Sorocaba teve a ideia de juntar a Thaeme com o Zé Servo, agora Thiago, compositor de grandes hits e que já seguia uma carreira como cantor solo.

Eu nem tinha certeza de como a Thaeme seria lançada no mercado no seu período solo, se como artista pop ou sertaneja.  Apenas quando saiu a música “Barraco” é que ficou mais claro o tipo de trabalho que pretendiam desenvolver com ela. Quando se formou a dupla Thaeme & Thiago, aí não havia mais espaço para dúvidas. Não tem como não considerar esse projeto uma sacada inteligente. Uma princesa, muito talentosa, com um cara dono de um acervo incrível de composições e com a mente propensa para a criação de muita moda boa.

Sobre o Thiago e seu acervo de composições, vale aqui um adendo. Muito se fala sobre o cara. Bem e mal. Não preciso entrar no mérito do que se fala a respeito dele, mas quem é do meio e está aqui lendo esse texto sabe muito bem do que eu estou falando. Creio que até o próprio Thiago sabe do que falam dele e tá pouco se lixando. Acontece que eu tive o cuidado de dar uma sondada com algumas pessoas e posso escrever aqui sem receio do que venham me falar depois: independente do que ele faça ou deixe de fazer, o cara é um baita compositor. Até porque, se não fosse, creio que seria bem difícil sobreviver tanto tempo com base numa mentira. E ainda mais fazendo parte de um escritório sério. O meio sertanejo pode até ser complicado, mas acho que nem tudo é tão errado quanto pintam todo o tempo.

A estratégia de divulgação da dupla se voltou inicialmente para o estado do Paraná. O DVD veio para consolidar os bons resultados obtidos no estado e levar a dupla para o resto do Brasil. O que se observa no disco produzido pelo Fernando Zor com o apoio do Laércio da Costa é uma preocupação com o show que a dupla vai apresentar na estrada.

A maioria das músicas é de fato voltada para o público que gosta de coisa mastigadinha, prontinha, pra ser consumida em festas. Canções em sua maioria dançantes, boa parte com expressões de uso popular, como “Ai que dó” e “Perdeu”, por exemplo. Coisa para o público curtir em um show. Dentre as poucas que talvez possam ser encaradas de uma forma mais profunda pelo público, está a ótima “365 dias”, tocada apenas no violão pelo Fernando.

Na verdade não vejo isso como um ponto negativo do DVD. A dupla acabou de ser montada. E o intuito claro foi justamente aproveitar um nicho carente do mercado. É óbvio que ainda se busca a real identidade. Aos poucos, a dupla vai acabar impondo isso ao público e tirando de suas costas o peso de ser, na visão de alguns, apenas um produto. Prova disso é o mais recente lançamento, “Sinto saudade”, uma música ultra romântica que valoriza muuuuuito mais a dupla, tanto como compositores quanto como intérpretes. Enquanto isso, que mal há em fazer um disco com o claro intuito de encher a agenda de shows. E aliás, quem é que não faz isso? Sem contar que a própria dupla funciona muito bem no palco. São carismáticos e dotados de uma boa dinâmica.

Além do repertório, o DVD deixa claro, também, que a imagem da Thaeme é um ponto a ser explorado. Ela brilha na tela. Além de talentosa, é muito linda. E o estilo de imagem do DVD, que contou com a direção visual do Jacques Junior, valoriza ainda mais a presença dela. Por falar no Jacques, inclusive, é bom ressaltar o quanto ele procura passar despercebido nos próprios projetos. Enquanto boa parte dos diretores de vídeo fazem questão de impôr sua própria figura nos making offs, por exemplo, o Jacques quase não aparece. Pelo menos nos dois últimos DVDs que assisti que levam sua assinatura (este e “A Festa”, de João Bosco & Vinícius).

Depois de quase um ano do lançamento e do apoio de uma grande gravadora, com direito a apresentações em alguns dos principais programas de TV, já se vê que o trabalho que vem sendo feito com a dupla Thaeme & Thiago tem sido muito proveitoso. Trabalham de acordo com a realidade do mercado, claro. Hoje em dia são os grandes escritórios que impõem suas agendas e não os contratantes. E isso tem favorecido muito a dupla, que conta com uma agenda sólida de shows. Cheguei a ouvir a própria Thaeme lamentando que não poderia visitar o sobrinho recém nascido tão cedo por conta do ritmo intenso de trabalho. E pelo andar da carruagem, a boa aceitação deve favorecer também a formação definitiva da personalidade da dupla. Pelo menos é nisso que acredito.

Nota: 8,0

24 comentários
  • Leandro: (responder)
    17 de dezembro de 2012 às 07:33

    DVD Ótimo, exceto as partes que o Thiago da seus grito de doido… ¬¬

  • glauber: (responder)
    17 de dezembro de 2012 às 11:15

    me surpreendi muito com o ano d dupla acho que eles tem tudo pra dar mais e mais certo a cada dia

  • Luiz Fernando: (responder)
    17 de dezembro de 2012 às 22:52

    Fala sério, desta vez capricharam na formação. Combinação perfeita.

    E no show é isso mesmo, aquela bagunça, rsrs.

    E o mais interessante é que quando partem pro lado romântico não economizam, vão fundo mesmo. E isso é muito inteligente, pois esses momentos também são ponto forte nos shows (por isso é bom ter poucas, mas boooas músicas românticas).

  • Bruna: (responder)
    24 de dezembro de 2012 às 18:36

    to perdida oque o thiago faz q eu n sei kkkk’

  • Simoni Siqueira: (responder)
    27 de dezembro de 2012 às 19:18

    Eu gostei do dvd, só achei mt pagação de pau colocar o Fernando(nada contra ele)pra tocar o violão,qualquer musico da banda poderia fazer isso,ficaria ainda mais com a cara da dupla,mas parece que eles fazem questão de aparecer, e em seguida vem o FeS cantando de novo (

    • Simoni Siqueira: (responder)
      27 de dezembro de 2012 às 19:29

      Eu gostei do dvd, só achei mt pagação de pau colocar o Fernando(nada contra ele)pra tocar o violão,qualquer musico da banda poderia fazer isso,ficaria ainda mais com a cara da dupla,mas parece que eles fazem questão de aparecer, e em seguida vem o FeS cantando de novo (que por sinal a voz do Sorocaba ficou meio estranho) e é uma frescura de ‘padrinho e papi” que dá vontade de vomitar! Tirando isso,eu gostei mt do dvd,o Thiago tem uma voz linda,mas agora fiquei curiosa pra saber o que tanto falam dele bem e mal,que histórias são essas Marcão!!??? Curiosidade nivel máximo!

  • Xuan Gombos: (responder)
    12 de julho de 2013 às 11:37

    Many thanks Mark, glad you identified it useful. :)

  • Gale Coskey: (responder)
    14 de julho de 2013 às 14:06

    I simply want to mention I’m beginner to blogs and certainly loved this web page. Likely I’m want to bookmark your website . You absolutely have exceptional posts. Bless you for revealing your website page.

  • Oleta Glidwell: (responder)
    17 de julho de 2013 às 00:16

    You made some decent points there. I looked on the internet for the issue and found most individuals will go along with with your website.

  • i need a 2000 dollar loan: (responder)
    17 de julho de 2013 às 05:45

    Oh to become equipped to wear that combination, it really is gorgeous …unfortunately my complexion goes to “sick” when i wear it.

  • Joaquin Irvin: (responder)
    17 de julho de 2013 às 13:13

    Hello.This post was extremely interesting, especially because I was searching for ideas on this subject last Wednesday.

  • Google: (responder)
    17 de julho de 2013 às 16:21

    always a massive fan of linking to bloggers that I love but really don’t get a good deal of link like from

  • jordan new releases: (responder)
    18 de julho de 2013 às 02:24

    pnhhqlfo.efbj, iPhone Slots Online, MhsSpGi.

  • Chasity Canary: (responder)
    18 de julho de 2013 às 09:51

    Be transparent with potential issues wherever possible. Hiding problems in business had been standard; now, but smart leaders now go the alternative direction. There are various types of communication in the world today. The tale is going to be exposed no matter how much you need to do. This can be a path great leader.

  • Jed Hickethier: (responder)
    19 de julho de 2013 às 01:41

    so goodExcellent Morning, I just stopped in to go to your website and assumed I’d say I loved myself.Excellent goodgreati ever see this iscrazy

  • a fantastic read: (responder)
    19 de julho de 2013 às 01:49

    Can you tell us more about this? I’d like to find out more details.

  • relevant internet site: (responder)
    19 de julho de 2013 às 10:41

    This post is good and fruitful designed for all new Personal home pages related web programmers; they must study it and perform the practice.

  • reverse osmosis water filter reviews: (responder)
    19 de julho de 2013 às 14:05

    Hi just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the images aren’t loading properly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different internet browsers and both show the same outcome.

  • download online poker uk: (responder)
    19 de julho de 2013 às 17:04

    Hello, you used to write wonderful, but the last few posts have been kinda boring… I miss your great writings. Past few posts are just a little bit out of track! come on!

  • MLB Picks on Pinterest: (responder)
    19 de julho de 2013 às 18:05

    Merely wanna remark on few general things, The website layout is perfect, the content is really wonderful :D.

  • New Gmail Updates: (responder)
    19 de julho de 2013 às 18:30

    I have recently started a website, the information you provide on this web site has helped me tremendously. Thanks for all of your time & work.

  • visit the following internet page: (responder)
    20 de julho de 2013 às 00:47

    What a nice YouTube video it is! Awesome, I liked it, and I am sharing this YouTube record with all my colleagues.

  • Zoraida Dossie: (responder)
    20 de julho de 2013 às 05:10

    Thank you for sharing excellent informations. Your website is very cool. I’m impressed by the details that you have on this blog. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this website page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found simply the information I already searched all over the place and simply couldn’t come across. What an ideal website.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.