Sertanejibilidade

AVISO: o texto a seguir contém altas doses de SARCASMO. Se não estiver muito familiarizado com o significado do termo “sarcasmo”, por favor evite ler o texto abaixo.

Engraçado como tem gente que parece deter todo o conhecimento sobre o que é e o que não é sertanejo. Não são poucas as pessoas que ao ouvirem algum novo artista que foge um pouco dos padrões tradicionais tratam logo de erguer o dedo em riste bradando a já célebre frase “NÃO É SERTANEJO!!!”. Tentei diversas vezes, todas em vão, definir o que é e o que não é música sertaneja. Não consegui achar uma resposta precisa. Essa, no entanto, não parece ser uma dificuldade comum a muita gente. Para algumas pessoas parece fácil até demais definir de fato o que é e o que não é música sertaneja. Geralmente, no entanto, essa definição vem acompanhada de uma certa preferência pessoal. Funciona mais ou menos assim: “Se eu não gosto de fulano, então fulano não é sertanejo”.

Pensando nisso, o Blognejo apresenta a solução de todos os problemas de medição da “sertanejibilidade” de um artista, ou o quão sertanejo é o referido. Baseado nos requisitos mais comuns apresentados pelos sábios detentores do conhecimento sobre os parâmetros da música sertaneja, elaboramos um simples questionário, com um padrão de pontuação que visa encaixar qualquer artista sabatinado dentro de um segmento específico. Escolha qualquer artista que lhe vier à cabeça e submeta-o aos questionamentos abaixo. Logo depois, verifique, de acordo com a pontuação alcançada, em qual dos segmentos o referido artista se encaixa. Então vamos lá. Já que a onda é cada vez mais associar os números à música sertaneja, calculadora na mão e atenção à leitura.

____________________________________________________

QUESTIONÁRIO DE SERTANEJIBILIDADE

1) Estilo musical – O artista canta músicas que falam de:

  • temas rurais = 10 pontos
  • amor e dor de cotovelo = 7 pontos
  • escola e universidade = 5 pontos
  • humor, palavrões e outros = 3 pontos

2) Vestuário – O artista utiliza:

  • Chapéu de Palha ou de Feltro, Botina e calça jeans velha = 10 pontos
  • Botas, Chapéu de couro de avestruz, camisa xadrez e calça jeans de marca e dois números abaixo do que ele realmente usa, fivela  = 7 pontos
  • Tênis Nike, Adidas, Mizuno ou All Star, gravata, terno, sapato social = 5 pontos
  • Nada (pelado ou de cuecas) e outros = 3 pontos

3) Instrumentos Musicais – Os instrumentos musicais predominantes no trabalho do referido artista são:

  • Viola Caipira, sanfona e violão de nylon = 10 pontos
  • Violão de aço = 7 pontos
  • Demais tipos de violão, guitarra, teclado e violino = 5 pontos
  • Gaita, ukulele e outros = 3 pontos

4) Formação – O produto é formado por:

  • Dois cantores em dupla = 10 pontos
  • Cantor Solo masculino, trio ou grupo com origens gauchescas = 7 pontos
  • Cantora solo ou dupla feminina e demais tipos de grupos = 5 pontos
  • Outros (se é que tem outros) = 3 pontos

5) Público Alvo – O artista canta preferencialmente para:

  • Pessoas conservadoras normalmente acima dos 30 anos, geralmente homens = 10 pontos
  • Pessoas conservadoras entre 23 e 30 anos, geralmente mulheres = 7 pontos
  • Jovens entre 16 e 22 anos, de qualquer gênero = 5 pontos
  • Crianças, pré-adolescentes e outros = 3 pontos

6) Composição das músicas – O artista canta músicas compostas por:

  • compostas por ele próprio e por outros compositores = 10 pontos
  • compostas apenas por outros compositores = 7 pontos
  • compostas apenas por ele próprio = 5 pontos
  • outros (será que tem?) = 3 pontos

7) Nível de sucesso – Condição do artista no mercado atual:

  • Já fez sucesso, mas atualmente faz pouco ou nenhum = 10 pontos
  • Nunca fez sucesso = 7 pontos
  • Nao está estourado, mas mantém um nível razoável de sucesso = 5 pontos
  • Estourado = 3 pontos

8) Músicas em programas de TV – Como o artista consegue encaixar suas músicas em programas de TV:

  • Novelas da Globo com temática totalmente rural ou de época (nordeste não incluso) ou programas próprios = 10 pontos
  • Demais novelas da Globo com temática em parte rural, novelas do SBT e algumas da Record e programas de auditório de grande audiência = 7 pontos
  • Novelas Urbanas e/ou com temática infanto-juvenil = 5 pontos
  • Outros = 3 pontos

9) Jeito de cantar – O artista se comunica, falando ou cantando:

  • Com forte sotaque interiorano = 10 pontos
  • Forçando a barra pra falar corretamente = 7 pontos
  • Com sotaque paulista = 5 pontos
  • Com sotaque carioca, nordestino e outros = 3 pontos

10) Tons das músicas – O artista procura cantar:

  • Em tons adequados à sua voz = 10 pontos
  • Gritando, berrando ou em tons que geralmente estão 2 ou 3 acima dos que ele realmente deveria cantar = 7 pontos
  • Tons bem abaixo do normal ou do considerado adequado = 5 pontos
  • Baixinho, de um jeito que mal dá pra ouvir = 3 pontos

11) Auto-definição – O artista se define como:

  • Caipira = 10 pontos
  • Folk, country rock ou qualquer estilo americano no qual o referido artista insiste em dizer que se inspira = 7 pontos
  • Sertanejo ou pop = 5 pontos
  • Outros = 3 pontos

12) Opinião Política – O artista é politicamente:

  • De Direita = 10 pontos
  • De Centro-Direita ou Centro-Esquerda = 7 pontos
  • Neutro = 5 pontos
  • De Esquerda ou Radical = 3 pontos

13) Atividades – Durante o show, o artista:

  • Canta e debulha a Viola ou a Sanfona = 10 pontos
  • Canta e Toca muito bem o violão = 7 pontos
  • Canta e às vezes dá uma enganada no violão ou outro instrumento = 5 pontos
  • Canta, dança, pula, voa, dá cambalhota, pirueta e planta bananeira = 3 pontos

14) Período Musical – O artista canta músicas compostas:

  • No máximo até 1985 = 10 pontos
  • De 1985 a 1999 = 7 pontos
  • De 2001 a 2010 = 5 pontos
  • Em 2010 e 2011 = 3 pontos

15) Opinião sobre outros artistas – O artista em questão:

  • Assume que abomina qualquer outro artista do segmento = 10 pontos
  • Não assume que abomina qualquer outro artista e ainda faz a política da boa vizinhança = 7 pontos
  • Respeita o trabalho alheio = 5 pontos
  • Se lembra só de artistas estrangeiros ou de outros estilos musicais = 3 pontos

16) Acessórios corporais – O artista utiliza ou possui:

  • Anéis, pulseiras e colares de ouro = 10 pontos
  • Brinquinho na orelha = 7 pontos
  • Nada = 5 pontos
  • Tatuagens e piercings = 3 pontos

17) Grau etílico e de tabagismo – O artista pode ser considerado:

  • Um cachaceiro e fumante inveterado = 10 pontos
  • Só bebe e fuma socialmente (o que é quase todo dia) = 7 pontos
  • Bebe somente em ocasiões festivas, podendo ou não fumar= 5 pontos
  • Não bebe nada de álcool e nem fuma = 3 pontos

18) Grau de escolaridade – O artista é:

  • Analfabeto ou tem somente o ensino primário = 10 pontos
  • Formado no ensino fundamental = 7 pontos
  • Formado no ensino médio e superior = 5 pontos
  • Formado em Pós-doutorado, Mestrado ou PHD em alguma coisa = 3 pontos

19) Locais de show – O artista se apresenta em:

  • Encontros ou Desafios de Violeiros e Quermesses de Igreja = 10 pontos
  • Festas de Peão e Bares = 7 pontos
  • Boates ou festas raves = 5 pontos
  • Escolas e outros = 3 pontos

20) Produções Musicais – Em suas produções, o artista mostra:

  • Apreço pelo que julga ser a tradição sertaneja = 10 pontos
  • Apreço pela cultura dita “brega”, mais comum às periferias, ou por um estilo intermediário entre o tradicional e o contemporâneo = 7 pontos
  • Influência da cultura pop e do rock internacional = 5 pontos
  • Influência do funk, axé, samba, pagode e similares = 3 pontos

21) Faixa Etária do Artista = O artista tem:

  • Mais de 30 anos = 10 pontos
  • Entre 22 e 30 anos = 7 pontos
  • Entre 16 e 21 anos = 5 pontos
  • Até 15 anos = 3 pontos

22) Mulheres (quesito não válido para cantoras) – Independentemente do estado civil, o artista sabatinado:

  • Gosta muito, mas muito mesmo de mulher, tendo geralmente mais de 4 filhos = 10 pontos
  • Gosta muito de mulher, mas mantém a discrição = 7 pontos
  • Gosta moderadamente de Mulher ou pelo menos finge que gosta = 5 pontos
  • Não faz nem questão de fingir que gosta = 3 pontos

____________________________________________________

RESULTADOS

Some os pontos e verifique abaixo a qual sub-segmento o artista que você analisou pertence:

  1. 66 pontos = O artista analisado definitivamente não é sertanejo.
  2. De 67 a 110 pontos = O artista analisado é sertanejo, mas com tendência a cometer deslizes musicais que acabam colocando em dúvida o gênero musical do mesmo. Geralmente é pop, universitário ou alguma outra coisa parecida.
  3. De 110 a 154 pontos = O artista analisado é sertanejo mas às vezes se deixa modificar de acordo com a tendência do mercado. Geralmente se intitula country rock, ou folk, ou outra coisa.
  4. De 154 a 219 pontos = O artista analisado é bastante sertanejo, mas ainda não atingiu o grau máximo de “sertanejibilidade”. Mesmo assim costuma sempre se orgulhar do gênero que representa.
  5. 220 pontos = O artista analisado é caipira, isto é, 100% sertanejo.

____________________________________________________

Este singelo questionário visa dirimir quaisquer dúvidas relacionadas ao que nós humildemente passamos a chamar de “sertanejibilidade”. Na maioria das vezes os próprios admiradores do gênero sertanejo tratam de elencar os artistas de acordo com o grau de “sertanejibilidade” dos mesmos. Mas triste mesmo é testemunhar casos em que os próprios artistas se incluem em outros segmentos que não a música sertaneja. A desculpa é sempre a mesma: “não gostamos de rótulos”. Ora, o fato é que são os rótulos que definem inclusive em qual prateleira o disco do artista vai ser encaixado numa loja. Ou em qual rádio ele vai tocar. O artista que renega os rótulos está dando de ombros para a forma como sua música será veiculada na mídia. Na verdade, provavelmente existam vários outros questionamentos a serem encaixados neste post. Aliás, se alguém quiser sugerir alguma coisa, fique à vontade.

Como eu já disse em outras ocasiões, acho de uma pequenez grotesca resumir tamanha infinidade de artistas de um segmento em duas facções (sertanejos e não sertanejos). E quanto aos sabichões, que teimam em apontar o dedo dizendo quais artistas ou produtores musicais são e quais não são sertanejos, talvez este texto ajude-os a continuar exercendo este importante papel: o de desdenhar do sucesso dos outros e resumir todo um trabalho de criação musical a apenas uma frase: “NÃO É SERTANEJO!!!”. Só não pode esquecer do dedo em riste e da veia saltando no pescoço de tanta raiva enquanto brada a referida frase aos quatro ventos. Na próxima temporada, a briga continua, desta vez com uma nova “leva” de artistas…

E sim, eu sei que a palavra “sertanejibilidade” não existe. Inventei só para esta ocasião. Fiquem em dúvida entre “sertanejibilidade”, “sertanejidão”, “sertanejitude”, “sertanejura”, etc. A melhorzinha que achei foi “sertanejibilidade”.  E sem churumelas, por favor. Antes de reclamarem de qualquer coisa deste texto, por favor leiam novamente o primeiro parágrafo, aquele em negrito com letras garrafais.

34 comentários
  • Sofia Fillers: (responder)
    14 de julho de 2013 às 17:10

    I simply want to tell you that I am just very new to weblog and absolutely liked you’re web-site. More than likely I’m likely to bookmark your blog . You definitely have beneficial articles and reviews. Kudos for revealing your web-site.

  • us: (responder)
    17 de julho de 2013 às 22:24

    I precisely had to thank you so much once again. I am not sure the things I would have implemented without the opinions contributed by you regarding such a concern. It seemed to be a hard crisis in my position, however , noticing a expert fashion you solved that took me to cry for delight. I am just happier for the guidance and in addition have high hopes you realize what an amazing job you are always accomplishing educating some other people using your blog post. More than likely you’ve never come across any of us.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.