19 out 2012 | Notícias
Sertanejo Indie?

Eu costumo navegar por alguns sites de cultura pop, afinal nem só de música sertaneja vive o homem, hehe. Um dos meus favoritos é o Judão, que tem uma proposta parecida com a do Blognejo. O slogan do Judão é “cultura pop com senso de humor”. Lá, se fala de cinema, TV, HQs, mulheres, videogame e rock. Enfim, tudo o que o universo nerd mais ama, mas falado de um jeito bem informal.

Esta semana, me surpreendi com uma postagem sobre um novo projeto disponível na Internet. A convite do jornalista Jorge Wagner, algumas bandas de rock indie, aquelas mais suaves, geralmente com vozes femininas, que se caracterizam muito mais pelo potencial maconheirístico das músicas do que pelas guitarras pesadas de outras facções do rock, gravaram versões próprias de músicas do Raça Negra, bem no estilo do programa “Som Brasil”, da rede Globo. A brincadeira começou nas apresentações da banda Letuce.

O disco foi batizado de “Jeito Felindie”, em alusão à música “Jeito Felino”. “Mas Marcão, o que isso tem a ver com o sertanejo???”. Ora, amigos, sabe-se que o grupo Raça Negra, desde sempre, foi um dos que mais buscou repertório na música sertaneja. Já regravaram diversas músicas consagradas do repertório dos artistas do nosso segmento e conseguiram, por diversas vezes, tornar as referidas músicas novamente um sucesso, mas na voz do Luiz Carlos, o poeta da linguinha presa. No disco “Jeito Felindie”, além das clássicas canções do grupo, é possível ouvir versões em indie rock de músicas como “Deus me Livre” e “Vida Cigana”, canções consagradas no sertanejo pelas duplas Ataíde & Alexandre e João Pedro & Cristiano, respectivamente, e regravadas pelo Raça Negra.

Ouçam as duas músicas abaixo e vejam o resultado.

* “Deus me livre” – Hidrocor

* “Vida cigana” – Nevilton

O disco inteiro pode ser baixado gratuitamente na web através DESTE LINK. Não dá pra não imaginar um projeto parecido em tributo a algum artista sertanejo ou ao estilo todo. O mais próximo que tivemos disso foi o próprio Som Brasil em homenagem à dupla Zezé di Camargo & Luciano, cujo resultado foi algo mais do que genial.

Aqui no Blognejo, eu costumava postar com certa frequência versões inusitadas de canções sertanejas. Eu costumava fazer isso lá no começo do blog. Vou tentar reagrupar todas as músicas inusitadas postadas aqui em um único post. Fiquem de olho.

13 comentários
  • Matheus Soares: (responder)
    19 de outubro de 2012 às 15:02

    Diferente mas bem criativa… gostei!
    Originalidade, coisa que virou raridade nos ultimos tempos…

  • Birdie Lauthern: (responder)
    14 de julho de 2013 às 17:13

    I just want to say I’m very new to blogging and really savored you’re web blog. Probably I’m planning to bookmark your blog . You actually have fantastic articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  • great post to read: (responder)
    17 de julho de 2013 às 22:14

    You have made some really good points there. I checked on the web for more info about the issue and found most individuals will go along with your views on this web site.

  • made a post: (responder)
    18 de julho de 2013 às 00:47

    you’re in point of fact a just right webmaster. The site loading speed is incredible. It seems that you’re doing any distinctive trick. Moreover, The contents are masterpiece. you have done a great job on this subject!

  • uk seo companies: (responder)
    18 de julho de 2013 às 21:14

    This is a topic that’s close to my heart… Thank you! Where are your contact details though?

  • click here for more: (responder)
    19 de julho de 2013 às 14:56

    Saved as a favorite, I really like your blog!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.