02 jul 2010 | Lançamentos
Som Livre, a gravadora “coração de mãe”

Muita gente anda estranhando a grande quantidade de artistas sertanejos que tem assinado contrato com a Som Livre ultimamente. Ao lado da Sony Music, ela se tornou a gravadora dos sonhos de muitos artistas em ascensão. Claro que isso de forma paralela ao aparente desinteresse de gravadoras como a Universal e a EMI, que têm dispensado ou deixado escapar artistas sertanejos de seu casting (saíram da Universal Fernando & Sorocaba e Chitãozinho & Xororó, por exemplo, e João Neto & Frederico deixaram a EMI).

Não costumo estar por dentro dos trâmites que envolvem as negociações entre artistas e gravadoras. Não sei dizer os reais motivos por trás da saída de um artista de alguma gravadora. O caso da Som Livre salta aos olhos porque a cada dia a gente recebe notícias de um novo artista ou dupla passando a integrar o rol de contratados da gravadora. O primeiro pensamento é, claro: como uma única gravadora vai poder ajudar tantos artistas ao mesmo tempo?

Nas minhas divagações no Twitter, acabei entrando em contato com um funcionário de alto escalão da Som Livre. Eu, que pensava que a coisa funcionava de uma forma, acabei me surpeendendo. Ele me revelou que a Som Livre na verdade não possui um casting. Ela agora trabalha com contratos que dizem respeito a um único trabalho. Isto significa que a cada disco lançado um novo contrato é firmado entre a gravadora e o artista. E o contrato é de divulgação e de distribuição e não de produção, como era no século passado.

Com base nessas afirmações, conclui-se que a lista de artistas sertanejos com contrato com a Som Livre pode mudar a cada temporada. Tudo vai depender do resultado do trabalho de cada artista durante a temporada anterior. O mais interessante no caso deles é que quase não se tem notícia de artistas que trocam a referida gravadora por outra.

Qual a vantagem da Som Livre perante as outras gravadoras, afinal? Inicialmente, a divulgação maciça proporcionada pela Rede Globo. A Som Livre é, como tooooodos sabem, o braço fonográfico do maior veículo de comunicação do Brasil. É responsável pelas trilhas sonoras de novelas e coisas do gênero. Nem preciso dizer que é a provavelmente a gravadora com maior arrecadação na indústria fonográfica nacional. Que artista não gostaria de fazer parte de uma gravadora com essa retaguarda?

Fora que, talvez por necessidade de se ter um fluxo de caixa no gênero sertanejo dentro da gravadora, a cada temporada entra pelo menos uma novela no ar com trilha sonora quase que completamente voltada para a música sertaneja. A última foi “Paraíso”, mas teremos em breve “Araguaia”, já em fase de gravação dos primeiros capítulos. A trilha sonora já está sendo selecionada, inclusive. O interessante é que não entram apenas artistas da Som Livre nas trilhas dessas novelas com trilhas sertanejas. Ou seja, até as outras gravadoras sabem o que representa ter uma música numa trilha de uma novela da Globo, mesmo que o CD com a referida seja lançado numa gravadora diferente. O mesmo acontece com as coletâneas de música sertaneja lançadas frequentemente e maciçamente divulgadas nos interrvalos comerciais da programação.

Não é incomum a existência de um acordo entre a Som Livre e as outras gravadoras. Principalmente a Sony Music, que agora até veicula propaganda de seus discos na programação da Globo. Ela é aliás a gravadora que mais insere artistas sertanejos na programação da Globo depois da Som Livre. Victor & Leo, por exemplo, são queridinhos da Vênus Platinada, mesmo fazendo parte da gravadora concorrente. Não me perguntem o que envolve acordos desse tipo. Ainda não sei responder, hehe.

Atualmente, os seguintes artistas possuem contrato com a gravadora da Globo: Luan Santana, Fernando & Sorocaba, Maria Cecília & Rodolfo, Hugo Pena & Gabriel, Guilherme & Santiago, João Neto & Frederico, Nechiville, Tchê Garotos, João Carreiro & Capataz, Paulo Alan & Rafael, Daniel e Adair Cardoso. Existem negociações em andamento para a entrada de mais alguns nessa lista, mas nada certo ainda. O grande número de artistas envolvidos com a gravadora inevitavelmente acaba gerando uma dúvida: por que parece que eles dão mais atenção a uns que aos outros?

Quem fica de olho na programação, com certeza percebe que artistas como Luan Santana, por exemplo, são muito mais badalados na programação da Globo que artistas como Nechivile, que pelo que eu me lembre nunca participaram de um programa sequer da casa ou entraram numa única trilha sonora de novela. Se o contrato com a Som Livre inclui divulgação, qual seria o motivo dessa falta de cuidado com determinado artista? Claro, também, que tudo é uma questão sazonal. A Som Livre e a Globo simplesmente se dedicam mais ao que o público está mais interessado naquele determinado momento. A onda do momento é Luan Santana. É ele que está dando ibope. Não dá, então, para forçar a barra e tentar empurrar os outros artistas da gravadora pela goela abaixo da galera.

Esse inchaço que tem se formado na sucursal sertaneja da Som Livre é o principal (e talvez único) ponto negativo da gravadora, o que aliás tem sido usado de motivo para a recusa de alguns artistas de entrarem no barco. É que quem na Som Livre, tem que entrar sabendo que a sua vez de ganhar espaço na programação pode simplesmente não chegar. O problema é que não adianta nada ter a logomarca da gravadora no encarte do CD ou DVD mas não ganhar nenhum espaço nos veículos de divulgação que ela tem a seu dispor. Ninguém quer ser “mais um”. E se você não for o artista mais popular da casa ou não tiver potencial para isso, é inevitável que fique jogado lá no fundo da gaveta do diretor e seja mencionado apenas como “ah, uma dupla aí que a gente tá dando uma força”. A Som Livre tenta ser, sim, a gravadora “Coração de Mãe”. Sempre vai caber mais um rebento. O problema é que toda mãe tem seu filho preferido.

29 comentários
  • juliana rodrigues: (responder)
    19 de janeiro de 2012 às 11:38

    eu quero muito entra para son livre voces min ta uma janci para min fair ser muito bom voces nao fair ser arebender entra contato com migo pur favo liga para min 0622192942183ou0622130974260

  • eliza: (responder)
    3 de maio de 2012 às 16:06

    eu acho q a som livre deveria fazer algo que quem fiser vai se da muinto bem ; tem uma dupla de cuiabá que atualmente ta regassando no mato grosso do sul e paraná e por onde passa eles arebentão alem de serem lindos e muinto gostozos cantam de mais eu acho q vcs deveriam pegalos enquanto nao são de nimguem pq dizem q a voz do povo é a voz de DEUS então vale apena envistir bjs eliza d cascavel

  • NORMANDO DONÇALVES: (responder)
    10 de janeiro de 2013 às 17:24

    BOA TARDE PARA TODOS . EU SOU O CANTOR NANDO GONÇALVES. E MEU MAIOR SONHO É GRAVAR UM CD ROMANTICO A NIVEL NACIONAL. GRAÇAS A DEUS EU JÁ VENDI MAIS DE QUINHENTAS MIL CÓPIAS DO MEU CD NANDO GONÇALVES CANTANDO PARA JESUS. E ESTOU TOMANDO UMA NOVA POSIÇÃO NA MINHA VIDA DE CANTAR MUSICAS ROMANTICAS COM UM NOVO NOME : PAULO FERNANDES . EU PRODUZIE ALGUNS CATÁLOGOS MEUS DIRETOS COM A SONOPRESS RIMO DA AMAZONIA E VENDI TUDO GRAÇAS A DEUS. SÓ PRECISO DE UM EMPRESARIO DE GRAVADORA PARA ACREDITAR NA MINHA LINDA VOZ. BOM PELO MENOS DEZ MILHÕES DE PESSOAS JÁ ME CONHECEM DE JOÃO PESSOA A BRASILIA E DE BRASILIA GOIZNIA A PORTO VELHO. SÃO QUINZE ANOS DE ESTRADA DIVULGANDO MEU CD DE CIDADE EM CIDADE. UM ABRAÇO A TODOS E DEUS ABENÇOE A VOCE QUE PUDER ME AJUDAR. E COM CERTEZA A RECÍPROCA SERÁ A MESMA. UM ABRAÇO MEU QUERIDOS BRASILEIROS DESTE MEU BRASIL QUERIDO. FELICIDADES . MEU FACEBOOK É NANDO GONÇALVES CANTANDO PARA JESUS. E MEU TELEFONE É ;(83) 9645 7411 NANDO GONÇALVES SOU EU E AMANHÃ TALVEZ PAULO FERNANDES . O BRASIL DECIDIRÁ.

    http://www.facebook.com/nandogoncalvescantor?ref=tn_tnmn

  • Jorge Rafari: (responder)
    9 de fevereiro de 2014 às 01:52

    Estou enviando o meu segundo trabalho para ser lançado por essa grande empresa.Grato fico no aguardo.

    http://palcomp3.com/jorgerafari/?fb_action_ids=588360654566202&fb_action_types=og.recommends&fb_source=other_multiline&action_object_map=%7B%22588360654566202%22%3A470572443047265%7D&action_type_map=%7B%22588360654566202%22%3A%22og.recommends%22%7D&action_ref_map=%5B%5D

  • JAIR LARA: (responder)
    12 de junho de 2014 às 11:57

    ala tenhos algumas musicas que comus gostria que desse um olhada obrigo jair

  • Jorge novaes: (responder)
    27 de junho de 2014 às 21:28

    BOA NOITE DE TRANQUILIDADES PRA TODOS ACABEI DE GRAVAR UM CD QUALQUER COISA ESTAMOS AI ATÉ 21 975296598 21 37890140…..https://www.youtube.com/watch?v=TaTpTUPO6Rs

  • Neilson Neves: (responder)
    31 de dezembro de 2014 às 23:16

    Olá, pessoal.
    Essa é uma das minhas músicas de trabalho de 2015.
    Curtam, cantem e dancem.
    Abraços,
    Neilson Neves

  • Neilson Neves: (responder)
    5 de janeiro de 2015 às 10:57

    Os links dos vídeos não saíram nos outros comentários.
    Acessem o Youtube (procure Neilson Neves) ou http://tv.trechosertanejo.com.br/video/2598/neilson-neves-eu-grito-e-choro/
    Estou terminando de editar os clipes das músicas.
    Abraços.

  • Vanderley Araujo: (responder)
    5 de março de 2015 às 12:51

    Olá Amigo da Som Livre sou Cantor católico a 15 anos tenho mais de 50 composição ja gravei cd caseiro mas meu sonho e ser divulgado pela som livre meu trabalho seria uma alegria enorme na minha vida e de muitas pessoas que podese ouvir minhas musicas pelo Brasil ou pelo mundo a fora

  • Vanderley Araujo: (responder)
    5 de março de 2015 às 12:56

    Olá Amigo da Som Livre sou Cantor católico a 15 anos tenho mais de 50 composição ja gravei cd caseiro mas meu sonho e ser divulgado pela som livre meu trabalho seria uma alegria enorme na minha vida e de muitas pessoas que podese ouvir minhas musicas pelo Brasil ou pelo mundo a fora É UM SONHO MEU!
    Face:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=661312523994452&set=a.121114354680941.16777.100003471325314&type=1&source=11

  • Robson: (responder)
    17 de março de 2015 às 13:48

    Só preciso de uma chance …

  • Julio Cesar Dorneles: (responder)
    5 de setembro de 2015 às 17:34

    sou de goias tenho mais 70 letras de musicas , setanejas universitarias , sertanejos romanticos , letras evangelicas , fank, meu sonho que os artista possa gravar minhas letras de musicas , 62 9999-8021 ou 62 3370-1756 falar com Patricia do financeiro

  • Julio Cesar Dorneles: (responder)
    6 de setembro de 2015 às 13:10

    Picadinha

    Ela tem uma desculpa pra fica doidinha ,
    que gosta de cuidar de galinha,
    ai vem me reclama que esta picadinha,
    picadinha , picadinha , picadinha,
    ela me diz que estava pinto na mão,
    ai levo picadinha ,
    agora vem desculpa me reclama ,
    que esta toda picadinha .

    II
    Ela esta disfarçando que eu resolva
    a situação,
    me mostrando onde velo picadinha,
    eu fiquei doidinho quando me mostro ,
    a onde ela tinha sido picada ,
    picadinha , picadinha , picadinha ,
    ai ela vem com desculpa que esta
    com pinto na mão,
    ai levo ai levo , picadinha , picadinha.
    ESSAS SÃO UMAS DAS LETRAS QUE EU COMPONHO ,DA UM BALANÇO BACANA DE MAIS , TENHO MAIS 70 LETRAS DE MISICAS . FALAR COM PATRICIA DO CUSTO OU JULIO CESAR 62 9999-8021 OU 3370-1756

  • Julio Cesar Dorneles: (responder)
    6 de setembro de 2015 às 13:21

    Abafa abafa

    Esto saindo com menina por ai,
    não me faça pergunta difícil que eu
    não poça , poça popopoça responde,
    então abafa ,abafa aaabafa abafa ,
    não ninguém sabê do meu babado ,
    abafa abafa meu babado ,
    II
    minha saidinha gatinha e complicado,
    tem dando tiro com meu babado , bbbbado,
    a,,,,,abafa abafa a,,,,,,,
    por sinão vai ficar tudo bagunçado ,
    ai não vou mais poder sai pro baile
    de pancadão , com mina do meu coração,
    então me faz pergunta difícil que eu
    não poça , poça popopoça respondê ,
    abafa deixa eu com ela no trele lê ,
    ate o balanço permanecê ,
    então abafa abafa abafa não deixa
    miguem sabê do nosso trele lê
    abafa abafa meu babado bababado,
    abafa.

  • Regy Medeiros: (responder)
    9 de setembro de 2015 às 18:18

    Boa tarde, há muitos anos tenho sonhado em gravar um CD Gospel, tenho 14 letras da minha autoria, gravei duas delas aqui na minha Cidade. Gostaria muito que vissem o meu trabalho. Se puderem entrar em contato comigo, serei eternamente grata, 67 9671-1593 ou 8127-6482. Abraço!

  • Luro Reis: (responder)
    11 de setembro de 2015 às 15:55

    ola boa tarde aos dirigente da Som Livre,estamos com um dvd e segundo cd,este segundo cd musica inédita de autoria de Lauro Reis produção independente, com participação na gravação, Chico Amado e Xodó, Marcelo Viola e Ricardo,se possível avaliar nosso trabalho , se for viável para a gravadora ,farei o envio de matérias muito obrigado um abraço a todos

  • Arlan Gabriel: (responder)
    25 de dezembro de 2015 às 14:30

    Meu nome é Arlan sou do maranhão meu sonho era um dia mi torna um grande canto sertanejo de sucesso ou pelo menos ver minhas musicas fazerem sucessos mesmo que não fosse por mim….Agradeço muito pela atenção…

  • ACMFonseca: (responder)
    10 de fevereiro de 2016 às 13:04

    Meu nome é ACMFonseca, sou de Brasilia, compositor, gostaria da divulgação pela SOM LIVRE, são musicas inéditas de minha autoria, estilo variados, abraço. ACMFonseca

    google site ACMFonseca ou YOU TUBE ACMFonseca

  • Nira Maria de Jesus Pascoal: (responder)
    1 de junho de 2016 às 13:14

    Meu nome e Nira Pascoal tenho 15 anos de cantora gospel e gostaria muito de gravar meu CD na som livre me ajudem tenho uma grande historia da minha vida sou uma ex- catadora de lixo e não tenho condições já gravei 1DVD e tenho 7 CDs me ajudem por favor vcs não iram se arrepender.

  • Rodrigo Viana: (responder)
    25 de julho de 2016 às 11:56

    Sou músico faz algum tempo não vamos falar de sonhos e sim de realidade com fé em Jesus Cristo e deus chegarei lá o mais breve possível mais pra isso gostaria que vcs olhasem meu trabalho .. e me dessem uma oportunidade de gravar com vcs..Obrigado gente pelo carinho.

  • Cláudio Francisco Janneu Lino: (responder)
    28 de julho de 2016 às 15:14

    Olá,
    Passando para divulgar um pouco do meu trabalho como compositor de Música Cristã Contemporânea.
    Obrigado pela atenção!
    http://webbrisa.wixsite.com/compositorclaudio
    ou Blog
    http://folhadepapel13.blogspot.com.br/

  • Sergio silva compositor: (responder)
    10 de dezembro de 2016 às 15:26

    Oi admiro o trabalho sa som livre e, e maneira de como ela se expandiu no mercado atraindo mulheres de artista e a explosao de sucessos. Gostaria de ter uma unica oportunidade de mostrar meu trabalho em uma empresa desse porte.

  • adriano de castro: (responder)
    1 de fevereiro de 2017 às 12:34

    ola .tenho uma dupla de amigos precisando de uma gravadora pra alavancar a carreira deles.

  • Rosimar silva cruz: (responder)
    24 de maio de 2017 às 17:29

    Já perdi as esperanças com tanta mensagens que enviei pra tanto produtores e artistas mas quem sabe vcs podem ler e me dar uam chance sou compositor e cantor tenho mais de 30 músicas com a melodia preciso de alguem que me ajudasse a divulgar ou algum cantor de nome gravasse aí ganhava eu e vcs (11)9_42829315 liguem e me façam feliz o brigado nimguem vai ligar mesmo

  • Rosimar silva cruz: (responder)
    24 de maio de 2017 às 17:31

    Vao me ligar ou nao?tenho composições sertanejas mais de 30cmposições (11)9_42829315

  • Robério Conceição: (responder)
    29 de junho de 2017 às 00:14

    O lá galera sou o cantor Robério Conceição shows:(75)98310-6225 ou ZAP(75)99289-0223 arrocha

  • Iuri Calmon: (responder)
    2 de julho de 2017 às 05:18

    Muito artista Marcão, vai ficar bilionário rsrs
    Sou seu fã e do Douglas Inácio, abraço pra vcs ai.
    Da uma olhada pra Salvador que tem som legal tambem.

  • HERANDY SANTOS: (responder)
    4 de agosto de 2017 às 19:51

    Ola sou uma cantora gospel tenho um bom publico gravei meu primeiro cd com um testemunho muito forte pois sou um milagre.a musica que fez o meu nome é dia de sol.tenho alguns trabalho no you.tube gostaria de louvar atraves da som livre.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.