01 ago 2011 | Artigos,Notícias
Texto do Leitor – O Mercado Artístico Sertanejo
O texto de hoje foi escrito pelo DJ Dan Rocha, diretor artístico de uma das rádios sertanejas mais importantes do país, a Paranaíba FM. Ele não escreveu o texto para o Blognejo, mas sim para um jornal. Por acaso, eu vi que o Timpim reproduziu o texto lá no cabaré. Mas como eu sei que o DJ Dan Rocha é leitor do Blognejo, achei plausível incluir o texto nesta seção do nosso famigerado blog. Me senti na obrigação de copiar este texto aqui, afinal fala sem rodeios tudo o que um artista novato precisa saber e como o radialista e profissional que tem que divulgar diariamente a música sertaneja lida com tantos problemas que o segmento vem apresentando. Leiam abaixo e mudem suas perspectivas…
Cada dia me impressiona a quantidade de cd´s de novas duplas sertanejas que aparecem na minha mesa, alguns inexplicavelmente inclusive. Como trabalho diretamente com esse mercado, a impressão que tenho é que a qualquer momento até meu dentista vai me deixar com a boca aberta na cadeira, formar uma dupla e sair cantando.
Claro que gente talentosa tem muito por aí e hoje a grande maioria dos materiais que chegam até minha mão são de qualidade, até pelo receio que o artista tem de enviar um material que ainda não está tão bom pra uma emissora grande. Mas o fato é que o mercado não tem na realidade “espaço” para conseguir emplacar tantos artistas novos. A internet e a facilitação para se gravar um cd , colaboraram muito para que sonhadores da fama pudessem literalmente “colocar a mão na massa” e ir em busca do tão famigerado sucesso.
É bonito, afinal todos tem direito de ter um pedaço do sol certo? Mas também é preocupante! Pois foi se o tempo que ter uma gravadora por trás do artista servia de alguma coisa, foi se o tempo que tocar no Faustão num domingo era garantia de explosão na segunda feira. Foi se o tempo que pra tocar em uma radio usava-se a clássica estratégia “dois filhos de Francisco” com amigos e família ligando na radio pra pedir a musica e isso gerar algum resultado.
Hoje além do talento, tem de ter um investidor “de peso” pois como eu disse, gravadoras já não fazem a diferença, os canais de divulgação evoluíram para internet e prensagem de cd´s para distribuição gratuita e acordos caros com emissoras de radio e tv. E pra isso é necessário rios de dinheiro, não só por que entrar no mercado é caro mas sim pelo tamanho desse mercado. O Brasil é muito grande com diversidades culturais muito variadas, enquanto em uma região o forró predomina, na outra é o pagode quem fala alto. E nessas, pro artista entrar expressivamente em um território abrangente, requer uma estratégia muito bem feita de mapeamento e investimento. Cada centavo gasto é um grande risco de ser pedido se não for investido com cautela e coerência.
Nessa vejo pais de família vendendo a casa, o carro e as vezes até o que não tem para apostar no sucesso do filho, da filha, do amigo, “Ah mais ele canta igual ao Jorge e Mateus então vai dar certo” ou o famoso “Essa dupla tem o estilo do Victor e Leo”, frases típicas do divulgador do produto que tem a falsa esperança de que está seguindo em um caminho que deu certo porem que já foi trilhado e muitas vezes o mato cresce de novo, aí meu amigo, você tem que fazer uma nova trilha e requer trabalho, investimento e sacrifício.
Observando o mercado a alguns anos, gostaria de deixar umas dicas pra quem está começando agora a trilhar esse tão pedregoso caminho das estrelas…
01 – Voce canta bem? Seus amigos te elogiam muito no Karaokê?
-Desculpe mas isso não é o suficiente para dizer que você tem o preparo para ser artista. Além de todas as dificuldades de mercado que citei acima, ser artista requer disciplina, objetividade, paciência, personalidade, carisma, brilho e diferencial.
02-Tenho 100 mil reais pra investir numa dupla que achei ótima, consigo fazer a carreira deles decolar com isso?
-No Maximo de um aeroporto pro outro… Quando falo em investimento pesado, é pesado mesmo! A media mínima que se gasta para que você consiga fazer caminhar um produto em duas ou três regiões é de meio milhão de reais por musica. Fique preparado para gastar um milhão se só você achar a dupla boa.
03-Mas eles cantam igualzinho o Victor e Leo, será que isso não ajuda?
-Nem um pouco, como eu disse ter diferencial é essencial. Victor e Leo, Jorge e Mateus, Zezé di Camargo e Luciano, e mais recentemente Luan Santana, cada um no seu estilo foram abraçados pelo Brasil. Copiar o estilo de alguém é seguir numa tendência que jamais irá pra lugar nenhum. Identidade própria é fundamental pra se desenvolver um trabalho firme.
04-Essa musica ta bem nessa linha universitária que todo mundo faz…
-Cuidado! Tudo que todo mundo faz, como eu disse , tem vida curta e poucos se destacam. Tenho observado uma enorme dificuldade de artistas conseguirem emplacar musicas com o tal “violãozinho acelerado”. É legal, é bacana, fazem sucesso com esse estilo…Mas achar o próprio estilo e inovar são regras básicas pra se atingir o sucesso.
05-Vou prensar 50 mil cd´s e distribuir….
-Até essa estratégia que já deu tão certo com alguns artistas está se defasando. Esparramar cd´s “na praça” não é garantia que as pessoas irão ouvir seu material. Distribua com estratégia e coerência. Chame a atenção das pessoas, faça com que elas procurem seu cd mesmo que seja pra ganha lo e não compra lo.
Distribuí-los através de rádios e nos próprios shows do artista são sempre mais favoráveis que deixar na banca do pastel.
06-E se ainda sim eu não fizer sucesso?
-Como eu disse nada disso é garantia de que você vai atingir o sucesso… Então se nada disso der certo, volte pra cadeira de dentista e termine de atender o paciente.
37 comentários
  • Marcos: (responder)
    17 de janeiro de 2012 às 00:15

    Então, depois que lí este texto do Sr. Dan Rocha, achei ele falso, indigno, pois ele e o sr Joca são os maiores jabazeiros do Brasil na Paranaiba FM, que antes tinha o Sr Luiz Antonio outro mafioso, que para trabalhar com Victor e Léo jogou sujo com o ex empredário deles, tanto que mais tarde colocramele pra correr. É um lobo querendo tirar uma de cordeiro, se ele dizer que nunca fez, posso chmar várias duplas que provam ao contrário, tanto que dias atraz uma foi estorquida pelo o Sr Dan. Rádio uma máfia de falsos e exploradores. Que se fazem de entedendores querendo tirar do deles e colocar nos dos outros.
    Que vergonha.

  • Clayton Winkel: (responder)
    12 de julho de 2013 às 21:29

    if we have just signed up but I really would really like to see a specific letter (Lorelei Lee’s) is there some place i can possibly see it or obtain a copy somehow?

  • Anh Skokowski: (responder)
    14 de julho de 2013 às 20:32

    I just want to say I am just very new to weblog and seriously liked you’re web blog. Likely I’m planning to bookmark your blog post . You definitely come with exceptional articles and reviews. Cheers for sharing your web site.

  • Cleora Jenkin: (responder)
    17 de julho de 2013 às 02:24

    WONDERFUL Post.thanks for share..more wait ..

  • jordans new releases: (responder)
    17 de julho de 2013 às 19:25

    As I website owner I conceive the subject material here is real great , thankyou for your efforts.

  • 2000 dollar loan with bad credit: (responder)
    18 de julho de 2013 às 05:28

    wonderful digis. thank u a lot of.

  • Doreen Freilino: (responder)
    18 de julho de 2013 às 07:55

    thanks a million…

  • Freeman Sochocki: (responder)
    18 de julho de 2013 às 08:45

    Your subordinates will likely judge you according to your actions. They way you mete out responsibility, and who you are promoting, hire and promote others will help them form opinions of you.

  • Continue Reading: (responder)
    18 de julho de 2013 às 15:51

    I needed to thank you for this fantastic read!! I absolutely loved every bit of it. I’ve got you bookmarked to look at new things you post…

  • Lavonna Romani: (responder)
    18 de julho de 2013 às 20:18

    Spot on with this write-up, I seriously think this website needs a lot more attention. I’ll probably be back again to read more, thanks for the info!

  • informative post: (responder)
    19 de julho de 2013 às 01:55

    It is appropriate time to make some plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I could I wish to suggest you few interesting things or advice. Maybe you can write next articles referring to this article. I wish to read even more things about it!

  • Look At This: (responder)
    19 de julho de 2013 às 03:54

    Hi there, You’ve done a great job. I’ll certainly digg it and personally recommend to my friends. I am confident they’ll be benefited from this site.

  • site: (responder)
    19 de julho de 2013 às 17:09

    Smartly said! My classmates think this place have worked superbly!

  • Charise Tyger: (responder)
    25 de julho de 2013 às 17:35

    Good day! I just would like to give a huge thumbs up for the great info you have here on this post. I will be coming back to your blog for more soon.

  • Forex: (responder)
    29 de julho de 2013 às 19:09

    I definitely wanted to post a small message in order to say thanks to you for those fabulous tricks you are showing on this website. My time-consuming internet investigation has at the end been honored with pleasant ideas to go over with my friends. I would tell you that we site visitors are quite fortunate to exist in a magnificent network with very many marvellous individuals with interesting principles. I feel really lucky to have discovered the web page and look forward to plenty of more pleasurable minutes reading here. Thanks a lot once more for a lot of things.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.