19 jan 2013 | Notícias
“Tico Santa Cruz detona o novo sertanejo durante show” e outras notícias da semana

Mais uma semana que se encerra e, como prometido mas desta vez com certo atraso, trago a vocês aquelas que eu considero as notícias mais relevantes da semana envolvendo a música sertaneja. Ei-las:

* Tico Santa Cruz detona o novo sertanejo durante show

Durante um show que a banda Detonautas realizava junto com os Raimundos no palco do Planeta Atlântida, o vocalista Tico Santa Cruz proferiu a seguinte declaração: “Você não precisa de Camaro Amarelo para conquistar mulheres. Precisa apenas de cérebro”. Curiosamente, alguns minutos após essa declaração ele dividiu os vocais dos Raimundos durante as músicas “Puteiro em João Pessoa” e “Eu quero ver o oco”, provando mais uma vez que infelizmente a música brasileira vive da confusão entre gosto pessoal e qualidade.

* Lobão elogia Paula Fernandes

Ironicamente, dias atrás um dos mais ferrenhos críticos da música sertaneja, o Lobão, usou sua página pessoal no twitter para se desculpar pelo preconceito que não permitir chegar a uma constatação: que a Paula Fernandes é uma grande cantora.

* Paula Fernandes solicita composições através de seu site oficial

Por falar nela, a Paula Fernandes abriu em seu site um espaço através do qual receberá músicas inéditas de compositores interessados em participar de seu próximo projeto.

Dudu Borges produzirá o próximo disco de Fernando & Sorocaba

Por falar em próximo projeto, a dupla Fernando & Sorocaba surpreendeu ao escolher como produtor do próximo disco o onipresente Dudu Borges, que passa a produzir mais um artista do grande escalão, acumulando diversos de uma só vez, o que lembra bastante os anos 90, quando o César Augusto produziu 9 em cada 10 artistas sertanejos de renome nacional. Depois de Fernando & Sorocaba, não será uma surpresa se o Dudu Borges também assumir o próximo projeto do Luan Santana. Aguardemos os próximos capítulos.

* A dupla Ronny & Rangel muda de formação

Essa notícia responde às dúvidas de alguns dos nossos leitores, deixadas nos comentários. A dupla Ronny & Rangel agora está em nova formação. O Rangel original montou outra dupla, com o nome de Johni & Rangel.

Tuta Guedes grava primeiro DVD

Foi gravado na última quarta-feira em São Paulo o primeiro DVD da carreira da cantora Tuta Guedes, parceiraça do Blognejo. A cobertura blognejística do DVD você confere aqui nos próximos dias.

* Site da Revista Veja realiza enquete bizarra

Aproveitando o ensejo do anúncio do Leonardo de que tiraria o pé do acelerador e diminuiria o ritmo de shows, o que muitos veículos divulgaram erroneamente como um encerramento da carreira, a revista Veja publicou em seu site uma enquete com elementos um tanto quanto bizarros. A pergunta era: “qual dos sertanejos abaixo você gostaria que parasse de cantar”. Entre os nomes apontados como opção da enquete, Leandro (que morreu há 15 anos) e Maria Gadú (!!!). Enfim, coisas de quem entende bastante de música sertaneja.

Esse foi o nosso resumo semanal de notícias. Até a próxima semana.

34 comentários
  • Daniel Assis: (responder)
    19 de janeiro de 2013 às 22:50

    Falou o cara super intelectual que ficava brigando na Fazenda, da Record! (Tico) (y)

  • Luís: (responder)
    19 de janeiro de 2013 às 23:01

    Cara, vc é burro assim mesmo ou só faz-de-conta? Qualquer pessoa normal entendeu que o Tico Santa Cruz estava criticando (e com toda a razão) essa safra de músicas com letras que tratam a mulher como objeto. É só acompanhar o facebook dele também.
    E nada a ver comparar com as outras músicas. Puteiro em João Pessoa fala da primeira vez de um cara.. Putz, nem vou perder meu tempo explicando, bom seria se ja tivesse espaço pra desenhar.

    • Anônimo: (responder)
      20 de janeiro de 2013 às 18:33

      kd vc marcao?rsrsrss

      • Marcus Vinícius: (responder)
        20 de janeiro de 2013 às 20:23

        Certo, agora me explique como e porque uma música intitulada PUTEIRO em João Pessoa e que fala da primeira vez de um cara deve ser considerada melhor que uma música intitulada Camaro Amarelo e que fala de um cara que foi esnobado e depois que ficou rico resolve esnobar de volta. Série, quero ver qual argumento será usado para provar que a primeira música é melhor que a segunda. Bla bla bla, é que é rock humor, extrovertido. E A CAMARO AMARELO É O QUÊ???? SERTANEJA DE RAIZ??? Óbvio que é sertaneja de humor, extrovertida.

        • Luiz Fernando: (responder)
          21 de janeiro de 2013 às 12:37

          Mas o Camaro veio numa sequência de músicas com o mesmo tema e a mesma história. Já o Puteiro é uma história verídica, contada de forma detalhada e bem humorada, sem nenhuma preocupação com o tal mercado. Já “Eu quero ver o oco” também é uma história, mas com o tema totalmente diferente. O rock é “de mal gosto” mas é criativo e não se repete, já o sertanejo é o contrário.

          • Marcus Vinícius: (responder)
            21 de janeiro de 2013 às 13:40

            É mesmo? O Camaro, se eu bem me lembro, não veio numa sequência. ele na verdade abriu uma sequência, junto com músicas como Dodge Ram e Fiorino. Enxergaram uma possibilidade e nela investiram, com uma pitada de humor e uma qualidade musical (preste bem atenção: musical) elevada, sem contar a mega produção do DVD, por exemplo. Música é mercado, meu amigo. Ou você acha que lançariam músicas como “Puteiro em Joao Pessoa” ou “Eu quero ver o coco” se nao tivesse mercado pra isso?

            O que quero dizer é que às vezes o preconceito contra o gênero sertanejo é tão cego que se confunde gosto pessoal com definição de qualidade. O mais engraçado é que se critica o atual momento do sertanejo, mas quando o sertanejo era mais romântico a reclamação era a mesma. Não adianta dizer que o problema é o sertanejo atual.

            Há que se entender que música é mercado e mercado precisa de consumidores. Se há mercado para uma música como Camaro Amarelo, se o vídeo foi visto mais de 40 milhões de vezes, é o público o único culpado. Não o artista O artista apenas solta a música no mercado, O público escolhe se consome ou não. Por mais forçado que pareça às vezes, o público ainda tem o poder de mudar o canal da TV quando algo “ruim” está passando ou de digitar um endereço diferente na URL do navegador. Por mais que tantas pessoas apregoem que o público está sendo manipulado, acho que ainda estamos longe da hipnose. Ninguém é obrigado a ver ou ouvir algo que não queira. Se ouve ou vê, é porque quer. E acredite, amigo, da mesma forma que você é um fã de rock de humor que abomina a nova fase do sertanejo, temos milhares de pessoas que são fãs da nova fase da música sertaneja e abominam o tipo de música que você defende. O que o faz pensar, então, que o seu gosto particular e subjetivo é mais correto do que o destas milhares de pessoas???

    • Sertanejo universitário: (responder)
      11 de fevereiro de 2014 às 17:49

      Você tá querendo competir com o Tico pra quem é mais otário?
      Um cara que passa uma imagem repugnante, tem uma voz de segunda linha no quesito qualidade musical e ainda quer criticar o gosto popular no Brasil. SIM, Sertanejo é o gosto popular do Brasil, não gosta da ideia, mude de país.

  • Gabriel Oliveira: (responder)
    19 de janeiro de 2013 às 23:59

    A música brasileira vive da confusão entre gosto pessoal e qualidade?Acho que os jornalistas de hoje em dia não sabem diferenciar um retardado de um cantor de sertanejo canta algo sério,de um rock humor!

    • Marcus Vinícius: (responder)
      20 de janeiro de 2013 às 20:26

      Rock tem vertentes, não tem? Se isso é rock humor, acho que o BURRO está sendo você de achar que Camaro Amarelo é uma música séria. Ela tem uma veia tão humorística quanto Puteiro em João Pessoa. Ou não???

  • Erika: (responder)
    20 de janeiro de 2013 às 01:12

    Noticiazinha de merda querendo polemizar. Vergonha de certos ‘jornalistas’.

    • Marcus Vinícius: (responder)
      20 de janeiro de 2013 às 20:26

      ainda bem que não sou jornalista. Senão o nome do blog seria Jornalnejo e não Blognejo

  • Glauber: (responder)
    20 de janeiro de 2013 às 11:47

    Marcão, primeiramente semre otimas matérias as suas.
    Sertanejo perdeu aquele sentido de antigamente, mas ainda tem gente que sabe fazer da musica boa, rock pra mim não presta e o critico la nao falo nada, lobão não sei como ta apoiando a paulinha, paula fernandes escolhendo repertorio vem coisa boa por ai, e melhor ainda o cd novo da dupla fernando e Sorocaba que muitos criticam mas pra mim é melhor que Jorge e Mateus e tais por ai, a dupla Ronny e Rangel só o Ronny cantava mesmo agora ele ta ocm um cara que parece o bruninho da dupla bruninho e davi, e o Rangel pelo jeito não ta com nada, por ultimo não coneço essa tuta guedes e a veja fez realmente uma enquete ridicula.

  • everton dantas: (responder)
    20 de janeiro de 2013 às 12:04

    …Tico Santa Cruz proferiu a seguinte declaração: “Você não precisa de Camaro Amarelo para conquistar mulheres. Precisa apenas de cérebro”. ENTÃO ESSE MALUCO AÍ NÃO PEGA MULHER NÃO, PQ CÉREBRO ELE NÃO TEM, AS DROGAS QUE ELE USA “DETONAUTAS” COM O CÉREBRO DELE!!!! kkkkkkkk

    • Adalton Sertanejo: (responder)
      20 de janeiro de 2013 às 16:16

      Boa. kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Luiz Fernando: (responder)
      21 de janeiro de 2013 às 12:40

      Procure ouvir um álbum do Detonautas Roque Clube e depois a gente conversa.

      • Marcus Vinícius: (responder)
        21 de janeiro de 2013 às 13:40

        você quer mesmo que eu cite diversos discos sertanejos que você pode ouvir então antes de você vir conversar com a gente????

    • Michele: (responder)
      28 de janeiro de 2013 às 00:55

      Vc deve viver no abominavel mundinho sertanejo pq esta bem de sinformado tico santa cruz ja pegou mulheres q vc se quer imagina certamente pq nao tem camaro amarelo mas cerebro

  • Fábio: (responder)
    20 de janeiro de 2013 às 14:05

    Tico Santa Cruz é um Zé Ruela!
    Nessa batida, não me assusta nada se Zezé e Luciano produzir o seu próximo disco com o Dudú também, acho que seria bem legal, já que o Dudú já declarou que gostaria de produzí-los.
    E a Veja é uma merda, né?!

    • leandro: (responder)
      20 de janeiro de 2013 às 18:36

      so depois qui o cezar augusto morrer…rsrss

    • emerson: (responder)
      21 de janeiro de 2013 às 11:14

      Esse Dudu Borges deve ser genio d aproducao musical pq todo mundo quer produzir com elel hehe, apesar que ultimo do Gustavo Lima nao foi ele e nem o proximo vai ser. Duvido que Zeze de producao para ele, so quando Cesar Augusto morrer msm kakaa

  • Cesar: (responder)
    20 de janeiro de 2013 às 15:50

    Anos 90? Pode ser. Dudu Borges mercenário? Certeza. O mercado ja tá gritando por um novo produtor. Quem será?

    • Anônimo: (responder)
      20 de janeiro de 2013 às 17:28

      Vai ficar tudo igual de novo? Mesma coisa de Cesar Augusto/Piska Ja fiquei sabendo que Jorge&Mateus vão mudar de produtor pro próximo disco… Será? Torcendo.

      • digo nogueira: (responder)
        21 de janeiro de 2013 às 03:03

        quem vai produzir J&M então?

        Fernando Zor? hahahahahah

        • Fabio: (responder)
          21 de janeiro de 2013 às 06:37

          Tá aí! Se o Fernando Zor é bom como produtor por que entregar o trabalho nas mãos do Dudú?!
          Acho que quem assina o próximo do JeM é o próprio Mateus.

          • digo nogueira: (responder)
            21 de janeiro de 2013 às 17:48

            pelamor…o fernando zor n sabe bosta nenhuma de musica, nem partitura aquilo deve saber ler…

            O mercado sertanejo musicalmente ta uma bosta por conta disso, é muito amador fazendo trabalho de profissional.

  • digo nogueira: (responder)
    20 de janeiro de 2013 às 15:58

    deixa o cara, ta stressado…

    Só andar de van e fretado deve ser cansativo.

  • Luis Carlos: (responder)
    20 de janeiro de 2013 às 18:39

    O melhor Produtor do momento é o Giuliano Matheus. Basta vc ouvir “E LOVE YOU” “MÃE TO NA BALADA” E “MONALISA” A nova música do Guilherme e Santiago. Esse Dudu Borges Contribuiu pra chegar nessa M em q está a música que a gente tinha orgulho de chamar de SERTANEJA.

    • digo nogueira: (responder)
      21 de janeiro de 2013 às 03:05

      se Giuliano Matheus for o melhor produtor, eu vou ouvir reggae hahahahaha

      depois dessa, vei na boa…se mata
      hahahahaha

  • Victor235: (responder)
    20 de janeiro de 2013 às 20:29

    Gosto do Ronny & Rangel desde 2008, mas ano passado só apelaram, gravaram muita porcaria. Pega CDs antigos deles e compara… Vendo por esse ângulo é até normal a separação, eles já estavam desfigurados mesmo…

  • Dinho da Loira: (responder)
    20 de janeiro de 2013 às 21:11

    Quem é Tico Santa Cruz? Aquele jogador de futebol paraguaio?

  • Roberto Marino: (responder)
    21 de janeiro de 2013 às 10:39

    O Fernando e Sorocaba assinavam produções mas quem sempre fez o verdadeiro trabalho foi o produtor Orlando Baron.

    • Lucas: (responder)
      21 de janeiro de 2013 às 23:44

      Orlando Baron ou o Laercio da Costa,que eles nunca citam,mas que sempre produz eles e os demais da FS.

  • Rafael Paulista: (responder)
    22 de janeiro de 2013 às 14:31

    Ridiculo. O problema no Brasil é que ninguem respeita ninguem, e isso é culpa desse mercado sujo, que ao inves de criar parcerias, criam obstaculos. Sera que empresarios e cantores ainda nao perceberam que existe espaço para todo mundo?
    Ta certo que espaço signifca $$$$ mas ainda há espãço.

  • Karolini: (responder)
    15 de maio de 2013 às 19:37

    O jornalista que publicou esta informação não ouviu a musica “Puteiro em João Pessoa” e “Eu quero ver o oco” pra ta falando mal! O Tico não criticou o ‘SERTANEJO’ criticou uma musica que na minha opinião já não é sertanejo, mas PUTS aonde é que eu to mesmo em um “blognejo” e ainda espero respeito ao BOM rock brasileiro ?

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.