29 nov 2010 | Top Five
TOP FIVE – 5 motivos para ter um Twitter

Até bem pouco tempo atrás, ainda haviam pessoas que desdenhavam da força que o Twitter tem como rede social. Diziam que isso não valia de muita coisa, que não tinha graça, que não servia pra nada, e bli bli bli e bla bla bla. EU era uma dessas pessoas. No entanto, depois de pouco mais de um ano twittando (eu acho), tenho percebido a indispensabilidade dessa ferramenta para quem gosta de estar envolvido com tudo o que acontece no segmento sertanejo. Abaixo, 5 motivos pelos quais um verdadeiro fã de música sertaneja deve ter um twitter e manter-se sempre antenado ao que os grandes nomes da música sertaneja estão fazendo ou dizendo:

OS PRINCIPAIS NOMES DA MÚSICA SERTANEJA TÊM PERFIL ATUALIZADO COM FREQUÊNCIA

Hoje em dia, pouquíssimos são os grandes nomes da música sertaneja que não possuem perfil no Twitter ou que, tendo um, não o mantêm atualizado. Em caso de duplas sertanejas, por exemplo, quase sempre um dos membros mantém um perfil pessoal. Sem contar os perfis oficiais dos artistas atualizados por assessores mas que frequentemente ganham atualizações dos próprios artistas “donos” do perfil. Então, para quem realmente gosta de saber o que está pensando ou fazendo determinado artista do segmento, nada mais eficaz que seguí-lo ou visitar seu perfil com frequência.

A PROXIMIDADE ENTRE O ARTISTA E O FÃ NUNCA FOI TÃO GRANDE

Por maior que seja o número de seguidores de determinado artista, só o fato de ele estar fazendo parte desta rede social já o torna uma pessoa com as mesmas condições e no mesmo nível que um twitteiro qualquer com duas dezenas de seguidores apenas. A “cartilha do bom twitteiro” (que a cada dia ganha mais regras) prega que uma pessoa deve se preocupar em sempre atender os fãs e/ou seguidores com a maior educação possível, respondendo o máximo de recados que conseguir e tratando os emissores dos replys com o máximo de educação (dependendo do reply), sob pena de ficar com fama de arrogante. E para um fã às vezes um simples reply de um artista direcionado a ele já basta para fazer da vida dele um pouco mais feliz. Poucos percebem a força e o poder que isso tem de alegrar um fã. Mas aparentemente alguns têm percebido e melhorado a postura. Claro, no entanto, que é impossível exigir que o artista fique por conta de responder replys o dia todo. Fazendo o suficiente, os fãs já ficam bastante satisfeitos.

INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS E PROMOÇÕES

O Twitter se tornou uma indispensável fonte de informações para veículos de imprensa. Tudo porque os artistas costumam adiantar em suas páginas pessoais algumas das principais novidades sobre suas carreiras. Algumas notícias, aliás, costumam ficar somente no Twitter, inclusive. Para saber antes de todo mundo, portanto, nada melhor que seguir os artistas ou até suas assessorias e ficar sempre atento ao que eles dizem. Além disso, se tornaram comuns as promoções no Twitter nas quais são sorteados prêmios exclusivos para seguidores, ou para quem deu RT em determinada mensagem. Tem gente, aliás, que já se profissionalizou em participar desse tipo de promoção. A vitória é quase sempre certa.

BARRACOS, BATE-BOCAS, ARRANCA-RABOS E AFINS

Para quem gosta de um babado quente, hehehe, nada melhor que ficar sempre atento aos perfis. Alguns dos profissionais do gênero costumam se esquecer que existe um grande número de seguidores lendo sempre o que está sendo dito por eles e deixam escapar declarações polêmicas, que quase sempre desencadeiam bate-bocas épicos entre os afetados pela declaração e o artista que a emitiu. Citando baracos recentes: Luciano (Zezé & Luciano) versus Fãs da duplas Jorge & Mateus; Eduardo Costa, Luciano e outros versus Prêmio Multishow e, por tabela, os indicados; etc. Aliás, para quem costuma ler as entrelinhas, sempre é engraçado ver alguns profissionais distribuindo alfinetadas, ou declarações com potencial polêmico, etc. O Zé Henrique (do Gabriel) e o Belutti aproveitaram o Twitter recentemente para demonstrarem a insatisfação com a Ordem dos Músicos do Brasil. Só para citar exemplos interessantes, hehe.

TWITCAM, OU “SHOW EXCLUSIVO E GRÁTIS”, PARA OS LEIGOS

Uma ferramenta bastante utilizada atualmente pelos usuários do Twitter, a Twitcam consiste em ligar a webcam de seu computador e permitir que todos os seus seguidores (acho que até os não seguidores, aliás) vejam o que você está fazendo ao vivo. Tudo com áudio e vídeo em tempo real. Vários artistas têm aproveitado esse recurso para promover shows particulares para a galera do Twitter, mostrar novas composições e pedir a opinião dos fãs, responder perguntas, etc, etc, etc. Recentemente, o Bruno (do Marrone) protagonizou uma das mais clássicas Twitcam de que se tem notícia. Só ele com um violão atendendo os pedidos da galera. Vários outros artistas, aliás, tem feito isso com frequência. Para quem gosta de um showzinho particular, um prato cheio.

13 comentários

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.