27 ago 2009 | Top Five
TOP FIVE – As músicas mais preconceituosas de todos os tempos

Olá. O Top Five de hoje tenta listar algumas das músicas que mais ferem a intergidade de uma certa classe, etnia ou seja lá o que for. Nada sério, gente, não precisam ficar tristes por gostarem das canções. Eu mesmo adoro todas elas, mas é fato que alguns versos dessas músicas são beeeem preconceituosos. É comum às modas de viola, principalmente às mais antigas, uma certa dose de preconceito em algumas letras. Vejam abaixo.

BRUTO, RÚSTICO E SISTEMÁTICO – JOÃO CARREIRO & CAPATAZ

Pra mim é uma das melhores músicas do ano. Eu não consigo escutar apenas uma vez. Quando acaba a música eu volto ao começo e escuto tudo de novo. Mesmo assim não dá pra negar que o trecho que diz “sistema que fui criado, ver dois homens abraçados pra mim era confusão; mulher com mulher beijando, dois homens se acariciando, meu Deus, que decepção” é beeeem direto, né. Tudo bem que o cara é bruto, rústico e sistemático, mas todo mundo tem direito de ser feliz, hehehe. Ouçam a moda:

MARICA CRIOLINHA – RAUL TORRES & FLORÊNCIO

Um rapaz enfrenta a família para poder se casar com a Marica Criolinha, que, segundo os versos da música, mesmo sendo “preta” é bonitinha. Oras, será que uma pessoa negra não pode ser bonita? Além disso, a música dá a entender que uma família que alimenta um preconceito racial está agindo normalmente e que o rapaz enfrentar a família por isso é uma coisa natural. Ora, não é. A música termina bem, mas mesmo assim dava pra substituir alguns versinhos. Ouçam a versão abaixo com Rolando Boldrin.

O MEU BEM FALOU – VIEIRA & VIEIRINHA

Olha só o verso: “eu fui na festa tomar um pingão, eu comprei arroz, eu comprei feijão, comprei açúcar, comprei canela, comprei um chicote PRA BATER NELA“. Putz, o cara comprou um chicote pra bater na mulher. O preconceito aqui fica por conta do machismo empregado nesse verso da canção. Cadê a delegacia da mulher pra autuar o compositor dessa letra, hehehe? No player abaixo, o trecho da canção nas vozes de João Bosco & Vinícius.

BOIADEIRO DE PALAVRA – TIÃO CARREIRO & PARDINHO

A moda mais machista de todos os tempos. Ela conta a história de uma boiadeiro que se casou com uma mulher única e exclusivamente por causa da beleza dos cabelos compridos da coitada. No dia em que ela cortou os cabelos, ele obrigou o barbeiro a deixá-la careca, sob a mira de um revólver, e ainda devolveu a moça para a família. HAHAHAHA. Esse cara é macho pra caramba, hein. Só esqueceu que não vive no século II a.c. Alias, mesmo se vivesse, isso não é justificativa pra deixar a mulher careca e ainda obrigá-la a desfilar na praça pra humilhá-la ainda mais. Ouçam abaixo:

PRETO DE ALMA BRANCA – TIÃO CARREIRO & PARDINHO

Já sacou o preconceito, né? Ora, alma de “preto” por acaso não presta? Aliás, as modas antigas sempre se referem aos negros como “pretos”. Tudo bem que esse termo era comum antigamente, mas pelo amor de Deus, será que existe alguma pessoa que seja realmente preta? Escura, negra, tudo bem, mas preta nunca vi. Na história da canção, um antigo funcionário de uma fazenda é demitido pelo filho do patrão quando o pai morre. Enquanto aguarda para ir embora, salva a vida da neta de seu velho patrão e acaba morrendo após levar uma chifrada de um boi bravo. O velho peão salva a vida da menina e só por isso tem a alma “branca”? Mesmo que “branca” aqui queira dizer limpa, o título dessa música é muito infeliz.

Se alguém lembrar de mais uma dessas, pode dizer nos comentários.

14 comentários
  • Anônimo: (responder)
    15 de fevereiro de 2012 às 00:49

    bom tu nunk viu uma pessoa preta neh?? okay tudo bem .. mas vc ja viu alguma branca msm??

  • Sertanejo: (responder)
    14 de setembro de 2012 às 11:06

    Se você não tem cultura o suficiente para entender que essas musicas foram gravadas em tempos diferentes por não opine, no caso da musica do joão carreiro e capataz ele está resgatando valores dos caboclos antigos, dos verdadeiros homens de verdade, não que fosse certo fazer oque ele fala na musica, mas eu acho muito pior oque o mr catra fala e o q esses funkeiros intitulam ser as mulheres. Se colocasse essas musicas de putaria naquela época eles diriam a mesma coisa que estas dizendo. Portanto se informe mais e não se preocupe com essas brasinhas que sobraram, mas sim com o incêndio infernal que assola esse mundo hoje…

  • Sertanejo: (responder)
    14 de setembro de 2012 às 19:17

    Não digo ao dono do blog, mas para alguns que resolveram comentar abobrinhas aqui…

  • Jonah Broaddus: (responder)
    13 de julho de 2013 às 01:30

    Thanks Getty! We won’t wait around to receive started out!

  • 2000 loan: (responder)
    18 de julho de 2013 às 03:42

    johns hopkins college of public health/ medicine

  • Marivel Rasche: (responder)
    18 de julho de 2013 às 09:27

    Great leaders are crucial in businesses. If this sounds like something that you seek, then this article you just read given that for you personally. Continue with the ides presented on this page, and you may soon be in relation to as being a great leader.

  • Avis Starnauld: (responder)
    18 de julho de 2013 às 22:10

    Thanks for one’s marvelous posting! I certainly enjoyed reading it, you’re a great author.I will make certain to bookmark your blog and will eventually come back very soon. I want to encourage that you continue your great posts, have a nice holiday weekend!

  • visit the next website: (responder)
    19 de julho de 2013 às 12:48

    Hi there just wanted to give you a quick heads up. The text in your content seem to be running off the screen in Opera. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but I figured I’d post to let you know. The design look great though! Hope you get the issue solved soon. Many thanks

  • visit the next website: (responder)
    19 de julho de 2013 às 13:43

    Good post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon every day. It’s always useful to read articles from other authors and practice a little something from their sites.

  • Suggested Site: (responder)
    19 de julho de 2013 às 16:15

    Appreciate this post. Let me try it out.

  • Lizeth Khosravi: (responder)
    20 de julho de 2013 às 06:52

    I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you design this website yourself or did you hire someone to do it for you? Plz reply as I’m looking to construct my own blog and would like to know where u got this from. many thanks

  • Read Much more: (responder)
    20 de julho de 2013 às 10:18

    When someone writes an paragraph he/she keeps the image of a user in his/her mind that how a user can understand it. Thus that’s why this article is great. Thanks!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.