14 dez 2012 | Notícias,Top Five
TOP FIVE – Como o artista realmente é / Como o fã realmente o enxerga

Um post que venho adiando há meses justamente por conta do receio com a sua bem provável interpretação errada por parte dos fãs revoltados. Antes de mais nada, quero ressaltar que é apenas uma brincadeira. Uma sátira. E não é motivo para campanhas revoltadas nas redes sociais nem nada do gênero. Lembrando também que não estou criticando o artista mencionado, ok? Muito pelo contrário. E também não estou me referindo à totalidade dos fãs dos referidos artistas, mas apenas a uma parte. Em alguns casos, é a maioria, mas mesmo assim não são todos.

Trata-se de uma pequena lista com alguns artistas e a forma com que os respectivos fãs os enxergam. Depois de mais de 5 anos de blogosfera, a reação de cada fã se tornou praticamente padrão, previsível, pelo menos pra mim. Cada artista tem um tipo de fã, o que chega a ser engraçado. E é isso que eu vou tentar ilustrar através do Top Five abaixo. Não sei se este post vai agradar a galera. Se agradar, talvez se torne uma série. Caso queiram, podem sugerir no campo de comentários mais exemplos como os postados abaixo.

MARIANO / GOGO BOY

mariano gogo boy

Talvez porque ele gosta de dançar bastante no palco e de exibir seus atributos físicos, mas o fato é que já há uma considerável parcela de fãs do Mariano, da dupla Munhoz & Mariano, que o enxerga quase que apenas como um mero Gogo Boy. Algumas mais afoitas já estão indo aos shows apenas para vê-lo dançar e nada mais. Se brincar, não sabem sequer as músicas que ele canta. Quando ele levanta a camisa nos shows, então, aí tem fã que quase tem um orgasmo na frente do palco, quase como se estivesse realmente num “clube das mulheres”. Trata-se, claro, de apenas uma pequena parte das fãs do cantor, mas mesmo assim é uma parte que acaba de certa forma prejudicando a imagem das outras, que sabem as músicas, que gostam do cantor, do artista e não apenas do cara que rebola sem camisa na frente do palco.

JOÃO CARREIRO / CAPITÃO NASCIMENTO

joao carreiro capitao nascimento

Para boa parte de seus fãs, o João Carreiro é um justiceiro, mais ou menos como o Capitão Nascimento, do filme “Tropa de Elite”. O cara que sabe de todos os problemas da música sertaneja e luta para acabar com eles, independente dos métodos utilizados. Mesmo que para isso seja necessário dar uns tapas nas caras dos bandidos que estão “acabando com a nossa música”. O tapa vem na forma de versos como “mas se tem brinco de argola e se dança e rebola não toca em minha vitrola”. Um anti-herói bruto, rústico e sistemático. Ou algo nessa linha, hehe.

LUAN SANTANA / BEBÊ

luan santana nenem

Luan Santana é um artista respeitado, consciente, e isso já é um fato consumado no mercado sertanejo. Mas alguns fãs às vezes fazem parecer que ele é uma criatura indefesa, incapaz de se defender de críticas, piadas ou brincadeiras. É como se ele fosse um bebê recém nascido, que ainda não sabe falar e nem andar. Quando o Bruno Mazzeo disse que o Luan Santana era a “versão vesga do Wagner Moura”, o próprio Luan sequer se manifestou, mas todo o seu gigantesco batalhão de fãs promoveu uma campanha implacável contra o humorista. E essa batalha se repete sempre que sai qualquer notinha um pouco menos favorável na imprensa. É claro que os fãs de todos os artistas agem dessa forma, mas isso é sempre mais intenso quando se trata do Luan Santana. Os fãs dele são muuuuuito mais implacáveis, praticamente como uma mãe que cuida de seu filho recém nascido.

ZEZÉ DI CAMARGO / PELÉ

pele zeze

Pode até ser uma comparação elogiosa, claro, mas o que quero dizer é que boa parte dos fãs do Zezé acham que ele foi o maior de todos os tempos e que nunca ninguém conseguirá superar seus feitos. Mais ou menos como o Pelé no futebol. Toda vez que aparece alguma crítica sobre o trabalho do Zezé di Camargo, essa mesma parcela de fãs apela para o respeito à história dele, a tudo o que ele conquistou. Não questiono o fato de ele ser considerado o maior da história, até pendo um pouco para esse lado também, mas o fato é que os possíveis erros de sua carreira não devem ser ignorados por causa de tudo de bom que ele já fez. O Pelé erra, logo o Zezé também. Sem falar que ambos adoram emitir opiniões controversas.

VICTOR & LEO / DEUS

victor e leo Deus

Puxa, Marcão, pegou pesado hein“. Calma, galera. O que quero dizer é que a maioria dos fãs da dupla Victor & Leo os enxerga como duas pessoas incapazes de cometer qualquer tipo de erro, como se tudo o que eles fizessem estivesse absolutamente certo. Nada do que eles disserem ou fizerem pode ser questionado. Ora, quando eu ouso escrever algum review de algum disco da dupla, ai de mim se eu dou uma nota menor que 10. Para alguns fãs, eles sempre atingem a perfeição em seus discos. Quando eu tento exaltar algum outro artista de uma forma mais elogiosa, então, já aparecem os fãs da dupla argumentando que o Victor sempre vai ser superior a qualquer um que eu aponte. Já ressalto que não acho que isso seja uma atitude estimulada pela dupla. Muito pelo contrário. Os dois são provavelmente os artistas mais discretos do mercado, preocupados apenas com a própria música, o que é absolutamente louvável. O que eu questiono é o fato de boa parte de seus fãs simplesmente acharem que eles são onipotentes, onipresentes e incapazes de cometer qualquer tipo de erro, mais ou menos como o próprio Deus, para quem acredita Nele, claro. É bom sempre lembrar que Victor & Leo são seres humanos e, como tais, estão sujeitos a tropeços na vida e na carreira, como qualquer pessoa normal.

Como eu disse, trata-se de um comparativo, uma brincadeira num tom um pouco mais sério, para mostrar aos fãs que certas atitudes às vezes são desnecessárias. Nada contra os fãs em geral. O que incomoda são apenas estas atitudes muitas vezes incompreensíveis de uma parcela deles. Ainda bem que não é todo mundo assim. Já pensaram se fosse?

46 comentários
  • Lucas: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 15:01

    O que te motivou isso ? O fato de ter fã de Victor e Leo surtando ao extremo por conta do recente namoro dele ? É porque Deus não namora né ?

  • Bill Moura e Leonardo: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 15:12

    hahahahahahahhahaahah adorei Marcão, que venha a série!!!!

  • Pedro Peixoto: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 15:13

    kkk.. muito bom! A do Mariano é perfeitamente isso, quem vai no show deles sabe disso! kkkkkk.. Tomara que volte a fazer mais.

    Mas parece que já tem fã revoltado aí.. kkkk

    • ulisses: (responder)
      14 de dezembro de 2012 às 15:45

      Tomara que volte a fazer mais, hummmmm sei não hein

  • Maria Alice: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 15:47

    Kkkkkkkkk a do Mariano se encaixa perfeitamente! Kkkkk Adorei! Agora só falta fazer com Jorge & Mateus e cia, pode vir a série! Hahaha

  • Thiago: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 15:57

    Hahahaha…. Chorei largado aqui… É tipo isso mesmo. Mariano é aqueles Gogo Boy, só que brega… João Carreiro é a nossa esperança de um sertanejo melhor… Luan Santana o bonequinho de porcelana das adolescentes… Victor e Leo quase Deuses, mas o que tenho que concordar é que Victor e Leo chegaram a um patamar no cenário musical que eles passam uma credibilidade incrível de tudo que fazem.

  • Natália: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 16:06

    Como fã do Luan digo que é assim mesmo. Pra gente ele é um bebê! kkkk Mas não é que achamos que ele é um ser indefeso, é que rola o instinto de defender alguém que você gosta, que você ama, de cuidar dele e evitar que ele fique chateado com essas coisas, coisa de fã. Como fã também não gosto de certas críticas, piadas e brincadeiras de mal gosto que fazem com ele, quase sempre desnecessárias, mas acho exagero e também desnecessário brigar, xingar, ofender etc, até porque não resolve. Luan já é um homem e sabe se virar, sabe se fender. E também já aprendeu a conviver e a lidar com esse tipo de coisa.

    • Boré Loureiro: (responder)
      14 de dezembro de 2012 às 18:35

      Exatamente.
      Ele já aprendeu a lidar com esse tipo de coisa.

    • Marcela: (responder)
      18 de dezembro de 2012 às 09:29

      Também sou fã do Luan, e é isso ai mesmo…
      Muito legal o post Marcão, parabéns!

  • Teco: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 16:11

    Muito bom ! Muito bom mesmo !!! Hoje foi escrito mais um parágrafo nos anais da musica sertaneja !!! Meus Deus do céu que que é isso sô …

  • Vanessa: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 16:18

    muito interessante essa máteria, Luanzinho nosso bebezinho amei!Temos que cuidar dele mesmo.
    João carreiro também foi massa! “Pede Pra Sair” kkkkkk, Show “nunca serão”
    Mariano nem se fala, parece mesmo, depois de ver ele com a fralda e a chupeta, que coisa Medonha!Mas muito engraçado.
    Pra encerrar Deus não tem Comparação.

  • Erik: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 16:19

    Gostei, quero um Top100!!!

  • Vanessa: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 16:22

    muito interessante essa máteria, Luanzinho nosso bebezinho amei!Temos que cuidar dele mesmo.
    João carreiro também foi massa! “Pede Pra Sair” kkkkkk, Show “nunca serão”
    Mariano nem se fala, parece mesmo, depois de ver ele com a fralda e a chupeta, que coisa Medonha!Mas muito engraçado.
    Pra encerrar Deus Não Tem comparação.

  • digo nogueira: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 16:35

    hahahahahaha esse merece tema continuação! É exatamente isso, sem detalhes.

  • Renata Damacena: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 17:03

    Eu curti muito rsrsrs
    e adorei a ideia de criar a serie ;)

  • Luiz Fernando: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 17:52

    O que é ser fã afinal? Não basta curtir a música?

  • Nayara Swarowski: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 18:06

    A-do-rei.

    Sensacional, maravilhoso, perfeito, matéria mais que prudente e interessante.
    Foge da compreensão humana o conceito de admiração, que é lindo e existe por merecimento.
    No entanto, há quem não saiba a diferença de um ídolo para um(a) singelo(a) cantor(a).
    O que eu execro – e acredito que você também – seriam as fãs que tratam seus ídolos como deuses da mitologia, considerando-os acima de tudo e quaisquer coisas.

    Abominável também é a má interpretação que (acredito eu) muitos fãs farão de sua matéria. MAS, te apoio 100% se pretender fazer uma ‘segunda edição’ com outros ídolos.

    A-R-R-A-S-O-U!

    Bjão Marcão,
    Nayara Swarowski @NayaraSwarowski

  • Boré Loureiro: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 18:32

    Nasce uma série…

  • talita: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 19:40

    Tambem concordo principalmente com a do Mariano ,mas não e so o Mariano alguns cantores sertanejos andam passando dos limites em cima do palco, o Gusttavo Lima e um deles chega a ser vergonhoso ,para alguns homens deve ser constrangedor ver um homem em cima do palco rebolando,e falando besteiras para as mulheres se achando os bonitões do pedaço…..

  • Claudia Fassini: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 20:42

    Podia manter estas sátiras com outros cantores. Quero muito saber como vc vê as fãs dos meus amores…certamente opinarei. rsrsrs Ficou show!

  • Nathalia Roland: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 22:04

    hahaha mto bom!!!

  • Luciana Feliciano da Silva: (responder)
    14 de dezembro de 2012 às 23:55

    Adorei o post, o do Mariano, se encaixa perfeitamente a comparação, é bem assim mesmo, apesar de achar ele lindo, um pouco exagerado essa sensualidade no palco. E Victor e Leo eu sou fã deles, adoro tudo que eles fazem, mas não concordo com tudo, eles também erram de vez em quando.Muito bom!

  • Reila: (responder)
    15 de dezembro de 2012 às 00:16

    Muito bom!!! Deve continuar e fazer uma serie!!!
    Queria muito saber como são as fãs que eu faço parte!!! Loucas por Fernando e SOROCABA!!! F&S sempre!!!! ;)

  • Fábio Nizza: (responder)
    15 de dezembro de 2012 às 05:51

    São anos de luta e muito suor para se conquistar um lugarzinho ao sol, sei que o post foi pra discontrair, mas conduzir o trato com os fãs é um trabalho de muita inteligência, pois senão uma faísca pode virar fogo….Parabéns, muito divertido!

  • Pantanal: (responder)
    15 de dezembro de 2012 às 08:17

    A do Mariano e a do João Carreiro foram os melhores….
    João Carreiro o justiceiro… kkkkkkkk
    Crítica velada com uma excelente dose de humor…
    Que venha mais uma série Marcão…

  • Lucio: (responder)
    15 de dezembro de 2012 às 09:26

    Deuses Victor e Leo não são. Mas que é primoroso ver um show desta dupla, há isso é! Olha um pedacinho que foi o show do CredicarHall. Isso pra quem goste de letra e melodia.
    http://www.youtube.com/watch?v=TLoSVyzxPO4
    http://www.youtube.com/watch?v=2m6m_Zpa5Gc

  • Fabiano Fernandes: (responder)
    15 de dezembro de 2012 às 15:54

    Bora compartilhar essa música é muito engraçada! http://youtu.be/IU1qZctF0-Q

  • Beatriz Fraga: (responder)
    15 de dezembro de 2012 às 20:13

    Sou fã de Victor e Leo e concordo com tudo que vc falou sobre os fãs da dupla. Para mim o único é o Leo que é um verdadeiro deus grego, mas perfeitos como seres humanos nunca serão.

  • Fabio: (responder)
    15 de dezembro de 2012 às 22:50

    sobre o Mariano e os outros foi legal, agora comparar Victor e Leo com DEUS, vc ta de brincadeira, o único Onisciente, Onipresente e Onipotente é só DEUS e concerteza Victor e Leo tem muitos erros, essa parte vc exagerou Marcos, não se compara ninguem com DEUS.

    • Marcus Vinícius: (responder)
      16 de dezembro de 2012 às 00:00

      meu Deus, vou morrer e vou pro inferno então. Depois do fim do mundo na sexta eu tô ferrado.

      • Fabio: (responder)
        16 de dezembro de 2012 às 16:06

        não to dizendo que vc vai pro inferno, mas deveria pensar em colocar um nome Santo em comparação com Artistas, claro que eles tem erros e para de ficar puxando saco. com o nome de DEUS não se brinca.

  • Alessandra: (responder)
    16 de dezembro de 2012 às 10:22

    Gostei do seu top five. Como fã de Victor e Leo vejo e convivo com isso que falou. Mas, ainda bem que eles são sim seres humanos, soltam pum como todo mundo, e quando saem do escript como estes dias no Credicard, AMO e morro de rir!!! Só pra registrar: os caras são foda!

  • Bia: (responder)
    17 de dezembro de 2012 às 08:56

    Muito bom Marcão!

  • Moira Liz: (responder)
    17 de dezembro de 2012 às 10:21

    A maioria das fãs de Victor e Leo são mulheres problemáticas que esperam o príncipe encantado e perfeito. Principalmente no Victor. Espero que agora se casando elas desencanem. Só espero que não peguem no pé do Mariano lindo.

    • Monique: (responder)
      17 de dezembro de 2012 às 12:05

      Nem brinca. O que tem de fã até rogando praga no namoro do cara não tá no gibi. Acho isso muito sério. Estão piores que as fãs do Luan.

    • Luiz: (responder)
      17 de dezembro de 2012 às 18:19

      Olha aí uma fã problemática do Mariano “lindo” falando kk… coisa de adolescente na puberdade

  • Leo: (responder)
    17 de dezembro de 2012 às 21:18

    Olha que bancana essa música que Victor Chaves fez com Nice:
    http://www.youtube.com/watch?v=9xEwJubTPGk

  • Neide: (responder)
    18 de dezembro de 2012 às 00:15

    Achei excelente a publicação, fico contente por compartilharem com outras pessoas que também defendo a nossa música sertaneja de raízes e que ela tem que permanecer na alma daqueles que têm compromisso com a sua tradição. Acredito que João Carreiro e Capataz, após a gravação do CD Lado A e B fizeram a opção para o sertanejo de raízes e tem o instrumento que mais simboliza a espécie que e a viola, usando na banda. O segmento raízes ainda tem um grande público no Brasil, não tanto para o mercado fonográfico, mas para shows pode ser rentável. Agora é um público que está disposto a gastar, com produto de qualidade, o que não falta à dupla JC&C. Abraços.

  • Amanda: (responder)
    18 de dezembro de 2012 às 12:06

    Muito legal Marcão!! Que venha a série! E inclui Fernando e Sorocaba, por favor! hauhaua

  • Mirella Campos: (responder)
    21 de dezembro de 2012 às 16:00

    O pior de tudo,é que meu Deus grego Victor Chaves vai se casar com a Cláudia….Morri!!ADOREI O POST!!

  • Isabela: (responder)
    22 de dezembro de 2012 às 01:43

    sou Luanete e é mais o menos isso mesmo.O Luan é o nosso bebê mesmo!Nós vivemos e queremos de alguma forma cuidar dele…Isso não quer dizer que ele não se chateia com gente que quer fazer fama julgando quem já tem, como o Luan.Ele liga sim, mais já meio que se acostumou com essa sem vergonhísse, e prefere não comentar.Nós fãns sentimos raiva desse tipo de “humor”, e é justo defender o nosso ídolo.E, cara se quer fazer fama vá procurar algo que fale de humor de verdade, falar mal das pessoas por aí, não é legal, e principalmente quando é do NOSSO Luan.E Marcão, ameeeeei de verdade esse seu pooost, super apoio! :D Continua eim?!Hahah

  • Rosângela Provesi: (responder)
    22 de dezembro de 2012 às 13:45

    TALVEZ POR SEREM TÃO DISCRETOS E DIFERENCIADOS,NÕS FÃS ARDOROSAS DE VICTOR E LEO CHEGAMOS AO ABSURDO DE ACHAR QUE ELES POSSAM SER PERFEITOS!!…..PERFEIÇÃO NÃO EXISTE!!…GRAÇAS A DEUS, POIS É COM OS PRÓPRIOS ERROS QUE APRENDEMOS MAIS!!

  • Michel Dinato: (responder)
    26 de dezembro de 2012 às 18:51

    Bruninhob & Davi BEBADOS hahaha

  • Brendon Contrino: (responder)
    14 de julho de 2013 às 22:06

    I simply want to tell you that I am just all new to blogging and honestly liked you’re website. Most likely I’m likely to bookmark your blog . You actually come with outstanding stories. Regards for sharing with us your web page.

  • Erik: (responder)
    15 de julho de 2013 às 08:43

    Esperando a parte 2, 3, 4….

  • Camila Giacomini: (responder)
    21 de fevereiro de 2014 às 00:08

    Luaaaaaaan meu bebe *-* asuhaushaushasuhas ADOREI! Mariano gogo boy kkkkkkk sumemo uhaus

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.