10 dez 2009 | Top Five
TOP FIVE – Destaques de 2009

Chegamos ao último mês do ano, o que pede, como sempre, uma série de Top Fives sobre os destaques do ano em diversas categorias. Pra começar, uma lista dos artistas que mais se destacaram no ano de 2009.

FERNANDO & SOROCABA

fernandoe-sorocaba

Uma música grude (“Paga-pau”) ajudou a dupla a ser uma das mais tocadas no ano. Mas o maior trunfo do sucesso dessa dupla esse ano foi sua incrível atuação de bastidores, após o desligamento do empresário Paulo Pissoloto, que é também um dos sócios da carreira de Luan Santana, e que atua agora com a dupla Santiago & Querubim. O Sorocaba mostrou em 2009 que é um dos mais visionários empresários do ramo. Isso mesmo, empresário. Afinal o cara sabe mesmo ganhar dinheiro. Vem administrando a carreira por conta própria, além de ter sido primordial no sucesso de um dos mais populares artistas do ano, o próprio Luan Santana, como compositor de algumas das suas principais canções.

JOÃO BOSCO & VINÍCIUS

joaoboscoevinicius5

Antes os caras faziam sucesso à margem do caminho tradicional. Não se ouvia tantas canções nas rádios, não estavam numa gravadora tradicional e ainda assim eram muito populares. O ano de 2009 marcou o ingresso dessa dupla no rol das duplas sertanejas respeitadas pelos meios de comunicação. Ingressaram numa das maiores gravadoras do Brasil, participaram até de novela, uma pá de vezes do Faustão, enfim, passaram a fazer sucesso pelos caminhos convencionais. Fora que a música “Chora, me Liga” foi uma das mais executadas no ano, o que ajudou a consagrar Euler Coelho, empresário da dupla, como um dos compositores mais bem sucedidos no ano. Ele ainda emplacou outro megahit em 2009, com a música “Voa Beija-Flor”, gravada por Jorge & Mateus.

JORGE & MATEUS

jorge_e_mateus-1

Outra dupla que aparentemente cresceu à margem do caminho tradicional. Afinal só de um tempo pra cá é que se tem visto Jorge & Mateus em programas de TV com mais frequência. A popularidade da dupla se deve ao caráter extremamente comercial das músicas, que agrada um público jovem, mas já amadurecido. O Jorge tem se mostrado um compositor cada vez mais competente quando a intenção é atingir esse público em específico. Uma das duplas que mais faz shows no Brasil. A mais recente empreitada foi o Navio Sertanejo, que mostrou a popularidade da dupla junto a esse público jovem que frequenta raves, festas universitárias, e coisas do gênero.

LUAN SANTANA

luan-santana2

O tamanho do sucesso desse menino é algo tão impressionante que muita gente já está torcendo o nariz. “Ah, ele tem só 18 anos, não viveu o que é necessário para fazer sucesso” é uma das frases que virou lugar comum dos incrédulos, dos céticos. A verdade, no entanto, é que Luan Santana já é uma realidade. São 306 shows em 2009. Isso mesmo, TREZENTOS E SEIS. Tem gente que não aceita reconhecer que esse rapaz tem tudo, sim, pra ser um dos maiores fenômenos sertanejos de todos os tempos. Mas isso é verdade, sim senhor.

VICTOR & LEO

victoreleo

Respeito da classe musical, do público, lugar cativo em programas de TV, moral o suficiente pra gravar um DVD no ginásio do Ibirapuera. É pouco? A dupla se consagrou como a mais popular da atualidade com um estilo inovador, que mistura música sertaneja com influências de música folk e MPB, o que até fez com que muita gente relutasse em incluí-los no segmento sertanejo. Coisa que eles agora insistem em desmentir em todos os programas de TV dos quais participam.

Em breve, mais um Top Five com os destaques do ano em alguma outra categoria.

4 comentários
  • Jerica Ciaccio: (responder)
    14 de julho de 2013 às 16:08

    I just want to say I am just very new to weblog and seriously savored your web blog. Most likely I’m planning to bookmark your site . You actually come with really good articles and reviews. Appreciate it for sharing with us your webpage.

  • Sharolyn Mctier: (responder)
    17 de julho de 2013 às 04:52

    WONDERFUL Post.thanks for share..more wait ..

  • this website: (responder)
    17 de julho de 2013 às 23:18

    Hi there just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the images aren’t loading properly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different web browsers and both show the same outcome.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.