19 set 2010 | Top Five
TOP FIVE – Duplas que mereciam mais consideração

Tentando retomar as atividades do Blognejo de forma consistente, trago a vocês um TOP FIVE nostálgico para essa tarde de domingo.

Quando se fala na história da música sertaneja, é comum citar-se apenas artistas como Tonico & Tinoco, Chitãozinho & Xororó, Tião Carreiro & Pardinho, Milionário & José Rico, Léo Canhoto & Robertinho, etc. Acontece que muitos artistas de extremo talento e de considerável contribuição para a música sertaneja costumam ficar de fora desses exemplos. Vez ou outra, encontramos referências a esses artistas em trabalhos ou declarações de artistas de maior sucesso. Mas essas referências definitivamente não são nem 10% do que essas duplas e artistas realmente merecem. Eis a lista:

JULIANO & JARDEL

Eles foram os primeiros a gravar canções como “Sorriso Mudo” e “Cada qual tem seu valor”, essa recentemente regravada por Zezé di Camargo & Luciano. Quase não são lembrados por grandes artistas em homenagens, mas quando o são, a homenagem sempre é realizada de uma forma sincera e bastante emocionada. Certa vez, numa daquelas rodas de viola promovidas pelo Ratinho, o cantor Rick fez questão de agradecer ao Ratinho por ter chamado a dupla Juliano & Jardel para também participar do programa.

LOURENÇO & LOURIVAL

Intérpretes de clássicos como “Velha Porteira”, “Como eu Chorei”, “Menina da aldeia”, os irmãos completaram 50 anos de carreira sem que nenhum artista de renome no segmento sertanejo prestasse a devida homenagem. O talento vocal de Lourenço & Lourival ultrapassa e muito o limite do incrível. São excelentes. Ajudaram a imortalizar, fora os já citados, clássicos como “A Sementinha”. E ainda tiveram a cara-de-pau (num bom sentido) de fazer uma paródia bem humorada do medalhão “Os três boiadeiros”. A versão de Lourenço & Lourival contava a mesma história, mas com boiadeiros japoneses no lugar dos brasileiros, hehe.

DURVAL & DAVI

Grandes exemplos dos duetos agudos na música sertaneja, Durval & Davi cantavam em tons tão altos que chega a doer o cérebro quando se escuta por muito tempo. Não que isso seja ruim, muito pelo contrário. Os dois goianos também tinham como característica marcante o modo como mudavam a interpretação de vários clássicos, numa forma de tentar se diferenciar ainda mais das outras interpretações, como se isso fosse realmente necessário. Afinal de contas, o dueto fora do normal já era um diferencial e tanto. Recentemente gravaram participações em um trabalho da dupla Guilherme & Santiago e em um do Sérgio Reis. César Menotti & Fabiano e Chitãozinho & Xororó regravaram em recentes discos algumas das principais canções da dupla: “222-0210” e “Vida pelo Avesso”.

ANDRÉ & ANDRADE

Uma das duplas com as vozes mais diferentes da música sertaneja. Não sei de nenhum outro artista ou dupla que tenha a voz (ou vozes) parecida com as deles. Uma voz diferenciada que ajudou a dar a canções como “Flor do Ipê” e “Cama Fria” uma interpretação totalmente peculiar e inesquecível. Há um tempo atrás, logo depois de ter dado uma forcinha à dupla Gino & Geno, o Rick tentou fazer a mesma coisa com André & Andrade, produzindo um dos discos da dupla e ainda gravando uma participação.

DINO FRANCO & MOURAÍ

Ouso dizer aqui que Dino Franco & Mouraí são a dupla que melhor interpreta aquelas modas de viola soladas. Não há na história interpretação como a deles para clássicos como “Caboclo na Cidade”, “Boi Soberano” e “Nelore Valente”. Apesar de seguirem a mesma linha da primeira voz em uma oitava abaixo de Tião Carreiro & Pardinho, Dino Franco & Mouraí não tinham a voz parecida com os reis do pagode, como a grande maioria das duplas que seguiam o mesmo esquema. A voz era firme e diferenciada. Duplas como João Paulo & Daniel e César Menotti & Fabiano sempre fizeram questão de declarar grande admiração por essa dupla, e principalmente pelo profissional Dino Franco, que sem sombra de dúvida é um dos maiores compositores da história da música sertaneja.

23 comentários
  • Delpha Puccetti: (responder)
    14 de julho de 2013 às 19:21

    I just want to mention I am new to weblog and honestly enjoyed your page. Very likely I’m want to bookmark your site . You definitely have very good posts. Appreciate it for sharing your website page.

  • company web site: (responder)
    20 de julho de 2013 às 03:12

    Nice post . Cheers for, commenting on my blog page mate. Ill message you soon! I did not realise that.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.