22 out 2008 | Lançamentos
TOP FIVE ESPECIAL COMPOSITORES – OS MAIORES DOS ÚLTIMOS ANOS
Atendendo a um zilhão de pedidos, hoje começam os Top Fives sobre compositores. Serão vários posts sobre o mesmo tema, subdividos em “os maiores dos últimos anos”, “os melhores dos últimos anos”, “os maiores da atualidade”, “os melhores da atualidade”, “parceiros de composição”, “grandes compositores da história”, “canto, mas não componho”, “componho, mas não canto”, “antigos compositores, novos cantores” e outros que eventualmente possam surgir na mente. Alguns compositores podem aparecer em mais de uma lista. Podem sugerir algum sub-tema se quiserem.
Hoje, o Top Five será sobre os maiores dos últimos anos. Por “maiores”, entendam os com maior número de canções gravadas. Quero lembrar que a lista é baseada apenas nas minhas curtas pesquisas. Não consegui encontrar nenhum dado acerca da quantidade de canções compostas por cada um. Alguns deles foram agrupados junto com seus parceiros de composição, já que fica difícil distinguir qual dos dois tem mais canções gravadas.

CÉSAR AUGUSTO

O maior compositor, produtor e arranjador dos anos 90, sem dúvida. Hoje em dia ele já não tem a mesma força de antigamente, mas o nome César Augusto é o suficiente pra impor algum respeito. Suas canções fizeram o sucesso de duplas como Zezé di Camargo & Luciano, Leandro & Leonardo e muuuuuuuuuuuuuitas outras. Antigamente, costumava compor com o César Rossini, com quem chegou a formar uma dupla (Cesar & Cezar). Após a morte do tradicional parceiro, passou a compor com outro grande arranjador, exímio guitarrista, o Piska. Com o primeiro, compôs versos como “Não olhe assim não, você é linda demais…”. Com o segundo, fez os versos de vários sucessos arrasa-quarteirão, como “Pare! Até quando você quer mandar e mudar minha vida…”. O seu mega-sucesso mais recente é a canção “Sinônimos”.

FÁTIMA LEÃO

Ela é a mulher com mais canções gravadas na história da música sertaneja. Segundo dados não oficiais, tem mais de 1500 músicas gravadas. É a melhor representante do estilo “goiano” de composição (não sei se ela é goiana), aquele com a dor de cotovelo característica dos anos 90. Costumava compôr muito com Zezé di Camargo, mesmo antes dele fazer sucesso. Hoje em dia se alterna entre parceiros. São dela grandes sucessos como “Dormi na Praça”, “Alô!” e muitas outras.

BRUNO / FELIPE

Dois parceiros constantes na música sertaneja. Sempre assinaram canções juntos. Por isso, fica complicado dizer qual deles tem mais canções gravadas. Assinaram canções de grande sucesso como “Passou da Conta”, “Na Hora H” e outras. Isso, é claro, intercalando-se com o trabalho de suas respectivas duplas, Bruno & Marrone (dã!) e Felipe & Falcão.

ALEXANDRE / RICK

Outros dois parceiros de composição que assinam praticamente todas as canções juntos. Cada um com sua dupla (Ataíde & Alexandre e Rick & Renner), sempre que podem tiram um tempo pra compôr juntos, pescar, etc. Só o Alexandre alega ter mais de 700 canções gravadas. O Rick é mais “humilde”, alega ter “só” 300. Pra se ter uma idéia da quantidade de canções, o Rick foi, por três anos consecutivos, o compositor que mais arrecadou dinheiro pelo ECAD no Brasil. Dentre os sucessos, canções como “Página de Amigos”, “Hoje eu sei”, quase todas do Gino & Geno e muitas outras.

CARLOS RANDALL / DANIMAR

São respeitadíssimos no meio sertanejo. Depois de anos e anos compondo juntos, finalmente decidiram investir num projeto artístico (em breve o review sobre o DVD dos dois). Há muitos anos são requisitados por grandes artistas, como Zezé di Camargo & Luciano e Edson & Hudson. Dentre as centenas de sucessos, destaque para canções como “Dois corações e uma história”, “Tá no meu coração”, etc.

23 comentários
  • Silvio O Santos: (responder)
    2 de janeiro de 2012 às 23:51

    Olá pessoal, nao podemos esquecer do Fernando Assis (mais conhecido como Sorocaba). Um dos maiores compositores atuais. Pode ser que nao seja em quantidade de musicas, mas em qualidade e aceitação do publico com certeza. Ele e um dos maiores arrecadadores de direitos autorais segundo o ECAD.

  • wedson borba: (responder)
    14 de fevereiro de 2012 às 17:25

    estou preparando um trabalho pr meu filho de 17 anos
    estou procurando pensamentos novos musicas novas
    alguem ai pode me ajudar
    com novas musicas.

    • Sérgio Aranha: (responder)
      19 de janeiro de 2017 às 00:30

      Olá, ainda está à procura de novas composições?

      • RodrigoBaptista: (responder)
        8 de agosto de 2017 às 23:58

        Watsapp 21968290147

      • RodrigoBaptista: (responder)
        9 de agosto de 2017 às 00:00

        Vamos conversa preciso saber detalhes para te enviar músicas para análises

  • Anônimo: (responder)
    17 de março de 2012 às 17:51

    oi..meu nome e tavim,,,toco bem violao e sou apaixonado por musica sertaneja faco segunda voz,,moro no parana,,vamos conversa,,,

  • FERNANDO ZANETTY: (responder)
    30 de março de 2012 às 11:02

    OLA AMIGOS, MEU NOME É FERNANDO ZANETTY SOU GOIANO, TENHO 20 ANOS,,, CONPOSITOR, COM MAIS DE 600 MUSICAS,, DE SERTANEJO A GOSPEL, ENFIM TODOS OS ESTILOS E RITMOS,,, SE ALGUEM SE INTERESSAR POR FAVOR ENTRE EM CONTATO,,,,,, POSSO FAZER MUSICA POR ENCOMENDA, DO JEITO Q A PESSOA QUISER, SATISFAÇÃO GARANTIDA,,,, CONTATO FONE 062 92791404 OU 062 81931042,, E MAIL FERA9000@HOTMAIL.COM MORO EM GOIANIA, ABRAÇO A TODOS,,, E CREIAM EM DEUS POIS SÓ ELE SALVA

  • André Ermínio santiago: (responder)
    24 de agosto de 2015 às 23:23

    Faltou o grande Michael sulivam

  • denilson pontes da silva: (responder)
    10 de setembro de 2015 às 14:55

    ola tb sou conpositor conponho musicas de varios estilos quen se interesar entre en contato 087 81203371 ou chama no whatss 087 99908457

  • Simão Amaral: (responder)
    21 de novembro de 2015 às 23:10

    Caramba, esqueceram de Joel Marques e de José Augusto. Juntos com Fátima Leão são os compositores que mais tocaram e foram cantados em todo o Brasil. Pesquisem!

  • Simão Amaral: (responder)
    21 de novembro de 2015 às 23:14

    Caramba, esqueceram de Joel Marques e de José Augusto. Juntos com Fátima Leão foram os compositores mais cantados no Brasil. Nos bares, rodinhas e lógico com as maiores duplas do universo sertanejo.

  • Antonio Barboza: (responder)
    6 de fevereiro de 2016 às 15:36

    Oi gente! Eu tenho algumas composições sertaneja feitas. Quem tiver interesse entre em contato 96893576 o whatshap é 96893576.

  • SERTGIO RAIMUNDO: (responder)
    17 de abril de 2016 às 00:49

    oi gente eu também sou compositor e já tenho + de 200 composições .Quem tiver interesse meu contato sergio.linco@hotmail.com

  • Felipe Rangel: (responder)
    18 de maio de 2016 às 01:39

    Marilia Mendonça fica em segundo ali cara

  • Welitongomes_ WELSEMOG COMPOSITOR: (responder)
    27 de julho de 2017 às 01:14

    SOU COMPOSITOR ECLETICO. COMPONDO EM QUASE TODOS OS RITMOS. SERTANEJO, NOSSO, FORRO, FORRO MALICIA, GOSPEL, ARROCHA, AXE, SOFRENCIA E ATE MUSICA ELETRONICA. ACONTECEU QUE NAO TOCO NENHUM INSTRUMENTO BEM CANTO NADA. PROCURO ALGUM ARRANJOS TA PARA FAZER OS ARRANJOS DAS MINHAS LETRAS PARA QUE EU POSSAMOS POSTAR NO YOU TUBE E ENVIAR PARA VARIOS CAÈNTORES PROFISSIONAUS ANALISAR E INTERPRETAR. PRECISEI DE UM PARCERIA CANTOR E QUE TOQUE ALGUM INSTRUMENTO TIPO VIOLAO, TECLADISTA ETC.

  • Welitongomes_ WELSEMOG COMPOSITOR: (responder)
    30 de julho de 2017 às 22:03

    O e-mail do compositor welsemog (Weliton Gomes) é welsemog@hotmail.com e o whats-app é 62 99407-4077

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.