12 nov 2008 | Lançamentos
Top five especial compositores – os melhores da música raiz
O Top Five de hoje é uma singela homenagem a todos aqueles que ajudaram a construir a música sertaneja, aproveitando é claro os vídeos do Globo Rural postados recentemente. Compositores que escreviam com a alma, com a poesia encravada no peito. Não tem como negar, as músicas de antigamente eram muito mais bem escritas que as de hoje. Histórias muito bem contadas na forma de músicas maravilhosas. Vamos à lista… Ah, não esqueçam de comentar!!!

TEDDY VIEIRA

Esse é pra mim um dos maiores compositores de todos os tempos. Algumas de suas canções fazem parte do cancioneiro popular. Alguns exemplozinhos pequenos e quaaaaase sem importância: “Rei do Gado”, “Menino da Porteira”, “Boiadeiro Errante”, etc. Tá bom ou quer mais?

JOÃO PACÍFICO

“Cabocla Tereza”, “Chico Mulato”, “A História de um Prego”, “Pingo D’água”. Enfim, João Pacífico é talvez o mais sertanejo dos compositores. Suas músicas são o retrato mais fiel do sertanejo, daquele mesmo da roça, humilde e pobre. Antônio Fagundes chegou a gravar um CD apenas com canções e poemas do João Pacífico, tendo chegado a vender mais de 100 mil discos. Aliás, eu tenho, hehehe.

GOIÁ

Jamais um compositor declarou tanto amor por sua terra natal quanto ele. Natural de Coromandel – MG, Goiá é tido como um Deus pelos cidadãos de lá. Recentemente, Sérgio Reis gravou um CD apenas com canções dele. Vou falar só uma, pra vocês terem noção da capacidade do cara: “Saudades da Minha Terra”. Conhecem?

DINO FRANCO

Um dos maiores poetas da história da música sertaneja. Foi um dos primeiros a compor canções falando de amor, prevendo as mudanças que a música sertaneja ia enfrentar. Dentre suas canções mais famosas, podemos citar “Amargurado” e “Caboclo na Cidade”.

JOSÉ FORTUNA

Grande compositor da história da música, fez parte tanto da música raiz quanto do segmento que eu chamo humildemente de “músicas de transição”, haja vista que foi o estilo que pavimentou o caminho para a chegada da música sertaneja contemporânea. “Índia”, “Piscina” e mais um punhado de belíssimas canções saíram da caichola dele.

2 comentários
  • juscelino: (responder)
    28 de maio de 2012 às 23:53

    gostaria de conhecer alguem da familia do tedy vieira alguem pode me informar

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.