27 nov 2008 | Lançamentos
Top Five Especial Compositores – Os que ficaram de fora
Olá! Me desculpem pelos atrasos nas postagens. Semaninha corrida essa. As listas do Top Five dedicadas aos compositores sempre vieram recheadas de comentários do tipo: “e o fulano?”, “e o beltrano?”. Tanto que resolvi fazer um Top Five apenas com aqueles compositores que eu considero muito bons, mas que não entraram em nenhuma das listas das últimas semanas. Lembrando que essa listinha de hoje é mais abstrata. O fato de eu citar apenas esses, não tira o mérito dos outros. Tem muuuuuuuita gente boa pra compôr por esse Brasilzão afora.
1 – PINOCCHIO

Esse cara é foda. O pessoal quase me bateu ao ver que eu não citei o nome dele em nenhuma lista como compositor. Responsável pelos primeiros sucessos de uma porrada de gente, ele tem se destacado mais como produtor que como compositor. Seu estilo de escrita é bem peculiar. Geralmente, escreve mais aproveitando a sonoridade da junção de muitas palavras. Saca só alguns de seus versinhos: “a primeira vez que eu te vi, sonhei, apaionei, pensei que era amor de verdade…”, “você virou amor, virou paixão, virou prazer…”. Algumas de suas composições podem ser conferidas no site oficial dele.

SIM! O PINOCCHIO TEM UM SITE, COM FORMA DE CONTATO E TUDO! MUITA GENTE PEDIU E EU FINALMENTE DESCOBRI, HEHEHE. LÁ TEM ENDEREÇO, TELEFONE, E-MAIL, TUUUUUDO!!!

2 – CECÍLIO NENA

Outro que ajudou muita gente com suas músicas. Alguns dos maiores clássicos da música sertaneja contemporânea saíram de sua cabeça. “Cheiro de Shampoo”, “Temporal de Amor”, “Dou a vida por um beijo” e muitas outras, são criações suas, a última em parceria com o Antônio Luiz e Lalo Prado, se não me engano.

3 – ÁLVARO SOCCI / CLÁUDIO MATTA

Não têm tantas composições, mas eu os considero dois dos compositores mais sensíveis e com conteúdo na música sertaneja. Algumas de suas canções são belíssimas. “Pior é te perder” e “Eu amo” (Zezé e Luciano), “A Carta” (Milionário & José Rico), “Onde foi que eu errei” (Lenadro & Leonardo). Chegaram a formar uma dupla, Alvinho & Da Matta. Gravaram um CD excelente, com participação do Roupa Nova nos arranjos (eu tenho!!!), mas não vingaram como cantores.

4 – LUIZ CLÁUDIO / GIULIANO

A dupla é muitíssimo respeitada no segmento devido não só ao talento vocal, mas também à grande capacidade que eles têm de compor. Nem sempre juntos, diga-se de passagem. Dentre as músicas que levam a assinatura dos dois, ou de um dos dois, estão “Te amar foi ilusão”, “Programa de Fim de Semana”, “Trânsito Parado” (Bruno & Marrone), “Cada vez mais”, “Pra que chorar” (Guilherme & Santiago), “Momentos de nós dois” (Chrystian & Ralf) e até no pagode, com músicas estouradas com o Só Pra Contrariar, Belo e Vavá.

5 – RIONEGRO

Hoje ele já não se mostra tanto como compositor, apesar de o hit mais recente de sua dupla, “Vida de Cão”, ser de sua autoria. Eu resolvi incluí-lo nessa lista por causa das maravilhosamente perfeitas canções que eles fez para duplas como Chrystian & Ralf antes mesmo de alguém saber que ele tinha uma dupla lá em Franca com um baixinho, hehehe. Saca só as pérolas: “Brigas”, “Sonho Louco”, “Noite”, todas dos primeiros discos de Chrystian & Ralf.

Comentários serão bem-vindos.

5 comentários
  • Marine Schilk: (responder)
    14 de julho de 2013 às 19:27

    I simply want to mention I am very new to blogging and definitely liked your blog site. Very likely I’m going to bookmark your site . You really have wonderful articles. Regards for revealing your web-site.

  • the advantage: (responder)
    18 de julho de 2013 às 00:32

    I like what you guys tend to be up too. Such clever work and coverage! Keep up the amazing works guys I’ve added you guys to blogroll.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.