10 dez 2008 | Lançamentos
Top Five Especial Fim de Ano – Os melhores trabalhos do ano
Dezembro chegou. Em comemoração ao fim de mais um ano, esse mês traremos uma série de postagens com os Top Five do ano em algumas categorias. Pra começar, os melhores discos do ano, na minha singela opinião. Levei em conta apenas os discos lançados oficialmente. Alguns dos discos que foram tema de review esse ano ainda não foram lançados, como por exemplo o da dupla Marcos & Belutti.
ROBERTA MIRANDA – SENHORA RAIZ


Pra mim é o melhor disco da carreira da rainha da música sertaneja. Nunca vi um disco sertanejo tão bem arranjado e produzido, com uma pureza tão grande nos arranjos de cordas e similares. A Roberta Miranda caprichou com essa “estréia” no universo independente.

CHITÃOZINHO & XORORÓ – GRANDES CLÁSSICOS SERTANEJOS


Eu disse que o caráter independente de um artista o permite trabalhar com total afinco e paixão. Chitãozinho & Xororó recém assumiram essa linha e também nos presentearam com essas pérolas que foram o DVD e 2 CDs com regravações de alguns dos maiores clássicos da música “caipira”. Na verdade os dois cds – do Chitão e da Roberta – têm a mesma proposta, mas o disco de Chitãozinho & Xororó é mais “raiz” que o “Senhora RAIZ” da Roberta e o dela é mais “sertanejo” que o “Grandes Clássicos SERTANEJOS” da maior dupla de todos os tempos.

VICTOR & LÉO – BORBOLETAS


Doa a quem doer, a dupla do ano definitivamente acertou de novo. O disco Borboletas é uma celebração da novidade, tão necessária e aguardada na música sertaneja contemporânea. Uma das poucas duplas que conseguiram se firmar como representantes da própria vertente, afinal de contas ninguém até agora copiou Victor & Léo em seu estilo totalmente novo.

CÉSAR MENOTTI & FABIANO AO VIVO – VOZ DO CORAÇÃO


Acertadamente, a dupla mais carismática do Brasil voltou a fazer aquilo que eles consagraram. Um disco alegre, gostoso, com canções inéditas aliadas a regravações muito bem selecionadas, numa roupagem universitária da melhor qualidade. Um DVD e CD excelentes.

FERNANDO & SOROCABA – BALA DE PRATA AO VIVO


Uma das melhores surpresas do ano. Uma dupla estreante, sem tanto sucesso assim, conseguir um contrato com uma grande gravadora e ainda por cima poder produzir o próprio disco (muito bem, diga-se de passagem), prezando por algo inédito tanto nas músicas quanto no estilo não é algo comum de se ver. Mesmo Victor & léo demoraram um tempinho para conseguirem um contrato com a Sony BMG. É a Universal apostando alto nesses caras, mas pelo menos tendo algum retorno.

Xingamentos e impropérios nos comentários…

15 comentários

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.