17 set 2008 | Lançamentos
TOP FIVE – INIMIGOS DA MÚSICA SERTANEJA
Tem um tempo que eu queria falar sobre esse assunto. O post de hoje é sobre personalidades que batem (ou pelo menos bateram) no peito com orgulho dizendo impropérios contra a música sertaneja e suas vertentes. O pior é que muitas vezes eles dizem o que querem sem nem procurar saber se o que estão falando é ou não é uma absoluta besteira. Vamos à lista:

RITA LEE

Isso já é fato. Sempre que pode, ela dá declarações estapafúrdias e sem qualquer fundamento contra a cultura sertaneja. Quando Zezé di Camargo & Luciano lançaram o primeiro disco, tinha uma versão da música “And I Love Her” dos Beatles, que recebeu o nome de “Eu te amo”. A canção fez parte inclusive de uma trilha sonora de novela da Globo. Rita Lee criticou a versão da música duramente. Mal sabia ela que o autor era ninguém menos que o rei Roberto Carlos. Recentemente ela foi condenada a pagar uma considerável fortuna para a companhia de Rodeio “Os Independentes”, por declarações proferidas contra o esporte, que na cabecinha cheia de botox e alucinógenos dela (e na de quem pouco ou nada sabe sobre o assunto) é realizado com maus tratos aos animais. Fora outros fatos que, se eu for enumerar, dá até pra fazer um blog independente. O bom é que ela mostra a cada dia que não conhece nem um pouco o que ela repudia. Ela gravou uma canção de Moacir Franco (“Tudo vira bosta”) há alguns anos. Com certeza ela não sabia que esse mesmo Moacir Franco é o autor de grandes clássicos da música sertaneja, como “Ainda ontem chorei de saudade”, “Seu amor ainda é tudo”, “Dia de formatura”, “Dia de Visita”, “O milagre da flecha”, e por aí vai.

CHICO CÉSAR

O cantor de mega-sucessos (quantos mesmo?) entrou na lábia da Rita Lee e gravou uma canção, que ele compôs em parceira com a própria, chamada “Odeio Rodeio”. O primeiro verso da canção é o seguinte: “Odeio rodeio e sinto um certo nojo quando um sertanejo começa a tocar…”. Só por aí já dá pra se ter uma idéia do quanto ele ama o nosso segmento. O estranho é que o seu último CD foi lançado em SMD, tecnologia desenvolvida por Ralf (Chrystian & Ralf). Na hora de sugar as coisas que ele considera “boas” advindas das cabeças dos sertanejos ele não odeia sertanejos…

LOBÃO

Ele não gosta de ninguém. Acho que nem dele mesmo. Seu único propósito na vida é aparecer. Custe o que custar. Não sei como ele não entrou na “Casa dos Artistas”. Sua metralhadora giratória, carinhoso apelido dado à sua enorme e maldita boca, dispara contra tudo e contra todos. Recentemente ele disse com todo orgulho que uma dupla sertaneja o havia procurado com a intenção de gravar a canção “Lágrimas no escuro”, de sua autoria, e que ele, educadamente, disse que não permitiria que sua música fosse estragada dessa forma. Legal da parte dele, né? Provavelmente isso vai ajudar a aumentar sua importância para a música brasileira, que já está quase beirando o ZERO. Tadinho.

VIVI SEIXAS

Bonitinha, né? Pra quem não sabe, a DJ Vivi Seixas é filha do falecido Raul Seixas. Resolvi colocá-la nessa lista devido a um fato apenas. A dupla Chitãozinho & Xororó a procurou (ela comanda a obra do Maluco Beleza, na condição de herdeira) com a intenção de gravar um disco apenas com canções do Raulzito. Ela não permitiu alegando que seu pai reviraria no túmulo se isso acontecesse. Ora, todos sabem que a obra de Raul Seixas é muito importante para os cantores sertanejos. Zezé di Camargo & Luciano, Rionegro & Solimões, Gilberto & Gilmar, Milionário & José Rico e os próprios Chitãozinho & Xororó já gravaram canções do Raul antes. Não deu mesmo pra entender por que, depois de tanto tempo, ela resolveu negar um pedido dessa importância. Afinal, eram Chitãozinho & Xororó.

LULU SANTOS

Ele gravou recentemente participações nos DVDs de Sandy & Junior e Chitãozinho & Xororó. Creio que para melhorar sua imagem junto ao público. É conhecido também por falar muita bobagem sem fundamento e tem fama de arrogante e presunçoso (se bem que todos os citados acima têm a mesma fama). No início dos anos 90, com o boom da música sertaneja, ele proferiu a seguinte pérola: “espingarda de dois canos serve pra matar dupla sertaneja”. Educado o menino, né? O bom é que agora ele diz que não tem nada ver.

Eu enumerei apenas os que eu considero, de certa forma, importantes para a elucidação dos fatos. É claro que toda hora aparece alguém querendo avacalhar com a nossa cultura. Como por exemplo o vocalista da banda Biquini Cavadão (que com certeza faz um enorme sucesso e vende milhões de discos), Bruno Gouveia, que disse na ocasião da possível escolha do filme “Dois Filhos de Francisco” para concorrerem ao Oscar que eles não seriam escolhidos porque já tinha um filme sobre dos boiloas caipiras na corrida, referindo-se ao filme “O segredo de Brokeback Mountain”. Ou Nelson Motta, crítico Musical, que também no início dos anos 90 morria de raiva por causa do estouro sertanejo em todo o Brasil. Tais fatos refletem a total falta de cultura por parte de pessoas de tão propenso nível de inteligência. Eles insistem em achar que alguém quer saber a opinião de algum deles. Talvez a baixa vendagem de artistas do segmento que eles representam contra a sempre excelente vendagem do segmento sertanejo seja o motivo de tamanho despeito. Como diriam os versos de uma canção da banda “Engenheiros do Hawaii”: “Quem são eles, quem eles pensam que são?”

12 comentários
  • Moura: (responder)
    12 de fevereiro de 2012 às 01:00

    Vamos ser mais claro, música sertaneja só fala de ser corno mesmo… Desculpe, mas é impossível ouvir. O blog até que é bonitinho, mas tem tanta besteirinha…Parece música sertaneja…

  • Luan lc: (responder)
    30 de março de 2012 às 04:03

    Vi na maior ironia entre parenteses sobre o bruno do biquini cavadao, nai precisa fazer enorme sucesso e vender milhoes de discos para ser bom nao.. Qm escreveu isso nao tem cultura alguma, sertanejo nunca sera melhor que rita lee, nelson, biquini, lulu, só na vazia cabeça de qm escreveu… sera msm q esses citados nao vendem como o sertanejo? Pesquisa a vendagem do lulu, rita lee, biquini, tem um publico fiel e inteligentes, o sertanejo tem um publico caipira corno alienado a midia…

  • João Neto: (responder)
    18 de maio de 2012 às 20:25

    Engraçado como os alguns insistem em dizer que a música sertaneja fala apenas de amor perdido, como se isso fosse pecado, mas tudo bem! A música sertaneja é predominante em Goiás, estado onde nasci, fui criado e educado, sertanejo aqui é levado a sério, pois, fala da vida do campo, do jeito simples, do cotidiano banal. Meu caro, isso faz parte da minha cultura, agora estão falando mal da vertente nomiada como sertanejo universitário, mas e dai ? E dai se as letras falam de beber cerveja, festar e chifre e bla bla ? Falam como se eu queria, depois de uma semana de trabalho, ir pra uma balada e ouvir : um dia frio, um bom lugar pra ler um livro do Djavan ( sem menosprezar este cantor ). Estes pseudos-revolucionários do rock pensam que ainda estão naquela fase de vestir roupas pretas, usarem drogas e se acharem os bambam do pedaço. Se depender de min nossa cultura nunva vai morrer.

    • Sandro: (responder)
      5 de junho de 2012 às 19:59

      Bom amigo, no começo você falou para não generalizar a música sertaneja. E no fim, o que você fez? Generalizou o rock. E gostar de rock não significa ser drogado para a sua informação. Se informe mais para falar do rock, que é um estilo Universal!

  • sergio: (responder)
    7 de junho de 2012 às 00:49

    ai alguem sabe q foi inventado espingarda de dois canos?rsrs para matar dupla sertaneja ,brincadeiras a parte sabe nao gosto de falar mal mesmo nao curtindo mais vivemos num pais livres temos o direito de gostar ou nao mais nao temos o direito de falar mal pow ,gosto do capital inicial mais achei um absurdo oq o dinho dise q a galera do restart ,eles vao sentir vergonha dk a un 5 anos pow fala serio isso ´inveja ,como o bacana do lobao alen de nao cantar nada na minha opiniao pow cara escroto nao sei pq a midia da moral pra ele a a midia ker cara como ele totalmente tonto aff

  • Oscar: (responder)
    25 de novembro de 2012 às 13:13

    Que música sertaneja nada,vocês deveriam ter vergonha de chamar essas merdas de sertaneja,porque isso que estão sendo gravadas só servem pra arrastar o bom nome dos verdadeiros cantores sertanejo no chão.Ainda bem que já começou a cair essas viadagens de vocês e em breve não vão ter lugar nem em velório pra cantarem essas imundícias.Vamos lá,aproveitem e gravem dois ,três,quatro cds por ano porque o dia de vocês estão contados

  • Marshall Bridgforth: (responder)
    14 de julho de 2013 às 16:09

    I just want to tell you that I’m newbie to blogs and truly loved you’re web-site. Likely I’m going to bookmark your blog . You actually have very good articles. Kudos for sharing with us your website.

  • matematyka: (responder)
    26 de julho de 2013 às 04:22

    Educational requirements are to find a good college that you will be happy with. Sign up for the classes needed to take and any financial aid. Talk to a student advisor to find out your responsibilities in getting your diploma. One needs to have a deep desire and longing to help promote the process of helping to keep earth clean. One must realize the choices, that are made, will help to bring back those lives that have died because of bad choices. Extinct animals and plant lives are also studied to find ways to help prevent the same steps from recurring. There are a lot of new information such as learning about the different plant lives. Animals will become a new name for workers and respect will become more prominent. Graduation will bring a whole new establishment for it’s advisors. Those in the government seats will relish in the thought of new, bright, and knowledgeable minds working for them. Waste management among others are anxious to open their doors for new faces. By learning how to get rid of excessive waste, fluids that can cause hurt, and how to destroy items that will bring concern for others, are some of the concepts of this class.

  • webaddress: (responder)
    27 de julho de 2013 às 15:37

    You ought to really moderate the comments at this website

  • João Morais: (responder)
    29 de novembro de 2013 às 14:58

    respeito os sertanejos mas realmente não dá pra colocar o sertanejo como algo importante para cultura como outros estilos como o Jazz, Blues, Rock. Os Maiores cantores de todos os tempos são dessas vertentes assim como os melhores músicos de maneira geral, questão de gosto não se discute, mas se você que falar sobre um assunto, conheça primeiro a historia da música pra falar e ver o que realmente faz sentido e é importante.

  • Vinicius Lima: (responder)
    9 de janeiro de 2014 às 23:19

    Já tentei de todas as formas não ter preconceito com esse estilo musical. Superei até algumas coisas e respeito Chitãozinho e Xororo. Entretanto juro que me dá um puta dor de cabeça quando ouço uma música toda desse gênero. Juro! Colocar Daniel na abertura da novela das oito é fodah! Paula Fernandes? Pelo amor de Deus! Os outros que não sei o nome (graças a Deus!) só com uma arma de destruição em massa pois tá assolando esse país de retardados.

  • Dennis Rabbit: (responder)
    3 de dezembro de 2015 às 15:29

    Não vejo a hora que passe essa onda sertaneja de duplinhas desconhecidas. A verdadeira música sertaneja está vulgarizada por causa da ganância das cervejarias, da perda de valores dos bons costumes e alienação cultural dos letristas. Dentro dos meus 60 anos, é o pior momento cultural da música brasileira. Dennis

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.