02 jul 2008 | Lançamentos
TOP FIVE – OS 5 MAIS PODEROSOS DA MÚSICA SERTANEJA
Quarta-feira!!! Hoje, a 1ª lista da série Top Five do nosso blog: os cinco mais poderosos da música sertaneja. É claro que tem justificativa, né. Se você não concorda, dê sua opinião através de comentários. Semana que vem, eu publico, junto com a lista da semana, uma com o mesmo tema de hoje, mas baseada na opinião de vocês, ok!!!


Esse lugar já é dele há muito tempo. O cara, além de ter levado para o cinema o maior público de um filme brasileiro em 20 anos, vende em média 1,5 milhão de discos a cada novo lançamento. É amigo pessoal do presidente Lula. Com frequência, ajuda novas duplas a se lançarem e, às vezes, darem certo (Rick e Renner, por exemplo). Sua “bênção” é tudo com que uma dupla nova pode sonhar. Além disso, é o cantor mais imitado do Brasil. Figura quase sempre entre os dez compositores que mais lucraram junto ao ECAD. E olha que ele não compõe tantas músicas assim. Diferentemente dos outros sertanejos, ele faz questão de estar sempre cercado de personalidades dos mais diversos estilos musicais. Por essas e outras, o primeiro lugar na lista é dele.


Ele é, hoje, um dos produtores mais requisitados no meio sertanejo. Virou o produtor oficial dos próprios Cds, além dos CDs do Daniel, Gino e Geno, e muitos outros. Como compositor, tem mais de mil músicas gravadas, no mínimo. Figurou, junto ao ECAD, como compositor que mais lucrou em 2006 e 2007. Lembrando que essa lista engloba compositores de todos os segmentos. É tido como arrogante pelos veículos de comunicação, e, por isso, está sempre na mira dos comediantes de programas como o Pânico na TV.


Esse é o produtor mais requisitado da atualidade. Já foi tema de um post aqui no blog. Contar com seus serviços é o sonho de qualquer dupla em início de carreira. Seus préstimos como produtor e arranjador foram responsáveis diretos pelo sucesso de muitos artistas, incluindo Matogrosso e Mathias, Rionegro e Solimões, Gian e Giovani, Eduardo Costa, César Menotti e Fabiano, Jorge e Mateus e muito mais. E ainda tem muitos que vêm por aí, cujos nomes ainda vão ser muito comentados, como por exemplo Marcelinho de Lima e Camargo e João Márcio e Fabiano. Também é compositor de grandes sucessos, como “De São Paulo a Belém”, ” Me apaixonei”, “Você virou saudade”, e muito mais. Na gravadora Universal, é o nome mais requisitado para realização de trabalhos sertanejos.


Um dos mais populares cantores sertanejos e um dos compositores mais requisitados do segmento. Também é muito imitado. É o comandante da dupla mais popular dos últimos anos, apesar de ser tido como individualista. Também tenta com frequência lançar novas duplas no mercado, como Luiz Cláudio e Giuliano, Marco e Belutti, Tony e Cauã, etc… Às vezes dá certo. Por onde vai, é seguido pelo Edson, da dupla Edson e Hudson. Entretanto, tem um defeito muito grande: mania de grandeza. Todo ano realiza um cruzeiro similar ao que o rei Roberto Carlos realiza. Ás vezes dá pitaco em assuntos sem ser perguntado por ninguém. Recentemente criou desavença com o coronel Zezé di Camargo por causa disso.


Em outros tempos, figuraria facilmente no primeiro lugar dessa lista. É o maior produtor sertanejo de todos os tempos, apesar de ter “perdido a mão”. Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, entre outros, só trabalham com ele. Trabalhou com praticamente todas as duplas de sucesso nos anos 90. Como compositor, é o maior compositor de Hits que a música sertaneja já viu. De vez em quando ainda cria algum sucesso. O 5º Lugar nessa lista é mais por tudo o que ele representa para a música sertaneja moderna.

Pois bem. É isso. Se você não concorda com a lista, formule um comentário. Semana que vem uma nova lista do Top Five e a lista desta semana modificada (se for o caso) de acordo com a opinião de vocês.
6 comentários

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.