07 abr 2010 | Top Five
TOP FIVE – Os canhotos da música sertaneja

O assunto parece bobo, mas eu como tocador de violão e viola fico abismado cada vez que vejo uma pessoa tocando um instrumento “ao contrário”, isto é, canhoto. Alguns grandes professores de música se esquivam de ensinar alunos canhotos porque sabem a dificuldade que é tocar um instrumento dessa forma. Determinados canhotos gostam de inverter também a posição das cordas. Outros simplesmente tocam o violão de “cabeça para baixo”, isto é, com as cordas teoricamente na mesma posição que as de um violão para destros.

Abaixo, uma lista de alguns dos principais artistas sertanejos que tocam seus instrumentos dessa forma.

JOÃO MULATO

Só recentemente é que fui perceber que o grande João Mulato, um dos maiores violeiros da música sertaneja, é canhoto. Tocar viola caipira já não é uma tarefa das mais fáceis. Violeiro canhoto, então, confesso que não me lembro de ter visto. Fora que ele é excelente no que faz. Vejam no vídeo abaixo.

LÉO CANHOTO

O cara aparentemente levava tão a sério o fato de ser canhoto que colocou isso até no nome. Abaixo, um dos raros vídeos onde é possível vê-lo tocando. O violãozinho num é lá essas coisas mas já vale a lembrança, hehe.

PAULA FERNANDES

Além de cantar demais, ela toca violão muitíssimo bem também. E é canhota, outra coisa rara na música sertaneja. De mulher canhota no segmento, me lembro apenas da Edna, das “Irmãs Barbosa”. Vejam abaixo a Paula cantando e tocando a canção “Dust in the wind”.

JOSÉ RICO

Um dos dinossauros da música sertaneja. O Zé Rico talvez tenha sido um dos primeiros grandes canhotos da música sertaneja, junto com o Léo Canhoto. Vejam abaixo ele cantando e tocando a canção “O Tropeiro”, junto com o primeiro lugar na nossa lista de hoje.

ZEZÉ DI CAMARGO

O mais famoso entre os canhotos da música sertaneja. Não à tôa, ele sempre disse ser fã do Léo Canhoto. O fato é que o Zezé definitivamente foi quem popularizou de forma definitiva essa característica peculiar de alguns artistas. Vejam abaixo ele tocando (ou enganando, hehehe) e cantando a canção “Iolanda”.

A lista ainda tem artistas como Gian, da dupla com o Giovani, a Edna, das Irmãs Barbosa, e outros por aí. Um abraço grande ao nosso leitor e amigo Léo Bolfarini, da dupla Bill Moura & Leonardo, e que também é canhoto.

8 comentários
  • Lamonica Ayuso: (responder)
    14 de julho de 2013 às 14:48

    I simply want to say I’m newbie to weblog and really liked this web-site. Most likely I’m want to bookmark your blog . You amazingly come with superb well written articles. Thank you for sharing with us your web site.

  • you could try this out: (responder)
    17 de julho de 2013 às 20:32

    Everything is very open with a really clear description of the issues. It was definitely informative. Your website is very helpful. Many thanks for sharing!

  • seo company uk: (responder)
    19 de julho de 2013 às 02:25

    I quite like looking through a post that will make people think. Also, thank you for allowing for me to comment!

  • this content: (responder)
    19 de julho de 2013 às 14:30

    Way cool! Some very valid points! I appreciate you writing this post and also the rest of the website is also very good.

  • GIMAR DALLAVALE: (responder)
    28 de abril de 2016 às 11:43

    Sou o Gilmarzinho, cantor e compositor, gostaria de fazer parte desse Blog

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.