27 ago 2008 | Lançamentos
TOP FIVE – OS MAIORES SANFONEIROS DA MÚSICA SERTANEJA ATUAL

Respondam rápido: qual o instrumento mais caro numa banda sertaneja? Qual dos músicos ganha o maior cachê? Quem muitas vezes ganha mais destaque que os artistas com os quais ele toca? Isso mesmo. A figura do sanfoneiro é quase sempre a mais marcante numa banda sertaneja. Um bom acordeon chega a custar mais de 20 mil reais, fora a parte de microfones próprios para o instrumento, que custam mais uns R$ 1500,00. Eu elaborei a lista de hoje, baseando-me na exposição dos sanfoneiros e no quanto eles são requisitados pelos artistas, seja para produções (alguns dos melhores produtores sertanejos do Brasil são sanfoneiros), seja para gravações. O estranho é que é muuuuito difícil achar imagens decentes desses caras na internet. Não liguem para a qualidade das imagens, hein.

PINOCHIO

Já tá ficando meio chato o tanto que eu puxo o saco desse cara. Mas não tem jeito, ele é o maior produtor sertanejo da atualidade, além de ser grande compositor. Como sanfoneiro, tem mais de 30 anos de estrada. Tocou com Tonico e Tinoco, Matogrosso e Mathias, e muuuuitos outros. Hoje, é requisitado por 8 em cada dez duplas sedentas de sucesso para a produção de discos, principalmente no segmento universitário. Natural de Douradoquara, é um dos sanfoneiros mais atuantes em gravações sertanejas. Não faz mais shows. Hoje, ele pode se dar ao luxo de apenas gravar e produzir.

MARCELO DIAS

Filho de um dos maiores sanfoneiros que a música sertaneja já viu (Voninho, que faleceu recentemente), Marcelo é um exímio produtor e instrumentista. Tocou 6 anos com a dupla Chitãozinho & Xororó e hoje, entre gravações como o DVD de Zé Henrique & Gabriel e Eduardo Costa e produções como Chico Rey & Paraná, se dedica à dupla que formou com a irmã, Maída e Marcelo. Em breve, lançarão o primeiro DVD e 4º CD.

XODOZINHO

É um showman. Sua presença empolga mais que a da dupla Gino & Geno, seus “patrões”. Apesar de ser contratado da dupla, é um dos sanfoneiros mais queridos pelo público sertanejo. Estima-se que seu cachê por show chegue a quase R$ 10000,00, conforme boatos. Seu estilo é inconfundível. Virou a marca registrada da dupla Gino & Geno. Tanto que, onde Gino & Geno estão, lá está o Xodozinho.

VICENTE CASTILHO

O paraguaio Vicente Castilho é um dos sanfoneiros que mais entendem do intercâmbio entre música sertaneja e música latina. Toca arpa e acordeon e faz parte da banda da dupla Chitãozinho & Xororó. Mas é sempre requisitado pra gravar projetos de resgate da música caipira e DVDs de duplas mais tradicionais, como Gian & Giovani.

AGOSTINHO DO ACORDEON

É um dos sanfoneiros mais atuantes em gravações sertanejas na atualidade. Grava para Edson & Hudson, Guilherme & Santiago e outros. Seu estilo é antenado com a música sertaneja contemporânea.

É claro que alguns nomes foram deixados de fora da lista, pois só cabem 5, hehehe. Mas mesmo assim, a gente pode citar ainda grandes sanfoneiros como Tiago Carvalho, que toca com Luiz Cláudio & Giuliano e já gravou pra Bruno & Marrone; Neguinho do Acordeon, que toca no Viola Minha Viola e com a dupla Guilherme & Santiago; Amim Braga, que grava para praticamente todos os artistas goianos e outros que vocês podem sugerir nos comentários.

22 comentários
  • Marcelo Viola: (responder)
    27 de janeiro de 2012 às 00:33

    Uma grande safra de jovens acordionistas q vem tocando td e muito bem. Destaco o Toddy como revelação, Gabriel que toca com o Leonardo, Willian Santos e muitos outros. Parabéns, estes músicos merecem realmente serem lembrados.

  • Marcelo Viola: (responder)
    27 de janeiro de 2012 às 00:34

    Uma grande safra de jovens acordionistas q vem tocando td e muito bem. Destaco o Toddy como revelação, Gabriel que toca com o Leonardo, Willian Santos e muitos outros. Parabéns!!

    • Edgar torrento: (responder)
      27 de janeiro de 2012 às 19:48

      sou o todinho sempre,ele e o carinha de boa gente fina,profissional pra caramba…abraços

  • hebert viana sousa: (responder)
    30 de janeiro de 2012 às 16:59

    Entre todos ai citados o melhor e o TODI da dupla ze henrique e gabriel.

  • Dinei Alcantara: (responder)
    15 de fevereiro de 2012 às 18:05

    Todos sao otimos,mas sou super fanzaço do IVO TODDE da dupla ze henrique gabriel ele e diferenciado e toca tudo que queiser ouvir.

  • MARCOS SANTOS: (responder)
    15 de fevereiro de 2012 às 21:21

    olá sou marcos, tenho um primo que toca acordion, atualmente ele estará tocando com dj maluco, já tocou com o grupo calcinha preta, tds as bandas de forró nordestinas tocou com domiguinhos
    sivulca, e outros, porem ele ganhou o título de melhor sanfoneiro em aracajú se por duas vezes em seguida no qual foi
    intitulado em 2010 e 2011 podem acreditar alem de ser bom músico é extremamente ulmilde que é o mais importante…
    enão fica aí a dica caso queira vê videos do mimi do acordino entra no ytuby ou no google que encontrará videos do mesmo ok
    obrigado… lembrando ñ estou comparando com esses citado acima porem é uma promessa futura e atual ok.

  • isabella: (responder)
    22 de março de 2012 às 22:38

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii te amo

  • Elvis Gouveia: (responder)
    4 de abril de 2012 às 21:10

    oi depois, vcs procuram saber sobre o melhor de Brasília. Paulinho marques… vale apena.

  • Tiago Betosqui: (responder)
    6 de abril de 2012 às 21:30

    Ola, Ivo Todescatti…. atualmente o melhor acordeonista do Brasil, e também é uma pessoa escelente! Parabéns meu amigo! só tem elogios ein!

  • Cherly Dirienzo: (responder)
    14 de julho de 2013 às 14:24

    I simply want to say I am very new to blogging and definitely enjoyed this web page. Most likely I’m want to bookmark your website . You really have exceptional article content. Bless you for sharing your website.

  • santiago do acordeon: (responder)
    16 de julho de 2013 às 18:27

    sou sanfoneiro sertaneijo procuro dupla p/ trabalhar serio f 962469503

  • Theron Prosch: (responder)
    16 de julho de 2013 às 23:16

    After study a few of the blog posts on your website now, and I truly like your way of blogging. I bookmarked it to my bookmark website list and will be checking back soon. Pls check out my web site as well and let me know what you think.

  • company website: (responder)
    20 de julho de 2013 às 09:42

    Sorry for the huge review, but I’m really loving the new Zune, and hope this, as well as the excellent reviews some other people have written, will help you decide if it’s the right choice for you.

  • paulo: (responder)
    24 de janeiro de 2015 às 05:35

    Placido Nº 1 do Brasil.

  • Anônimo: (responder)
    16 de janeiro de 2012 às 08:37

    concordo,o muleque toca demaissssssssss(TODDY)

  • Anônimo: (responder)
    16 de janeiro de 2012 às 08:39

    Ele se chama Ivo todescati,trabalho com a dupla ze henrique e gabriel

  • Anônimo: (responder)
    16 de janeiro de 2012 às 08:39

    trabalhaaaaaa,descupla o erro

  • alberto: (responder)
    1 de março de 2012 às 08:38

    concordo com voce,o tody tinha que estar na lista dos melhores

  • Anônimo: (responder)
    1 de outubro de 2012 às 17:41

    quem toca , ja nasce com o don amigo.

  • Anônimo: (responder)
    20 de abril de 2014 às 18:40

    alguem sabe o nome do sanfoneiro do henrique e juliano ??

  • Anônimo: (responder)
    20 de abril de 2014 às 18:43

    alguem sabe o nome do sanfoneiro do henrique e juliano


*

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.