03 jan 2014 | Top Five
TOP FIVE – Resoluções de ano novo

Pra fechar a nossa série de Top Fives de fim de um ano e começo de outro, resolvi fazer uma outra lista, desta vez com algumas coisas que pretendo realizar em 2014. Atitudes que pretendo tomar aqui no Blognejo e que quero deixar expressadas e tramitadas em julgado aqui neste post. São basicamente promessas que não poderão ser descumpridas, rsrs (assim espero). Leiam atentamente abaixo e se quiserem sugerir mais alguma façam-no através do campo de comentários.

PACIÊNCIA

Durante um tempo, devido às restrições impostas pelos sistemas de alguns portais nos quais ficamos hospedados, o campo de comentários perdeu um pouco a sua dinâmica e muitos comentaristas acabaram abandonando o barco. Depois que voltamos a cuidar de nós mesmos e gerenciar a nossa própria hospedagem, os comentários voltaram ao dinamismo de antes. Mas com isso voltaram as mesmas dores de cabeça que haviam antes, das quais eu tinha até me esquecido: os comentários dos donos da verdade, rsrs. São leitores que retrucam tudo, que reclamam de tudo, que odeiam tudo e que sempre têm um argumento para refutar qualquer coisa que eu ou outra pessoa possamos escrever. E isso irrita. Nossa, como irrita!!! Mas depois de passar tanto tempo sem eles, eu percebi que, mesmo irritando, eles são indispensáveis ao Blognejo. São eles que estimulam o debate. Já chegaram até a me sugerir que eu eliminasse os comentários pelo menos nos publieditoriais, porque as críticas em excesso poderiam espantar possíveis anunciantes. Mas quem frequenta o espaço de comentários do blog sabe que a maioria dos comentários negativos servem só pra agitar, o que é sempre bom. Por isso, pretendo ter total paciência com essa galera que só comenta pra detonar. São eles que fazem o Blognejo ser, acima de tudo, engraçado.

EMPREENDEDORISMO

Eu tenho uma mania de sempre adiar os meus projetos paralelos, achando que por conta do Blognejo eu não terei tempo de gerenciá-los. Entretanto, em 2014 pretendo agir diferente. Venho trabalhando em algumas ideias já há alguns anos e agora que o Blognejo, comercialmente falando, funciona praticamente sozinho, creio que chegou a hora de botar estes projetos em prática. Alguns deles, inclusive, já foram abordados por mim por aqui. Em breve, depois de mais de um ano de agonia e espera sem fim, teremos o nosso App disponível na App Store e depois na Play Store. Pretendo também, como eu já havia informado, dar início ao projeto do primeiro portal de conteúdo exclusivamente sertanejo, que reunirá conteúdo de alguns dos principais sites do circuito, funcionando também como uma ótima ferramenta de marketing digital. Fora outros quatro projetos aos quais estou dando início, mas que prefiro revelar apenas quando estiverem encaminhados. Mas tudo em 2014 ainda, garanto. Aguardem e confiem.

3º PROFISSIONALISMO

Em 2013, transformamos de forma definitiva o Blognejo em uma ferramenta comercial, utilizada com sucesso por diversos artistas para a divulgação de seus trabalhos. Além disso, melhorei e muito minha postura nas redes sociais, deixando de me irritar com qualquer coisa e só o fazendo atualmente quando envolve alguma conotação humorística. Ou seja, me irrito, mas só de brincadeira. Isso faz parte de uma mudança de comportamento planejada de acordo com o crescimento do blog e que pôde ser realizada também na esfera pessoal, com a minha entrada em um mundo completamente novo: o da paternidade. Para 2014, pretendo levar esse profissionalismo ainda mais longe, inaugurando ainda este ano um espaço do Blognejo para recepção de amigos e anunciantes, onde poderemos realizar algumas das entrevistas (que até então vocês ainda vêem sendo realizadas na sala da minha casa), com investimento em equipamento, cenário e infra-estrutura, além de reuniões de caráter comercial ou recreativo. E quem passar por Uberlândia estará automaticamente convidado a visitar.

REVIEWS

Definitivamente, eu me perdi um pouco nos reviews em 2013. Não digo em conteúdo, afinal tenho que defender sempre a minha opinião. Digo na dedicação aos textos. Os reviews foram o alicerce do Blognejo no começo de tudo. Eles foram, aliás, o motivo pelo qual resolvi criar o blog. Então, não foi nem um pouco justo de minha parte deixá-los se acumularem como fiz em 2013. O resultado vocês viram nas últimas semanas: uma avalanche de textos, um em cima do outro, o que não permitiu que nenhum deles repercutisse de uma forma bacana. Em 2014, eu voltarei a escrever os reviews de acordo com os lançamentos dos respectivos discos. Quase todos os discos analisados em 2013 chegaram pelo correio por intermédio das próprias gravadoras. Continuarei aproveitando essa facilidade. E os que não chegarem, eu solicitarei formalmente por e-mail junto às assessorias dos artistas. Talvez nem tenhamos Mega Review ao fim do ano, se eu conseguir postar todos os textos em datas próximas aos lançamentos.

AMOR PRÓPRIO

Com meu amadurecimento pessoal e profissional, aprendi uma coisa importante: não há razão para que eu aceite determinados tipos de atitudes por parte de alguns artistas ou escritórios. O interesse no bom relacionamento com o Blognejo deve partir deles, não de mim. Por conta disso, em 2014 pretendo continuar mantendo uma postura da qual me orgulhei em 2013: o respeito próprio. Responderei à altura e não abaixarei a cabeça para determinados tipos de tratamento dados ao blog ou à minha pessoa por quem quer que seja. Principalmente por quem ainda acha que o Blognejo é aquele mesmo espaço de anos atrás, que se caracterizava por ser um mero hobby de alguém imaturo que não tinha nada melhor a fazer do que ficar reclamando de tudo e de todos no Twitter. O Blognejo se tornou um veículo cada vez mais sério, e continuará sendo o mais democrático espaço sertanejo da Internet. Mas quem quiser fazer parte tem que merecer o meu respeito. Independente do tamanho do escritório ou do artista. Como? Oferecendo o mesmo respeito em troca. Seja no relacionamento comercial ou no de conteúdo.

Bem, é isso. E que 2014 seja um ano fantástico para todos nós.

8 comentários
  • Fábio Roque: (responder)
    3 de janeiro de 2014 às 11:08

    Certim chefe!!!

  • Cláudio Vilela: (responder)
    3 de janeiro de 2014 às 11:58

    Parabéns Marcão, não é do dia pra noite que se adquiri o respeito, a maturidade profissional, a credibilidade, os avanços comerciais, a caminhada é longa e ininterrupta, tenha meu respeito. Cláudio Vilela

  • Alan: (responder)
    3 de janeiro de 2014 às 11:59

    Podia ter um app para J2ME (java) também né marcão. E gostei das resoluções he he

  • Renan - SP: (responder)
    3 de janeiro de 2014 às 12:41

    Enquanto houver democracia e liberdade de expressão, estarei por aqui, como contra ponto ou não.
    O Sertanejo merece um pouco mais de dignidade.
    O gênero está agonizando, aos poucos sendo engolido, só não vê quem não quer.

  • Diego Nunes: (responder)
    3 de janeiro de 2014 às 12:43

    Muito legal esse post, é notável a qualidade e importancia do blog, porem sempre tem espaço para crescimento e amadurecimento, parabens pelo trabalho e Feliz 2014 para você, sua familia e o Blognejo, Abraço !

  • Phaell Cesar: (responder)
    3 de janeiro de 2014 às 13:40

    A gente não criticado por criticar não somos do contra, a gente que ver só gente digna no Mercado, critica é algo construtivo, independente de positiva ou negativa, claro que tem gente que vem falar coisas por maldade,e claro que tem cantorzinhos meia boca que não aceitam, mas quem entende de musica e tem um grande conhecimento vai defender o genero até o ponto de tudo se acertar, praticamente 96 % do Mercado Sertanejo no geral, faz tudo mal feito, são 4% que salvam, e esses 4% são os grandes artistas da decada passado que ainda seguem o padrão de musica bem feita, dessa nova geração que vem trabalhando de 2009 pra cá e que é dessas novas aposta pros proximos anos não se pode esperar nada deles.

    • Phaell Cesar: (responder)
      3 de janeiro de 2014 às 13:41

      A gente não Critica*…

  • Luciana: (responder)
    7 de janeiro de 2014 às 22:15

    Marcão, coloca a paciência como a segunda colocada que vai ser melhor, rs. Abração e sucesso!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.