20 set 2011 | Notícias,Top Five
TOP FIVE – Versões Definitivas de Grandes Clássicos

De vez em quando me pego imaginando as inúmeras regravações de diversas canções e analisando se alguma delas consegue superar a versão original. Imaginei que essa lista de versões de grandes clássicos bem que poderia gerar um TOP FIVE aqui no Blognejo. Pois bem, aproveitando que hoje estou sem assuntos para novas postagens, resolvi acender o estopim de uma nova polêmica e postar aqui uma listinha de algumas canções que, na minha opinião, são versões definitivas de algumas grandes canções da música sertaneja e que muuuito provavelmente não serão superadas por outros artistas. A lista, claro, bem que poderia ser maior. Quem sabe gera uma continuação, dependendo do debate que este post gerar. E olha que tem tudo pra gerar um debate principalmente junto aos mais conservadores, que provavelmente acharão um sacrilégio eu dizer que tais versões são de fato superiores às originais.

CHEGA / FUI DANDO PORRADA – TRADIÇÃO – DVD AO VIVO

No primeiro DVD do grupo Tradição, eles trouxeram este medley que juntou duas grandes canções que haviam sido gravadas pela dupla Leandro & Leonardo e deixaram o negócio o mais contagiante possível, talvez por ser ao vivo. O resultado foi essa canção espetacular, que pra mim era uma das melhores daquele disco e que de fato superou as gravações originais e todas as outras que já tinham sido gravadas até então. Invidualmente, talvez as duas canções não superassem as versões originais. Mas juntas ficou parecendo que elas nunca deveriam ter sido gravadas separadamente. Fantástico.

A LOIRA DO CARRO BRANCO – JOÃO PAULO & DANIEL – VOL. 8

João Paulo & Daniel costumavam incluir em seus discos sempre uma regravação de algum grande clássico da música sertaneja. No último disco de estúdio lançado pela dupla, eles incluíram uma regravação da canção “A Loira do Carro Branco”, mas ao invés de se aterem aos arranjos originais, deram uma modificada e pratiamente trouxeram a canção de volta ao repertório da maioria ds artistas sertanejos. Abaixo, a maior das versões de “A Loira do Carro Branco” já gravada.

AMARGURADO – CHRYSTIAN & RALF COM TIÃO CARREIRO – VOL. 3

Esta tem potencial para ser a mais polêmica. “Que sacrilégio, hein Marcão, dizer que alguém superou Tião Carreiro em uma canção”. Acontece que esta versão da música “Amargurado”, gravada em 1985 pela dupla Chrystian & Ralf e prestando uma homenagem com uma bela mensagem e a participação do próprio Tião Carreiro, é de fato a melhor versão desta música. Nenhuma versão anterior ou posterior ainda conseguiu superá-la. E olha que o arranjo nem é o original da música. Mas ainda assim é fantástico. Vejam abaixo. Aliás, Chrystian & Ralf são mestres em conceber versões definitivas de grandes canções.

SEU AMOR AINDA É TUDO – LUIZ CLÁUDIO & GIULIANO – DVD UM BARZINHO, UM VIOLÃO

O clássico de Moacir Franco gravado originalmente e consagrado por João Mineiro & Marciano talvez nunca pudesse ser superada. Bruno & Marrone provavelmente foram os que chegaram mais perto com a versão desta canção gravada no DVD Acústico. Mas de fato a melhor de todas as versões já feitas para essa canção é a que foi gravada com apenas um violão pela dupla Luiz Cláudio & Giuliano no DVD “Um barzinho, um violão”. Esta foi a última música gravada pela dupla oficialmente. E eles não poderiam ter encerrado a parceira de forma mais incrível. A interpretação do Luiz Cláudio e os arranjos do Giualiano para esta canção provavelmente não serão superados por mais ninguém. Ouçam abaixo, pq a única versão em vídeo que estava disponível no Youtube teve a “incorporação desativada mediante solicitação”.

SE DEUS ME OUVISSE – CHITÃOZINHO & XORORÓ – DVD 30 ANOS – IRMÃOS CORAGEM

Esta canção já havia sido gravada pelos próprios Chitãozinho & Xororó em outras duas ou três ocasiões, mas a versão gravada no DVD comemorativo aos 30 anos da dupla provavelmente atingiu o mais alto grau de perfeição que essa música poderia atingir. Em nenhuma outra gravação o arranjo ou interpretação dads a esta canção foram superados, nem pelos próprios Chitãozinho & Xororó e nem por mais ninguém. Vejam abaixo:

17 comentários
  • Daniel Assis: (responder)
    27 de janeiro de 2012 às 02:01

    Se Deus Me Ouvisse com o Junior e a Sandy Leah ficou bem massa!
    Com o Edson tbm! :D

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.