15 mar 2013 | Notícias
Um novo Luan Santana?

Ainda lembro a época em que o Luan Santana começou e despontar no cenário sertanejo. Mesmo com um monte de doutores em música sertaneja atacando-o gratuitamente e dizendo, com sangue nos olhos, que ele não duraria, o rapaz até que foi bem longe, né, rsrs. Quem acompanha o Blognejo há muito tempo e chegou a ler os textos sobre ele na época sabe o que eu achava dele. Desde o começo eu enxergava ali um sucesso gigantesco. É claro, entretanto, que todo um planejamento era necessário para que aquele sucesso fosse alcançado e, acima de tudo, mantido.

O sucesso alcançado naquela fase foi, sim, mantido. Seus mais de 4 milhões de seguidores no Twitter, suas vitórias em quase todas as disputas que envolvem votos pela Internet, graças à evidente dedicação do maior fã-clube de um artista sertanejo na Internet (talvez o maior de um artista brasileiro), são provas de que o Luan alcançou aquele patamar almejado por quase todos os artistas: um grupo sólido e numeroso de fãs, atenção da mídia, com acesso livre em qualquer programa de TV e capa de revista, e a possibilidade de vender qualquer coisa que lance com facilidade.

Musicalmente falando, a evolução do Luan Santana desde o primeiro CD é evidente. O CD posterior sempre mostrou um artista muito mais maduro que o CD anterior. Musicalmente, repito. É que a maturidade atingida pelo Luan Santana nesse aspecto não foi observada no aspecto pessoal. O projeto Luan Santana incluiu, desde o começo, um cuidado às vezes exagerado com o modo como ele era visto e com o que ele podia ou não podia dizer ou fazer. Praticamente uma marionete nas mãos de uma assessoria ultra controladora.

É óbvio que não dá pra dizer que isso deu errado. Afinal de contas o Luan Santana chegou aonde chegou. Acontece que ele mesmo parece ter sentido que chegou a hora de uma mudança, de uma consolidação. Talvez ele mesmo e os membros mais próximos de sua equipe tenham percebido que ainda há quem enxergue o Luan Santana como uma criança, um astro teen que sempre vai precisar de um direcionamento, de alguém lhe dizendo o tempo todo o que dizer e fazer.

Aparentemente, o primeiro passo rumo a essa consolidação definitiva e tentativa de mudança do modo como algumas pessoas ainda o vêem foi dado há algumas semanas. A assessora Dagmar Alba, tida como extremamente competente mas também como a pessoa que insistia em controlar o que o Luan Santana dizia e fazia, que o impedia de “bater asas”, e que acima de tudo era quem assumia todo tipo de bronca com as fãs e tudo mais, se desligou do escritório.

Até o momento, não houve qualquer comunicado de nenhuma das partes informando se ela foi demitida ou se demitiu. O fato é que a sua saída já significou uma sutil mas importantíssima mudança no relacionamento do Luan Santana com veículos com os quais isso era quase impossível. Pela primeira vez na vida eu, por exemplo, recebi um e-mail da sua assessoria, vejam só. A atual, claro. Mas isso não é só comigo. Temos visto o Luan Santana participando de programas de TV dos quais ele nunca havia participado, talvez por causa do perfil popularesco do programa, e interagindo com profissionais de imprensa que não podiam sequer chegar perto do pobre coitado.

Fora isso, as insistentes notinhas plantadas sobre seu namoro, que fazem boa parte da imprensa “fofoquística” especializada achar que se trata de um relacionamento fake, parecem estar menos frequentes. Pelo menos não temos visto nada desde o carnaval (justamente a época da saída da Dagmar). Enfim, tudo com o intuito, aparentemente, de mostrar um Luan Santana mais maduro e consciente dos seus próprios atos, sem que pareça simplesmente uma marionete pelo resto de sua carreira.

Paralelamente, tomadas as devidas precauções quanto ao trato com sua vida pessoal e à necessidade de se mostrar um homem e não mais um garoto, o Luan Santana continua crescendo profissionalmente. O seu último disco, muito elogiado, mostrou um lado do Luan Santana diferente do que havia sido mostrado até então. A canção “Te Vivo”, principalmente, que ganhou um dos mais belos clipes da história da música sertaneja, garantiu uma dose cavalar de respeito a ele, tanto como compositor quanto como intérprete e principalmente pelo clipe. Até chegarmos ao novo e próximo disco.

Isso claro, sem esquecer e chatear os compositores de alguns dos maiores sucessos do Luan, que demonstram bem essa melhora gradativa e esse crescimento profissional. Desde “Meteoro”, do Sorocaba, passando pela maravilhosa “Amar não é pecado”, da Márcia Araújo, do Marco Aurélio e da dupla Fred & Gustavo, até chegar na “Te Vivo”, do Luan Santana e do Thiago Servo, todas elas figurando entre as mais tocadas dos respectivos anos em que foram lançadas. E sem querer dizer que uma é mais importante que a outra. Cada uma foi crucial naquela específica fase profissional do Luan Santana.

Seu novo trabalho será produzido pelo Dudu Borges. Muita gente já imaginou como seria essa parceria. Afinal de contas, o estilo de um parece combinar perfeitamente com o do outro. Algo como Romário e Bebeto na Copa de 94. E aqueles que já tiveram a chance de ouvir a primeira música que surgiu dessa parceria, uma composição do Bruno Caliman (o cara que vai de “Fiorino” a “Já não sei mais nada”, de “Camaro Amarelo” a “Locutor”, até chegar nessa jóia rara que é essa nova música do Luan), estão espalhando a notícia de que esse novo Luan Santana realmente é alguma coisa perto do surpreendente, do incrível.

É no mínimo engraçado pensar no quanto devem estar surpresos os críticos com toda essa evolução do Luan Santana. Aquele pessoal que lá no começo da carreira do cara riam de qualquer previsão positiva sobre os rumos de sua carreira. Não estou falando nada sobre quantidade de shows, sobre público pagante, nem nada disso, afinal isso é coisa de rixa de escritório. Estou falando de maturidade profissional. E nesse ponto, Luan Santana é um exemplo. Talvez o mais absoluto exemplo de crescimento e amadurecimento profissional e, quem sabe agora, pessoal da atualidade. Se essa música nova provocar nas pessoas a mesma reação que vem provocando em quem a escuta (em mim, por exemplo) e se a saída da Dagmar Alba do escritório realmente significar um crescimento do Luan como pessoa aos olhos dos outros, aí sim teremos a definitiva consolidação do gurizinho.

41 comentários
  • Rogerio Morgado: (responder)
    15 de março de 2013 às 12:13

    Falou certinho!! Ponto pro Luan…independente de quem foi a decisao!!

  • Van: (responder)
    15 de março de 2013 às 12:30

    excelênte matéria, você expressou muito bem aquilo que eu acho do Luan, eu achei incrível eu estar no show o fernando e sorocaba no estância alto da serra e surgiu o luan Santana numa participação especial, ali já percebi que ele iria mudar,fazer o que quer, aparecer no lugar que quer etc… eu quero ver o Luan No Programa do Ratinho ao vivo… será que agora ela vai. to sempre na torcida

  • Marcela: (responder)
    15 de março de 2013 às 12:33

    Uau, parabéns belíssimo texto. Sou fã do Luan e é exatamente isso. Expectativa muito grande nesse novo álbum (e fase) do Luan. E ansiosíssima para ouvir essa nova música (pelo o que ele disse se chamará “Te Esperando”) que rendeu elogios não só de você.
    Abs

  • EU: (responder)
    15 de março de 2013 às 13:12

    Vc já ouviu a música Marcão?

    • Marcus Vinícius: (responder)
      15 de março de 2013 às 14:32

      Ouvi. É épica.

      • EU: (responder)
        15 de março de 2013 às 15:13

        Também gostei

  • Daniel Assis: (responder)
    15 de março de 2013 às 13:55

    Pra mim o LS é o principal produto sertanejo do mercado atual, nao só pelo que vem fazendo mas tambem pelo enorme potencial inexplorado do rapaz!

  • deco pires: (responder)
    15 de março de 2013 às 14:15

    esqueceu de escrever em baixo

    “Publieditorial”

  • deco pires: (responder)
    15 de março de 2013 às 14:20

    O luan santana disse nas entrvistas das radios de SP q a musica nova é de composição dele, que a incondicional era dele tbm, falando serio era dele, sufoco tbm, e de um tempo pra ca, varios vendedores de musica(leia-se compositores) conhecidos, apareceram como donos das tais obras, que todos ja conheciam …

    Não tenho nada contra Luan Santana, ate acho
    positivo o fato de contribuir com o mercado (não musicalmente, mas como produto que aglomera massa).

    Ele sempre será Teen, primeira impressão nunca muda, a cara dele é essa, não tem como mudar.

    Tudo que ele faz alem disso soa falso por mais
    forte que seja a vontade dele de faze-la, tanto
    que zeze lambia o mlk, depois q viu q não ia rolar, agora grudou no gustavo lima, por conta do apelo “Teen” que um tem e outro não…

    • Daniel Assis: (responder)
      15 de março de 2013 às 16:05

      Zeze nao lambia o Luan nao, apenas participou do DVD!

      • deco pires: (responder)
        15 de março de 2013 às 18:17

        Bom saber que vc trabalha no meio…hahahah

        • Daniel Assis: (responder)
          16 de março de 2013 às 01:40

          Publicamente nunca fez nada demais!

    • O que?: (responder)
      17 de março de 2013 às 17:28

      “O luan santana disse nas entrvistas das radios de SP q a musica nova é de composição dele…” O QUE? VOCÊ SÓ PODE TÁ SURDO NE?! EM TODAS (TODAS!!!) AS ENTREVISTAS ELE FALOU BEM CLARO QUE A MÚSICA NOVA É COMPOSIÇÃO DO Bruno Caliman.

      • deco pires: (responder)
        17 de março de 2013 às 18:39

        Aham! Vou ter que mandar o link aqui, não só dessa, mas como de outras entrevistas refente as musicas anteriores TAMBÉM! Só questiono o fato de endeusarem algo de baixa qualidade. Não é meu intuito denegrir o artista, mas apenas ressaltar o fato de que ele não precisa ficar com a fama e os creditos dos compositores, logo os que menos são favorecidos e os principais responsaveis pelo sucesso de qualquer artista. Mas vamos lá, vou copiar e colocar aqui os links.

  • Daniel Assis: (responder)
    15 de março de 2013 às 16:06

    Fico com os dois pés atras em saber que o Dudu Borges vai produzir o Luan! Não gosto do estilo dele! Espero que de certo!

    Quando a musica sera lançada Marcão, tu sabe?

  • valll: (responder)
    15 de março de 2013 às 16:34

    amei seu texto !! bom sou sua Fã e por isso , Marcão escreveu ja amei ..bjos

  • Lucas Silva: (responder)
    15 de março de 2013 às 16:55

    Texto fodao. Quando lança a musica marcão?? quando lançar avisa a gente hein. tbm não gosto muito do estilo do dudu borges, mas axo ele um super produtor. espero que faça um bom trabalho com o luan.

  • kathya: (responder)
    15 de março de 2013 às 17:04

    Hoje,no programa Balanço Geral, assisti a entrevista do Geraldo,com o Luan Santana. Gostei da simplicidade e do carisma do menino.É bem o que você disse.

  • Victor: (responder)
    15 de março de 2013 às 21:12

    A música nova do LS sai no dia 25 deste mês (talvez dias antes ou dias depois) e se chama Te Esperando

  • Pantanal: (responder)
    16 de março de 2013 às 09:26

    Falou que a música é fodastica, mas, falar quando vai ser lançada nada né? Rsrs

  • Douglas Henrique: (responder)
    19 de março de 2013 às 18:09

    Pra mim continua e sempre continuará a mesma merda de sempre.

  • Dag Mara: (responder)
    21 de março de 2013 às 18:09

    Marcondes… A Dagmar fez sim um comunicado pelo twitter no dia 12/03

    “Fim de férias e início de uma nova fase. Toda história tem começo meio e fim, a minha profissional com Luan Santana terminou. Deixo a LS Music com a certeza de dever cumprido e trabalho totalmente realizado onde dediquei 24 horas do meu dia para o @luansantana. Não medi esforços e nunca reclamei de noites sem dormir para a realização do trabalho bem executado. Fiz grandes amigos (as), ganhei alguns que os (as) considero de minha família. A distância fará a gente sentir saudades, mas todos têm um lugar reservado dentro do meu coração e da minha vida. Agradeço as mensagens, os telefonemas carinhosos e até os pedidos de desculpas. Queria que vocês soubessem o quanto respeito e sempre respeitei os fãs, algumas acusações caíram sobre mim, quando na verdade a responsabilidade não era minha. Fiquem com Deus, agora continuarei com meu trabalho de Assessora de Imprensa na Audio Mix para os artistas Israel Novaes e da dupla Humberto e Ronaldo.
    Beijo carinhoso no coração de cada um de vcs da família LS.”

  • allef: (responder)
    24 de março de 2013 às 02:59

    Tirei o chapeu belissimas pAlavras .

  • Raissa: (responder)
    2 de abril de 2013 às 13:59

    Falou tudo!! Luan manda bem demais

  • Raissa: (responder)
    2 de abril de 2013 às 14:02

    Luan nunca disse que compôs todas essas músicas. Só a sufoco, a te vivo (com a participação do Thiago). O que ele disse sobre falando sério foi que ele foi o primeiro artista a grava-la!

  • BIANKA ALMEIDA: (responder)
    8 de julho de 2013 às 13:38

    O LUAN É MUITO GOSTOSO EU TE VIVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Lynell Moriera: (responder)
    12 de julho de 2013 às 18:13

    I imagined this was a definitely very good blog submit. I usually like reading content like this one. I should experience more of your respective posts.

  • 2000 payday loan: (responder)
    17 de julho de 2013 às 04:52

    THIS HAPPENED TO ME AS Properly. Apart from, I By no means SENT THE MONEY Mainly because AS Before long AS I STEPPED UP TO FILL OUT THE FORM In the WESTERN UNION I’d AN EERIE Experience IN MY Abdomen AND DECIDED TO Wander Away. i am SO GLAD THAT I Didn’t GO By way of WITH IT. I’m SORRY That you simply Needed to Get rid of THAT MONEY AND BE SCAMMED. ALL N ALL A LESSON Realized FOR Both of those OF US. Ideal OF LUCK To you.

  • jordan shoe release: (responder)
    17 de julho de 2013 às 05:10

    Can you tell us more about this? I’d want to find out some additional information.

  • Ike Raymer: (responder)
    17 de julho de 2013 às 09:45

    Typically I do not read post on blogs, nevertheless I wish to say that this write-up really forced me to check out and do so! Your writing taste has been amazed me. Thanks, really fantastic post.

  • 2000 dollar loan with bad credit: (responder)
    18 de julho de 2013 às 05:49

    Sally stated on 19 September 2012

  • Dewey Awong: (responder)
    18 de julho de 2013 às 10:05

    herend hvngary handpainted

  • similar website: (responder)
    19 de julho de 2013 às 00:11

    Touche. Sound arguments. Keep up the amazing spirit.

  • mexico vacations all inclusive: (responder)
    19 de julho de 2013 às 07:52

    |When I desire to place gallery or LightBox or yet a slider on my web site I always try to use jQuery script in support of that.

  • relevant internet page: (responder)
    19 de julho de 2013 às 08:50

    On each weekend, we all colleagues jointly used to watch movie, because fun is also essential in life.

  • relevant web site: (responder)
    19 de julho de 2013 às 09:43

    Hi there dear, me and my mom are as well watch funny videos however after I done my homework

  • Wendi Lazos: (responder)
    19 de julho de 2013 às 18:31

    I would like this weblog a great deal of, saved to my bookmarks.

  • click the next page: (responder)
    19 de julho de 2013 às 22:00

    Hahahaha, what a comic this YouTube film is! We are still laughing, thanks to admin who had posted at this web page.

  • Click for more news about baccarat: (responder)
    20 de julho de 2013 às 01:39

    Really nice style and design and fantastic content, absolutely nothing else we require :D.

  • Read Full Article: (responder)
    20 de julho de 2013 às 07:27

    Awesome article.

  • vegina: (responder)
    20 de julho de 2013 às 08:28

    WAS JOEL HACK For the BOAT?

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.