18 ago 2008 | Lançamentos
UM NOVO MOVIMENTO CULTURAL

   Essa semana foram poucos os comentários. Aproveito e já agradeço o apoio expressado nos comentários do capítulo dessa semana da “saga de um cantor sertanejo”. Realmente, pessoas como o senhor Marcelo Margonari e a patota da M2 existem às pencas.


  

  
Sendo assim, hoje eu vou aproveitar e falar sobre um novo movimento que vem ganhando força no cenário musical brasileiro: a aproximação do rock com a música sertaneja. O nome ainda não está definido, mas já surgiram expressões como “rock’n roça” e “agrocore”. O movimento consiste numa aproximação dos dois segmentos, seja através da música ou apenas através de uma melhoria significativa do relacionamento entre os representantes das duas vertentes.


  

  
Vários são os detalhes que demonstram o crescimento do “agrocore”. Tanto por parte dos músicos sertanejos como dos roqueiros. Do lado sertanejo, o representante mais evidente é o Hudson Cadorini, da dupla Edson & Hudson. Guitarrista de mão cheia, ele chegou a gravar um CD instrumental totalmente voltado ao rock alternativo e já é considerado inclusive pelos roqueiros um dos maiores guitarristas do Brasil. Ainda hoje, vocês terão uma análise “sertaneja” acerca do CD.


  

  
    
  
Do lado do rock, vários são os representantes do movimento. Por enquanto, o que mais tem divulgado o estilo é o Landau, irmão do Rogério Flausino, do Jota Quest. Ele já se diz representante do segmento e divulga a cultura agrocore através de seu novo CD e DVD, intitulado “Agroboy”. Vejas só o clipe de sua música de trabalho:



Temos ainda vários outros artistas que têm se mostrado adeptos dessa aproximação. A dupla Chitãozinho & Xororó, por exemplo, além de ter participado do projeto “Estúdio Coca-cola Zero”, com a banda Fresno, também participou do programa do João Gordo, também transmitido pela MTV, que antes nunca, jamais, em hipótese alguma, divulgava artistas sertanejos. Além disso, o filho do Chitãozinho, Allison, gravou um CD com sua banda de rock Allison Quatro, mostrando também grande influência da música sertaneja. Eles cantam até “Bebo pa Carai”, da dupla Gino & Geno, em seus shows.

  

  

  
Dica da semana:


  

  
Talvez o representante mais escrachado dessa aproximação seja a banda “Hardneja Sertacore”, que canta músicas sertanejas de sucesso em versão rock. Eles têm até uma página no my space, que você pode acessar clicando na imagem ou acessando www.myspace.com/hardnejasertacore. Aproveite para baixar as músicas disponíveis no site para download.

  

  

  

  

  

4 comentários
  • Ken Berrong: (responder)
    14 de julho de 2013 às 14:03

    I just want to say I am new to weblog and absolutely liked this web site. Almost certainly I’m going to bookmark your blog . You actually have incredible well written articles. Cheers for sharing with us your web-site.

  • url: (responder)
    18 de julho de 2013 às 01:34

    You made certain good points there. I did a search on the subject matter and found most people will agree with your blog.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.