28 fev 2012 | Notícias
Vazamentos e suas implicações

Acontecimentos dos últimos dias fizeram com que o Blognejo, por duas vezes, tivesse que retirar canções que tinham acabado de ser postadas. No sábado, retiramos do ar a canção do Luan Santana, “Incondicional”, e ontem retiramos uma canção da dupla Cesar Menotti & Fabiano. Em que pese todo o procedimento de retirada e aparente deslize do Blognejo justamente por colocar uma música no ar sem saber e depois acabar tendo que retirar, há que se pensar em todas as atitudes que trazem a música até nosso conhecimento e quais as implicações do seu vazamento, que muitas vezes acaba sendo proposital.

Toda vez que ocorre um vazamento de alguma canção, a reação mais comum do público é imaginar que se trata de uma “jogada de marketing” do artista cuja música vazou. Por conta de contrato com gravadora e essa porra toda, o artista não pode sair divulgando música na Internet sem uma prévia autorização, claro. Nem a própria música. Por isso acontecem “acidentes”, com frases do tipo: “olha, Marcão, toma aí a música, solta no blog, mas por favor num fala que foi eu que te passei, num conta pra ninguém, se você falar que eu te passei eu nego“. Geralmente é o empresário, o produtor da música ou, em raros casos, o próprio artista que acaba fazendo o papel de “informante”.

Mas a questão do texto de hoje é justamente quando a música chega ao conhecimento do público realmente sem a autorização, ainda que por baixo dos panos, de ninguém “de dentro”. Em quatro ocasiões diferentes, o Blognejo já teve que retirar músicas recém-postadas do ar. O primeiro caso que me recordo foi com canções recém-lançadas pelo Edson. Na época, caíram na Internet umas 7 ou 8 canções que estariam no seu primeiro disco solo. Uma delas, inclusive, tinha a participação do Pelé. Horas depois da postagem das músicas, membros do escritório do artista cordialmente solicitaram a retirada do ar das canções, alegando, além do fato de que o disco ainda não havia sido lançado e de possíveis problemas com gravadora, que o fato de o disco contar também com a marca “Pelé” pedia um procedimento totalmente diferente, com tudo correto, nos mínimos detalhes, e que as músicas só poderiam ser lançadas de forma oficial. Atendemos de prontidão e retiramos as canções do ar.

Tempos depois, após o vazamento na Internet do disco “Juras de Amor, postei todas as canções no Blognejo a fim de promover um debate acerca do disco, assim como havia sido feito com o disco “Aí Já Era” e com o último disco da dupla João Bosco & Vinícius. No entanto, horas depois fomos notificados via e-mail quanto ao descumprimento de itens da lei de Direitos Autorais. Desta vez nem recebemos ligação da galera de dentro do escritório nem nada. Já fomos notificados de cara, hehehe. Para evitar problemas, claro, retiramos a música do ar.

Até que chegamos aos acontecimentos recentes. Antes de explicar os problemas ocasionados pelos acontecimentos do último sábado, vou explicar os de ontem. Ficamos sabendo da existência de uma canção nova da dupla César Menotti & Fabiano e solicitamos à pessoa que havia revelado essa existência que nos enviasse a música. Inocentemente, acabei postando sem perguntar pra ninguém se podia ou não. Minutos depois, recebemos a ligação da galera pedindo a retirada da música por uma série de motivos, o que também atendemos de prontidão.

No sábado, como a maioria pôde acompanhar, o Blognejo divulgou uma nova canção do Luan Santana que, por acaso, um fã do artista encontrou na Internet através de um link do 4shared. Por acaso mesmo, já que o link só tinha o nome da música. Não tinha o nome do Luan Santana, então foi praticamente um golpe de sorte desse fã. Abriu um link do nada e acabou descobrindo uma música nova do Luan. Como eu não tinha telefone de ninguém do escritório e também porque não dá pra ficar ligando atrás do povo toda vez que algo do tipo acontece, postei a música e aguardei a repercussão. Lembrando que, como eu faço com todas as canções que costumo postar, eu desabilitei o link de download.

Trending Topics do Twitter em poucos minutos, centenas de vídeos no Youtube e diversos links paa download depois, isso em menos de duas horas, a galera ligou para averiguar como é que essa música foi parar na minha mão. Expliquei minuciosamente tudo o que aconteceu e me coloquei de prontidão quanto à retirada. Se quisessem, eu retiraria na hora. Foi o que fiz. Acontece que a música já havia se espalhado, como sempre acontece. A instantaneidade da Internet é cada vez mais avassaladora.

É impressionante, mas a cada novo lançamento, a cada canção inédita de um artista consagrado que aparece na Internet, é sempre a mesma corrida louca de urubus arás da carniça, todos tentando ser os primeiros a postar para download, os primeiros a colocar uma foto-montagem no Youtube, os primeiros a baterem no peito e dizer “eu fui o primeiro a botar o vídeo no Youtube”. Não consigo enxergar a vantagem disso, afinal nem propagando em vídeo com propriedade intelectual alheia o Youtube autoriza. Parece que só o prazer de ver um monte de visualizações em um vídeo postado serve de estímulo. Um vídeo com outra pessoa. Fica uma briga louca entre sites de download, donos de canais do Youtube e até web rádios pra ver quem consegue ser o primeiro. Solicitei a alguns parceiros que retirassem a música do ar, assim como eu fiz, e muitos deles simplesmente não tiraram. Enfim, uma briga infantil para ser o primeiro a ter uma foto-montagem idiota e sem graça da música no Youtube (afinal quem gosta dessas merdas?) acaba valendo mais que uma parceria…

Acontece que o Luan Santana tinha preparado para hoje o lançamento de uma outra canção, através de uma grande campanha de marketing com propaganda durante o jogo do Brasil. Daqui a pouco, aliás. O vazamento da música “Incondicional” no sábado acabou aparentemente melando os planos de divulgação. O vazamento repercutiu em grandes veículos de imprensa (AQUI e AQUI, por exemplo) e acabou gerando uma nota oficial da produção do Luan (AQUI), e manifestações do próprio Luan em seu Twitter.

A campanha de lançamento da música “Você de mim não sai” continua valendo pra hoje, mas o vazamento da música “Incondicional” acabou levando a equipe a decidir pela gravação e lançamento de um clipe na próxima sexta-feira através do canal do Luan no Youtube, haja vista que a música tem sido muitíssimo bem aceita, afinal de contas ela é realmente muito boa. As rádios já estão tocando, mesmo sem o Luan ter pedido.

Para o Blognejo, todos esses casos representam apenas um risco de perda de credibilidade junto aos escritórios, o que até agora não se mostrou frutífero. A credibilidade continua aparentemente intacta. Para os fãs dos referidos artistas, ouvir as músicas antes do prazo estabelecido é sempre bom. Para os artistas, no entanto, quando as músicas são liberadas sem que eles saibam de nada, pode mesmo representar uma desmonte de toda uma estratégia montada para a divulgação. É claro que há quem exagere e muito. O vazamento da “Incondicional”, por exemplo, em nada vai alterar o cronograma de lançamento do disco e a divulgação da nova música durante o jogo do Brasil. É provável, aliás, que se torne mais um estímulo para que os fãs baixem a nova música. Nada de “ah, o luan tá tão triste porque a estratégia dele falhou”. Quem foi que disse que falhou?

Enquanto blog, a nossa função acaba sendo trazer notícias e canções em primeira mão para os leitores. Não dá pra ficar ligando atrás pra confirmar toda vez que uma canção inédita cai no nosso colo sem que os artistas, produtores e empresários saibam. Mesmo assim, acabei decidindo postar, apartir de agora, apenas canções que o artista ou o empresário (e, dependendo do caso, o produtor) mandar, seja por e-mail, CD, etc. Assim evito possíveis problemas posteriores.

No mais, para evitar acontecimentos do tipo em outras ocasiões, só deixo aqui um pedido solene e singelo: PAREM DE DEIXAR AS MÚSICAS VAZAREM, CARALHO!!! Se não querem que a música se espalhe, parem de ficar mostrando pra Deus e o mundo e botando links na Internet achando que ninguém vai descobrir. E vigiem seus funcionários. Muitos usam músicas inéditas para fazer uma moralzinha com os fãs.

E tenho dito!!!

25 comentários
  • Leonardo - Bill Moura e Leonardo: (responder)
    28 de fevereiro de 2012 às 14:08

    Muito bom texto e esclarecedor….

    Parabéns Marcão por sempre averiguar os dois lados da foice.

    Aueiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Bill Moura e Leonardo.

  • EDSOM EVENTOS: (responder)
    28 de fevereiro de 2012 às 14:10

    MUITOS DESSES PSEUDOS ARTISTAS SE ESQUECEM QUE SE NÃO FOSSEM A INTERNET , ELES ESTARIAM ROÇANDO, CARPINDO OU VENDENDO AGUA NAS ESQUINAS, TINHAM MAIS É QUE AGRADECER DE TER UM MEIO QUE OS COLOQUEM EM EVIDENCIA COMO OS BLOGS E OUTROS FAZEM….

  • Rafael Kissane - Menotteriros - Santo André: (responder)
    28 de fevereiro de 2012 às 14:17

    Uma explicação muito boa, há pesoas que acham que pediram para tirar por estar implicando com os blog, mas aqui explica que a todo um plano de marketing para divulgação das musicas e principalmente um contrato de gravadoras ou direito de imagem em varios casos… eu particularmente sempre achei que só estavam perdendo uma divulgação gratuita …

  • J.C CABRAL: (responder)
    28 de fevereiro de 2012 às 14:18

    É ISSO AÍ PROF MARCUS É POR ISSO QUE NEM VOU FALAR QUEM VAI GRAVAR MINHA MÚSICA “DESCOBRI” QUE JÁ FOI GRAVADA POR NATHÁLIA SIQUEIRA, MAS NÃO HOUVE LANÇAMENTO OFICIAL, MAS COM ESSA QUE VAI GRAVAR O BICHO VAI PEGAR !

    @JC_COMPOSITOR

  • diogo: (responder)
    28 de fevereiro de 2012 às 16:34

    Acidental o caralho…aproveitando o lançamento dessa musica do jogo do brasil, eles soltaram a incondicional no embalo, tipo:” Se essa não virar, vamos tentar essa outra, mas como saber se essa outra musica vira também ?” “Ah, finge q vazou, vê o que repercute e tira do ar…”

    NÃO TEM UM PASSO DADO Q NÃO SEJA PENSADO…SÓ HIPÓCRITA PENSA QUE ACONTECE “DESCUIDOS” …Funcionários de escritórios tem uma porrada de clausulas no contrato, produtores tem sigilo no estudio e etc…

  • CIDA MATTOS: (responder)
    28 de fevereiro de 2012 às 18:27

    Muito bem Marcão por esclarecer o que acontece. Só não entendo porque os fãs não podem saber ou ouvir as músicas antes ,se somos nós e somente nós que elevamos os artistas a patamares de vendas incríveis, pois se, a música é uma coisa ruim não vai virar. Eu acredito que isso seja jogo de marketing sim, em algumas vezes . concordo com o que o Diogo disse ai em cima. “não tem passo dado que não seja pensado… Se é pra lançar uma música pra nós ouvirmos então que nós possamos ser os primeiros a ouvi-la , qual o problema????? se tivermos chance de escutar e poder servir de termômetro qual o problema?
    Mas voce explicou bem, deixou claro e tamo junto..

  • CIDA MATTOS: (responder)
    28 de fevereiro de 2012 às 18:30

    eu comentei e não apareceu aqui ..

  • Junior: (responder)
    28 de fevereiro de 2012 às 23:45

    Ah é lógico que o chato pro artista a música vazar sem ele querer

  • LC: (responder)
    1 de março de 2012 às 15:51

    Vazamentos viraram até estratégia de lançamento. Pelo menos, pra gente! hehe: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=2855368415673&set=a.2855368255669.2133223.1003447955&type=3&theater
    Abs!

  • Leandro Chaves: (responder)
    4 de março de 2012 às 01:28

    Podem vazar 1 milhão de músicas de sertanejo universitário que eu nem me interesso em ouvir… Ultimamente estou procurando no fundo do baú verdadeiras músicas sertaneja….

  • jessica yaskara: (responder)
    5 de março de 2012 às 02:48

    Como artista, adoraria lançar na hora e sem impecilios!

  • Sandro & Junior: (responder)
    9 de março de 2012 às 13:07

    Na boa, hoje a internet é uma das principais ferramentas nas grandes cidades (e nas pequenas também)… Não vem me falar que o artísta não gosta de comentários…”ELE ADORA” – afinal, ele precisa de todos para que sua música alcance várias pessoas em vários locais….

    Agora quando existe “grandes gravadoras” por trás do artístas… a coisa muda um pouco de figura – porque eles podem perder dinheiro, segundo elas. E eu nãoa credito, pois se o artístas está em ênfase, maiores são as chances de vendas da gravadora…em todos os aspectos.

  • Fernando Marmie: (responder)
    12 de julho de 2013 às 15:53

    Thanks for the links Kickettes!!

  • 2000 dollar loan: (responder)
    17 de julho de 2013 às 02:26

    Jumyo can be a fantastic thought in the rapidly “disburising” social media sector . Goodbr/ Function fellas !

  • website link: (responder)
    18 de julho de 2013 às 00:03

    Hi there, merely wanted to say, I enjoyed this blog post. This became helpful. Keep on posting!

  • 2000 loan no credit check: (responder)
    18 de julho de 2013 às 00:44

    Thank you for these images. Adore the cat a person it appears definitely Halloween-ish. Not that that is definitely probably a word!

  • Zofia Callihan: (responder)
    18 de julho de 2013 às 05:35

    Hello! Someone in my Myspace group shared this website with us so I came to look it over. I’m definitely enjoying the information. I’m book-marking and will be tweeting this to my followers! Exceptional blog and great design.

  • Rubin Hail: (responder)
    19 de julho de 2013 às 04:20

    There may be noticeably a bundle to learn about this. I assume you made certain nice points in features also.

  • buy real instagram followers: (responder)
    19 de julho de 2013 às 13:29

    Asking questions are in fact pleasant thing if you are not understanding anything totally, except this article offers good understanding even.

  • free doctors note template: (responder)
    19 de julho de 2013 às 15:44

    Hey there! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I truly enjoy reading through your blog posts. Can you suggest any other blogs/websites/forums that deal with the same subjects? Thanks for your time!

  • Get More Information: (responder)
    19 de julho de 2013 às 22:32

    Hello! I know this is sort of off-topic but I had to ask. Does managing a well-established website such as yours require a massive amount work? I’m completely new to writing a blog but I do write in my journal daily. I’d like to start a blog so I can easily share my experience and feelings online. Please let me know if you have any kind of recommendations or tips for brand new aspiring blog owners. Thankyou!

  • viagra: (responder)
    20 de julho de 2013 às 03:26

    It truly is best time and energy to make some plans for the future and it can be time for you to be joyful. I’ve browse this publish and if I could I want to suggest you couple of fascinating things or tips. Maybe you could possibly write future content articles referring to this content. I would like to examine extra important things about it!

  • Click here: (responder)
    20 de julho de 2013 às 03:44

    I like what you guys are up too. Such smart work and reporting! Carry on the superb works guys I’ve incorporated you guys to my blogroll. I think it’ll improve the value of my web site :). “He is happiest, be he king or peasant, who finds peace in his home.” by Johann von Goethe.

  • John Bisi: (responder)
    20 de julho de 2013 às 05:02

    I’m truly enjoying the design and layout of your website. It’s a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a developer to create your theme? Outstanding work!

  • Sheila Jelsma: (responder)
    20 de julho de 2013 às 05:18

    I discovered your blog web site on google and verify a number of of your early posts. Continue to keep up the superb operate. I just extra up your RSS feed to my MSN News Reader. In search of forward to reading more from you in a while!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.