21 out 2010 | Artigos
Versão Sertaneja: O Pulo do Gato de Marco & Mário

Eu já estava com essa idéia há pelo uns 20 dias, mas ainda não tinha tido a oportunidade de falar. O caso é que desde que ouvi a música “Em Suas Mãos” (ou Sexto Sentido) em agosto desse ano, me surpreendi demais com a canção. Não que eu não conhecesse Marco & Mário (na verdade a primeira vez que ouvi falar deles foi aqui mesmo no Blognejo, há uns 3 anos, pelo menos). Mas “Flecha do Cupido” e “Uma Chance a Mais”, que são ótimas ainda não tinham aquele “quê” de sucesso que faz a gente se apaixonar logo na primeira audição.

“Em Suas Mãos” é uma versão de “Colgando En Tus Manos”, uma canção romântica deliciosa de autoria do venezuelano Carlos Baute. A música chegou a alcançar o topo das paradas na Espanha, Venezuela e Estados Unidos, alçando Baute e a espanhola Martha Sanchez , sua parceira na interpretação ao sucesso absoluto nesses países.

Aqui no Brasil já havia uma versão, feita pela dupla Lincon & Luan, mas apesar de uma rádio paulistana insistir e tocar a música exaustivamente, ela não chegou a emplacar (é, até para fazer versões você tem que ter talento). O que é, sem dúvidas a prova mais viva de que em muitos casos não adianta gastar um caminhão de dinheiro que o sucesso não vem.

Além de talento, entretanto, existe no mercado musical uma teoria de que  para “estourar” e marcar artista sertanejo  a música tem que ser romântica. A dupla pode ter vários sucessos, mas a romântica sempre vai ser a mais lembrada. Daquelas que o namorado manda para a namorada, que a galera coloca  a letra no perfil do Orkut, que a amiga manda para o amigo e que também toca na balada. Se pensarmos bem, a maioria dos nomes do sertanejo atual explodiram com canções românticas e como o ser humano tem dois estados de espírito predominantes, ou o indivíduo está feliz e apaixonado ou triste porque não tem ninguém, essa tese pode ser verdadeira, nesse caso, Marco & Mário estão num caminho certíssimo.

Nessa versão feita pela dupla, a canção teve sua estrutura respeitada. Acordes, arranjos,vozes, tudo muito limpo que parecem mesmo com  a original. Isso sem contar o casamento de vozes dos mineiros com a da sul-matogrossense Janaynna, que também está em ascensão: simplesmente perfeito, gostoso de ouvir.  As rádios de todo o Brasil já começam a executar e o público começa a pedir, em pouco tempo deve estar entre as mais tocadas. Pensando nisso, lembrei-me outro dia dos comentários de alguns amigos, que diziam que a música é  romance puro, precisa mesmo tocar nas rádios e ser tema de novela. Já para outro, é a canção mais bonita do ano depois de “Madri” e merece toda a atenção da gravadora. Para mim, é sem dúvidas o “Pulo do Gato” de Marco & Mário.

Ouça abaixo as duas versões:

Marco & Mário & Janaynna – Em Sua Mãos

Carlos Baute & Martha Sanchez – Colgando En Tus Manos

25 comentários

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.