O pior é que eu levei meio que sem pretensão. Ao dar o play no DVD, eu jamais esperaria ver o que vi. Achei que seria um disco simplezinho, feito na medida pra tentar reerguer um grande nome do passado, ainda que a contragosto do público. Que nada. Até agora, o mais sério candidato a ser considerado, pelo menos na minha opinião, o mais belo DVD sertanejo do ano.
Zé do Rancho, pra quem não está conseguindo ligar o nome à pessoa, é o pai da Noely, sogro do Xororó e avô da Sandy e do Júnior. Era membro da dupla Zé do Rancho & Zé do Pinho, que tem como seus maiores sucessos músicas como “Devolva a Passagem”, “Meu sÃtio, meu ParaÃso” e “No colo da noite”. Também cantou vários anos com a Mariazinha, mãe da Noely. Pra quem não lembra, eles foram os primeiros a gravar aqueeela música da Maria Chiquinha, que Sandy & Junior regravaram no inÃcio da carreira.
Aliás, foi dessa famÃlia que partiu a idealização desse disco. Não considero um DVD de carreira do Zé do Rancho, mas sim um disco de homenagem ao patriarca da famÃlia pelos 80 anos completados em 2007, ano da gravação do trabalho. Uma homenagem ao Zé do Rancho cantor, ao Zé do Rancho instrumentista e ao Zé do Rancho patriarca.
Por ser uma homenagem que partiu da famÃlia, claro que era de se esperar a participação de todos em peso. Chitãozinho & Xororó, Sandy, Júnior e até a Mariazinha (que pelo que eu soube já não é a esposa do Zé do Rancho há muitos anos) e o mais recente neto Lucas com toda a FamÃlia Lima. Todos eles participam do disco, bem como Sérgio Reis, As Galvão (com o Mário Campanha), Vadeco, Gilvan & Paulo Henrique e o eterno parceiro Zé do Pinho.
Em que consiste a beleza desse disco, afinal? Com a produção dirigida pelo genrão Xororó, o DVD consegue se encaixar em “n” estilos, sendo perfeito em todas as tentativas. Isso porque o Zé do Rancho é um instrumentista consagrado. E, apesar de seus 80 anos, consegue demonstrar absoluta destreza com o violão. Com repertório dividido entre músicas instrumentais e músicas cantadas, ele soube passear entre vários segmentos da música brasileira.
Há músicas do segmento tradicional caipira, como “No colo da noite” (com Zé do Pinho), “Mestiço” (com As Galvão), “Meu sÃtio, meu paraÃso” (com Sérgio Reis), “Manhã do nosso Adeus” (com o Xororó em dueto com o sogro) e a belÃssima interpretação de “Devolva a Passagem” com Chitãozinho & Xororó.
Também tem samba no repertório, com “Noites Cariocas” (com vadeco), e raridades do mais alto nÃvel, como a reedição de “A resposta da Mariquinha” (com a Mariazinha e tudo) e uma versão de “Brasileirinho” com Xororó no banjo e o Zé do Rancho e o neto Júnior Lima nos violões. Participação também do grupo Los Castilhos, em uma música cantada em Tupi Guarani, “Che Pochyma Nendive”. Aliás, foi o Vicente Castilho que ficou por conta dos arranjos do disco.
Mas duas das mais belas e inusitadas canções do disco ficaram por conta da absoluta, da namoradinha do Brasil Sandy, perfeita em todos os sentidos. Como sempre, ela destrói, interpretando a música internacional “Ben” (em alusão à época em que o Zé do Rancho a tocava no violão para a filha Noely cantar, ainda criança) com o acompanhamento da FamÃlia Lima, e a música “Cantiga por Luciana”, sugestão feita pelo avô quando ela ainda tinha seus 13 anos. O avô, que até o momento conduzia as canções tranquilamente, sentiu o baque e caiu no choro ouvindo a neta. Mas a moça é fora de série mesmo, sem sombra de dúvida.
O DVD também tem canções inéditas, como “Minha História” e “Sublime Herança”, composta pelo Zé do Rancho em homenagem a Chitãozinho & Xororó, numa interpretação realizada pela dupla Gilvan & Paulo Henrique, cujo primeiro disco havia sido produzido pelo Zé do Rancho.
Como eu disse, o disco é ao mesmo tempo um DVD instrumental e um DVD de raiz. O mais interessante, claro, é o fato de que a famÃlia se encarregou de todo o processo. A produção foi dirigida pelo Xororó e contou com todos os músicos da banda da dupla com o Chitão, exceto o tecladista Cláudio Palladini (não sei porque ele ficou de fora, aliás), além da participação da FamÃlia Lima em mais da metade das músicas. E o Xororó, numa de suas pouquÃssimas incursões pela área de produção e direção musical, demonstra um bom gosto fora do comum. Em parceria com o Vicente Castilho nos arranjos, ele soube conduzir essa homenagem ao artista e patriarca Zé do Rancho de uma forma fenomenal. Deixou o sogro à vontade com o violão, instrumento que o tornou respeitado no decorrer da carreira. É claro que os mais observadores podem perceber que, em algumas canções, foram feitas algumas correções no áudio. Mas nada muito absurdo. Ao contrário, é visÃvel que é o Zé do Rancho que está tocando o violão em quase todas as canções. E tocando muito bem, diga-se de passagem.
Depois de assistir esse DVD, chego a algumas conclusões. Chitãozinho & Xororó subiram a um novo e elevado nÃvel depois de conquistarem a independência das gravadoras, o que se percebe pelas produções da dupla nos dois últimos anos. A famÃlia do Xororó é fora do comum, principalmente a Sandy, que canta magistralmente. E por último, mas não menos importante: uma homenagem pode ser belÃssima, ainda que simples. É o mÃnimo que poderia ser feito pelo patriarca da famÃlia, que além de ter sido um dos responsáveis pela iniciação de Chitãozinho & Xororó na música, foi o responsável pela formação dessa famÃlia espetacular. A nota, obviamente, não poderia ser outra.
Nota: 10
14 de julho de 2013 às 18:56
I simply want to say I am just beginner to blogging and definitely enjoyed your blog. More than likely I’m want to bookmark your website . You absolutely come with very good well written articles. Cheers for revealing your web-site.
17 de julho de 2013 às 21:10
As a Newbie, I am continuously searching online for articles that can benefit me. Thank you
17 de julho de 2013 às 22:59
Having read this I thought it was very informative. I appreciate you spending some time and effort to put this information together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worthwhile!
19 de julho de 2013 às 05:16
After looking into a few of the blog posts on your blog, I honestly like your way of blogging. I saved as a favorite it to my bookmark website list and will be checking back in the near future. Please check out my web site as well and let me know your opinion.