05 mar 2009 | Lançamentos
Zé do Rancho – Entre Parentes e Amigos – Histórias de uma Viola

Mesmo eu tentando ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música sertaneja, mesmo eu fazendo um grande esforço para conhecer cada vez mais o nosso segmento e ficar por dentro de todas as notícias, eu não fiquei sabendo da gravação desse disco. Só soube que ele existia dia desses, quando fui em uma loja secreta de venda de CD’s e DVD’s “genéricos” e vi esse DVD por lá. Só por curiosidade peguei o disco e olhei o verso. Ao ver o nível das participações, levei o DVD na hora.

O pior é que eu levei meio que sem pretensão. Ao dar o play no DVD, eu jamais esperaria ver o que vi. Achei que seria um disco simplezinho, feito na medida pra tentar reerguer um grande nome do passado, ainda que a contragosto do público. Que nada. Até agora, o mais sério candidato a ser considerado, pelo menos na minha opinião, o mais belo DVD sertanejo do ano.

Zé do Rancho, pra quem não está conseguindo ligar o nome à pessoa, é o pai da Noely, sogro do Xororó e avô da Sandy e do Júnior. Era membro da dupla Zé do Rancho & Zé do Pinho, que tem como seus maiores sucessos músicas como “Devolva a Passagem”, “Meu sítio, meu Paraíso” e “No colo da noite”. Também cantou vários anos com a Mariazinha, mãe da Noely. Pra quem não lembra, eles foram os primeiros a gravar aqueeela música da Maria Chiquinha, que Sandy & Junior regravaram no início da carreira.

Aliás, foi dessa família que partiu a idealização desse disco. Não considero um DVD de carreira do Zé do Rancho, mas sim um disco de homenagem ao patriarca da família pelos 80 anos completados em 2007, ano da gravação do trabalho. Uma homenagem ao Zé do Rancho cantor, ao Zé do Rancho instrumentista e ao Zé do Rancho patriarca.

Por ser uma homenagem que partiu da família, claro que era de se esperar a participação de todos em peso. Chitãozinho & Xororó, Sandy, Júnior e até a Mariazinha (que pelo que eu soube já não é a esposa do Zé do Rancho há muitos anos) e o mais recente neto Lucas com toda a Família Lima. Todos eles participam do disco, bem como Sérgio Reis, As Galvão (com o Mário Campanha), Vadeco, Gilvan & Paulo Henrique e o eterno parceiro Zé do Pinho.

Em que consiste a beleza desse disco, afinal? Com a produção dirigida pelo genrão Xororó, o DVD consegue se encaixar em “n” estilos, sendo perfeito em todas as tentativas. Isso porque o Zé do Rancho é um instrumentista consagrado. E, apesar de seus 80 anos, consegue demonstrar absoluta destreza com o violão. Com repertório dividido entre músicas instrumentais e músicas cantadas, ele soube passear entre vários segmentos da música brasileira.

Há músicas do segmento tradicional caipira, como “No colo da noite” (com Zé do Pinho), “Mestiço” (com As Galvão), “Meu sítio, meu paraíso” (com Sérgio Reis), “Manhã do nosso Adeus” (com o Xororó em dueto com o sogro) e a belíssima interpretação de “Devolva a Passagem” com Chitãozinho & Xororó.

Também tem samba no repertório, com “Noites Cariocas” (com vadeco), e raridades do mais alto nível, como a reedição de “A resposta da Mariquinha” (com a Mariazinha e tudo) e uma versão de “Brasileirinho” com Xororó no banjo e o Zé do Rancho e o neto Júnior Lima nos violões. Participação também do grupo Los Castilhos, em uma música cantada em Tupi Guarani, “Che Pochyma Nendive”. Aliás, foi o Vicente Castilho que ficou por conta dos arranjos do disco.

Mas duas das mais belas e inusitadas canções do disco ficaram por conta da absoluta, da namoradinha do Brasil Sandy, perfeita em todos os sentidos. Como sempre, ela destrói, interpretando a música internacional “Ben” (em alusão à época em que o Zé do Rancho a tocava no violão para a filha Noely cantar, ainda criança) com o acompanhamento da Família Lima, e a música “Cantiga por Luciana”, sugestão feita pelo avô quando ela ainda tinha seus 13 anos. O avô, que até o momento conduzia as canções tranquilamente, sentiu o baque e caiu no choro ouvindo a neta. Mas a moça é fora de série mesmo, sem sombra de dúvida.

O DVD também tem canções inéditas, como “Minha História” e “Sublime Herança”, composta pelo Zé do Rancho em homenagem a Chitãozinho & Xororó, numa interpretação realizada pela dupla Gilvan & Paulo Henrique, cujo primeiro disco havia sido produzido pelo Zé do Rancho.

Como eu disse, o disco é ao mesmo tempo um DVD instrumental e um DVD de raiz. O mais interessante, claro, é o fato de que a família se encarregou de todo o processo. A produção foi dirigida pelo Xororó e contou com todos os músicos da banda da dupla com o Chitão, exceto o tecladista Cláudio Palladini (não sei porque ele ficou de fora, aliás), além da participação da Família Lima em mais da metade das músicas. E o Xororó, numa de suas pouquíssimas incursões pela área de produção e direção musical, demonstra um bom gosto fora do comum. Em parceria com o Vicente Castilho nos arranjos, ele soube conduzir essa homenagem ao artista e patriarca Zé do Rancho de uma forma fenomenal. Deixou o sogro à vontade com o violão, instrumento que o tornou respeitado no decorrer da carreira. É claro que os mais observadores podem perceber que, em algumas canções, foram feitas algumas correções no áudio. Mas nada muito absurdo. Ao contrário, é visível que é o Zé do Rancho que está tocando o violão em quase todas as canções. E tocando muito bem, diga-se de passagem.

Depois de assistir esse DVD, chego a algumas conclusões. Chitãozinho & Xororó subiram a um novo e elevado nível depois de conquistarem a independência das gravadoras, o que se percebe pelas produções da dupla nos dois últimos anos. A família do Xororó é fora do comum, principalmente a Sandy, que canta magistralmente. E por último, mas não menos importante: uma homenagem pode ser belíssima, ainda que simples. É o mínimo que poderia ser feito pelo patriarca da família, que além de ter sido um dos responsáveis pela iniciação de Chitãozinho & Xororó na música, foi o responsável pela formação dessa família espetacular. A nota, obviamente, não poderia ser outra.

Nota: 10

9 comentários
  • Brendon Keuler: (responder)
    14 de julho de 2013 às 18:56

    I simply want to say I am just beginner to blogging and definitely enjoyed your blog. More than likely I’m want to bookmark your website . You absolutely come with very good well written articles. Cheers for revealing your web-site.

  • you could try this out: (responder)
    17 de julho de 2013 às 21:10

    As a Newbie, I am continuously searching online for articles that can benefit me. Thank you

  • click this over here now: (responder)
    17 de julho de 2013 às 22:59

    Having read this I thought it was very informative. I appreciate you spending some time and effort to put this information together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worthwhile!

  • seo company uk: (responder)
    19 de julho de 2013 às 05:16

    After looking into a few of the blog posts on your blog, I honestly like your way of blogging. I saved as a favorite it to my bookmark website list and will be checking back in the near future. Please check out my web site as well and let me know your opinion.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.